Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Nova edição da Linux Magazine

Recebi hoje o anúncio de lançamento da edição 14 da Linux Magazine. Ainda não vi meu exemplar, mas o anúncio despertou meu interesse para a matéria sobre Python, as dicas sobre o OOo e o F-Spot. O CD traz o Linspire 5.0.

Minha coluna deste mês é sobre o Amarok.

Veja abaixo a íntegra do texto recebido.

Linux no Escritório

Se o Linux brilha em muitas áreas, no segmento de aplicativos para escritório ele é uma estrela: programas maduros e poderosos fazem da vida no escritório uma diversão quando usamos o sistema do pingüim. Nossas matérias de capa desta edição vão mostrar como organizar a vida no serviço usando o Linux.

Para começar, vamos mostrar como trocar arquivos perfeitamente entre o OpenOffice.org e o Microsoft Office, não fazendo diferença se a migração do conjunto de aplicativos para escritório da gigante de Redmond para o OpenOffice.org é iminente ou se a necessidade imediata é apenas abrir um documento do Word que aquele cliente importante enviou. E por falar em OpenOffice.org, que tal dar uma olhadinha em uma ferramenta “escondida” no Calc, a planilha eletrônica integrada ao conjunto de aplicativos para escritório de código aberto? O Assistente de Dados é uma ferramenta criada com o propósito de nos ajudar na espinhosa tarefa de fazer análises específicas de conjuntos de dados em planilhas complexas.
Dando continuidade à festa do pingüim no escritório, fizemos um teste comparativo com os aplicativos de ilustração vetorial Dia e Kivio, com os quais é possível produzir rapidinho atraentes diagramas de bloco, organogramas bem arrumados ou diagramas de rede de primeira. Apresentamos também uma análise de três editores de texto multiusuário. Com eles, pode-se trabalhar via rede com diversos colaboradores ao mesmo tempo e as alterações dos outros aparecem diretamente na tela assim que são efetuadas. Como se não bastasse, os criadores do documento podem discutir entre si via recursos de chat integrados aos editores.
Nenhum escritório é perfeito, entretanto, sem um bom planejamento de tarefas. Com um exemplo simples, vamos mostrar como usar a poderosa ferramenta para gerenciamento de projetos Taskjuggler. E, para terminar as matérias de capa da 14ª edição, aprenda como tirar o máximo dos recursos do novo KOffice 1.4. Ele não só é rápido e confiável, como tem alguns recursos e ferramentas que você não vai encontrar em outros programas dessa categoria.

Na edição anterior tivemos uma primeira idéia sobre como trabalhar com objetos na linguagem Python. Continuando o nosso passeio pela terra do Python, vamos conhecer mais algumas de suas características básicas e, como exercício prático, o tratamento de arquivos. Voltando aos aplicativos, apresentamos uma visão geral dos melhores editores HTML livres para Linux, sabendo que escolher o editor HTML certo para cada tarefa pode ajudar a economizar tempo e evitar dores de cabeça.

A Novell quer proporcionar à comunidade uma maior participação no SUSE Linux e o meio para isso é chamado de openSUSE. O openSUSE é uma base aberta de código, desenvolvida de forma conjunta pela comunidade Linux e pela equipe de desenvolvimento da SUSE, que forma o alicerce das versões “em caixinha” do SUSE Linux (o nome SUSE Linux Professional não existe mais) e SUSE Linux Enterprise. Mantendo a tradição, novas versões das caixinhas continuarão a ser lançadas a cada seis meses. Fizemos uma análise das melhorias e dos novos recursos dessa distribuição de origem alemã, adquirida por uma gigante norte-americana de TI e que está se tornando cada vez mais popular no Brasil.

Falamos também do Banshee, um aplicativo à lá iTunes que vai ajudar você a organizar a sua coleção de música digital e do Serpentine, o programa para colocar essa coleção de volta em CDs de áudio de maneira fácil e intuitiva. Mostramos também como importar, organizar e gravar suas fotos digitais com o F-Spot, destrinchamos o funcionamento da resolução de DNS e analisamos dois filtros de conteúdo web: o Privoxy e o Webcleaner, para que você possa deixar as crianças navegarem na Internet com tranqüilidade.

O Linspire Five-0 Live, CD do mês da 14ª edição, fecha com chave de ouro a Linux Magazine de novembro, mostrando que nunca foi tão fácil usar o Linux no PC de mesa ou no laptop.

LINUX MAGAZINE Nº 14 – Novembro 2005
Revista especializada em Linux
Editora: Linux New Media do Brasil
Preço de banca: R$ 14,90 (acompanha 1 CD-ROM)
Mais informações: http://www.linuxmagazine.com.br/

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de vmedina
Curso de PYTHON!: Valeu seu Rafael! :)

Isso torna muito melhor a revista!

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Rafael Peregrino da Silva
Re: Curso de PYTHON!: Oi Vinícius,

Em Qua, 2005-11-09 09:44, vmedina escreveu:

Valeu seu Rafael! :)

Isso torna muito melhor a revista!

