Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Compressão de dados em transmissão HTTP

"Recentemente efetuei alguns testes com o mod_deflate, um módulo que vem em conjunto com apache 2.0 que efetua a compressão de dados (html, xml, etc) antes de enviá-los ao browser. Fiquei satisfeito com o funcionamento e gostaria de compartilha-lo."” A nota foi enviada por José Morelli Neto (netoΘunivali·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de jarbelix
Realmente Funciona: Instalei o Módulo no meu server Mandriva:


# smart --shell
Smart Package Manager 0.40 - Shell Mode

Carregando o cache...
Atualizando cache... #################################### [100%]

smart> install apache-mod_deflate-2.0.55-3mdk@i586


e realmente ficou mais rápida a transferência entre o servidor e o browser.

Obrigado José Morelli Neto por compartilhar esse módulo conosco.

[ ]s
Jarbas
Comentário de José Morelli Neto
Correção do link,: Só para avisar que o link estava apontando para uma página inválida. Já foi corrigido... desculpem o transtorno. Neto.
Comentário de caio1982
Faltou um detalhe: José, ficou bem bacana o artigo, mas cuidado com a frase em negrito "economia de banda de 75". Houve economia de banda para arquivos texto humand-readable somente. Uma página hoje em dia, por mais suja que seja no seu código, possui muitos outros arquivos embutidos que não são código de marcação como XML ou HTML... de qualquer forma, é um baita ganho mesmo :) e aqueles tais "aceleradores de conexão" que provedores dial-up usam, eu suspeito que seja algo baseado nisso realmente...

Como nem todo mundo está usando Apache 2.0 já (e provavelmente não irão tão cedo), acho legal adicionar ao artigo o "mod_gzip" do Apache 1.x., ou pelo menos a sua existência.

"mod_gzip is an Internet Content Acceleration module for the popular Apache Web Server. It compresses the contents delivered to the client"
http://sourceforge.net/projects/mod-gzip/

Se o mundo fosse um lugar perfeito e todos fizessem páginas semanticamente corretas, com código legível, simples e limpo (webstandards anyone?), não precisaríamos desses 2 mods pro Apache :)
Comentário de m_
E porque?: "Se o mundo fosse um lugar perfeito e todos fizessem páginas semanticamente corretas, com código legível, simples e limpo (webstandards anyone?), não precisaríamos desses 2 mods pro Apache :)"

E porque mesmo?

Acho que não é assim não.

Em primeiro lugar: a primeira coisa que um interpretador faz é "acabar" com o seu código legível e limpo, ele arranca todos os espaços ( linhas e tabs ). Nem todo código, até mesmo html, pode ser simples. Acredite alguns deles usarão tags obscuras para montagem de interface.

Em segundo lugar: os padrões da web estão ai para garantir compatibilidade entre browsers (pc , celular , afins) e não para garantir tunning de código.

Nota: sim, eu sou a favor dos padrões w3c e sim eu gostei da noticia.

Parabens pelo site de vcs, ele é muito legal.

Comentário de José Morelli Neto
Detalhe: Ok Caio1982 adicionei algumas informações sobre o mod_gzip no artigo, obrigado pela indicação. Só para esclarecer, os 75% de economia de banda ao qual me referi, é de uma das páginas que fiz o teste.

Um Abraço,
Neto.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004