Um artigo do Linux Journal ensina como
criar galerias de imagens usando o Konqueror. Um menu, um diálogo, e pronto: uma galeria HTML pronta para ser colocada na Internet, aproximadamente nos mesmos moldes dos populares scripts
album e
iGal, entre muitos outros. Quando publicar uma galeria de fotos de evento de software livre, não deixe de
nos avisar!
Já o Linux.com
analisou o Klik, uma forma de criar pacotes instaláveis de forma independente do gerenciador de pacotes do seu sistema, em diretórios de aplicação auto-contidos e independentes. Ele não procura substituir os gerenciadores de pacotes, mas complementá-los, permitindo a criação de pacotes "independentes" fáceis de instalar. Segundo o artigo, já há mais de 4.000 pacotes disponíveis na coleção do Klik. Se você mantém ou distribui algum pacote independente de distribuição, que tal testar e contar para nós os resultados?
Para completar, o Wi-Fi Planet apresenta um artigo sobre
firmwares alternativos para pontos de acesso sem fio compatíveis com o Linksys WRT54G e sua família. Se você tem aptidões técnicas, o hardware adequado e algum tempo livre, que tal experimentar colocar alguns recursos extras (baseados em software livre) em seu equipamento?
Reportagens desse tipo são sempre bem vindas, entretanto acho imperdoável que eles tenham simplesmente ignorado o mais ativo e 'aberto' projeto nessa área: http://openwrt.org
Na minha (nada isenta) opinião, esse é também o mais flexível sistema que se pode implantar nos roteadores em questão, não apenas no WRT54G mas também em uma série de equipamentos de outros fabricantes que utilizam hardware semelhante.
O link abaixo:
http://wiki.openwrt.org/TableOfHardware
Classifica em que faze se encontram os processos de homologação de diferentes equipamentos. Se voce possui algum router desse tipo, vale a pena conferir.
Atenciosamente,
Fabio Longarai