É um prazer trazer o conteúdo que nossos leitores apreciam. Fiquem à vontade para continuar enviando sugestões.

Em tempo: trocamos de distribuidor novamente, tanto de banca quanto de exemplares de assinantes. Agora usamos os mesmos veículos que distribuem os periódicos da Editora Abril e esperamos aumentar a qualidade da entrega. Pode ser que, nesse início de operação, ocorram alguns problemas, especialmente com a entrega de exemplares de assinantes, uma vez que o distribuidor vai assumir todo o nosso banco de assinantes. Caso vocês notem esse tipo de problema, por gentileza, reclamem escrevendo para assinaturas@linuxmagazine.com.br ou info@linuxmagazine.com.br, para que possamos aparar todas as arestas da entrega.

Grande abraço,

Rafael Peregrino da Silva
Linux Magazine
Comentário de thluxx
A Linuxmagazine tem sido um: A Linuxmagazine tem sido um ótimo ponto de referência. Fiz a assinatura e não me arrependo um só momento. O único senão é em relação à distribuição da revista. Espero que com o novo distribuidor, esses problemas de atraso e não recebimento dos exemplares sejam resolvidos.
Comentário de JFerreira
Pergunta: E quanto àquele anúncio da M$?? Vcs continuam publicando ele em páginas centrais de como foi feito na resvista do mês passado???
Comentário de Lúcifer
Saco de pedras: A consciência é como um saco de pedras: uma vez que você a largue pra trás, ela não atrapalha mais seu caminho.
Comentário de Patola
Centrais não: Mas continuam publicando, pois têm contrato de publicidade. A maior preocupação deles é fingir que isso é coisa trivial e esperada. E, claro, inventar desculpas furadas, contraditórias e amalucadas de por que acham correto isso, como aquela história idiota e apelativa de "liberdade" como conceito genérico (Se deram ao trabalho até de perguntar ao John Maddog Hall -- oooh!).

Continuam ofendendo a inteligência de seus leitores.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Patola
Leitores: É um prazer trazer o conteúdo que nossos leitores apreciam. Fiquem à vontade para continuar enviando sugestões.

Leitores, dar sugestões? Pra quê? Afinal, eles são só 10% da receita da revista, o que importa são os anunciantes, não é mesmo? Voto de minoria não conta!
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de RCLages
A distribuição já foi... falta um calendário!!!: Rafael,

Bom saber que deram um jeito na distribuição da Linux Magazine. Era triste ver como assinante a revista nas bancas e nada de recebê-la em meu endereço. Espero que as coisas se ajeitem pois serei o primeiro a reclamar se os assinantes não tiverem a atenção que merecem.

Entretanto ainda falta algo que toda boa revista que se preze tem e a LM não! Ou seja, ela não indica em sua capa o mês da edição. Isso é muito fácil para a editora pois assim nunca estará atrasada.

Isso aconteceu nos meses recentes. O chegada nas bancas (pelo menos aqui em Porto Alegre) era na última semana do mês. Os assinantes (pelo menos eu) recebia ao final dessa semana após vê-la nas bancas. Em um monento nada de aparecer na semana costumeira. Entrou outro mês e ela chegou. E como assinante, só recebi no final da semana seguinte após uma reclamação, chegando então pelo correio.

Considero que seria uma mostra de seriedade e compromisso com os leitores, a LM assumir na capa o mês/ano da edição e se divulgar um calendário de entrega para os assinantes e para as bancas. Que tal?

Comentário de nemesis
valeu pela dica, seu Lú! : valeu pela dica, seu Lú!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de bebeto_maya
__Patola, esse é um dos gran: __Patola, esse é um dos grandes problemas da chamada imprensa transgênica...Uma revista é formada por escritores e jornalistas sérios e comprometidos com a ëtica e a verdade, mas também por ¨transgênicos¨, profissionais modificados ¨$geneticamente$¨ para atender as necessidades do mercado...Esses profissionais constituem perigo para a qualidade de uma publicação quando passam a ter regalias e direitos de tomar decisões.Quando viram redatores, por exemplo. É o que acontece com a Veja e a Época. A necessidade do anunciante fica acima da notícia, a necessidade de polemizar cai por terra, para não ir de encontro a grupos supremacistas e elites do conhecimento, bons jornalistas vivem frustrados pois são forçados a escrever mentiras ou verdades modificadas...O compromisso com o povo, o público leitor, converte-se numa lavagem cerebral politicamente correta, inda que tecnicamente errada...A imprensa converge para o jornalismo mingau, insoso e sem graça, sempre com as mesmas matérias, cuspindo flamas contra o governo,(pois é a eterna moda), revelando as maravilhas dos laboratórios farmacêuticos contra as Hemorróidas, a última versão do Sistema do Bill Gates, as vantagens de comer alimentos transgênicos, as revoluções tecnológicas, o compromisso dos empresários em gerar empregos...Entre outras tantas amenidades e hipócrisias...

__Revistas como Veja são marrons, mais pelo menos são ativas, revistas como Seleções são puro mingau de Arroz...Dito isto, cabe-me dizer-lhe que, o caminho para o Jornalismo de má qualidade, começa quando as publicações fogem de suas ideológias primitivas,(Como a Rede Globo fazendo propaganda do SBT, ou a Istoé da Veja, coisa que não acontece) seja por necessidade imediatista ou simplesmente por gana de poder.Daí as publicações começam a ficar com medo de desacatar anunciantes, medo de desagradar o leitor com a verdade, medo de desafiar elites...Medo de ouvir críticas...

__É preciso relembrar que vivemos numa democrácia, numa democrácia ouvem-se todos os pontos de vista, as verdades absolutistas devem ser desafiadas, o pretexto de proteger o leitor, é pura falacia, pois o mesmo também deve ser desafiado, assim como o anunciante tem de conhecer o lugar dele, o da completa isenção com o conteúdo da publicação...Infelizmente isso não acontece.

__Os monopólios da comunicação, as Elites detentoras do saber, homogenizam tudo, qualquer informação alternativa é lixo, qualquer idéia nova que desafie a indústria, é fruto de uma mente doentia e não inteligente, crianças sábias são tratadas como doentes hiperativas, homens bons viram charlatães. É assim que funciona o mundo neoliberal, numa democrácia facinora e unilateral.

__A Linux Magazine enveredou-se pelo caminho errado, por questões de sobrevivência, e jogou sua moral na vala...Mas tem um ótimo conteúdo e isso deve ser levado em consideração, além do que, não endossa os anúncios da Microsoft, sendo de responsabilidade da própria...Quiça terá um grande número de assinantes e leitores no futuro, para não mais depender dos anúncios de nosso pior algoz.Continuo comprando a revista, mas acho o anúncio, no mínimo, contestável.
Comentário de vmedina
Mantendo um diálogo sem brigas.: Rafael, é um prazer ler um conteúdo bom e ter um canal aberto com a revista.

A única coisa mais triste de ler a LM mesmo é a veiculação de anúncios em páginas centrais e etc. Será que empresas como RedHat não estariam interessados em cobrir o lugar da MS? Existe uma periodo de tempo acordado pra isso? Quem decide sobre isso, você ou alguma outra pessoa?

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Jeronimo Zucco
Isso não adianta reclamar. A: Isso não adianta reclamar. Até a Linux Magazine alemã tem o anúncio do Get The Facts.
Comentário de Anderson Pow
Po Augusto, você estava sem: Po Augusto, você estava sem tempo de escrever um bom artigo e publicou um sobre amarok? aff. Não foi um artigo, foi uma dica né? Mas tudo bem, essa passa. Só não vem com amsn na próxima edição.
Comentário de Rafael Peregrino da Silva
Re: A distribuição já foi... falta um calendário!!!: Olá,

Em primeiro lugar, obrigado pela sugestão.

Em Qua, 2005-11-09 15:03, RCLages escreveu:

Entretanto ainda falta algo que toda boa revista que se preze tem e a LM não! Ou seja, ela não indica em sua capa o mês da edição. Isso é muito fácil para a editora pois assim nunca estará atrasada.

Esse problema foi resolvido a partir da edição #7 (de abril de 2005). O mês e o número da edição estão na vertical, junto ao logotipo da revista, bem como junto ao código de barras, costumeiramente ao pé da página de capa.

Abraços,

Rafael Peregrino da Silva
Linux Magazine
Comentário de lisangelo
Assinante: De minha parte o conteudo da LM tem sido de grande valia. Como assinante tambem reclamo do atraso na entrega, chegava na ultima semana, depois na primeira semana do mes seguinte e este mes nao veio ainda. Algo importante seria acrescentar servicos no site para o assinante. Eu renovei minha assinatura e somente um mes depois da renovacao recebi um cupom fiscal indicando que a renovacao havia sido feita. Ate este momento eu estava sem saber se a assinatura havia sido renovada ou nao. Mas acredito ainda que pela qualidade da revista vale a pena assina-la.

---
Lisangelo
Caxias do Sul - RS
Comentário de Rafael Peregrino da Silva
Re: Mantendo um diálogo sem brigas.: Oi Victor,

Em Qua, 2005-11-09 15:55, vmedina escreveu:

Rafael, é um prazer ler um conteúdo bom e ter um canal aberto com a revista.

Estamos sempre procurando melhorar em todos os sentidos e este canal, que vai estar sempre aberto, é primordial para isso.

A única coisa mais triste de ler a LM mesmo é a veiculação de anúncios em páginas centrais e etc. Será que empresas como RedHat não estariam interessados em cobrir o lugar da MS? Existe uma periodo de tempo acordado pra isso? Quem decide sobre isso, você ou alguma outra pessoa?

Prefiro não comentar mais nada a respeito desse assunto aqui no BR-Linux. A nossa posição é clara e coerente: conteúdo editorial é uma coisa, publicidade é outra. Minha opinião pessoal é uma coisa, mas jogar de acordo com as regras é importante. Se quiser conversar mais comigo a respeito, envie-me um email e responderei com prazer.

Rafael Peregrino da Silva
Linux Magazine
Comentário de Rafael Peregrino da Silva
Re: Centrais não: Oi Patola,

Pensei várias vezes se deveria ou não responder a esse seu posting e me decidi por fazê-lo, uma vez que isso merece esclarecimento.

Em Qua, 2005-11-09 14:46, Patola escreveu:

Mas continuam publicando, pois têm contrato de publicidade. A maior preocupação deles é fingir que isso é coisa trivial e esperada. E, claro, inventar desculpas furadas, contraditórias e amalucadas de por que acham correto isso, como aquela história idiota e apelativa de "liberdade" como conceito genérico (Se deram ao trabalho até de perguntar ao John Maddog Hall -- oooh!).

O conceito de liberdade exarado pelas licenças usadas no Software Livre é plenamente aplicável a outros objetos em um sem-número de situações (vide Creative Commons, FDL, Recombo etc.), apesar de determinadas pessoas quererem restringi-lo apenas ao software de acordo com as suas conveniências e predileções pessoais. Há por trás do Software Livre toda uma filosofia que prima por defender a liberdade de expressão e a não discriminação de pessoas ou empresas, nem tampouco de uso.

Foi por essa razão que o próprio Jon 'maddog' Hall nos disse que a nossa posição está coerente com as premissas que fundamentam o Software Livre. A propósito, não nos demos ao trabalho de perguntar: ele já sabia dos anúncios da Microsoft em nossas edições em alemão.

Rafael Peregrino da Silva
Linux Magazine
Comentário de Lúcifer
Farsante...: Só existe um único primeiro caído do mundo celeste...soy yo...
Eu até pensei em voltar a comprar a revista, me chamou a atenção o tal "serpentine", mas, rodei meu firefox e fiz uma busca com o oráculo...
Francamente...existe um texto do usuário Zast do fgdh, um trabalho detalhado sobre o K3B, feito por um Linuxer para Linuxers...merece ser publicado.
Mas não adianta, vão continuar traduzindo textos daquele povo nazista.
Comentário de TON
Linux Magazine Número 14 - Novembro 2005: Começando:
Leitores pedindo cds encartados na revista com A Slackware 10.2
e a Debian Sarge 3.1.
_ resposta: Temos muito apreço à essas distribuições mas devido
serem distros maiores (com vários CDs) não é possível pelo custo
da revista
_ certo: o dinheiro da MS não iria cobrir estes custos mesmo.
Páginas 64 e 65 - Medley (indústria farmacêutica e MS) Get the
Facts - O executivo daquela empresa com aquela camisa social
cor-de-rosa e gravata clara marrom com bolinhas pequenas está
tão cafona porque é sempre a mesma camisa na propaganda. É
atemporal, isto é, não há tempo e espaço então cai no cafonismo.
Agora o Rafael já deixou bem claro aqui a posição da revista sobre
esta propaganda e o porque dela.
Há muitos anunciantes ná area Linux também.

A revista ainda vem com aqueles títulos antes que a gente perceba
de imediato o conteúdo da matéria. (Damarinho já fez esta e outras
observações anteriormente)

O Augusto falou sobre o Amarok. Apenas uma página (ou meia devido
à ilustrações). Interessante, bem escrito, porém como o leitor
frisou acima, não é uma matéria de fôlego e sim mais uma dica.
Pois, é Augusto, você não tem tempo para fazer matérias longas ou
a revista não te cede mais espaço? Página 70 (Som na Caixa) e depois
tem o Solta o Som (rafael Rigues) Banshee

A maior parte das matérias desta revista são traduzidas? Algum leitor
poderia passar esta informação?

Entrevista com duas personalidades (LPI) para quem gosta de estar
informado (Jim Lacey e Gen Narui da LPI)

Análise do Open-Ofiice e outros. Quanto ao Open-Ofiice os leitores
aqui postaram muitas informações. Lá é mais concentrado e vamos
dizer organizado.

E mais matérias boas, só que...

Para mim pessoalmente, o que mais me deixou-me inquieto são aquelas
informações na página 92 Incubadora de Projetos

YAST4DEBIAN
Diz a revista que a Debian meteu os peitos na empreitada e este
Yast4Debian foi criado para portar o Yast2 do Suse 9.1 e que em
breve seja atualizado para o Yast2 para deixá-lo em sincronia
com o Yast2
Isso realmente eu gostaria de saber e vou procurar na net mais
detalhes sobre isso.

