Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Análise da distribuição nacional Jerry

Escrevi uma pequeno análise da distribuição Jerry, oferecida no stand do Debian no último CONISLI. "Não fui ao CONISLI, mas a amiga de um amigo meu foi. E trouxe um Jerry pra ele. Como estava lá na casa dele de bobeira, pensei: vamos instalá-lo pra ver no que dá, né?"” A nota foi enviada por Eduardo Costa Lisboa (eduardo·linuxΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de TON
TON com N não sabe do JERRY: Não há link na nota que nos leve para algum lugar que descreva
O JERRY e pelo link deixado na nota não entendi nada do Jerry
Algum leitor já o conhece, pode explicar alguma coisa?
----------------------------------------------------------------
O Planeta Terra é Debian-Azul amado pela Rosa Cor. Gira em .RPM
com um céu iluminado por flocos luminosos em .TGZ
No mais, tudo jaz porque os Teretetês são ETeTês dos Teterês
SO LINUX
Comentário de Tiago Cruz
+-: É um debian com a interface blanes 2005, bem melhorada e evoluída com relação ao 2000, mas vendido OEM (por isso a necessidade de ativação). Me parece que para pessoa física basta ligar e pedir o número, o valor só é cobrado para pessoa jurídica.
Comentário de Marcelo Ulianov
ligar pra onde ? não achei n: ligar pra onde ? não achei nada dele no google...
Comentário de dylan
Análise?: Isso é uma análise? uauhahua
Comentário de Henrique Poyatos
No website já tem um link "S: No website já tem um link "Senha de Ativação" para você requisitar a mesma..
Comentário de hamacker
Seria esse blanes aquele que: Seria esse blanes aquele que deu o maior reboliço porque o cara pegou o codigo de outro WM, modificou deixando-o com cara de win2000 e depois fechou o código ?

Não sei se estou certo mas na época era um problema clássico de violação da GPL. O morimoto teve um trabalhao para contatar os autores e verificar onde poderia conseguir o código e este foi negado.

Alguem confirma ?

Comentário de Eduardo Linux
Confirmação: Esse mesmo.

Comentário de hamacker
Então é uma distro que já: Então é uma distro que já nasce morta. X-|
Comentário de Patola
Esqueceu do nome.: O sujeito tinha pegado o código do qvwm e renomeou pra Blanes 2000. Sabe o que é Blanes? É O SOBRENOME DELE! Um caso típico de egolatria.

Sinceramente...
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Fábio Endo
Jerry: O Jerry é um Debain Sarge customizado e, por ser um debian pode ser redistribuído livremente, copiado e talz...

A única diferença fica por conta das features a mais que foram agregadas ao Debian, como o instalador, o Gerenciador de janelas, que ao contrário do que muitos andam dizendo, é GPL e o código está no site (Blwm - http://www.blanes.com.br) e aplicativos para facilitar a configuração do sistema, os aplicativos sim têm um licença diferente (pois foram escritos em C++ do zero) e é por isso que ele pede uma senha de ativação.

É bom lebrar ainda, que a senha de ativação para pessoas físicas é de graça, basta pedir no site ou por email ou ainda por telefone, apenas para empresas (ou seja, quem quer ter algum lucro usando o Jerry) a chave é cobrada.

Fora isso, o Jerry é um Debian normal (com kernel diferente), se você quiser tirar o gerenciador de login do Blanes, pode tirar, e usar o Debian sem precisar de chave nem nada (e ainda aproveitar o instalador que insatala um debian em menos de 10 minutos).

Antes de criticar um projeto, vocês deveriam pelo menos se dar ao trabalho de procurar saber um pouco mais. Primeiro que as primeiras versões do Blwm, foram feitas por um grupo de alunos da USP, ou seja, nao eh um caso de egolatria, foi batizado assim por que todos assim decidiram. E depois, apesar de muitas coisas terem sido alteradas do Qvwm para ele, a licença continua sendo GPL, como deveria ser. Sem contar, que apesar de estar a mais de 7 anos no site, ninguem mandou sequer um patch de correção de qualquer BUG, ou seja, as pessoas reclamam de bugs, usam o software, mas ninguem se da ao trabalho de ajudar, onde está a tal comunidade de Software Livre? Cade os programadores? ou será quem ninguem sabe programar em C++?

