Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Nova versão do ReactOS

“O projeto ReactOS, que visa criar um sistema operacional de código aberto compatível com o Microsoft Windows NT e sucessores, lançou a versão 0.2.8 em 30/10/2005.” A nota foi enviada por Wilfredo (perguntad0rΘclick21·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Kid-X (não-logado)
Mais instável do que um Windows 95-snapshot-pre-alpha0: Acho que descobri o grande problema do Windows travar tanto e ter tantos bugs, só pode ser na arquitetura do sistema! Se hoje em dia fosse o Xenix no lugar do Windows, a comunidade Linux não teria tantos argumentos para rebaixar o Windows em termos de estabilidade. Ou talvez a comunidade nem existisse... Quem iria querer um clone do Xenix?

Ah, claro que eu quero um clone do Xenix de código aberto com permissões para modificação e redistribuição livre do código fonte, sob algumas restrições como manter o Copyright e não redistribuir o binário do código fonte alterado sem distribuir a alteração junto...
Comentário de Xico
O Windows não é mais instá: O Windows não é mais instável, ele já foi e isso mudou.

Join this century.
Comentário de valdo
Xico amigão!!! : Xico amigão!!!

Infelizmente não posso concordar contigo, trabalho dando suporte em uma empresa pública. Máquinas com Win98, WinMe, WinXP e servidor 2003, todas dão problemas, o XP, dá erro direto e só vive mandando agente enviar relatório HêHêHê!!! Vamso ver o Vistas!!!
Comentário de Wallace
Já pensou que podem ser as máquinas ruins?: Aqui na empresa só temos Dell e HP e raramente (uma vez por ano) vejo uma tela azul no XP (+500 máquinas). Já um amigo que trabalha no TCM vê todo dia: Lá só tem aqueles micros Positivo com placas Ming-Ling e cooler de R$ 20,00.
Comentário de hamacker
Depende, se o usuario for do: Depende, se o usuario for do tipo fuçador e instala/desinstala as coisas ou só usa o que o departamento de TI mandar. Na segunda opção até win98 dá pouco problema (mas dá !).
Comentário de ricarab
Concordo plenamente!: Realmente há que se admitir que o Windows XP tem uma estabilidade BEM melhor que as outras versões, porém, um dos grandes pilares da segurança e estabilidade do Windows está ligada a administração dos programas instalados. Se o usuário instala e desinstala programas a todo momento, o Windows torna-se instável rapidinho, e um dos motivos é o descontrole do "Registro do Windows".

Não posso negar que até as distros Linux não lidão muito bem com desinstalações de programas, já que, apesar de toda organização ao desinstalar um programa, ele deixa muitas dependências para trás, que agora são somente lixo! No entanto, há uma GRANDE ressalva: o sistema de instalação por ser MUITO orgnizado permite remover o lixo e de quebra: não põe em risco a segurança e estabilidade do sistema! Realmente NUNCA vi meu Suse ficar instável, lento ou inseguro mesmo depois de "fuçar" demais!

Lembro-me dos meus primeiros passos com o Linux, onde vivia "formatando o PC" com a boba ilusão de deixar meu sistema mais limpo e organizado. Agora, quando sinto que meu sistema está poluído, vou a procura do lixo, faço uma limpesa e jogo fora programas que não uso, sem NUNCA indisponibilizar meu sistema!

Reclamemos sim do sistema de instalação do Linux, de fato, é MUITO penoso correr atrás de dependências, mas há um lucro imenso por trás disso: segurança e estabilidade!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Daniel Dantas
Concordo contigo em partes. : Concordo contigo em partes.
Como disse algumas vezes, a característica de "deixar lixo" no hd é do gerenciador de pacotes, não do linux. Com isso concordo plenamente, mas não é só o Suse que limpa o lixo. Na gentoo:

emerge --depclean

Agora, no windows, onde somente existe uma interface, só tem uma empresa, tudo funciona exatamente do mesmo jeito (e mesmo assim não respeita padrão nenhum - vai entender), o usuário não tem que fazer escolhas (coisa difícil), (que monotonia... como aguentam?), esse tipo de coisa não existe.
Comentário de Wilfredo
E o ReactOS?: Fora os comentários sobre o MS Windows, há algum comentário SOBRE O REACTOS?
Comentário de Bruno Gonçalves
Deborphan: Nos baseados em debian tem o deborphan que remove os lixos :)
Comentário de --alexandre--
hehe eu sou usuario do gentoo: hehe eu sou usuario do gentoo, a anos... e digo se um usuario normal de depclean ele destroi seu sistema...

para quem nao conhece o gentoo olha o aviso...

#emerge -p --depclean

*** WARNING *** --depclean is known to be broken. It is highly recommended
*** WARNING *** that `emerge --update --newuse --deep world` be ran before
*** WARNING *** commencing. However, using --depclean may still break link
*** WARNING *** level consistency within your system. `revdep-rebuild`
*** WARNING *** from app-portage/gentoolkit can help to detect breakage.
*** WARNING ***
*** WARNING *** Also study the list of packages to be cleaned for any
*** WARNING *** obvious mistakes. Packages can be manually added to the
*** WARNING *** world list by running `emerge --noreplace `.
*** WARNING ***
*** WARNING *** Make sure you have a backup.

Comentário de --alexandre--
não conheco ninguem que tenh: não conheco ninguem que tenha usado isso antes...
sei que ele trabalham em conjunto com o wine.... bem se ele tiver a estabilidade do wine deve ser uma porcaria.
Comentário de tiago_herrmann
...: Olá..
Bom.. já ouvi muitas vezes que o hardware pode ser responsável pelo mau funcionamento de um sistema operacional, porém se você troca de SO e o micro "do nada" fica estável, dificilmente a culpa seja do hardware. Não digo que não possa ser, mas as chances caem significativamente.
Acredito que o MS-Windows (kernel NT) tenha ficado realmente mais estável nas últimas versões, mas está longe de ter uma estabilidade perto da de um Linux, quem administra servidores que tem grande fluxo de informações talvez concorde comigo. *Aparentemente* no kernel do MS-Windows ainda há muitas 'condições de corrida' mal resolvidas que geram instabilidade quando se tem muitos processos a serem escalonados ou interrupções a serem atendidas.
Sobre o ReactOS: ouvi falar nele faz um tempo, não cheguei a testar, mas na época só rodava bem o notepad, pelo que me disseram. Estou fazendo download da versão atual pra qemu para fazer um 'test drive'.
Comentário de cesar
Live CD: Bom, uma das empresas que trabalho ainda tem servidores rodando em Windows devido a software legado que é complicado de ser portado, principalmente porque usa muitas APIs do Windows. Pode ser interessante nesse caso. Baixei o Live CD e vou dar uma olhada.

Cesar Gimenes
Comentário de cesar
teste do Live CD: Acabo de testar o Live CD, e o ReactorOS ainda vai demorar um pouco para ficar pronto e IMHO.

Cesar Gimenes
Comentário de ricarab
Muito bom!: Eu realmente não sabia da existência desse tipo de utilitário e, para dizer a verdade, não me surpreendo que o Debian tenha um utilitário assim, já que trata muito bem as dependêcias e empacotamentos!

Gostaria de ver mais utilitários desse tipo para outros sistemas, além de algo um pouco mais intuitivo que avisa o usuário sobre packages que não servem para nada.

Maravilha!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Wilfredo
Ainda falta muito: Concordo com você. Ainda falta muito para o ReactOS poder ser usado como uma possível alternativa de sistema operacional, principalmente como sendo uma implementação alternativa da API do MS Windows. Não à toa, ainda está na versão 0.2.x.

Um projeto que simpatizei foi o Syllable:
http://www.syllable.org
Comentário de Bruno Gonçalves
Drivers: Eu acredito que grande parte da instabilidade do Windows vem dos drivers, isso ajuda a explicar pq em alguns hardwares trava muito menos.

Quando eu ainda usava windows instalava o softmodem quando precisava usar e depois retirava ele do pc.

Sempre q o softmodem ficava instalado o PC travava muito mais, além da lentidão.

Muitas empresas criam seus drivers, quem garante que eles não são cheios de bugs?

Já no Linux temos a maioria dos drivers já inclusos no kernel que costuma ser muito bem testado :)

Outro exemplo é que placas de captura costumam consumir muito menos CPU no Linux.
Comentário de Usuario
Alguém testou e rodou o MSN7.5 no ReactOS?: Nos screenshots, podemos ver telas do MSOffice, do Adobe Photoshop,
etc...

Seria possível rodar o Internet Explorer 6.0, e o MSN7.5 ?

Aproveitando, li em algum lugar que estes programas da Microsoft
possuem licenças que só lhe permitem rodar se você tiver
uma licença de algum SO Windows da M$.

Alguém corfirma essa informação?

Da mesma forma, dos arquivos disponíveis para download
nos sites da M$, como o tal DCOM, Internet Explorer,
fontes TTF, quais programas podem ou não rodar no WINE,
sem a necessidade de licenças da M$?

Sobre o ReactOS, pelo que entendi, é um sistema operacional
independente do Linux ou do Windows, que possui uma API
livre que substitui a API do Windows.

Como o WINE também implementa a substituição da API do
Windows, estes dois projetos, WINE e ReactOS, algumas
vezes trabalham com afinidade, trocando estas informações.

Aproveitando, gostaria de tirar uma dúvida curiosa:

- Supondo que o MSN precise de uma licença do Windows para rodar.
- Você então roda o MSN no Linux usando o WINE.
- Se isso for ilícito, qual será sua punição?
- Pagar o valor da licença do Windows?
- Qual windows? 3.1, 95, 98, XP, NT, 2000, Me, Vista?
- Pagar o valor da licença do MSN?
- Existe?





Comentário de hamacker
Uma licença que restringe o: Uma licença que restringe o uso por vincular um produto ao outro não tem validade juridica aqui no Brasil. Portanto se conseguirem que o IE rode integralmente sem nenhuma dependencia do Windows e suas .dlls então voce não faz mal nenhum.
No entanto, o DCOM98 (DCOM é apenas um exemplo) é parte integrante do Windows e não pode ser removida para ser colocado em outro SO para "simular" ou tornar possivel a execução de aplicativos Windows Compátiveis. Por isso o time do wine trabalha para que nenhuma dll nativa do windows venha a ser usada no sistema anfitrião.
O mesmo se aplica ao ReactOS, ele quer tornar possivel uma compatibilidade com o NT4, mas sem rede e sem drivers ele ainda pode pouco, no dia em que for possivel usar rede com ele (ala cliente de rede windows) ele vai despertar o desejo das empresas que tem problema com licenças win9x para rodar aplicativos pontuais (autocad, office, rh, ...)

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004