QT4 e o KDE 4 grandes inovações à vista. Pelo o que eu li vão uma
próxima geração de ambientes gráficos para o usuário.
Que seja assim e VIVA O KDE! (pessoal do gnome não fique chateado
porque também gosto do Gnome)

Matéria sobre o Suse 10.0 Open Suse
O trabalho que a LinuxMagazine fez com a EasyLinux (Suse 9.3)
customizada para nós usuários brasileiros foi muito bom)
Mais ainda estão vendendo esta e seria muito bom se eles fizessem
uma EasyLinux em cima do SuseOpen 10.0 para nós comprarmos ou
dessem notícias que já arregaçando as mangas para isso
Para mim a versão desktop oficial da próxima versão da Suse está
descartada.

Para uma revista que não pode encartar Cds de distros maiores
e atuais, há uma outra alternativa que é a PC LINUX MASTER que
sempre está vendendo alguma edição com elas mas geralmente as
versões das distros não são as atuais. Engraçado, a versão da
Debian 3.1 sarge vai mudar assim tão rápido? Em que revista
ela vem? - Digerati vendeu o DVD
Este mês veio 4Cds do Solaris x86 para quem gosta deste sistema.
Não sei sei se esta revista tem distribuição no Brasil todo.

Quem de vez em quando acerta a mão é a digerati que lança versões
do Slackware mais recente (essa já vi e comprei a 10.1)
E Já lanço também o DVD da Debian Sarge 3.1

Por fim, o cd que vem no encarte é uma amostra grátis da versão
da Linspire Live CD 5.069 somente live não install
O Linux para o resto de todos nós...asim está escrito no CD

Eu butei esta versão LiveCD e fique um pouco assustado. Reconheceu
todos meus hardwares, momtou o fstab mas fiquei meio chocado porque
nunca tinha visto essa distro em desktop
Ela usa o Kde (se é ainda o real Kde) como gerenciador de janela

Gostaria se algum leitor tivesse tido essa experiência e pudesse
dividí-la conosco.
Para mim eu acredito que ainda seja SO Linux e também penso que já
não seja mais. To be or not to be?

O Vinícius Medina que postou aqueles screenshots do Blanes e sabe
lidar legal com a s ferramentas poderia (eu disse poderia) fazer
uns screenshots desta versão Linspire 5.0 ( Kde control center),
Moxilla Browser e mais alguma coisa. Tá tudo personalizado para
a Linspire. Nem dá para reconhecer mais.

A distro tem um design bonito em tons verde e azul claro e se é
vanguardista para desktop não pega pelo lado da Suse e outras
que ainda mantém os softs (kde) e navegadores bem autênticos

E quanto a revista Linux Magazine continuo comprando e acreditando
que seja a melhor revista de Linux ou uma das melhores
Linux nas bancas, nós SO Linux precisamos.

Sem mais











---------------------------------------------------------------
O Planeta Terra é Debian-Azul amado pela Rosa Cor. Gira em .RPM
com um céu iluminado por flocos luminosos em .TGZ
No mais, tudo jaz porque os Teretetês são ETeTês dos Teterês
Comentário de gallop
Análise incorreta: bebeto_maya,

A Veja, Época, Istoé.. etc.. publicam notícias sobre política, economia, comportamento, turismo.. ou seja, qualquer coisa que for "notícia". Neste caso, um anunciante pode querer induzir a revista a publicar alguma notícia que favoreça seu negócio.
Mas você não vai ver a Veja publicando matérias dizendo que a Época é melhor, simplesmente porque a Época no máximo poderia pagar um anúncio, e ela não faz isso para não dar mais dinheiro para a Veja. Caso a Veja concordasse fazer matérias falando mal dela mesmo em troca de anúncios, a Época teria que pagar caro o bastante para compensar os leitores que poderiam deixar de ler a Veja.
Agora, no caso da Linux Magazine, o que a Microsoft pode querer que eles publiquem? Uma notícia falando mal do Linux? Seria mais fácil ela mudar de nome, para Windows Magazine talvez.
Prefiro que a LM pegue esse dinheiro, pois outros meios não especializados em Linux vão com certeza aceitar e terão mais dinheiro para publicarem matérias desmerecendo o Linux.

Em tempo: pelo menos uma edição com DVD a revista poderia publicar. A revista está muito boa... Agora os cds que vem junto.. PCLinuxOS,Dynebolic, Slax, XANDROS, Kanotix, Linspire... fala sério.. Pelo menos uma edição especial, com DVD poderia vir (SUSE COMPLETA!!!)... Quem sabe a cada 4 meses.. pagaria até mais.. Ou então tira esses cds e baixa o preço dessa revista!
PS: dinheiro pra isso acho que tem né...
Comentário de Neto Mussauer
Vc e um cara de sorte, tentei: Vc e um cara de sorte, tentei fazer a assinatura e nem isso consegui, paguei a primeira parcela e nada da revista chegar, vai eu ligar pra SP e descobrir que tiveram um "problema" com o povo que gera os boletos, me garantiram que entregariam a revista em 3 dias, passou-se 1 semana e nada, minha sorte foi que o tal "povo", leia-se Bank Boston, devolveu o meu dinheiro pq nao sabiam pra quem deveriam pagar. Essa historia e real, parece mentira, mas nao e, so nao tomei um prejuizo por causa disso.

