Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Azureus, um cliente BitTorrent em Java

A Linux Magazine norte-americana apresenta o Azureus, um cliente BitTorrent feito em Java que roda em Linux (e em outros sistemas operacionais com suporte a Java) e tem recursos adicionais e uma interface mais confortável que o cliente BitTorrent tradicional. Se você é fã de downloads a partir do BitTorrent, experimente! E se conhecer clientes BitTorrent feitos em sua linguagem de programação favorita, mencione-os nos comentários.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Joao Melo
LIMEWIRE: O Limewire está disponível para GNU/Linux em pacote "RPM" e em Português (quase BR). Fácil de instalar, exige o Java (jre 1.5).
A interface é bonita e de fácil navegação.

Indico.
João Melo
Comentário de Scirious
O Limeware é um cliente da r: O Limeware é um cliente da rede Gnutella, não um cliente de BitTorrent.
Comentário de Felipe Raposo
LimeWire: O LimeWire é show. Eu sempre uso para baixar qualquer coisa. Mas eu nunca usei como cliente Torrent. Nem sabia que ele fazia isso. Quando eu chegar em casa eu vou testar. E já baixo o 5o capítulo do 5o epsódio do Smallville por ele. Hehe...

Felipe Raposo

Comentário de Rafael Kafka
Java é pesado demais.: Java é pesado demais.Até em pc's novos e com muita memória.Logo é inviável.Deveriam ter feito em Python como o ABC que até hoje não foi portado apesar das fontes para o Linux terem sido liberadas.
Comentário de ricarab
Muito bom!: Recomendo! Uso o Azureus a muito tempo, e para dizer a verdade, nunca fiz downloads por outro cliente!

Há ainda o LimeWire, cliente de redes Gnutella, um software de ótima qualidade também, porém é um software comercial não livre!

O pessoal do desenvolvimento do Azureus está pedindo contribuições para o projeto, p/ não ter que torná-lo pago.

Uso o Azureus, aMule e LimeWire e recomendo p/ todos! ;)


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de ricarab
Pois é..: Concordo sim que tanto o Azureus quanto o LimeWire são sim MUITO pesados e até evito de rodar os dois ao mesmo tempo, porém, acho que a linguagem escolhida (Java) foi boa, já que permite a total funcionalidade dos programas em muitas plataformas, e além disso, um visual bonito e com boa funcionalidade!

Não entendo bem de linguagens e não me refiro a desempenho, mas creio que nesse caso, foi uma boa escolha. Não dá p/ reclamar pois ao contrário de programas igualmente pesados como o Kazaa, que nem possuem versões p/ outros sistemas!

Sem reclamações!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Joao Melo
VOCÊ TEM RAZÃO: Scirious,
Você tem toda razão. Nem me dei conta, mas só percebi depois que publiquei.
Porém, com relação ao Azureus, encontrei dificuldade em usá-lo no GNU/LINUX - SuSE 9.3, pois sempre ocorre erro e o aplicativo simplesmente encerra, sem mais aquela. Acabo usando o aplicativo bittorrent padrão do SuSE, que não me ocorre agora no nome. :>)

João Melo
Comentário de ricarab
ué...: utilizo Suse 10 com Azureus + aMule + LimeWire e não tenho problemas! Também utilizava os mesmos no meu antigo Suse 9.3 e não tive problema algum...

Não sei porque não consigo instalar o Suse 9.3 e Suse 10 em modo gráfico, desconfio que seja algum problema do Suse com o instalador, já que em modo texto ocorre tudo bem, ou problemas na minha memória! Quem sabe você esteja com problemas na memória? Aqui rola tudo blz..


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de 100nick
[meio off-topic] Quanto ao "p: [meio off-topic] Quanto ao "peso" do Kazaa, um professor de S.O. na faculdade disse pra turma que ele vem com um processo embutido, processando informações não sei pra quem (não lembro agora). Ou seja, vc não usava o software de graça, mas pagava com sua CPU... bom, como nunca achei outras informações a respeito, isso ficou meio "no ar", não sei se a informação procede. Se alguem tiver algo a acrescentar, fique a vontade. Mas a verdade é que o K-lite era beeeeem mais leve, não sei quanto as versões atuais, pois faz tempo que não uso a rede FastTrack e nem Windows.
Comentário de Douglas Augusto
Embora seja razoavelmente pes: Embora seja razoavelmente pesado, tanto em termos de velocidade como memória, uso o Azureus já faz um bom tempo. Não conheço (pode ser por ignorância) nenhum outro cliente Bit Torrent para GNU/Linux tão completo quanto o Azureus.

Aproveitando o gancho, como nem tudo são flores, duas coisas me incomodam no Azureus:

- Há como definir a prioridade de download de um *torrent*?
- Existe um meio de passar instruções via linha de comando ao Azureus (em tempo de vôo), por exemplo, limitar a velocidade global de download? Quem já utilizou o "Downloader for X" sabe bem o que estou falando.


--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Marco Aurélio
Também já ouvi esses boatos: Também já ouvi esses boatos. O pessoal reclamava muito de adware também. E, para aqueles que pararam de usar o Kazaa e se acham livre da praga, devo lembrar que o Skype é produzido pela mesma equipe do tipo cujo.
Comentário de Marco Aurélio
Bom, por mais peso leve que o: Bom, por mais peso leve que o Python seja, ele mesmo tem alguns requisitos de hardware que não o classifica em peso pena (ele roda numa VM também, se bem que bem menos sofisticada que a do Java). E a performance dele também pode sofrer muito (tanto é que, para qualquer coisa que usa muita CPU, eles passam pelo Boost ou coisa do tipo antes).

