Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Tem brasileira no maior evento de software livre da India

O FOSS/IN é o maior evento de software livre na Índia, país que se destaca no campo tecnológico. Trata-se do sucessor do evento Linux Bangalore (realizado desde 2001), e é organizado diretamente pela comunidade local. O escopo é amplo, e inclui temas tecnológicos, comunitários, promoção do software livre, legislação, inclusão e muito mais.

A lista de palestrantes deste ano inclui grande quantidade de técnicos locais, e alguns convidados internacionais, como Alan Cox e Jon Corbet. Entre eles, uma novidade extra: a presença da brasileira Sulamita Garcia, que foi convidada para 2 palestras: uma sobre Alta Disponibilidade em Linux e a outra sobre as mulheres e o software livre.

Enviei uma nota perguntando a ela como interpreta o fato de ter sido incluída na programação deste evento. Ela respondeu: “Eu acho que a presença brasileira é extremamente importante, a India é referencia mundial em desenvolvimento de tecnologia, e o Brasil em uso de software livre. Acho que temos muito de experiências a trocar. Eu estou muito feliz de ter sido escolhida, e acho que meu trabalho e experiencia em alta disponibilidade justificaram o convite, e também a repercussão do trabalho da regional brasileira do Linuxchix foi uma das motivações. Acho que vai ser uma experiencia única e espero poder conhecer muitas chix indianas.” Parabéns! E está desde já convidada a enviar relatos e fotos de lá.

E já que estamos falando em eventos internacionais, já mencionei anteriormente mas não custa lembrar: o evento Jornadas Regionales de Software Libre, na vizinha argentina, ocorre no final deste mês com grande participação de palestrantes brasileiros.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de onemore
queeeee maraviiiiiiiiiiiiilha: queeeee maraviiiiiiiiiiiiilha

Eu acho que a força do software livre tem que crescer entre as mulheres (hoje em dia é 99% dos usuários de software livre é macho)
Comentário de vmedina
Parabéns!: Sucesso lá na Índia, uma boa apresentação e boa viagem de ida e volta! :)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de hamacker
outro dia numa lista de discu: outro dia numa lista de discussão em que participo apareceu uma mulher pedindo ajuda para o software dela e foram tantas as respostas ao problema e que o pessoal começou a brigar entre si (por causa dos beijos e marmanjão enciumado) e começou a maior guerra na lista e no final a mulher saiu da lista provavelmente assustada.
Assim como alguns dizem que o linux não está preparado para o desktop, me parece que os homens não estão preparados para as mulheres nas listas técnicas.
Comentário de Kimie
ahahahahha: Esse seu post foi muito engraçado! Nunca tive um experiência desse tp, nas listas que participo acho q o pessoal já está mais acostumado e felizmente sou tratada sem discriminação.

e parabéns à Sulamita!
Comentário de onemore
Kimie eu não acho que a mulh: Kimie eu não acho que a mulher que apareceu naquela lista de discussão que o hamacker disse foi discriminada, eu acho que por ser mulher (algo rarissimo em listas de discussões) um monte de marmanjo quis agradar e acabo saindo briga.
Comentário de hamacker
Ela não foi discriminada, ao: Ela não foi discriminada, ao contrário, virou centro das atençoes, o problema dela (nao me lembro direito) era algo simples e todo quanto era marmanjao respondia corretamente, mas os egos de quem respondia melhor acabaram fazendo com que alguns disputassem a tapas a melhor resposta e não sem bem o que ocorreu, mas porque ela mandou beijos para alguns (apenas como cortesia, nada romantico) alguns ficaram enciumados e começaram a pedir beijos tambem e depois acabou virando fofoca de que um tinha marcado encontro e no final virou uma guerra não contra ela, mas homem contra homem e no final a garota pediu desculpas (mas ela nao teve culpa nenhuma, apenas iniciou a thread com algo bem simples) e caiu fora da lista depois, provavelmente assustada.

Ao meu ver foi excesso de atenção por parte dos frequentadores da lista que fez a garota cair fora. O moderador excluiu todas as mensagens pertinentes (que depois virou baixaria) senao eu postava o link.
Comentário de Anônimo da su
Parabéns Sulamita, espero qu: Parabéns Sulamita, espero que represente bem o Software Livre Brasileiro e a mulher linuxazada :) hehe

PS1: Já disse isso uma vez a ela e volto a repetir... GOSTOSA!

