Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Freedows mostra a versão 2005 de seu sistema

“'Use todas as funções do Freedows 2005 e FreeOffice 2.1 antes de instalá-los Com o Freedows AS você tem acesso a um computador remoto que possui o sistema operacional Freedows 2005 e a suíte de aplicativos FreeOffice 2.1. instalando apenas um arquivo com menos de 1MB. No Freedows AS é possível escrever textos no FreeOffice Writer, elaborar planilhas eletrônicas no FreeOffice Calc, criar apresentações eletrônicas no FreeOffice Pres, navegar pela internet no Firefox, etc, e ainda trabalhar arquivos para salvar na máquina virtual e enviá-los por email. ' Voce faz uma conexão via vnc, e acessa nova versão do freedows e do freeOffice, interessante.” A nota foi enviada por Rodrigo (buenomotaΘkbonet·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Bruno Gonçalves
...: Daqui a pouco começa a sair aqui no BR-Linux até noticia de service pack do XP
Comentário de nemesis
isso é deprimente!: e é GNU/Freedows!!

:))

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de overcode
tb não é assim né!!: também não é assim né! Claro que o freedows tem a ver com o BR-Linux, aqui não se fala de coisas relacionadas a Linux? o Freedows por acaso é baseado no windows??

---------------------------------------
Marco Antonio Barbosa Marques
Técnico em Hardware/Software
Linux user #278692
overcode@click21.com.br
--------------------------------------
Comentário de Bruno Gonçalves
Creio que sim :): Olhe a tela do sistema, parece windows.

Olha o nome, parece windows.

Mas até ai passa.

Olha a forma de trabalho deles, parece windows.

Veja que a parte que é desenvolvida por eles não é livre e sim proprietária.

O Freedows não foi aceito a participar da lista de empresas do PC Conectado pq é um software proprietário.

O kernel deles é Linux.

Mas a empresa é proprietária.
Comentário de nemesis
proprietária e aproveitadora: proprietária e aproveitadora

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Rafael Peregrino da Silva
Mas ainda assim é Linux...: ...e , como tal, vale a notícia no BR-Linux.org. Por isso, acho que o seu comentário sobre o BR-Linux.org veicular notícias sobre o Windows XP não tem sentido.

Rafael Peregrino da Silva
Linux Magazine
Comentário de Caio Begotti
E...: Estúpida também... oferecer uma bagaceira dessa via VNC pros clientes é dose... VNC! Esse povo não evoluiu não?

--
caio1982
Comentário de Manoel Pinho
Nx: Se ainda usassem um Nx/FreeNx ou mesmo o X seria muito mais sensato.

Eu acho sem sentido essa idéia de que muitos usuários não migram para linux por ter uma "cara" diferente do Windows. Não é fazendo temas teletubbies para o kde/Grub/Gnome que vai fazer o usuário migrar. Há diversos outros fatores, muito mais importantes, que impedem ou dificultam a migração, especialmente para usuários leigos, como o suporte a win-hardwares, não disponibilidade de certos programas específicos, pirataria fácil e vista como algo natural pelos leigos e outras coisas.

Acho também sem sentido a idéia de fazer com que o usuário doméstico instale a sua cópia pirata do M$ Office no Crossover. Afinal, se ele já usa o Office pirata, por que não usa logo o XPiratão, como a maioria faz ?
Comentário de Felipe Rafailov
O Freedows é um concorrente: O Freedows é um concorrente nacional do Lindows, um sistema operacional GNU/Linux pago. Mas o preço é justificado quando se coloca o Click'N'Run na balança. É um sistema tão simples que qualquer pessoa conseguiria instalar um programa no Linspire sem problemas. O único problema que eu vejo é pegar um software que é Livre, modificar seu nome e dizer que é um produto deles. O FreeOffice nada mais é do que o OpenOffice.org com um outro nome, e ele com certeza não é um produto do FreeDows. Se vai distribuir um software que não é seu (nada contra, isso está completamente de acordo com a GNU GPL), que pelo menos de créditos ao autor original. Bom, está registrado minha opinião.

