Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Programação visual em BASIC com o GAMBAS

CABELO (alessandrofaria@netitec.com.br) enviou este link e acrescentou: “Quem tiver a oportunidade de experimente o GAMBAS, é garantia de satisfação na minha humilde opinião. Vou mais além, acho difícil haver arrependimento ao instala-lo. Desenvolvi inúmeros aplicativos de testes (acesso a porta serial, relatórios, reprodução multimidia e até comunicação TCP/IP). Aceite incrível a facilidade de uso desta ferramenta. Estável, isento de bugs básicos e totalmente livre. Este é o GAMBAS, uma ferramenta de rápido desenvolvimento que provavelmente atrairá diversos desenvolvedores Visual Basic e Delphi da plataforma Microsoft Windows para o Linux.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Emerson
Um artigo bem elaborado.: Um artigo bem elaborado.
Comentário de alepaes
Fofura!: Uma amiga minha que é programadora descreveu o GAMBAS como "uma fofura"... :P
Não nutro a mesma conclusão "adolescente apaixonada" dela, mas que o software é muito legal, sem dúvida!

Alexandre de Arruda Paes
Comentário de Odair Beraldo Nunes
Alguem já testou o HBasic? C: Alguem já testou o HBasic? Conheço o gambas a algum tempo, sei
que é muito bom, mas ouvi falar nesse HBasic tambem.
Vou testar ele aqui.
Comentário de Manoel Pinho
Observação: Tomem cuidado apenas para NÃO interpretar o título " Programação visual em BASIC com o GAMBAS" como "Programação EM VISUAL BASIC com o GAMBAS" !

O Gambas tem muitas semelhanças por ser uma ferramenta RAD para programação Basic mas NÃO foi feito para ter compatibilidade com M$ VB ouser um clone dele.
Comentário de eje del mal
Sujestão: Tutoriais de FreePascal e Boa-constructor também seriam interessantes.
Comentário de rmalafaia
que diabos?!: Quem seria louco de usar uma linguagem como Basic em uma plataforma com opções bem mais poderosas e agradáveis, como Python ou Ruby?

Se ainda fosse compatível com VB, poderia-se admití-la como uma porta de entrada de usuários VB no universo Linux, mas...

Ah, ok, é uma solução RAD com fácil criação de formulário. Certo, certo. Mas pq BASIC, meu Deus??!! Se não é pra converter usuários VB, pq não usar as linguagens acima como linguagem de comando, ou TCL? Escolhas estúpidas...

Comentário de Adam Brandizzi
Oras pois...: ...porque BASIC é como café: a gente sabe que não faz bem, que vicia, que sai do controle, mas nenhum programador resiste :D Eu programo em Python há um tempo razoável, mas tive de admitir que Gambas ficou muito bom - eu, que nunca tinha usado nenhum BASIC[1]!

[1] Ok, ok, já tive envolvimentos estranhos com REXX, mas não é *exatamente* a mesma coisa :)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004