Recebi hoje o anúncio de lançamento da edição 14 da Linux Magazine. Ainda não vi meu exemplar, mas o anúncio despertou meu interesse para a matéria sobre Python, as dicas sobre o OOo e o F-Spot. O CD traz o Linspire 5.0.
Minha coluna deste mês é sobre o Amarok.
Veja abaixo a íntegra do texto recebido.
Linux no Escritório
Se o Linux brilha em muitas áreas, no segmento de aplicativos para escritório ele é uma estrela: programas maduros e poderosos fazem da vida no escritório uma diversão quando usamos o sistema do pingüim. Nossas matérias de capa desta edição vão mostrar como organizar a vida no serviço usando o Linux.
Para começar, vamos mostrar como trocar arquivos perfeitamente entre o OpenOffice.org e o Microsoft Office, não fazendo diferença se a migração do conjunto de aplicativos para escritório da gigante de Redmond para o OpenOffice.org é iminente ou se a necessidade imediata é apenas abrir um documento do Word que aquele cliente importante enviou. E por falar em OpenOffice.org, que tal dar uma olhadinha em uma ferramenta escondida no Calc, a planilha eletrônica integrada ao conjunto de aplicativos para escritório de código aberto? O Assistente de Dados é uma ferramenta criada com o propósito de nos ajudar na espinhosa tarefa de fazer análises específicas de conjuntos de dados em planilhas complexas.
Dando continuidade à festa do pingüim no escritório, fizemos um teste comparativo com os aplicativos de ilustração vetorial Dia e Kivio, com os quais é possível produzir rapidinho atraentes diagramas de bloco, organogramas bem arrumados ou diagramas de rede de primeira. Apresentamos também uma análise de três editores de texto multiusuário. Com eles, pode-se trabalhar via rede com diversos colaboradores ao mesmo tempo e as alterações dos outros aparecem diretamente na tela assim que são efetuadas. Como se não bastasse, os criadores do documento podem discutir entre si via recursos de chat integrados aos editores.
Nenhum escritório é perfeito, entretanto, sem um bom planejamento de tarefas. Com um exemplo simples, vamos mostrar como usar a poderosa ferramenta para gerenciamento de projetos Taskjuggler. E, para terminar as matérias de capa da 14ª edição, aprenda como tirar o máximo dos recursos do novo KOffice 1.4. Ele não só é rápido e confiável, como tem alguns recursos e ferramentas que você não vai encontrar em outros programas dessa categoria.
Na edição anterior tivemos uma primeira idéia sobre como trabalhar com objetos na linguagem Python. Continuando o nosso passeio pela terra do Python, vamos conhecer mais algumas de suas características básicas e, como exercício prático, o tratamento de arquivos. Voltando aos aplicativos, apresentamos uma visão geral dos melhores editores HTML livres para Linux, sabendo que escolher o editor HTML certo para cada tarefa pode ajudar a economizar tempo e evitar dores de cabeça.
A Novell quer proporcionar à comunidade uma maior participação no SUSE Linux e o meio para isso é chamado de openSUSE. O openSUSE é uma base aberta de código, desenvolvida de forma conjunta pela comunidade Linux e pela equipe de desenvolvimento da SUSE, que forma o alicerce das versões em caixinha do SUSE Linux (o nome SUSE Linux Professional não existe mais) e SUSE Linux Enterprise. Mantendo a tradição, novas versões das caixinhas continuarão a ser lançadas a cada seis meses. Fizemos uma análise das melhorias e dos novos recursos dessa distribuição de origem alemã, adquirida por uma gigante norte-americana de TI e que está se tornando cada vez mais popular no Brasil.
Falamos também do Banshee, um aplicativo à lá iTunes que vai ajudar você a organizar a sua coleção de música digital e do Serpentine, o programa para colocar essa coleção de volta em CDs de áudio de maneira fácil e intuitiva. Mostramos também como importar, organizar e gravar suas fotos digitais com o F-Spot, destrinchamos o funcionamento da resolução de DNS e analisamos dois filtros de conteúdo web: o Privoxy e o Webcleaner, para que você possa deixar as crianças navegarem na Internet com tranqüilidade.
O Linspire Five-0 Live, CD do mês da 14ª edição, fecha com chave de ouro a Linux Magazine de novembro, mostrando que nunca foi tão fácil usar o Linux no PC de mesa ou no laptop.
LINUX MAGAZINE Nº 14 Novembro 2005
Revista especializada em Linux
Editora: Linux New Media do Brasil
Preço de banca: R$ 14,90 (acompanha 1 CD-ROM)
Mais informações: http://www.linuxmagazine.com.br/
Isso torna muito melhor a revista!
[]s!
Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!