Felipe
Comentário de Bruno Gonçalves
...: Ser pago não é problema, o problema é não ser livre.

A Red Hat é uma empresa que tem diversas contribuições com o mundo livre e produz uma distribuição paga, livre, e é uma empresa milhonária que a cada mês tem mais lucro.
Comentário de José_Carlos
Tolice!: Alguns comentários aqui que podem ser chamados 'deprimentes'.

Amanhã os caras do Freedows abre uma vaga e você manda seu curriculo, desculpa, mas é deprimente essa coisa de querer tudo livre.

O que é GPL é GPL e pronto!

Agora você que não conhece de GPL vem reclamar ? Leia a licença novamente, por favor.

Eu não uso Freedows, mas acho interessante a idéia, e outra, foi nessa linha radical de que tudo é 'free for fun' que o Brasil ainda não adotou o software livre de verdade.

E o PC Conectado não saiu nào foi por causa do Freedows e sim porque no governo (leia alguns) tem os radicais livres e seus agregados que querem que somente eles ganhem com S. Livre. Seguinte, vai ver a real e depois discutimos sobre GPL x Comercial. Ah!! a respeito da chapéu vermelho, tenha usar o Enterprise sem pagar o suporte?

Pelo que entendi do modelo do Freedows é venda casada com suporte, 'equal Red Hat!!! '

See you!
Comentário de Joao Melo
XandrOS é bom no páreo: Nos idos de 1999, início de 2000, o Corel Linux era uma promessa. Tanto que, mesmo com as dificuldades de indentificação do hardware daquela época, instalei-o e usei-o até conseguir a minha primeira versão do SuSE.
Portanto, o sucessor do Corel Linux, XandrOS pareceu-me muito bom quando baixei a versão DeLuxe 3.0 via "bittorrent". Inclusive por ter identificado todo o meu hardware e, principalmente, a minha conexão Speedy. o XandrOS tem o Croosover totalmente integrado. Para quem quer facilidade, é uma boa pedida. Mas ainda prefiro o SuSE ou o Mandriva. :>)

João Melo
Comentário de Bruno Gonçalves
:): A diferença é enorme, o Red Hat vendee seu produto, mas colabora com o software livre.

Já o caso do Freedows colabora com o que?

O Freedows não foi aceito como software livre, então não seria opção para o PC Coneectado, aliás é o mesmo motivo que a Cobra que era parceira muito forte do Freedows saiu do projeto.

E não trabalharia com eles :)

Poderia trabalhar em empresas realmente proprietárias, até a tão odiada por tantos aqui, conhecida como Microsoft.

Mas não trabalharia pra uma empresa que explora o software livre dessa forma, fica parecendo ser livre mas não é.

Sobre a GPL, o que é GPL eles so copiam e repassam, mas o que eles criam é tudo fechado, tornando uma distribuição fechada.

Já o FreeOffice vem do Open Office que tem uma licença que permite fechar o código.
Comentário de rhat
Milhonaria não, a Red Hat é: Milhonaria não, a Red Hat é BILHONARIA

Veja o link

http://quotes.nasdaq.com/asp/SummaryQuote.asp?selected=RHAT&symbol=RHAT

Comentário de philippe
shhhhh: favor, manera... ja falou muita besteira

O OpenOffice.org tem uma licença que permite fechar o código? Ignorancia minha, não sabia dessa... no meu OOo brasileiro a licença é a LGPL

e é FreeOffice e não OpenOffice.org por causa do registro do nome tb, que no Brasil esta registrado e passará a se chamar BROffice... existe (ou existiu, nao sei) o ConectivaOffice...

