Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux.com apresenta o brasileiro GoboLinux 012

Um grande problema do mundo Linux é o avassalador número de distribuições redundantes, especialmente na área orientada ao desktop. É raro ver uma nova distribuição que não seja um clone (...) Uma destas raridades, entretanto, é o GoboLinux. Ao contrário da maioria das distribuições, o GoboLinux escolheu não seguir o padrão de organização de diretórios definido pelo Free Standards Group. Os autores do Gobo (...) decidiram seguir a trilha que outros sistemas operacionais orientados ao desktop vêm seguindo há anos -- a do Mac OS X.” Veja o texto completo em Linux.com | Introducing GoboLinux 012.

Como acontece com vários outros textos do site do GoboLinux, os mantenedores estão convidando interessados em traduzir o artigo para publicá-lo na sua versão em português. Segundo o site, a versão 012 “conta com a cotidiana atualização de pacotes e marca a transição do devfs e do Kuzdu para o udev e o Hotplug, o que deve atualizar a auto-detecção de hardware. Também conta com diversas melhorias nas ferramentas de gerenciamento, particularmente a integração do console gráfico de gerenciamento Manager.”

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de TON
Organização de diretórios a la Mac OS X é bom: Poxa, o fato deste GoboLinux vir com uma organização de diretórios
a la Mac OS X é bom sim. Agora não gostei deste avassalor número
de distribuições reduntantes baseadas na Debian e Red (omitido na
nota) mas está no texto do site) mas não posso discordar muito e
nem quero entrar no mérito disso.Mas sempre dou apoio pelo menos
mais as BR.

Agora o SO Linux tem suas particularidades que o distingue como
um SO de outros sistemas operacionais. O Linux tem uma cara.
Quando estou na frente do Mac OS X eu sei que é Mac. Quando estou
na frente do Linux eu sei que é Linux (falando em desktop).

A questão da facilidade de entender e lidar com com os diretórios
no Linux (é preciso aprender, nem que seja o suficiente e os meus
neurônios pupulam por si só) O mac OS X é tão frio. Tudo é tão
fácil, mecanizado. Minha mão é uma robô. Meus neurônios descansam
em paz. Mas é um bom SO.

Agora, há programadores e desenvolvedores do mundo todo fazendo o
possível para muitas distros se tornarem mais fáceis para atrair,
recutrar, seduzir usuários de outros SOs (W $ AP) para conhecer,
experimemtar e usra o SO Linux, sempre alertando para pontos mui
positivos (sem vírus, spywares, segurança, estabilidade etc. e
mais etc., que de repente este GoboLinux também seja bem-vindo
de qualquer forma. Ainda temos as Distros Maiores e mais completas
que são o sustentáculo maior deste sistema.

Tá legal, eu aceito o argumento mais alterar muito a personalidade
e identidade do SO Linux na sua espinha dorsal daqui pra frente, eu
não vejo com simpatia isso não.

Scripts para facilitar instalação de programas, padronização de
instalação dos mesmos, Instaladores e mais elementos que empurrem
o SO Linux para a Vanguanda dos desktops, aí sim.

Já temos bootsphash, splash para Kde, Gnome, outros wm e abertura
de programas, distros com design arrrojados e bom-gosto, então
este GoboLinux se ficar mais ou menos dentros destas propostas,
tudo bem, nada contra, pois, com tantas distros Linux, o usuário
escolhe a que quer usar.








----------------------------------------------------------------
O Planeta Terra é Debian-Azul amado pela Rosa Cor. Gira em .RPM
com um céu iluminado por flocos luminosos em .TGZ
No mais, tudo jaz, e, os Teretetês são ETês dos Pererês.
SO Linux (TON)
Comentário de ricardomoc
Semelhança: E quando alguém procura desenvolver uma distro para parecer com o Windows, no quesito visibilidade e usabilidade, muitos caem de pau em cima. Porque se assemelhar ao Mac e não ao Windows, para atrair usuários mal acostumados a este sistema operacional? Desde que continue sendo Linux, tá valendo, com toda a sua segurança e estabilidade.


Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org

DIGA NÃO AO ABORTO!
Comentário de alsimoes
Porque copiar o MacOS?: Bom copiar na pela visão de software livre significa evitar reinventar a roda, poupar tempo desnecessário com retrabalho. Agora porque copiar pe MacOS é melhor que copiar o Windows?

Nunguém discute que quando se trata de usabilidade em desktop o MacOS é melhor, então para que copiar o bom se podemos copiar o melhor?

Mostre a sua cara!
Get Mono!
Eu quero World of Warcraft!
Comentário de Wallace
Concordo: Se for para copiar, é melhor logo copiar o mais bacana. Principalmente na aparência da tela e as fontes - a aparência das fontes no X é horrível e aqueles widgets enormes do Gnome (que fazem uma tela 1024x768 parecer 640x480) são terríveis.
Comentário de Rato do Banhado
:
Esse GOBO pegou a coisa pelo lado errado.

Usuario de desktop não tem que saber que existe bin , sbin , etc ou o nome que o desenvolvedor GOBO inventar para maquiar a arvore de diretorios.

Usuario de desktop tem que ter :

* Uma lugar onde ele armazena seus arquivos e que só possa salvar lá
* Uma ferramenta de busca eficiente
* Um sistema de instalar e desinstalar programas - que seja criado um icone em um lugar facilmente "achável" após a instalação - idem para a funcionalidade de desinstalar
* um painel de controle UNICO onde ele possa modificar os aspectos do sistema centralizadamente
* cegueira total em relação à arvore de diretórios (veja que no MacOSX o usuario pode usar durante um ano e não saberá que existe de verdade um /etc

podem me jogar pedras ... como sempre


Comentário de Frederico
O foco do Gobo não é o usuário leigo.: Acho que o pessoal tá levando pro lado errado. Essa comparação com a estrutura do MacOSX confundiu um pouco as coisas. O Gobo não é mais uma distro tentando seduzir o usuário leigo. Os desenvolvedores apenas resolveram reorganizar a estrutura do sistema de arquivos de um jeito que eles acham mais lógico e fácil de manter pra quem gosta de instalar os progrgramas na mão (compilando). Testei ele na época que saiu na Revista do Linux e, pelo menos a versão da época, se comparava ao Slack. Era bem simples e limpo. Recomendo uma visita ao site oficial deles.
Comentário de bebeto_maya
Salve tudo na "Casinha": __Quando estou ensinando Linux a leigos, resumo da seguinte maneira: "basta você salvar tudo na casinha, clique na casa e salve lá...Sem essa de Meus Documentos, meus arquivos, Minha Pasta da Casa do &*&#%¨%...Porque é simples assim, todo o resto diz respeito a nós, técnicos e usuários avançados...

__Toda a dificuldade que se cria em cima do Linux é fruto de ceticismo e má-vontade, além de uma visão tecnocrática doentia e demente...Pra ser sincero o usuário leigo nem gosta de desinstalar programas, a sua preferência é só colocá-los e pronto, para isso já temos ícones mágicos...
Comentário de getfacts
Esta sua assinatura já está: Esta sua assinatura já está lembrando o "Get The Facts" da microsoft.
Apesar que do mono para a microsoft a distancia é estreitissima.
Comentário de Carlos E. Morimoto
Interessante como recebem com: Interessante como recebem comentários bem mais técnicos e construtivos nos fóruns internacionais:

http://osnews.com/comment.php?news_id=12526

Talvez este seja o motivo de priorizarem o uso do inglês no site e no sistema.

Não é apenas a economia que faz um país ser subdesenvolvido, mas sim o nível educacional, técnico e cultural de sua população.
Comentário de goku_
Faça um país ter Educação: Faça um país ter Educação e Cultura sem uma economia forte e sustentável, vai construir escolas com o q? Papel?

O nível educacional da população depende não só da educação básica e da cultura, mas sim o acesso a informação, e no Brasil....

Abraços
Comentário de joaoemanuel
Resposta: Entendendo o que você escreveu, é que o usuário tem que ser tratado como bichinho ignorante operando sistema (o famoso problema de bios) e nós devemos desenvolver este tipo de usuário. Bem discordo, pois o usuário de computador tem que conhecer sim o sistema e entender o que ocorre no sistema. É por causa do seu pensamento que temos tantas pessoas que pode mexer em computador, mas temos poucos usuários de verdade operando sistemas.
Comentário de joaoemanuel
Tipode material para construir escola: De papel não, de alumínio sim. E esta escola fica no Distrito Federal.
Comentário de CWagner
"Um país se faz com homens e: "Um país se faz com homens e livros" Monteiro Lobato

É preciso dizer mais?

