O FOSS/IN é o maior evento de software livre na Índia, país que se destaca no campo tecnológico. Trata-se do sucessor do evento Linux Bangalore (realizado desde 2001), e é organizado diretamente pela comunidade local. O escopo é amplo, e inclui temas tecnológicos, comunitários, promoção do software livre, legislação, inclusão e muito mais.
A
lista de palestrantes deste ano inclui grande quantidade de técnicos locais, e alguns convidados internacionais, como Alan Cox e Jon Corbet. Entre eles, uma novidade extra: a presença da brasileira Sulamita Garcia, que foi convidada para 2 palestras: uma sobre Alta Disponibilidade em Linux e a outra sobre as mulheres e o software livre.
Enviei uma nota perguntando a ela como interpreta o fato de ter sido incluída na programação deste evento. Ela respondeu: “
Eu acho que a presença brasileira é extremamente importante, a India é referencia mundial em desenvolvimento de tecnologia, e o Brasil em uso de software livre. Acho que temos muito de experiências a trocar. Eu estou muito feliz de ter sido escolhida, e acho que meu trabalho e experiencia em alta disponibilidade justificaram o convite, e também a repercussão do trabalho da regional brasileira do Linuxchix foi uma das motivações. Acho que vai ser uma experiencia única e espero poder conhecer muitas chix indianas.” Parabéns! E está desde já convidada a enviar relatos e fotos de lá.
E já que estamos falando em eventos internacionais, já mencionei anteriormente mas não custa lembrar: o evento
Jornadas Regionales de Software Libre, na vizinha argentina, ocorre no final deste mês com grande participação de palestrantes brasileiros.
Eu acho que a força do software livre tem que crescer entre as mulheres (hoje em dia é 99% dos usuários de software livre é macho)