Comentário de bebeto_maya
Perdeu a oportunidade de fica: Perdeu a oportunidade de ficar calado..."Gostosa" é uma caracteristica inerente a muitas mulheres...A Sulamita destaca-se por ser inteligente...Provando, inequivocamente, a qualidade técnica do meio feminino em Software Livre.
Comentário de Patola
Windows Live: Tá bom, é offtopic. Mas a Microsoft acabou de anunciar que vai lançar uma versão online do Windows. Moderem-me pra baixo com "fora do tópico".

Update: ué, eu podia jurar que pus essa mensagem na notícia do Mandrake 2006.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de vmedina
Depois as meninas não gostam: Depois as meninas não gostam quando brigo quando dizem que "homem é tudo igual!"... Eu não tenho nada a ver com esse pessoal aí pô! Ao contrário desses aí, eu uso a minha mente para pensar.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Se usasse IE... :P: Isso deve ser culpa do seu navegador, que deve lhe fornecer abas e com isso abre várias páginas na mesma janela!

Isso é que dá, não usam o IE que não tem Abas... :P

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Patola
Firefox: Deve ser, já são 51 abas abertas (duas filas - uso o tab mix plus pra gerenciar as abas e o sessionsaver pra restaurá-las ao iniciar). Acabei me acostumando a usar abas como uma espécie de "bookmarks", o navegador sempre abre as que eu tinha aberto na última sessão e só fecho quando leio tudo...
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de TON
Apesar de você, te desejo sucesso: OLá,

Para uma mulher com conhecimentos de SO Linux e mais outras
qualidades profissionais em informática (muito além das minhas),
quando entrevistada no último FISL dizer que A Debian Gnu/Linux
era a pior distro Linux que ela conhecia,eu desejo a ela uma viagem
tranquila à India e muito sucesso. Aquela pergunta de pior
distro Linux no FISL, foi infeliz e nunca deveria ter sido feita
para nenhum dos presentes. A Melhor, tudo bem.

Apesar de Você, o ontem e amanhã há de ser tudo na paz.
Ressentimentos passam como o vento
São chuvas de momentos, são chuvas verão.

No caso no FISL, foi só um deslize em off e importante é ter alguém
representando o Brasil.

Parabéns por ter sido escolhida. E por ser mulher.
Comentário de Anderson Pow
caracteristica inerente? PQP: caracteristica inerente? PQP cara, o amigo ai de cima apenas elogiou a sulamita, pior se ele chama de baranga neh? de onde você saiu? Foi cuspido de um livro? Larga de ser um besta nerd que passa o dia na frente do PC e vai procurar mulher e se divertir um pouco rapaz.

> A Sulamita destaca-se por ser inteligente...
Em nenhum momento eu deixei de elogia-la pelo o que ela e' ow nerdao, pelo contrario ok? Mais uma vez... oq voce e'? Aqueles meninos pobres da baixada se matando de estudar numa escola publica pra conseguir entrar na universidade? Soh pode... aff, pobres.... esse Brasil nao muda.
Comentário de Anderson Pow
Nossa garota, voce tem certez: Nossa garota, voce tem certeza de que usa sua mente pra pensar (ou seus equivalentes)? Chegou a isso sozinha? Incrivel, o Brasil nao sabe a genia que ta perdendo.
Comentário de Anderson Pow
Ela não é "mulher", ela é: Ela não é "mulher", ela é "A mulher" :)
Comentário de vmedina
Derrota... : Derrota...

Ê troll... olha o link da minha assinatura que vc vai ver que eu não sou homem ô derrota!


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
SessionSaver é muito bom mes: SessionSaver é muito bom mesmo. Eu estava fazendo trabalho para a faculdade e queria fechar o navegador sem perder as páginas, foi só capturar a sessão. Muito melhor que ctrl+d uma a uma.

