Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Substituição do logo causa polêmica na comunidade FreeBSD

Luiz Gustavo (lgustavo@MyFreeBSD.com.br) enviou este link do MyFreeBSD e acrescentou: “Os últimos dias têm sido de intensas movimentações na comunidade FreeBSD mundial. O motivo: uma competição para eleger o novo logo do projeto. No link acima, o MyFreeBSD fez um breve resumo dos acontecimentos envolvendo esta polêmica.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de beckzera
Confusão: Muita gente estava indignada dizendo que o Beastie era o símbolo inconfundível e que não deveria sumir, mas quem foi que falou que ele iria sumir? Aqueles boatos de que eram motivos religiosos que iriam mudar o logo, sei lá donde surgiram...

Ainda bem que confirmaram que ele continuará sendo o mascote! Senão ia ter gente se suicidando por aí... :P
Comentário de Douglas Augusto
Não sei se a questão religi: Não sei se a questão religiosa era apenas um boato, até agora a notícia no OSNews mantém essa versão:

Unfortunately, the cute FreeBSD daemon is sometimes treated with misunderstanding in the religious and cultural context. That's why The FreeBSD Project is announcing a public competition for the new logo design.

Mais adiante dizem também que o logo atual não é bem designado no que tange a impressão (principalmente em preto-e-branco). Isso eu concordo, a pergunta é: será este realmente o principal motivo?

O problema é que mesmo mantendo o mascote, o logotipo pode ser de tal forma que iria descaracterizá-lo profundamente, como se perdesse personalidade.

É interessante lembrar que o mascote "demônio" vem dos processos chamados daemon (que lembra "demon") e também por causa das chamadas ao sistema "fork" (realizadas também pelos daemons), que faz uma alusão ao tridente do diabo (fork em inglês).

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Mandark
Não concordo: O logo do NetBSD era muito feio e difícil de desenhar... achei legal eles terem mudado, mesmo que o atual não tenha me agradado.

Quanto o FreeBSD não concordo. O Beastie é tão significativo para o FreeBSD quanto o Tux é para o Linux. Não vi nada a respeito, mas será que fizeram uma pesquisa pra saber se o pessoal é a favor da mudança?
Comentário de Daniel
Religião: O pior de tudo que vi gente em alguma das listas (RSS) que vejo falando "ótimo que mudem, não usaria um sistema com o 'demo' como símbolo". E depois continuava com outras baboseiras sobre a religião e tal...

Por favor, estamos em fevereiro de 2005, quanta bobagem. Se o Diabo ou coisa do genero existir, garanto que ele vai ter gente com motivos muito maiores que esse com prioridade pra conseguirem um ingresso para o inferno.

Tirar esse diabinho é correr o risco de perder a identidade do OS. Vale lembrar que são poucos os projetos que tem uma "cara" que tu facilmente identifique. Óbvio que o importante mesmo é funcionar bem. Entretanto esses "frufrus" são importantes, fica na cabeça das pessoas. ajuda na hora de identificar algo. E o mais importa... eu acho muito legal o diabinho :D

Para os mais assustados com esse terrível "cramulhãozinho"... tem um "sistema operacional" que tem um belo gramado com um CÉU azulzinho e com uma músiquinha quase angelical na entrada :)


Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Já que você tocou no assunt: Já que você tocou no assunto, vou apenas comentar: não é que a palavra daemon lembre a palavra demon. Na verdade, as duas tem exatamente o mesmo significado, mas daemon é inglês arcaico.
Comentário de joaocep
Acho o Logo criativo: Acho o o Logo do FreeBSD muito criativo, e nada a ver com o "Demo" pois o Demo tá na "Janela" ...

Mas se os caras sofreram alguma perda pelo mascote acho viável a criação de um simbolo mais "discreto".

Será que vão trocar os nomes dos daemons? e zoombies? de sistema...


--

.''`. João Luis Mancy dos Santos / Porto Alegre-RS
: :' : joaocep at yahoo.com.br
`. `'` http://yogurt.sf.net
`- Uin: 82889044
Comentário de brain
Mas o Beastie não será trocado!: Segundo consta, o mascote do FreeBSD continuará sendo o Beastie. O que vai haver é a criação de um novo logo.
Comentário de Mandark
Teoricamente não.: Na minha opinião é uma forma de dizer que vão aposentar o Beastie sem deixar muito contrariado quem é contra.
Tux é o logo do Linux ou o mascote? Até onde sei é os dois.

Esse negócio de ter logo e mascote só funciona com time de futebol.
Comentário de Felipe Kaled
Daemon não é inglês arcaico, vem do grego: Nos diálogos de Platão, Sócrates várias vezes contava que ele tinha um demônio (daemon, no texto em grego), que ficava ali calado e de repente lhe falava como reagir à determinadas situações, assim como os daemons que rodam em backgorund nos sistemas unix.
Comentário de Hermesdsb
Tinha um papel de parede "leg: Tinha um papel de parede "legal" que corria pela internet que era o Diabinho do BSD dando um "pegada" "animal" no Tux, ehehehheh. Comecei a Olhar meio desconfiado para os dois depois daquele dia.
Comentário de
Pode até ser: Pode até ser, mas o Robert Watson (do FreeBSD Core Team) veio a público dizer, entre outras coisas, "One of the immediate pieces of feedback we got was that we need to make it more clear: this is not about replacing the beastie!" - em uma tradução rápida, "Uma das primeiras reações que recebemos foi que precisamos deixar mais claro: não se trata de substituir o beastie!".

Eu tendo a não acreditar que ele esteja mentindo, e acredito que eles apenas queiram um novo logo que possa ser usado em locais em que o mascote não é suficiente ou ideal. Um exemplo que me vem à cabeça é em um servidor de uma comunidade paroquial...

A questão do beastie ser propriedade do McKusick também me parece importante o suficiente para merecer atenção: os termos de uso que ele adota são bem menos livres do que os que o Larry Ewing adotou para o Tux, para usar o seu exemplo.

Mas ainda que alguém decidisse substituir o mascote por alguma outra figura, provavelmente a comunidade não daria bola e continuaria usando o beastie - por vontade ou por inércia (do mesmo tipo de inércia que faz os fabricantes de palha de aço terem dificuldade de fazer as pessoas não chamarem o seu produto de "bombril").
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Sim, é inglês arcaico, de origem do latin..: Bom, daemon é inglês arcaico, sim, segundo o Webster. Outra variação é a palavra daimom. Hehe, sei que ficou meio off-topic, mas outra coisa, daemon vem do latin. Nos textos gregos, é um pouco diferente, daeimon.
Comentário de Caio Begotti
Mais do mesmo: Demônio na época dos dois tinha um sentido mais amplo e não é que Sócrates tinha um demônio personal-tabajara realmente. AFAIK, o conceito era usado pra demonstrar a existência de influências mentais nas pessoas e pelo que parece era comum alguém fora de série ou que fazia proezas absurdas ter seu nome relacionado a existência de algum demônio pessoal, como se recebesse "dicas de genialidade" do mesmo. Mas, pra variar um tantinho, veio a igreja católica e...
Comentário de Douglas Augusto
Um exemplo que me vem à cabe: Um exemplo que me vem à cabeça é em um servidor de uma comunidade paroquial...

Para o servidor da igreja pode ser usado o demônio angelical. :D

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Douglas Augusto
Beastie does Tux. :D : Beastie does Tux. :D

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Hermesdsb
Beastie does Tux: Valeu Douglas Augusto, rapidinho hein..


Comentário de Pedro Ikkan
Tanto faz se veio do ingles a: Tanto faz se veio do ingles arcaico ou da caverna, oq importa eh q o capetinha eh o q ah, marca presença e eh realmente um mascote mto foda
Comentário de Henrique Vicente.
Acho o mascote...: Acho que o mascote nada legal para se mostrar... claro que nós sabemos que o BSD não é criação de pessoas malignas... eu até usaria (nunca tive a oportunidade) um BSD numa boa, mas se eu fosse usuário de BSD jamais sairia por aí com um adesivo desse coisa ruim no meu carro (tudo bem, nem tenho ainda) :P
Como dizem, a primeira impressão é a que fica, além de eu estar fazendo propaganda desse bixo feio..
Agora o Tux é bem bonitinho :P
Comentário de EdCrypt
O Beastie é legal!: Realmente, seria bobagem achar que poderiam mudar uma tradição dessas e mudar o mascote do projeto. E ainda bem que não queiram aposentar o Beastie, é um dos mascotes mais legais que existem. Eu usaria e não teria vergonha de usar como simbolo e tal, mesmo que não achasse um mascote tão simpatico, pois pra mim isso (demonios, deus(es), etc) é mitologia. Maa claro que misturar as coisas não é legal, e mesmo se o mascote continuar mais usado pela comunidade que o novo logo, o logo será importante para "coisas sérias" (marketing) ligadas ao projeto, que podem ser mal vistas por certos religiosos.

