Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

LG3D, live CD com o Looking Glass

O TuxMachines publicou uma breve análise ilustrada do LG3D, um Live CD baseado no Slax e incluindo o ambiente 3D Looking Glass, com toda a riqueza gráfica já implementada na versão corrente deste sistema, e aparentemente ainda sem muitas funcionalidades disponíveis.



Muitas das idéias do Looking Glass talvez estejam presentes em ambientes gráficos do futuro próximo, e vale a pena acompanhar o desenvolvimento desta área. O artigo do TuxMachines tem a vantagem adicional de incluir boa quantidade de reproduções de telas, para quem quiser ter uma idéia geral da aparência sem ter de fazer o download do Live CD.



Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de quero mandriva
po brain para de postar essas: po brain para de postar essas noticias toscas e posta logo o resultado do sortio do mandrivaclub
Comentário de nemesis
janelas rodopiando na tela...: ...tudo o que o usuário sempre quis para aumentar sua produtividade e ter maior facilidade de uso...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de HAmc
Não são apenas janelas rodopiando: O projeto tem seus propósitos bem definidos e voltados a uma camada específica de usuários, além de dar um passo inicial para o futuro do Desktop.

É fácil criticar.


Comentário de Patola
python: ...aposto que se o Looking Glass fosse escrito em Python você gostaria...
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de tiago_herrmann
metisse: Para quem quiser um ambiente 3d com mais coisas implementadas do que o looking glass atualmente, pode usar o metisse. Funciona muito bem e foi desenvolvido em C (ou C++, não lembro), se não me engano baseado no fvwm. Acredito que a maioria das pessoas consiga uma performance melhor com ele do que com o looking glass.
http://insitu.lri.fr/metisse/

até
Comentário de hamacker
e bota futuro, talvez em "201: e bota futuro, talvez em "2010, o ano em que faremos contato", quando já estivermos usando monitores holograficos touchscreen.
Comentário de nemesis
não: Tem bastante software útil escrito em java e outras linguagens podres. Acho que Looking Glass não é um deles, nem se fosse reescrito em python.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Bruno Gonçalves
Xorg: Como saiu aqui no BR-Linux a algum tempo tem uns testes de usar alguuns recursos do X e umas modificações do KDE pra se usar o próprio KDE com recursos de janela 3D diratamente no Xorg, ainda constava que o notebook que estava rodando tinha uma ATI da época da GeForce2, se tudo for verdade creio q seja o melhor caminho.

Looking Glass é muito pesado.

Metisse é limitado e parece estar abandonado desde 2004.
Comentário de Kid-X
Quando que as distros vão incluir?: Eu gostaria de saber quando as distros vão incluir o Looking Glass, o novo Enlightment, Metisse e os novos desktops "futuristas"?

(Talvez quando a Microsoft recuperar o mercado com o Windows Vista...)

=================
Eu gosto do GNU/Linux; Ele é que não gosta de mim.
Linux é apenas um kernel. GPL é apenas uma licença.
Comentário de acidbase
Comentário idiota: (esse comentário é em resposta ao comentário do Patola, só que cliquei no 'responder' errado)

O que tem a ver a utilidade (ou a falta de) com a linguagem que isso foi feito?

Esse software é (in)útil escrito em C/C++, Java, Python, Lisp, Assembly, Objective-C, ...

--
Osvaldo Santana Neto (aCiDBaSe)
Comentário de Patola
Nada: Foi uma provocação.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Patola
Respostas: Eu gostaria de saber quando as distros vão incluir o Looking Glass

O Looking Glass usa a API Java3D e só funciona com placas de vídeo 3D muito boas (acho que nem a GeForce4 MMX funciona). Então, não acho que tem muita esperança de vir na instalação padrão, visto que java tem restrições de distribuição e pouca gente tem hardware tão bom.

o novo Enlightment

Depois de sair a versão estável, talvez? Está perto, parece, mas ainda não saiu.