Só não entendi essa parade de ABC em Python que não funciona em Linux. Python é multi-plataforma (da mesma forma que o Java). O componente wxPython, que deve ter algum binding com bibliotecas nativas do sistema (o que poderia comprometer a portabilidade) também tem pra Linux. Se ele não roda no Linux, é alguma cagada da parte do ABC, e não culpa do Python.


Comentário de LeandroCP
Uma alternativa de cliente to: Uma alternativa de cliente torrent é o BitTornado que utilizo bastante, é feito em wxWidgets [ http://www.wxwidgets.org/ ], parecido com o cliente bittorrent original mas com muito mais funcionalidades, recomendo o teste pelomenos.
Comentário de Metatron
Ktorrent: Ktorrent
Comentário de afff
Utilizar computadores do secu: Utilizar computadores do seculo passado e com vagas lembranças ao invés de memoria não vai mesmo, é o mesmo que comparar o fedora 4 com o windows 98.

Comentário de Walter Mendes
Alguem sabe com usar torrente: Alguem sabe com usar torrentes do mininova no linux? nâo loga, dá a mensagem "rejected by tracker - unregistered torrent pass " e eu estou utilizando o btdownloadcurses.py em modo texto.



Obrigado.
Comentário de Wallace
Alguns trackers pedem login/senha: Eles mostram isso na mensagem de erro e mostram também o site onde você deve se registrar e logar antes do torrent começar a baixar. Fazem isso para saber se você liberou uma razão boa de up/download (para evitar os caras que só querem baixar sem dar nada em troca e bloqueiam os uploads para 1k/s).

Comentário de Matheus Villela
BitTornado: Ele tem interface em "texto puro" e curses também :)
Comentário de killerv
Concordo: Em termos de funcionalidade,controle e portabilidade, o Azureus é imbatível! Não tem nenhum outro cliente que chega aos pés dele nesses quesitos. É realmente um cliente de BT espetacular. Só não gosta dele quem tem máquinas excessivamente antigas e/ou lentas ou quem tem preguiça mental e assusta com o tanto de opções configuráveis e se perde nelas :)
Comentário de rafaelkafka
O desempenho é ruim: O desempenho é ruim mesmo em uma máquina nova com uma configuração básica.As funções são bem vindas mas o meio de proporcioná-las é que é equivocado, Java fica pesado até em um computador razoável.

Pc's do século passado só rodam damn ahaha, imagine algo em Java.

O problema não é do Python, infelizmente não portaram o abc que tem tudo que um cliente bittorrent precisa.

Não recomendo rodar o Azureus com menos de 384 mega de memória em um desktop como KDE ou GNOME, partindo-se do pressuposto de se tratar um processador atual.

É uma pena que usem Java.
Comentário de lilux
limewire gtk-gnutella azureus: Quem tem um computador com poucos recursos pode usar o gtk-gnutella no lugar do limewire. O limewire é melhor para encontrar e baixar os arquivos, mas o gtk-gnutella não faz feio, e é bem leve.. feito em gtk (1 ou 2, escolhido na hora de compilar), e só não tem a versão windows. É a vantagem dos dois tipos de rede, podemos escolher o programa pra dividor os arquivos.

O azureus pra cliente torrent é muito bom, eu já usei.. baxei muita coisa. quem frequênta a pagina do sourceforge.net - www.sf.net - sempre vai encotrar ele entre os primeiros da lista de desenvolvimento mais ativo.. inclusive está em primeiro na lista.. na frente do gaim.
Comentário de CWagner
Quem não tem máquina potent: Quem não tem máquina potente pode usar a interface ncurses do cliente BT, quem pode de despreocupar com memória, processador largura de banda, eu recomendo: Azureus é um dos melhores clientes BT que já foram feitos.

Ficar desmerecendo o programa por causa da plataforma escolhida é muito subjetivo, se fosse o caso ele só prestaria se rodasse nativamente em máquinas de 64 bits dual core.

Depois o povo fica com raiva quando dizemos "faz melhor, se não está gostando".
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Webmarlin
Não ocorre o mesmo...: Joao Melo,

Talvez haja algum problema com a instalação do SuSe. Eu uso o 9.3 tb e ele roda perfeito. E até surpreendentemente mais rápido do que o SuSe 9.2, onde levava um século para abrir (em torno de 1 minuto). Da primeira vez, achei inclusive que não ia funcionar... Mas no SuSe 9.3 ele abriu mais rápido que o Firefox, por exemplo.
Comentário de Webmarlin
Pesado???: Acabei de postar lá em cima que no meu SuSe 9.3 ele abre mais rápido até que o Firefox. É muito rápido mesmo... e olha que meu computador não é lá essas coisas: PIII 800 com 192Mb de memória.
Comentário de Webmarlin
Repetindo: Repetindo o que postei lá em cima...

No meu SuSe 9.3 ele abre mais rápido até que o Firefox. É muito rápido mesmo... e olha que meu computador não é lá essas coisas: PIII 800 com 192Mb de memória.
Comentário de Daniel_
Não sao boatos...: Não são/eram boatos. Na época q isso veio a tona, mostraram que no acordo de uso (aquele q todo mundo clica no "agree" sem ler :) a pessoa concordava em usar o micro para processamento distribuído.

Mas kazaa é brabo, nada pode ter mais spywares
Comentário de aff
192 de memoria??? e ainda fal: 192 de memoria??? e ainda fala que não é do seculo passado, meu petium II tinha 256 de memoria, tá na hora de rever um upgrade urgente.
Comentário de Gastaojunior
Acho que sua máquina é que: Acho que sua máquina é que é muito lenta. Utilizo o Azureus sem problema algum e ele é muito rápido.

Abraços
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004