Eduardo de Oliveira Padoan
http://edcrypt.cjb.net
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
daemon eh latin: pelo que tenho visto(e lido) daemon vem do latin, e antigamente significava "ajudante, gênio" - nada de seres malignos
O termo foi usado por maxwell para descrever os "ajudantes imaginarios que atuavam escondidos(background) nas reações das moléculas", um sentido muito próximo do utilizado em sistemas operacionais.

ref.: The Origin of the word Daemon<\a>
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Para entrar mais na questão: Para entrar mais na questão religiosa.

O criador do Bestie é marido do criador do Sendmail.

Go Bestie.
Comentário de Hermesdsb
Acho o mascote....: Concordo.
- Não adianta tampar o sol com a peneira, existem religiões, que com toda a certeza recomendaria a seus fieis a não utilizar um produto do qual o símbolo é um Diabinho.
- Estamos falando de milhões de pessoas, fora aqueles nem tanto convertidos assim, que para evitar problemas com familiares, esposas, pais, etc..
- Com certeza se o BSD fosse maior difundido este tipo de questionamento iria aparecer. Afinal por que deixar fora dos seus possíveis utilizadores esta grande quantidade de pessoas somente por causa do símbolo do produto?
- Acredito que este é um dilema que o pessoal do BSD esta passando.

PS - Religião é algo que não se discute
Comentário de hamacker
A palavra demonio era muito popular no passado...: A palavra demonio era muito popular no passado, tambem descrevia pessoas portadoras de doencas que quando curadas era comentado como "espulsando o demonio". Até hoje, tambem usamos expressoes similares tais como "é preciso exorcisar o medo que há em mim". No nordeste, um menino que "apronta" é chamado de danado, capela, diacho que são alusões a mesma palavra.

Ainda há um exemplo mais chocante, na Biblia Lucas (que era médico) descrevia as curas de Jesus do ponto de vista médico e em alguns momentos ele narrou que Jesus "espulsou demonios e curou doentes" e dentre os enfermos ele fala separadamente daqueles que eram epiléticos ou leprosos (ou seja não era caso de possessão demoniaca), enquanto outros escritores como Joao e Marcos viram a mesma cura, porém por não serem médicos usavam o termo "espulsou demonios" inclusive para casos de doencas muito conhecidas como epilepsia e lepra.

Entao o termo "demonio" é antigo e genérico normalmente relacionado a coisas ruins.

Tendo esse ponto de vista, acho tambem que o mascote daemon deveria ser trocado, nao por motivo religioso, mas pelo significado controverso.
Comentário de Alexandre Martins
Ache o que QUISER!!!: Se religião fosse algo que não se discutisse tu não estarias opinando, dando-me inclusive a oportunidade de, DISCUTINDO, apontar tua contradição!
Ora bolas, se estas comunidades estão insatisfeitas, que não usem o FreeBSD, optem por outro BSD ou outro SO livre ou mesmo não livre, afinal de contas, estamos aqui DISCUTINDO se o símbolo (seja chamado logo ou mascote) de um SO deve agradar a todos? Aí sim eu recorro à religião, Nem Jesus conseguiu, e dos doze que ele tinha consigo por um foi negado e por outro foi traído... Com isso, quero dizer que apóio totalmente a manutenção do Demônio (em bom português) como imagem do SO, e se os tais religiosos forem "proibidos" por seus pastores ou função que o valha de utiliza-lo (meu Deus, que atitude medieval), só lamento, azar deles, ESCOLHA deles, o que não se deve é estar curvando-se a todo momento aos ditames cerceosos de liberdade de Estados, Religiões, ou quem quer que seja.

"O segredo da felicidade está na liberdade. O segredo da liberdade está na coragem" (Jean-Paul Sartre, Filósofo)
Comentário de Henrique Vicente.
Não se trata de proibição...: Não se trata de proibição, sou católico e com certeza não acho nada legal esse símbolo, agora essa sua visão egocentristica precisa ser mudada, a questão é que esse símbolo é desagradável para bilhões de pessoas... até mesmo independente da pessoa crer em algo ou não, não se trata de mudar de sistema por causa disso... para mim nada é proibido mas nem tudo nos convém e por isso eu não acho nada legal esse símbolo... e cara, forks não levam a nada, pessoalmente para mim seria bem melhor colocar alguma imagem mais legal :)
Ai você diz, é questão de liberdade, ai eu concordo, mas acho que poucos iriam se sentir mal por causa de uma atitude dessas... muito menos quando se trataria de uma atitude para valorizar a imagem, superficial, do "produto" com o objetivo de torná-lo mais popular.,,
Comentário de Ednei Pacheco
Ah... é sempre a RELIGIÃO..: Ah... é sempre a RELIGIÃO...

Att., Ednei Pacheco.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004