Metisse

Tá doido? O metisse ainda está nas versões PRELIMINARES e você já quer incluir como software estável?
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de nemesis
ué!: "quando a Microsoft recuperar o mercado com o Windows Vista"

e quando foi que ela perdeu?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Bruno Gonçalves
Big Linux: Inclui o Metisse no Big Linux 2.0, mantive no 2.1 e vou manter na proxima versão.

Não é estável, não é bom de usar, é lento.

Mas é interessante :)
Comentário de joaoemanuel
De novo: Nemesis, realmente você não gosta de usos a toa, mais convenhamos o 3D no computador não é para produtividade é mais um passatempo, claro que dá para ser produtivo com 3d, só depende do usuário. :)

{}s
Comentário de Manoel Pinho
"e quando foi que ela perdeu?: "e quando foi que ela perdeu? "

E quando foi que ela ganhou o mercado, pelo menos o brasileiro ?

Aqui as "distribuições" windows mais usada é a windows XPirata Professional Corporate e Windows 98 "mão de gancho", que não pagam nada para a M$ e têm como única função manter os concorrentes afastados e os usuários treinados nos seus produtos de graça.

Eu adoraria ver uma estatística real que mostrasse a fatia de mercado dos windows legais e a do linux...
Comentário de joaoemanuel
A perda do mando da MS sobre os desks: Nemesis não soube? A MS perdeu a 200 anos atrás, quando o mundo fez uma revolução contra o imperialismo americano. Só que após disso houve uma guerra aonde a MS saiu vitoriosa e voltou a reinar nos desks. :)))
Comentário de CWagner
Tenho a impressão de que sis: Tenho a impressão de que sistemas CAD e CAE possam possam se beneficiar com sistemas 3D.

Imagine um engenheiro criando suas peças e maquetes, em vez de traçar plantas, ou mesmo um artista digital "moldando" suas obras com "pinceladas" digitais, ou com a ajuda de luvas especiais.

Lembrem-se que mesmo que não gostemos de certas atividades, elas podem ser úteis ou mesmo vitais para algumas pessoas. Vide as manifestações culturais tidas por muitos como improdutivas, pobres, desinteressantes ou até mesmo inúteis (samba, carnaval, micaretas, axé, funk (carioca)), nada contra, mas também nada a favor.

Se para alguns não passa de disperdício de processamento, para outros pode ter alguma utilidade, ou até mesmo ser um ganha pão, como por exemplo os jogos, que para muitas pessoas que não lidam com informática são perda de tempo.

Não sei se um dia verei isso funcionar realmente, mas penso na época que o monitor fixo será dispensável para interagir com computadores, que terão como interface principal ordens faladas e que poderão sugerir alternativas aos problemas que lhes propusermos, através de projetores holográficos e sistemas sintetização de voz, com nuances menos robóticas e mais humanas, ou quem sabe num ambiente de imersão virtual.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de salvador
É realmente, bastante bonito, só que come processamento: Testei esse esquema numa máquina com a seguinte configuração:

P4 3.2 2mb de Cache com HT habilitado
2 pentes de 512mb ddr2 533 (ou seja, 1gb de ram)
Placa gForce pciex 6600 gt 128mb
HD Sata....
kernel 2.6.13

Isso dá praticamente o dobro dos requerimentos minimos, e ainda assim rodava meio estranho, particularmento lento em alguns momentos.

Não sei se é por ser feito em Java ou o que, em todo caso admiro o esforço, apesar de ser um tanto quando confuso :P (o uso)

Tiago "Salvador"
Comentário de x
:
E por ser escrito em java ele é obrigado a gostar?


Comentário de Wallace
Softwares em Java são assim: De vez em quando eles dão umas "paradinhas" de alguns segundos e se danam a escrever no disco...deve ser o tal de garbage collector...
Comentário de xxx
:
Legal a sua apresentação no PyConDay do SERPRO. Pena que eu tive que sair antes do final.

Comentário de Marcelo Vivan Borro
Você está atrasado :-): Você está atrasado Hamacker :-)
Dá uma olhada em http://www.io2technology.com/

Marcelo Vivan Borro
Comentário de Patola
Mas...: Mas avise seu usuário disso. Se ele for usar o metisse, avise que é um software "preliminar" (ou chame de "beta" mesmo, para o usuário final tanto faz) e que pode fazer ele perder trabalhos ou dados que estiver usando quando rodar uma sessão dele.