E mais uma coisa, um software pode não ser GPL e mesmo assim ser livre, nao se esqueçam do Mozilla, por exemplo e tantos outros softwares que todos usam, sem reclamar....
Comentário de go3th3
Nacional donde?: Análise da distribuição nacional Jerry

Jerry é um nome bem nacional hein....:p


Comentário de Carlos Caramujo
Isso me lembra a distribuiç: Isso me lembra a distribuição Luminux que vinha com Blanes e instalava em 10 minutos, será que tem alguma coisa a ver?
Comentário de 10903-OEM-0013343-98776
SERIALZ WAREZ CRACKZ: O quê?? Código de ativação????
Com tanta distro boa por aí?

Picaretagem não tem limite mesmo... MORRA DISTRO INÚTIL!!
Comentário de Everaldo Canuto
Bem, é direito de vocês usar: Bem, é direito de vocês usarem a licença que quiserem e de não abrir os aplicativos de configuração, no entanto justificar com "pois foram escritos em C++ do zero" não é um bom argumento uma vez que muitos aplicativos livres foram escritos em C++ e do zero. Ainda assim defendo que vocês usem a licença que melhor servir a seu tipo de negócio.

Quanto a criticar o projeto sem saber um pouco mais, bem eu não critiquei mas também não consegui achar nada sobe ele no Google e só o fato de ser difícil encontrar informações sobre o projeto já merece uma má crítica.

Não vejo problema quanto ao nome usado, Blanes soa bem, é um bom nome independente de ser o sobrenome de alguém.

Quanto ao fato de usar a licença GPL, bem, se usou parte do Qvwm isso é uma obrigação, já a ajuda ao projeto é voluntária e depende do interesse de desenvolvedores sobre o projeto, mas devo dizer como desenvolvedor (acho que outros pensam assim) que o Blanes é muito "Windows Like" e normalmente quem se interessa pro isso são usuários Windows que migram para Linux e em geral usuário não são programadores. Acho difícil você obter um apoio da comunidade sobre um projeto que foi polêmico no passado e que usa uma estrutura que a maior parte dos desenvolvedores livres está fugindo.

Fica ainda a crítica, não encontrei nenhuma informação sobre o Jerry na Net.

Comentário de ufa
hahaha: Também conhecida como natimorta!
Comentário de Arkanoid
Jerry Seinfeld = comediante : Jerry Seinfeld = comediante
:-p

--
Distribuidor Regional de Falácia Inglesa Enlatada
Comentário de Manoel Pinho
Ativação ?!: Se o Blanes é GPL, para que então o link

http://www.inventivehouse.com.br/blanes

(logo o primeiro) na página

http://www.blanes.com.br/

?!
Comentário de ricardomoc
Decepção: Decepcionante o seu comentário, Patola. Justo você que mantém um site sobre fud, está praticando-o aqui. Simplesmente expressar a sua opinião de forma preconceituosa não ajuda em nada. Aliás, ajuda sim, a trolls de plantão ficarem pichando a nova distro. Além do mais, se o Blanes disponibiliza o código fonte, como foi falado acima, e se foi consenso de uma turma que aprovou batizar com esse nome, acho que há uma grande injustiça de sua parte partir para o ataque sem contactar o autor e ouvir a sua versão.

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org

DIGA NÃO AO ABORTO!
Comentário de Patola
Eu não posso ter opinião?: Se for assim, Ricardo, pra não decepcionar ninguém, mais valia eu nunca dizer nada. Aposto que muita gente gostaria disso!

Mantenho o que disse. Chamar o ambiente de janelas pelo sobrenome é egolatria, não importa se a turminha dele aprovou. Perceba que eu não falei nada sobre disponibilização de código-fonte ou outras coisas. Não vejo, realmente, como reclamar da egolatria do autor de um software pode dar a alguém Medo, Incerteza e Dúvida. ;)

Mas falando em incerteza e dúvida, você leu o post do Manoel Pinho? Registro do Blanes 2004! Achei aquilo no mínimo curioso! É software GPL, como pode precisar de número serial? Não é algo pra se desconfiar? Acho que eles, sim, é que estão fazendo o Medo, Incerteza e Dúvida pro próprio produto...
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Magno K
Teoria da Conspiração: Eu assino embaixo do que o Patola disse. Agora, se eu fosse adepto da teoria da conspiração diria que essas "novas" distros estão sendo montadas às pressas por gente que quer aproveitar a onda do pc de baixo custo anunciado pelo governo. Foi o caso típico do "criador" desse Blanes, que tentou enganar a comunidade Linux alterando o nome do um WM conhecido, mas foi desmascarado na época. Por isso, é nosso dever desmascará-lo novamente.

Saludos!

