Vivemos num pais onde as prioridades acabam se invertendo.
Não seria melhor pagar salários dignos para os professores? Não seria melhor dar melhores condicoes de trabalho nas escolas e universidades publicas? Não seria melhor dar merenda e assistencia social para essa gente? Em vez de gastar numa compra que só vai encher os cofres de industrias americanas, porque nao usamos esse dinheiro aqui mesmo?
Nosso nivel educacional é tao baixo, não por causa da falta de computadores, mas simplesmente porque o sistema publico esta desacreditado. Professores mal pagos, escolas sucateadas, alunos famintos e despreparados. Quem sabe, eles acham que o laptop é uma grande bolacha e acabam comendo?
Os absurdos se extendem para todos os setores (transportes, saude, seguranca). Entao, não é certo brincar com o dinheiro publico como se não fosse nosso. Esse projeto tao "atraente" pode ser uma grande armadilha e um grande fiasco.
Para fazer uma comparacao, imagine aquela pessoa que gosta demonstrar um alto status social, frequenta boates, usa roupas de grife, dirige carros importados, mas na verdade está totalmente falida, e passa fome em casa. Cheia de dividas, mas sem perder a pose. É exatamente este tipo de atitude que devemos evitar. Devemos dizer sim a inclusao digital, porem de uma forma mais racional, mais viavel.
Entao fica evidente que as prioridades num pais tao cheio de problemas como o nosso, são outras.
Não pretendo ser o dono da verdade, e espero estar enganado a respeito de meus pontos de vista, mas acho que o projeto nao vai dar certo. E continuaremos atolados nos mesmo problemas que nunca foram resolvidos.
Com o tempo, saberemos quem tem razao.
Sinceramente: sou a favor de um incentivo maior à educação tradidicional. O sucateamento do sistema educacional público no Brasil é evidente e vergonhoso, e não acho que um projeto como esse do Negroponte vá ser bem aproveitado por alunos que mal sabem interpretar um texto simples e professores que acham que estão na sala de aula apenas para passar conteúdo.
Espero que o projeto, se colocado em prática, seja acompanhado de ações que possibilitem a todos os envolvidos obterem o máximo de proveito possível. Não sei como esse ou qualquer outro governo vá fazer isso, mas torço para que dê certo em algum instante de um futuro não muito distante.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA