Recentemente o governo brasileiro recusou um convite para um encontro com Bill Gates, causando controvérsia principalmente entre os que acreditavam que o presidente deveria saber o assunto da conversa antes de rejeitá-la. Não sabemos qual seria o tema, mas hoje a imprensa internacional traz o relato de um encontro similar ocorrido em novembro entre Gates e o primeiro-ministro da Dinamarca, acompanhado do ministro da Economia e do ministro da Ciência de seu país. Trecho da
cobertura do The Inquirer: "
Bill Gates disse ao primeiro-ministro dinamarquês Rasmussen que 800 empregos iriam desaparecer se o país se opusesse à diretiva de patentes de software da União Européia".
O Groklaw
traduziu para o inglês uma matéria do principal jornal de economia e negócios da Dinamarca, e re-traduzo um trecho: "
O fundador da maior empresa de software do mundo, Bill Gates, está pronto para fechar a Navision na Dinamarca e mover os 800 desenvolvedores por trás do maior sucesso de software dinamarquês para os EUA. O líder da Microsoft deixou isto claro quando se encontrou com os 3 ministros mencionados em novembro. A ameaça tem risco de ser executada, se parte do mercado de TI conseguir bloquear a disputada diretiva da UE sobre patentes de software, que a Microsoft tanto quer mas várias vezes viu ser adiada graças ao lobby eficiente da oposição anti-patentes."
Atualização: A Microsoft publicou
um comunicado em que não desmente ter havido a conversação nos termos descritos hoje pela imprensa dinamarquesa, mas nega haver plano de desativar o seu centro de desenvolvimento em Vedbaek.
Quando comecei a me interessar por informática eu admirava o Bill Gates, sério, hoje eu tenho nojo em saber que pertenço a mesma espécie que esse sujeito. Imaginem o que ele não diria ao Lula.
Agora o Lula deveria marcar um encontro com ele, deixar o safado falar, depois mandar prendê-lo por ameça a soberania nacional e agressão a funcionário público (o presidente não deixa de ser um funcionário da união, não existe aquela lei sempre exposta em todas as repartições?), dar uma canseirinha nele na Polícia Federal e por final mandar ele de volta a Redmond deportado, como aquele comandante de um avição americano que fez um gesto obseno para a foto.
Sujeito asqueroso.
André Simões -- alsimoes arroba gmail com
"Nem toda propriedade é um roubo. Porém, a propriedade é um roubo quando exclui os não-proprietários do processo de desenvovimento social." -- Manuel Castells
"O melhor do Brasil é o brasileiro"