Magno K - LinUser # 142.324
Comentário de Ananias
Novidade: Sabe da onde o criador do Linux tirou o nome Linux? DO PRIMEIRO NOME DELE! O nome dele era Linus, e ele trocou o 's' por um 'x'. Um caso típico de egolatria.

Sinceramente...
Comentário de Patola
Não é verdade.: ...você não conhece bem a história! Ele queria chamar de freix (ou um nome parecido), mas o sujeito do ftp em que ele colocou que cismou de chamá-lo de Linux!

Nem vou googlar pelo link, acho que você consegue fazer isso.

De qualquer jeito, como eu já disse antes, eu acho que a egolatria é um pagamento justo pro software livre. Pra maioria dos casos! Em outros, o preço parece caro demais... ;) É muita fanfarronice pra pouco software.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Ananias
Mas quem era o dono?: Ele queria chamar de freix (ou um nome parecido), mas o sujeito do ftp em que ele colocou que cismou de chamá-lo de Linux!

O sujeito do FTP pode ter cismado de chamar do que ele quisesse, mas a única pessoa com o poder de determinar o nome do projeto era o próprio Linux. O sujeito do FTP pode ter sujerido o nome Linux, mas ela não tinha poderes para impô-lo.

ps.: não estou criticando o Linux por ter nomeado seu projeto com seu próprio nome, ou uma variação dele. Estou criticando você, Patola, por ter criticado alguém que simplesmente fez o mesmo.
Comentário de TON
Patola, chegou sua vez, ahahah!!!: Patola my dear fiend, estão dizendo que você agora está fazendo
Fud às avessas. Ahahaahahah! Chegou sua vez? De minha parte não
gostei daquela sua conversa de leitura confortável no computador
com monitor LCD. Você que importa livros e lê muito, está fazendo
uma conspiração de leve contra aquela leitura gostosa que a gente
faz com livro, revista ou outro material em mãos. É claro que
lemos no computador também porque hoje é até necessário mas uma
apologia disso não. (parece que outro leitor também fez mas ele
não tem site contra ataques ao sofware livre).

Por falar nisso Patola, quando teremos mais notícias no site
Linuxfud. Tá dificíl de encontrar mais fuds?

Em resumo, estou mais te enchendo o saco para dar uma pegadinha
no teu pé.

----------------------------------------------------------------
O Planeta Terra é Debian-Azul amado pela Rosa Cor. Gira em .RPM
com um céu iluminado por flocos luminosos em .TGZ
No mais, tudo jaz porque os Teretetês são ETeTês dos Teterês

Comentário de Patola
FUD...: Patola my dear fiend

Já me chamaram de tudo aqui, mas de demônio é a primeira vez...

estão dizendo que você agora está fazendo
Fud às avessas. Ahahaahahah! Chegou sua vez?


Sempre vão dizer que chegou; depois do estigma do Efeito Patola (qualquer coisa que eu diga será duramente dissecada pra examinar se estou sendo troll), ganhei o estigma do garoto-FUD: qualquer opinião minha será duramente dissecada pra ver se EU estou saindo da linha com falácias! Mas eu aprendo a conviver com isso.

De minha parte não
gostei daquela sua conversa de leitura confortável no computador
com monitor LCD. Você que importa livros e lê muito, está fazendo
uma conspiração de leve contra aquela leitura gostosa que a gente
faz com livro, revista ou outro material em mãos.


Pelo contrário! Se estou - só agora - entusiasmado com a idéia do Negroponte, é porque captei finalmente o objetivo do laptop dele e a utilização. Eu me vejo usando aquele laptop sentado na privada e lendo algum dos meus livros em formato eletrônico. Não é por não ser de papel que seria menos prazeroso. Não estou com isso advogando que você passe a ler livros no seu notebook ou desktop, é algo bem diferente: até o notebook é pesado e incômodo pra isso. Mas o laptop do MIT parece ser uma maquininha leve, menor que um livro, cômoda, realmente viável, que pode perfeitamente substituir este último.

Ah! Como sabe que eu importo livros?

Por falar nisso Patola, quando teremos mais notícias no site
Linuxfud. Tá dificíl de encontrar mais fuds?


Analisar FUDs requer investigação do background, dissecação minuciosa da notícia, discussão do problema a fundo, pesquisa de acontecimentos e notícias relacionados e uma boa preparação mental. Infelizmente não estou tendo tempo, me mudei de cidade e de emprego recentemente e minha vida está seguindo um horário muito restrito.

Isso não quer dizer que o LinuxFUD acabou ou que eu não irei retomar as minhas atividades nele. Tem gente com acesso de administrador nele e também tem uma turminha bolando algumas novidades pra dentro de algum tempo.

Em resumo, estou mais te enchendo o saco

Cuidado por onde sopra.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Douglas Augusto
Homem-Falácia =): > Sempre vão dizer que chegou; depois do estigma do Efeito Patola (qualquer coisa que eu diga será duramente dissecada pra examinar se estou sendo troll), ganhei o estigma do garoto-FUD: qualquer opinião minha será duramente dissecada pra ver se EU estou saindo da linha com falácias! Mas eu aprendo a conviver com isso.

Análise do parágrafo: Falácia de Apelo à Piedade, Generalização Precipitada e Distorção dos Fatos :D

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de vmedina
QVWM vs BLWM: A algum tempo atrás existia o QVWM, um desktopzinho leve e GPL e totalmente GPL que era/é muito bom em fazer usuários preguiçosos migrarem. No meu trabalho usei isso por muito tempo.

Eu conheci certa vez o projeto Libertas da Prodabel e entrei em contato com o BLWM e todas as impelementações feitas sobre o código QVWM, novas funcionalidades e tal, e de lambuja eu ouvi um rumor, boato ou assemelhado, que uma empresa havia chamado o Blanes para embutir o BLWM no terminal burro (Thin CLient, terminal magro ou outro sinônimo) deles, e após terminado o trabalho a empresa removeu o nome BLANES do "menu iniciar" do ambiente e botou o dela. Este desenvolvedor com isso resolveu botar a boca no mundo e fazer caveira da empresa e etc.

Após isso ouvi falar que ele estava declarando que o BLWM, descendente direto do QVWM, era proprietário. Um proeminente membro da comunidade então abordou ele e explicou as coisas pra ele, convencendo-o a não fazer tal ato hediondo.

Agora vem com essa de vender? Será que o código é 100% novo? Ele tá cobrando pelo que então? Pelos ícones? Tem músicas incluídas? Pelo instalador gráfico?

Muitos questionamentos devem ser feitos... seria legal se o sr Luís Blanes pudesse aparecer por aqui e responder.

[]s!

ps: Todos os "fatos" acima são relatados sem prova. São sim informações que me chegaram ao ouvido em momentos distintos e por pessoas distintas. Não confirmo a veracidade, porém gostaria que sendo falsos, exponham a verdade... não curto mentiras.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Calma!: O BLWM realmente tinha diferenças em comparação ao QVWM. Mínimas e cosméticas mais tinha.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Patola
De novo!: "De qualquer jeito, como eu já disse antes, eu acho que a egolatria é um pagamento justo pro software livre. Pra maioria dos casos! Em outros, o preço parece caro demais... ;) É muita fanfarronice pra pouco software."
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de TON
Erro de inglês: Patola my dear friend (não diabo amigo)

Patola li posts seus sobre compra de livros na Amazon e também
estava esperando suas compras na Tempo Real.
(O Luc disse que você estava esperando Godot), lembra?

Quanto a encher o saco é tirar um pouco de sua paz e te deixar
agitado. Só sei lembrar que já enchi saco de papel para fazer...
PUM!!! Ahaahaaah!

Hoje você foi à berlinda, mas vamos nessa que foi legal.
Amanhã é outro dia.





---------------------------------------------------------------
O Planeta Terra é Debian-Azul amado pela Rosa Cor. Gira em .RPM
com um céu iluminado por flocos luminosos em .TGZ
No mais, tudo jaz porque os Teretetês são ETeTês dos Teterês
Comentário de vmedina
Esqueçam a GPL... esse moço vai ter problemas é com o BILL...: Para tudo... isso aqui ficou surreal...

Olhem só as screenshots do BLWM2004 na página oficial http://www.blanes.com.br que vocês vão entender...

Olhem bem os ícones. Olharam? Agora olhem de novo. WTF?!?!?!?!?

Depois o Emílio Umeoka vai pra cima de pessoas assim e é chamnado de intimidador.

Cara olha esse Mozilla modificado dele. Veja no detalhe ampliado o que eu estou falando.

Sem falar nos ícones do "menu iniciar" que devem até ser copiados. Mais uma vez, veja a ampliação.

Estou mantendo esses dois endereços para a foto do Mozilla e a dos ícones, caso o site original saia do ar num evento infeliz.

Agora, vale a pena refletir se vale a pena associar a sua imagem com esse tipo de coisa.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de CWagner
Realmente... muito, como diri: Realmente... muito, como diria um amigo meu, "tosco".