GULBF - Grupo de Usuários Linux da Baixada Fluminense
www.gulbf.com.br
Comentário de bebeto_maya
Com relação ao raciocínio: Com relação ao raciocínio Época-Veja, foi exatamente isto que disse...Você não entendeu minha colocação, que vai de encontro a sua idéia...

Mas o fato da Linux Magazine aceitar dinheiro da Redmond, não significa que a mesma empresa deixará de anunciar em outros veículos simplesmente porque já o fez na LM...É preciso levar em consideração, que, em se tratando de marketing, a Microsoft não é tacanha...
Comentário de Patola
Inversão do ÔNUS DA PROVA?: O conceito de liberdade exarado pelas licenças usadas no Software Livre é plenamente aplicável a outros objetos em um sem-número de situações (vide Creative Commons, FDL, Recombo etc.), apesar de determinadas pessoas quererem restringi-lo apenas ao software de acordo com as suas conveniências e predileções pessoais. Há por trás do Software Livre toda uma filosofia que prima por defender a liberdade de expressão e a não discriminação de pessoas ou empresas, nem tampouco de uso.

Rafael, o conceito de ônus da prova é claro: o ônus é seu, não meu, de provar que o seu tipo de liberdade é o mesmo da liberdade do software livre. E de quebra já te digo que você tem que explicar também porque não poderíamos estender também a liberdade para a liberdade das tartarugas marinhas de desovar em Copacabana ou a liberdade dos neonazistas de publicarem revistas incitando o ódio racial.

E não, dizer apenas "é sim! é sim!" ou "o John Maddog Hall disse que é, então é!" não consta como prova.

(Eu já até sugeri: COLE alguma parte do fsf.org ou gnu.org, devidamente contextualizado, que diga isso. Mas, claro, como você não iria achar isso, convenientemente ignorou meu pedido.)
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Ananias
Simples: Patola,

o fsf.org e o gnu.org também não dizem que ter um site para reunir fuds contra o linux seja liberdade.

No nosso sistema, ninguém diz o que você pode fazer, e sim o que você não pode fazer. Se o projeto GNU fosse listar tudo o que você pode fazer dentro do conceito de liberdade, iriam ser necessários terabytes de espaço para armazenar essa enorme base de dados, sem contar que seria necessário milhões de anos para escrever tudo isso, e outros milhões para ler.

Tem uma piada famosa que diz,

Nos EUA, você pode fazer tudo, exceto aquilo que você não pode fazer
Na Alemanha, você não pode fazer nada, exceto aquilo que você pode fazer
Em Cuba, você não pode fazer nada, nem aquilo que você pode fazer
No Brasil, você pode fazer tudo, até mesmo aquilo que você não pode fazer


No nosso sistema democrático você pode fazer tudo, exceto aquilo que você não pode fazer. Ninguém seria louco de fazer uma lista de tudo o que você pode fazer. O que se faz é exatamente o contrário.

E, juridicamente, se é você que está acusando, você é que deve provar. Você está fazendo uma acusação baseada única e simplesmente na sua opinião, e isso não prova absolutamente nada.


http://br-linux.blogspot.com
Comentário de Patola
nananinanão: Errado, Ananias. Quem deu a justificativa de publicar a campanha mentirosa da Microsoft na revista e no sítio foram eles, com a desculpa furada de que essa liberdade é pregada pela ideologia do software livre. Eles disseram isso, têm que demonstrar, oras. E existe outro lugar melhor pra ver tal ideologia que fsf.org/gnu.org?

O ônus da prova desta declaração continua com eles; minha acusação é outra coisa.

Update: pensei melhor e cheguei à conclusão que você está insinuando outra coisa: que eu estou dizendo que eles não têm liberdade para fazer isso. Cara, acompanhe o papo, por favor... Leia o flamewar original quando elas colocaram o Get The Facts no sítio e entenda o que eu estou falando, pela última vez. O problema aqui é que ELES estão evocando a ideologia do Software Livre pra justificar suas ações. Fora de contexto, de escopo, de tudo! Se liga!
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Flaminius Severus
Slackware 10.2 em DVD: Aguarde...o logos planetário virá em breve, e não será apenas uma mera venda de mídia bootável...>8)...Slackware rlz!
Comentário de TON
Teosofia ou outra doutrina?: Esse logos planetário é o mesmo que a Teosofia ou outra doutina
esotérica tem estudos sobre ele? Virá em breve? Não butável?
Uma viagem à cidade de Madras na India te faria bem.
Estou apenas conjecturando porque Flaminus você foi mutio sutil.
Em todo caso, valeu o teu post.
T+
---------------------------------------------------------------
O Planeta Terra é Debian-Azul amado pela Rosa Cor. Gira em .RPM
com um céu iluminado por flocos luminosos em .TGZ
No mais, tudo jaz porque os Teretetês são ETeTês dos Teterês
Comentário de Flaminius Severus
Teosofia: Logos é uma palavra com um significado profundo, uma interpretação contemporânea é a de um espírito coordenador, líder de um agrupamento material e espiritual. Um exemplo é meu Mestre Jesus, logos planetário da Terra.
Quanto ao Slack 10.2, virá em breve sim, é bootável, contêm toda a árvore instalável do Slack, mais adicionais, além de uma revista guia sobre vários aspectos para um iniciante nessa fantástica distro.
Como a Sulamita comentou: "Slackware é o único Linux, e Patrick é o seu profeta!"...;-)

