Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Apache ultrapassa a marca de 50 milhões de websites

“Link para Slashdot, sobre o Apache Webserver que ultrapassou a marca de 50 milhões de websites.” A nota foi enviada por Lucas Zechim (lzechimΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes. A nota informa que este mês o Apache teve uma redução percentual da sua participação no mercado, mas pela primeira vez ultrapassou os 50 milhões de sites. O segundo colocado tem 16 milhões.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de honorio
Vida longa ao Apache ....: Parabéns a toda a equipe do Apache !!!
Espero que essa redução percentual será apenas este mês e que o mesmo continue a crescer.
Comentário de nemesis
pena que...: ...miseravelmente, o índice com relação a intranets corporativas deve ser bem menor. IIS e J2EE são mais usados. LAMP é visto como scripting, não coisa "séria", como se ASP ou JSP fossem...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Patola
É...: o índice com relação a intranets corporativas deve ser bem menor

É verdade, pena que não temos como medir isso justamente porque esse é o tipo de informação que as empresas não gostam de liberar.

IIS e J2EE são mais usados. LAMP é visto como scripting, não coisa "séria", como se ASP ou JSP fossem...

J2EE é mais escalável que LAMP e não usa somente JSP, mas também servlet, java beans e às vezes monstrengos-EJB.

O que define algo como sério? Pra mim JSP é muito sério e produtivo e já fiz coisas bem robustas com ele. ASP é fraquíssimo, tudo bem, mas os microsoft-drones têm um toolkit completo pra montar coisinhas com ele, daí o adestramento os faz criar esses sítios corporativos.

Pessoalmente, pra projetos que não precisam de muita escalabilidade, como o LinuxFUD, gosto do PHP. Direta e rápida.

Sei que você gosta de entrar nos méritos minuciosos de estruturas da linguagem, nemesis, mas uma vez ou outra tente enxergar a praticidade como um elemento importante. Não é pra muitos casos em que a linguagem ter recursos avançados adianta. Por que é tão difícil aceitar isso? Nem todo programa precisa ser feito como uma tese de doutorado usando estruturas complicadas. E mesmo assim, java tem suficientes recursos avançados pra fazer programas bem grandes.

Eu não gostaria de ser visto como defensor do java - tenho, claro, minhas próprias reservas. Mas gosto de linguagem de modo geral. E acho que não precisamos ter essa visão maniqueísta de "só isso" ou "só aquilo". O Java tem bons méritos. Não precisa ter que enfrentar a dor-de-cotovelo dos pythonistas cada vez que a linguagem é mencionada (e nem mencionada foi dessa vez).
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de HAmc
Apesar...: Apesar da Microsoft ter dispensado alguma competência para reeditar o IIS (foi praticamente reescrito), o Apache continua como uma solução barata, suficiente e seguramente, em boa porcentagem de projetos, a melhor opção.

Os resultados em favor do IIS 6 estão tardando a aparecer, pelo menos em algumas pesquisas, mesmo tendo características técnicas competitíveis e o marketing que a Microsoft sabe fazer muito bem.

A dúvida fica exposta pelo nemesis: Cresce o número de servidores rodando Apache ou o número de sites "pendurados" nestes servidores? Qual a tendência de adoção do IIS 6 + ASP.NET nos grandes projetos, comparado com o Apache (LAMP)?

Infelizmente, isto a Netcraft não consegue responder.


Comentário de nemesis
que bom!: "Sei que você gosta de entrar nos méritos minuciosos de estruturas da linguagem, nemesis"

Que bom! Sendo assim, vamos em frente! :)

"Não é pra muitos casos em que a linguagem ter recursos avançados adianta."

Mas hein? Você considera módulos um recurso avançado? Essa é minha maior crítica a PHP: é um saco de gatos onde se tem que usar a mesma convenção de nomeação para funções e outros que C, uma linguagem 30 anos mais velha. Tudo por não ter um suporte um pouco mais moderno a sistemas de módulos ou namespaces...

"Nem todo programa precisa ser feito como uma tese de doutorado usando estruturas complicadas."

E pq vc acha que eu advogo complicação? Eu, o anti-java, o pró-Scheme, pró-Python??

Eu adovogo simplicidade, clareza, concisão e KISS.

"E mesmo assim, java tem suficientes recursos avançados pra fazer programas bem grandes."

É o marretão do programador pós-moderno. Com ela, é possível reduzir todos os problemas a pó. :))

"E acho que não precisamos ter essa visão maniqueísta de 'só isso' ou 'só aquilo'. O Java tem bons méritos."

Sem dúvida. Sou todo a favor de "a ferramenta certa para a ocasião". Da mesma forma que mantenho um rifle para matar elefantes sempre à mão, para o caso de uma dessas bestas aparecerem de repente, também gosto de ter o java por perto. Nunca se sabe quando vamos precisar...

" Não precisa ter que enfrentar a dor-de-cotovelo dos pythonistas cada vez que a linguagem é mencionada (e nem mencionada foi dessa vez)."

Como não?? ou estou enxergando errado??... :))

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004