Comentário de Grobsch
Menos livre e mais recursos... o pc conectado deveria dar $$$...: Aqueles que não gostarem não usam, mas empresas certas vezes precisam de suporte e algo a mais e não podem contar com projetos não profissionais. o Freedows, Insigne, FeniX e outros tem parcela fundamental na participação, como outras distro não abertas...
Muitos preferem comprar uma camisa ou uma cueca com o logo da distro preferida do que comprar um cdrom com o sistema, acho isso curioso...
O PC Conectado é interessante, mas 90% dos benefícios vão para os fabricantes de computadores e não para desenvolvedores... é o que entendo, posso estar enganado, pelo que soube o vendedor de computador precisa pagar ao desenvolvedor do sistema uma irrisória quantia anual para que este implemente um suporte técnico.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Carlos E. Morimoto
Não sei como ficou a questao: Não sei como ficou a questao do suporte tecnico no projeto final, mas a ideia inicial é que as empresas que fornecessem o sistema recebessem 30 reais por user, por ano, para dar suporte telefonico.

Esse valor irrisorio mostra que as proprias empresas não acreditam que seus sistemas vão continuar instalados nos micros. A idéia é que apenas uma pequena parcela dos usuarios vao manter o sistema original e ligar para o suporte, outros vão instalar cópias piratas do windows ou outras distros. É uma situação no mínimo estranha.
Comentário de Jeronimo Zucco
VIVA O UBUNTU !: Pra que Freedows ?
Comentário de Grobsch
Sim, a maioria considera o fa: Sim, a maioria considera o fato, acredito, que apenas uns 5% no máximo irão fazer uso da seção de suporte, mas é preciso ter um suporte nem que seja para dez, doze usuários por mês, e se não me enganoum suporte telefônico inclusive.
Haviam me dito que a quantia era de quinze reias apenas, trinta é um pouco mais, porém acho que a lei precisa, não a conheço assim para falar melhor, de um incentivo maior para o desenvolvedor em si.
De qualquer forma é um sentido avanço, porque a multiplicação destes computadores também faz o sistema ficar mais conhecido.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Marcelo Ulianov
PC Conectado...: Minha sogra comprou o tal Computador Total do Silvio Santos. Posso garantir que vai ser terrível... A "propaganda" da garota do telemarketing foi : Vem com sistema Linux, cópias do word, excell e powerpoint, e tb do photoshop...Tb tem impressora ! (incrível né? ). Como EU disse que era uma boa, minha sogra comprou... Qdo eu perguntei qual a distribuição que viria instalada, minha sogra não soube dizer. (Pq o suporte não falou disso...)Minha esposa ligou lá e, a coitada da atendente ficou em pânico ! Foi perguntar ao " técnico "... INSIGNE... Nunca usei, mas...Vai ser terrível...Tive que me comprometer à resolver qq problema e se for o caso, instalar um xpiratão mesmo...
Comentário de Rafael Roquetto
Ignorancia mesmo: Cara, primeiro vc precisa ser mais educado.

Sim, o OO possui uma licenca que permite o fechamento do codigo, e essa licensa é nada mais nada menos que a LGPL, como o senhor mencionou. Acho que voce deveria estudar mais as licensas antes de sair falando besteira!

Do FAQ do OpenOffice.org

As a member of the GPL license family, the GNU LGPL or "Lesser General Public License" will be used for the OpenOffice.org source code. The LGPL has all of the restrictions of the GPL except that you may use the code at compile time without the derivative work becoming a GPL work. This allows the use of the code in proprietary works. The LGPL license is completely compatible with the GPL license.

Abraco,
e manera!
Comentário de Patola
Erro de interpretação: Veja a coisa no contexto.

A LGPL permite que se feche o código de programas que usem as bibliotecas LGPL linkadas dinamicamente, não que se feche o código delas.

Se alguém modificar o openoffice.org, TEM que, ao redistribuir o binário, redistribuir o código-fonte modificado junto com as permissões originais da LGPL.

Se alguém utilizar alguma parte do openoffice.org como biblioteca em seu programa, e não incluir nada estaticamente linkado, pode ter a licença do seu programa diferente da LGPL.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de CWagner
Se for o caso prepara logo um: Se for o caso prepara logo um CD do Ubuntu, ou SUSE, ou Mandriva, ou Kurumin.

Por que te que ser o WinXPirata?
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004