O livro
The Daemon, the gnu and the penguin, do Dr. Peter Salus (que foi diretor executivo da USENIX e é autor do excelente '
A quarter century of UNIX', de 1994) está sendo disponibilizado na Internet sob uma licença Creative Commons, capítulo a capítulo, conforme vai sendo escrito. O link acima leva à coleção dos capítulos já publicados, cortesia do Groklaw.
O capítulo publicado hoje, sob o número 20, fala sobre o surgimento e desenvolvimento da idéia das distribuições em CD-ROM. Peter Salus tomou partido na controvérsia, afirmando que a primeira foi o Yggdrasil LGX (Linux/Gnu/X) - em dezembro de 1992. Há quem afirme que o SLS lançou uma versão meses antes (certamente o projeto foi iniciado em meados de 1992), e é sabido que havia distribuições baseadas em downloads e disquetes (como o
MCC, que nasceu em 1991) antes disso. Você ainda pode fazer
download de uma edição de 1994 do Yggdrasil Plug-and-Play Linux se desejar ;-)
O capítulo não se resume a esta controvérsia, apresentando ainda uma breve descrição do surgimento de outras distribuições 'clássicas', como a SUSE (também fundada em 1992, mas que não lançou distribuição própria até 1994 - e quando o fez, baseou-se inicialmente no SLS/Slackware, criando identidade própria apenas a partir de 1996), o Slackware (baseado no SLS e lançado em 1993) e o Red Hat (também da safra de 1993).
Yggdrasil é a arvore que era o "eixo" do mundo na mitologia escandinava, né?