A próxima versão do FF vai gerenciar um pouco melhor as abas, podendo mover abas.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Que eu saiba ela tem todo o d: Que eu saiba ela tem todo o direito de virar e dizer o que ela ACHA melhor ou não. Eu posso até não concordar se ela devia ou não ter falado, se ela está certa ou não, mas ela tem todo o direito de falar o que quiser ué.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Ark
Isso que dá: Isso que dá um monte de nerd que nunca fala ou vê mulher de verdade. Quando "vê" uma, nem sabe como agir.
Comentário de vmedina
O pior de tudo é que as cois: O pior de tudo é que as coisas são assim mesmo! :P

Mas é pela profunda escasses de mulher na área de informática... na faculdade que eu frequento tem aulas que não tem nenhuma representante do sexo feminino. Muito Desagradavel!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Eros
Eu também não vejo o menor: Eu também não vejo o menor sentido em ficar ofendido por alguém dizer que esta ou aquela distro é ruim. Eu uso gentoo, mas jamais ficaria chateado, ou ravioso, ou ainda ofendido se alguém me dissesse que o gentoo é um porcaria. Essas opiniões não mudam a experiência que eu tenho com o gentoo.

Ela deve ter os motivos dela para considerar o Debian ruim. Para alguns propósitos, talvez o debian não seja a melhor opção. Para quem deseja uma distro que permitia uma otimização ao máximo para o sistema onde irá rodar, eu creio que o gentoo seja uma melhor opção.

Comentário de Ark
Eu tumém: Aqui tumém só tem cueca. Parece o seriado do Jaspion: só japonês e monstro!
Comentário de TON
Observação importante: OLá, Vinícius Medina e Eros

Vossas observações são importantes. Em todo caso, não disse que ela
não deve falar o que pensa (ACHA), aliás todos devem, porque não?
Não fiquei magoado e, sim desapontado. Também tenho os meus direitos.
Eu digo não ao não! É proibido proibir! Só Moderação, ahahaah!!! BOM!

Agora vocês só interpretaram uma qualidade negativa no post. As
positivas passaram desapercebidas.

Deixa eu dar uma consertada nos versos desta música antiga que
até hoje é um clássico e eu de vez em quando gosto de tocá-la no
violão e cantá-la. (no peito dos desafinados também bate um coração)

Ressentimentos passam como o vento
São coisas de momento, são chuvas de verão
(fragmento - Fernando Lobo)
Falou
Abraços


Comentário de Rudá
Oi Suls, parabéns, tu merece: Oi Suls, parabéns, tu mereces!
Comentário de onemore
Essa é a triste e dura reali: Essa é a triste e dura realidade
Comentário de Anderson Pow
Ah, quer saber? Já to cansad: Ah, quer saber? Já to cansado de ficar babando pra essa mulher e ela nem aparece aqui pra agradecer, bleh...
Comentário de Toskinha
Magoei :-P: Obrigada o apoio! Prometo muitas fotos, muitos relatos, só não posso prometer lembrancinhas pq eu em dois dias já to com uma lista pra não esquecer de ninguem :D
Comentário de Ananias
Interessante: "Gostosa" é uma caracteristica inerente a muitas mulheres...A Sulamita destaca-se por ser inteligente...

Como você colocou isso como uma contradição, parece que "gostosa" é uma característica inerente a muitas mulheres, mas "inteligente" não, é uma característica restrita a poucas.
Comentário de geekslack
Congratulations: Sei que sou uma figura carimbada pra ti Sula, mas gostaria de te dizer que você está começando a ter o reconhecimento por todo o seu arduo trabalho de anos, desde que você passou no vestibular até hoje, vem lutando pelo que acredita e contra o preconceito da área de informática, e graças aos teus esforços uma boa parte desse preconceito já não existe, há ainda muito o que fazer para erradicar esse mal.
Parabéns pelo seu trabalho, dedicação, inteligência, e tudo mais, você merece tudo isso e muito mais.
Sei que na Índia será muito bem sucedida e elevará tanto o seu reconhecimento a nível mundial quanto o reconhecimento do nosso País. Não esquece, você representa toda essa nerdaiada brasileira.
Te desejo uma ótima viajem e sucesso por lá.
Comentário de Becamp
Parabéns: Parabéns moça, boa sorte por lá, sucesso :)

Abraços,
Fábio Becamp (unistd)

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004