Talvez que os livros serão substituídos por mídias eletrônicas, mas desde quando comecei a trabalhar com Informática ouço falar desse evento, e fazem mais de 10 anos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Manoel Pinho
Saudoso Monteiro Lobato: Saudoso Monteiro Lobato, um intelectual brasileiro que realmente acreditava nesse país. Esse artigo descreve bem a sua vida:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/almanaque/monteirolobato.htm

O meu gosto por leitura (e minha miopia) veio quando li a obra infantil inteira dele. Adorava o "Os doze trabalhos de Hércules" e, apesar do tamanho (mais de 1000 páginas), li umas 3 vezes...

Mas eu acho que se ele tivesse vivo hoje diria certamente "Um país se faz com homens, livros e computadores". A mídia eletrônica é apenas mais uma forma (e rápida) de obter informação e conhecimento.

Usar argumentos de que o povo é miserável e só merece comida é tolice. Já foi provado que a melhor forma de tirar um povo da miséria é através da educação. É muito mais eficiente salvar as próximas gerações do que gastar dinheiro com pessoas adultas com vícios, preconceitos, poucas sinapses no cérebro causadas por falta de estímulos, pouco desenvolvimento cerebral por falta de proteínas, etc.

Mesmo que haja erros nesse projeto de computador para educação, a exposição das crianças a ele será muito benéfica.
Comentário de Manoel Pinho
Ops: Ops, comentei aqui pensando estar na notícia do computador de 100 dólares, mas de qualquer maneira não está tão off-topic.
Comentário de [Rodrigo]
Discordo: "É por causa do seu pensamento que temos tantas pessoas que pode mexer em computador, mas temos poucos usuários de verdade operando sistemas."

Ai está o ponto... Não deve ser necessário ser um "usuário de verdade operando sistemas" para se utilizar um computador (isso em minha opinião é lógico).

Acho que as pessoas que utilizam computadores devem ter a opção de escolher entre usar seu tempo aprendendo como funciona um computador, ou aprendendo algo especifico para a sua profissão, seja ele médico, advogado, vendedor de eletrodomésticos nas casas bahia...hehe qualquer coisa.. ou ter aquilo apenas para diversão, pesquisar alguma coisa, ver partes de um jornal, ouvir uma música...
Na minha opinião o computador deve ser tratado como mais um eletrodoméstico, só que, obviamente com um potencial bem maior, já que ele é bastante flexivel, e para os profissionais na área de informática, ai sim ser tratado como uma ferramenta de trabalho e cobrando conhecimento do profissional.
Uma coisa que eu acho errado em boa parte dos profissionais e entusiastas nessa área é, eles acham que as pessoas tem que pensar como eles (não to falando que seja seu caso, não vi mensagens o bastante pra formular uma opinião)... mas existem muitas pessoas, aqui mesmo no br-linux, e em centenas de outros fóruns por ai que acham que o computador é algo extremamente importante e que todos para usar deveriam conhece-lo a fundo... e dominar certos conceitos que são, em minha opinião, ridiculos de serem cobrados pra uma pessoa que não gosta daquilo e usa apenas pela praticidade...
O que eu já vi de usuário ser taxado de alienado por não querer conhecer o "novo sistema operacional 2005 com 450 bugs corrigidos sistema disso daquilo daquilo outro express edition pluss 100% free onde você pode analisar todo o código depurar recompilar etc etc etc" não tá escrito... eu acho ótimo que existam sistemas assim (como o da brincadeira), mas acho ridiculo que tenha gente achando que quem não conhece e não tem a minima intenção de conhecer seja alienado... e ahh já fugi demais do assunto, foi mal hehehehehe
Comentário de Marcelo Ulianov
concordo em 100 % ! é apenas: concordo em 100 % ! é apenas um computador, nada de muito importante, à não ser pra quem vive dele...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004