Flaminius

PS: Leia "Há 2000 anos"
Comentário de Jeronimo Zucco
Aindanão recebi a revista: Já mandei 2 e-mails para assinaturas@linuxmagazine.com.br e ainda não recebi nenhuma posição sobre o recebimento da edição desse mês.
Comentário de Gabriel the angel
A consciência é como um sac: A consciência é como um saco de pedras: uma vez que você a largue pra trás, ela não atrapalha mais seu caminho.

Sábio conselho! Essa frase faz muito sentido, pois realmente você fica sem coisa para te atrapalhar. Bastante gente pensa assim, o tal do Adolf lá da Alemanha (e mais um bom tanto por aí) era um. Ele deixou ela para trás e mandou bala (literalmente).

Comentário de Rafael Peregrino da Silva
Re: Inversão do ÔNUS DA PROVA?: Prova? Que prova? Estou DIZENDO que a causa da liberdade FOI efetivamente o nosso motivo. Nossos leitores pediram uma posição a respeito, nós a fornecemos. Ponto. Ela é a expressão da verdade e estamos convicctos disso. Se você não gostou, paciência. Nos demos até ao trabalho de fornecer subsídios mostrando que a liberdade é um conceito amplo, não restrito às conveniências de nenhum grupo - especialmente no que tange à expressão.

De outro lado, você não indicou até agora no nosso conteúdo editorial qualquer coisa que vá contra o Linux ou o Software Livre. Sofista que é quando contrariado, prefere simplesmente não aceitar nossa linha de argumentação, nem tampouco nossos exemplos, procurando minar nossa credibilidade nos acusando de mentirosos, vendidos etc. Entretanto, não nos entrega nenhum subsídio quanto a essa nova afirmação primordial - que chama para si o ônus da prova (se você faz questão de enveredar por esse caminho). Mais, procura, usando novamente de artifícios sofistas e farisaicos, definir de que forma nós devemos fornecer as "provas" que VOCÊ exige - forma essa em que você, ingenuamente em suas próprias palavras, confirma ser impossível entregá-las. Sinceramente, meu amigo, nessa eu não caio.

Rafael Peregrino da Silva
Linux Magazine
Comentário de Patola
"Causa da Liberdade": Rafael, não é possível que você realmente PENSE assim. Você se lembra por acaso do contexto em que citou a "causa da liberdade"? Você evocou a ideologia do software livre - se ancorou nela pra passar essa idéia. Não foi uma evocação, sei lá, ao liberalismo (laissez-faire, laissez-passer, isso justificaria você aceitar dinheiro pra qualquer coisa que quisesse, non?), foi uma evocação a algo específico. Sua justificativa foi pífia pra dizer o mínimo, misturando o conceito de liberdade de software, que é o conceito enunciado pelo manifesto GNU, com essa liberdade do liberalismo econômico. Isso é tão apropriado quanto o pessoal do PT seqüestar essa mesma ideologia pra justificar arroubos socialistas.

Novamente, não há nada de sofisma nisso: se você diz que há conexão entre duas coisas, você tem que demonstrar essa conexão. Que diabos tem a ver a liberdade de modificar e redistribuir código modificado com a liberdade de livre-mercado (*), fora as duas serem "liberdades"? Eu já disse que se for pra usar "liberdade" como conceito genérico dá pra englobar qualquer coisa, até as liberdades das tartarugas marinhas desovarem na praia de Copacabana ou a liberdade de Hitler de dominar o mundo.

De outro lado, você não indicou até agora no nosso conteúdo editorial qualquer coisa que vá contra o Linux ou o Software Livre.

Eu disse que indicaria? Insinuei?

Aliás, já que mencionou o assunto, quando é que vai publicar algo contra o Get The Facts? Acho que não convém irritar o patrocinador, né?

(*) - A coisa aqui não é bem questão de liberdade de livre-mercado, mas foi o mais próximo que eu encontrei pra expressar concisamente. O problema é mais complicado, é questão de coerência da publicação, mas vou trabalhar isso melhor em outro texto.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de RCLages
Eu também!!: Passada uma semana da distribuição nas bancas, nada de receber meu exemplar como assinante. Será que precisarei recorrer aos canais de reclamação mais este mês? Quando a LM terá uma política que valorique os assinantes, ou seja, aqueles que pagaram antecipadamente para receber as edições da revista?