Talvez eu esteja falando besteiras, mas não acredito que as pessoas gostariam de ser enganadas desse jeito. Mesmo por que uma hora ou outra elas irão querer fazer algo que o Win* faz que o Blanes não vai ser capaz de fazer e vão cair na "real".

Acho que essa corrida para igualar a interface do Win* já foi longe demais, cada gerenciador de janelas do Linux tem suas vantagens e características que os tornam único, mesmo os mais simples deles têm algo de bom.

Para quê querer mascarar os programas do Linux e fazer uma réplica do Window$ e seus programas? Qual o significado disso? Enganar os usuários para que eles pensem que ainda estão usando os software da M$? Será que as pessoas perderam a capacidade de adaptação, uma das principais, se não a maior, características da raça humana, a ponto de terem que ser ludibriadas para continuarem sendo produtivas?

Será que os esforços gastos nesse projeto não seriam mais úteis na melhoria dos recursos do gerenciador do qual o Blanes é derivado?

Como será a cara do Blanes no ano de 2006, quando sair o Vi$ta? Terá remodelação? Será uma adaptação do KDE ou do GNOME?

Deixo mais perguntas que opiniões, mesmo porque como disse o vmedina, "isso aqui ficou surreal..."
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de An@ni@s
E certamente ...: ... você foi o eleito para decidir quais são os casos em que a egolatria é justa, e em quais não é.

Você também se esquece que o Linus escolheu o nome do seu kernel quando o Linux foi criado. Naquela épica, ele também não era grandes coisas. Era um software relativamente pequeno, não portável, com um código um tanto quanto mal-escrito (segundo o próprio Torvalds).

A escolha do nome foi feita nesse momento, enquanto ele era "pouco software", e não agora, quando ele é algo bem maior.
Comentário de mane da rua
GAY!!!!!!!!!!!!!!!: > Eu me vejo usando aquele laptop sentado na privada e lendo algum dos meus livros em formato eletrônico.

Um livro sobre bichos GAYS!!!!!!!!!!!!!! Tu eh gay rapah!
Comentário de go3th3
PQP! Tinha até o ícone do W: PQP! Tinha até o ícone do Window$, tudo bem que o ambiente tem que ser o menos traumático possível, mais isso aí é nojento!
Comentário de Patola
Resposta: Meu ponto de vista sobre a homossexualidade.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Connochaetes Taurinus
Egolatria Patola ? Pelos teus: Egolatria Patola ? Pelos teus critérios então Linus Torvald teria sido um ególatra. E o que dizer do Ian Murdock que também colocou seu nome na distribuição ?

Pergunto onde, na GPL, está escrito que não pode haver uma chave, um serial ? O fato de rerquerer uma chave não o torna menos GPL que outros programas. Pode-se exigir chave, pode-se vendê-lo e ainda assim pode ser GPL.

Patola, menos FUD. Ah, Não esqueça de colocar o teu FUD no site...
Comentário de Connochaetes Taurinus
Tá tão difícil de achar fu: Tá tão difícil de achar fud que ele já está fabricando... :D
Comentário de Patola
Egolatria: Egolatria Patola ? Pelos teus critérios então Linus Torvald teria sido um ególatra. E o que dizer do Ian Murdock que também colocou seu nome na distribuição ?

Uai, e não é? Não consta como egolatria? Só que, reiterando o que eu já disse: acho a inflação de ego um preço justo a se pagar pelo software livre. Alguns softwares, no entanto, eu acho que são, pode-se dizer assim, caros demais: o Blanes 2000 (ou o 2004) oferece pouco a mais que o qvwm, oferece pouco reconhecimento a ele pelo código, tem o nome do sujeito eternizado no nome do produto, usa ícones e arte que provavelmente são propriedade da Microsoft e ainda tem associações duvidosas com entidades comerciais.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Connochaetes Taurinus
"Agora vem com essa de vender: "Agora vem com essa de vender? Será que o código é 100% novo? Ele tá cobrando pelo que então? Pelos ícones? Tem músicas incluídas? Pelo instalador gráfico?"

GPL não proíbe a venda, lembra ?
Comentário de João Nadal
É um caso claro de violaçã: É um caso claro de violação dos direitos previstos na EULAs com as quais o usuário licenciado concordou a instalar o software da Microsoft, uso indevido de cópias contrafeitas (aka pirataria) ou plágio descarado. O desenvolvedor pode até escolher por qual deles quer ser julgado.

Sem considerar que é possível - e eu não duvido disso - que os ícones do MS Windows estejam protegidos por marcas de negócio - eu preciso realmente checar essa informação, pois não tenho certeza.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004