Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Palm reafirma compromisso com PalmOS

“Ed Colligan, CEO da Palm, publicou uma nota à comunidade de desenvolvedores para PalmOS para acalmar os ânimos criados pelos boatos que a empresa estaria prestes a abandonar seu sistema operacional, em favor do Windows Mobile. A confusão foi inflamada pelo anúncio de um novo smartphone da linha Treo, em que o PalmOS será substituído pelo sistema da Microsoft. "Estou escrevendo a vocês porque estou preocupado com o número de posts que eu tenho lido sugerindo que o apoio da Palm ao PalmOS está enfraquecendo ou com os dias contados", escreveu Colligan na comunidade PluggedIn, voltada a deselvolvedores de software e hardware para a plataforma. "Nenhum dos dois é verdadeiro."” Veja o texto completo em Plantão Info - Palm reafirma compromisso com PalmOS.

Segundo a TechWorld, a Access - que recentemente comprou a PalmSource, antiga divisão da Palm responsável por desenvolver novas versões do Palm OS - mantém seus planos de fazer uma versão do PalmOS que inclua o kernel Linux, embora muitos desenvolvedores de aplicações não estejam tranquilos com o futuro da plataforma.

Vamos esperar para ver.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de TheProgrammer
A Sony (teoricamente) pode ajudar: A preocupação do pessoal da PalmSource é bastante justificável. Já faz bastante tempo que a Palm deveria ter adotado o Linux como substituto do PalmOS que, devido a muitos elementos de compatibilidade com Palms antigos, reduz um pouco as possibilidades para o desenvolvedor para esta plataforma.
Muito provavelmente houve (e ainda há) muita pressão por parte de certos membros da Palm Inc. de uma fusão ou ligação ainda mais estreita com a Microsoft.
Nesse cenário a Sony pode ser um fator de contrapeso, pois é uma espécie de "rival" da Microsoft no mundo dos jogos eletrônicos. Houve a iniciativa simples de utilizar o console PS2 com Linux, através de um Kit vendido pela própria Sony. Então não vejo como a Sony - que também fabrica Palm's e celulares com o seu braço Sony Ericsson - não se engaje no uso de um PalmOS ou mais especificamente do Linux.

Vou pegar apenas os dois últimos parágrafos do texto da Info Online:

O CEO da Palm citou também o fato de que a maioria das empresas trabalha com soluções Microsoft e que, dessa forma, facilitar a integração do Treo com esse mercado é bem-vinda.

Trabalha hoje porque há facilidade no desenvolvimento. Só agora a PalmSource criou uma solução, baseada em Eclipse, para desenvolvimento para o Palm. Isso, somado às questões de compatibilidade que mencionei acima, não ajudam muito no desenvolvimento, só atrapalham.

"Muitas dessas companhias simplesmente não são abertas para produtos com outro sistema operacional. Nós podemos atender a essa demanda de mercado, com um produto baseado em Windows, ou sair desse negócio", justificou.

Estranho como uma empresa que foi líder no segmento de PDA's pode dar uma resposta como essa. Podemos concluir que, sem um desenvolvimento ágil de novas soluções, não tem como segurar desenvolvedores e usuários.

Robson (TheProgrammer) França
http://blog.robsonfranca.eti.br

Comentário de Peter Parker Is No Logged
Sony: A Sony utiliza o Symbian, e muito bem. Acho difícil ela utilizar o atrasado palmOS ou o Linux num futuro próximo (embora este último esteja ganhando muitos celulares, principalmente no Japão).
Comentário de thluxx
O problema é que o PalmOS (G: O problema é que o PalmOS (Garnet) parou no tempo. A muito se esperava o Cobalt, mas devido aos enormes problemas encontrados ao longo do seu desenvolvimento, uma vez que o SO foi totalmente reescrito, eles vêem adiando o seu lançamento.

Com a mudança de estratégia, utilizando o Linux, espera-se que o SO esteja disponível em breve, mesmo existindo alguns rumores de que ACCESS, que adquiriu recentemente a PalmSource, não tem desinteresse em continuar a desenvolver o PalmOS.

Apesar do Garnet ser um SO sem muitas possibilidades, o Cobalt promete várias melhorias em relação à versão anterior como capacidade multi-tarefa, suporte a memória superior a 256 MB e suporte a telas VGA. O que alguns aparelhos com Windows Mobile hoje possuem.

Segundo o site Notícias Linux, de 18Jan05, foi veiculado a notícia de que a PalmSource comprou uma empresa chinesa, para implantar-se no país, adquirir seu desenvolvimento do Linux para telefones móveis e usar como base para a próxima versão do Palm OS.

Acreditávamos que Palm OS seria open source, mas de acordo com a carta que a PalmSource enviou à comunidade Linux isso não irá ocorrer. O código será licenciado e não aberto, o PalmOs Cobalt será uma camada acima do Linux.

Vamos ver no que vai dar isso!
Comentário de bode
Lembro de quando a Palm compr: Lembro de quando a Palm comprou a Be com o seu excelente sistema BeOS para incorporar a tecnologia no PalmOS... Se ao menos tivesse liberado uma versão em código aberto, talvez houvesse um SO para seu PDA que fizesse frente ao sistema da Microsoft hoje.
Fiquei tão revoltado com a postura da Palm, que não pensei duas vezes e me desfiz do meu Palm V.
Quem sabe não surge um PDA com Hardware e SO aberto num futuro né... Parece utópico, mas o Asterisk (PABX em linux com suas placas Digium da vida) está aí para mostrar que não.
Comentário de joaoemanuel
Acreditar no que faz: Uma coisa que empresas como a Palm não tem, e que a Microsoft, Linux e BSDs tem até de sobra, que é acreditar no seu produto. É por isso que muitas empresas "conhecidas" com a própria Palm fecham, pois não tem competência suficiente em acreditar em si mesma.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004