Só um conselho, claro. A distribuição é sua, mas eu acho que avisar o usuário do que pode acontecer é um ato de responsabilidade e consideração com ele.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de hamacker
Ainda tá meio tosco, falta e: Ainda tá meio tosco, falta evoluir um pouco mais.
Tem que ficar parecendo que nem aquele filme do TomCruize que arrasta as janelas no ar.

No LinuxMall tem um teclado holografico por uma bagatela de R$ 1500,00.
Por R$ 1.500,00 tinha que passar, cozinhar e lavar roupa. ;)
Comentário de Marcelo Ulianov
e qdo foi que a microsoft rec: e qdo foi que a microsoft reclamou dos piratas ? o mercado que ela gira é muito grande ! De uma forma ou de outra ela lucra alguma coisinha! Pode ter certeza...Nem duvido que os "chineses" pagam um por fora pro tio bill...
Comentário de Grobsch
Funcionalidade e simplicidade...: Acho que o projeto é interessante se este estiver procurando apenas um modo de ser como um apresentador do Looking Glass e trazer coisas a mais, como um segundo gerenciador de jaenlas, além disso pelo que sei o LG3D também inclui suporte duplo a ATI e NVIDIA, como fizemos no GoblinX... O Projeto está de parabéns por não temer inovações...
Agora, eu particularmente acho uma tremenda bobagem e falta de propósito final complicar o desktop com estas novidades que NÃO ajudam na funcionalidade...
Quanto aos programas para arquitetura, você já pode visualizar em 3D tudo dentro da janela, não precisa de nada fora da janela...
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de nemesis
mercado: de um jeito ou de outro, ela está em todas. É bom para a M$ que ela mantenha sua hegemonia nos microcomputadores, cópias legais ou não. É essa hegemonia que lhe dá poder. Dinheiro ela já tem de sobra, não precisa ficar catando migalhas em países miseráveis do terceiro mundo...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de lgbassani
Desktop vetorial: Acho que o looking glass é algo interessante, mas de uso duvidoso...

Contudo, existe algo que eu acredito ser muito mais útil para o ambiente desktop e que no entanto não tenho conhecimento se existe algum projeto em andamento, que é o desktop com gráficos vetorias, como o do Mac OS X.

Comentário de nemesis
futuro próximo: O futuro próximo é vetorial: tanto o MacOSX, quanto o Vista, quanto o futuro do X Windows System com Cairo.

O Mozilla também estará utilizando o cairo como backend vetorial, principalmente para uso com SVG.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de falcon_dark
Windows Vista Vetorial?: Hahahaha tá bom

A MS promete isso desde o Microsoft Cairo, conhecido por nós como Windows 95... hahahaha o Vista terá a mesmíssima engine gráfica do Windows XP. Por isso que pra fazer aquelas transparências na tela ele precisa de placas com 128MB de ram, pq é tudo bitmap, como é há 20 anos. Uma engine vetorial pura provavelmente precisaria de bem menos memória, já que precisa fazer cache apenas de imagens.

Em 2004 o mercado de Linux cresceu 40% segundo a IBM, o de PCs apenas 9% segundo a mesma, ou seja o Windows perdeu participação de mercado (em vendas) para o Linux e outros sistemas.

O LG é interessante como conceito, mesmo tendo pouca utilidade prática, e por isso merece uma visita daqueles que são curiosos pela tecnologia. Aqueles que não vejam utilidade alguma poderiam, em lugar de ficar alimentando flames, além de não testá-lo também não manifestar-se, pois em nada contribuem para o diálogo sobre o assunto, visto que não testaram e nem pretendem fazê-lo. Assim o espaço fica livre para quem interessa-se pelo assunto e quer trocar uma idéia sem perder tempo passando por posts criticando o Java ou discutindo sobre o licenciamento da MS.

Obrigado
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004