Como já disse em outras ocasiões, foi assim que a Revista do Linux começou sua decadência... ignorando os assinantes (antes dos leitores). Acho que posso reproduzir o sentimento deles... não queremos explicações mas sim os exemplares em nossas casas antes de sairem nas bancas.

Não é uma questão de apoio ou não a linha editorial, mas sim um compromisso de respeito com o consumidor previsto no CDC.

Quando chegará meu exemplar?

Comentário de Rafael Peregrino da Silva
Re: "Causa da Liberdade": Oi Patola,

Em Qui, 2005-11-10 14:36, Patola escreveu:

Rafael, não é possível que você realmente PENSE assim.

Não só penso, como estou conviccto até os ossos disso. Você acredita que eu teria dado a cara à tapa do contrário? Você acredita que eu teria aceitado o anúncio sem analisar profundamente todas as implicações dessa aceitação? Se você acredita nisso, sinceramente, você não faz idéia do meu comprometimento pessoal, nem tampouco do comprometimento da Linux New Media, com a causa do Software Livre.

Você se lembra por acaso do contexto em que citou a "causa da liberdade"? Você evocou a ideologia do software livre - se ancorou nela pra passar essa idéia. Não foi uma evocação, sei lá, ao liberalismo (laissez-faire, laissez-passer, isso justificaria você aceitar dinheiro pra qualquer coisa que quisesse, non?), foi uma evocação a algo específico. Sua justificativa foi pífia pra dizer o mínimo, misturando o conceito de liberdade de software, que é o conceito enunciado pelo manifesto GNU, com essa liberdade do liberalismo econômico. Isso é tão apropriado quanto o pessoal do PT seqüestar essa mesma ideologia pra justificar arroubos socialistas.

Não, eu evoquei o conceito de liberdade usado como base para a criação do Software Livre: o da não exclusão, o de fairness, o de jogar de acordo com regras definidas etc. Enfim, o de Voltaire, quando diz que, não se deve tolher ninguém do seu direito de expressão, mesmo quando não se concorda com o conteúdo de uma mensagem. Isso não tem nada a ver com liberalismo econômico ou coisa que o valha. É liberdade de expressão, é liberdade no seu sentido básico.

Aliás, já que mencionou o assunto, quando é que vai publicar algo contra o Get The Facts? Acho que não convém irritar o patrocinador, né?

Esse tipo de insinuação é pernicioso, sabia? A Linux Magazine é um veículo independente, tem um compromisso sério com a verdade e NÃO depende da opinião de ninguém, muito menos dos anunciantes, para levar a sua mensagem. Já perdemos, inclusive, anunciantes por causa do nosso compromisso com a verdade.

Agora tratando do que presta na sua pergunta: que pena que você NÃO lê a revista. Iria encontrar nela diversas coisas contra a famigerada campanha da Microsoft. Leia, por exemplo, meu editorial da 4ª edição, disponível on-line em:

http://www.linuxmagazine.com.br/issue/04/editorial.html

Também há outros que, se não tratam diretamente do assunto, colocam as práticas questionáveis da Microsoft em cheque, como o recente artigo do Christiano Anderson na edição atual, disponível on-line em:

http://www.linuxmagazine.com.br/issue/14/LM14_95.pdf

Leia-os e me diga se ainda acha que a nossa linha editorial tem algo a ver com o teor da publicidade dos nossos anunciantes.

Rafael Peregrino da Silva
Linux Magazine
Comentário de Patola
Não leio a revista: Agora tratando do que presta na sua pergunta: que pena que você NÃO lê a revista. Iria encontrar nela diversas coisas contra a famigerada campanha da Microsoft. Leia, por exemplo, meu editorial da 4ª edição, disponível on-line em:

Não leio mesmo, por causa do Get The Facts, exatamente (detalhe que quando eu disse que pedi emprestado de um amigo, fui crucificado aqui no br-linux). De qualquer maneira, obrigado por me informar. Mas, PERAÍ: a quarta edição - bem antes de vocês aceitarem o anúncio. Isso diz alguma coisa?

Sobre as respostas para as outras partes da sua mensagem, aguarde...
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Manoel Pinho
Boicote: Eu já desisti de reclamar e por isso mesmo não compro mais a revista...

Além disso, como falaram, os CDs que vêm junto não servem para nada, a não ser para encarecer a revista. Se pelo menos viessem com 1 DVD com uma distribuição importante e completa, como a revista alemã, poderia valer o preço.

Fui assinante da Revista do Linux e tive tantos problemas com a assinatura que não renovei e comprava na banca de jornal mesmo. Pelo jeito a LM está indo para o mesmo caminho.
Comentário de gpr
linspire live 5: ola vi a revista na banca e gostaria de saber se essa distro que acompanha a revista é free ou demostrativo e se da para gravar no HD? O linspire é pago nao é???? é possivel fazer a traducao do mesmo? ou a distribuicao é fechada?

antecipadamente agradeço,
gpr.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004