Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mais sobre o OpenOffice.org 2.0

“Publicamos hoje, no site do OpenOffice.org Projeto Brasil, um tutorial para auxiliar os usuários na configuração da correção ortográfica para português do Brasil no OpenOffice.org 2.0. Identificamos um número significativo de pessoas com dúvidas sobre o assunto. A razão disso é que, como já foi divulgado, essa versão do OpenOffice.org 2.0 é a versão básica do projeto central, não a definitiva do projeto brasileiro. Quando esta última estiver disponível, já terá incorporadas todas as funcionalidades características das versões anteriores lançadas pela comunidade brasileira. Sugestões de todos são bem-vindas!” A nota foi enviada por Gustavo Pacheco (gbpachecoΘopenoffice·org), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

OpenOffice.Org 2.0 em Pt-BR “Chega oficialmente a versão TRADUZIDA do OOo 2.0: 'O OpenOffice.org chega a sua maturidade com uma interface mais amigável, novas funcionalidades incorporadas, uma aplicação específica para Banco de Dados, suporte nativo aos formatos OASIS OpenDocument e maior compatibilidade com as demais alternativas do mercado de aplicativos de produtividade, oferecendo aos seus usuários todo o potencial do desenvolvimento colaborativo. A versão 2.0 é lançada poucos dias depois do aniversário de cinco anos do projeto. Em 13 de Outubro de 2000, a Sun Microsystems doou parte do código fonte do StarOffice para a comunidade de código aberto, tornando-se colaboradora e patrocinadora principal do projeto. A iniciativa ganhou o apoio de diversas organizações do mundo tecnológico como Novell, Red Hat, Debian, Intel, Mandriva, além das importantes contribuições de desenvolvedores independentes, ONGs e agências governamentais. Todos fazendo com que o OpenOffice.org não seja apenas uma alternativa livre em suítes de produtividade, mas a melhor e a mais avançada solução de automação de escritórios. Além, é claro, de uma formidável comunidade colaborativa.

Durante todo esse tempo, são quase 50 milhões de downloads contabilizados, dos mais de 30 idiomas diferentes nos quais o OpenOffice.org está disponível. Ao ser disponibilizado sobre as plataformas GNU/Linux, Windows, Sun Solaris e Mac OS X (X11), entre outras, o OpenOffice.org rompeu a barreira da conectividade, integrando usuários dos mais variados perfis e estabelecendo o Software Livre como uma alternativa concreta no até então invariável mercado de aplicativos para usuários finais.

A comunidade brasileira também faz parte desse grande projeto como um exemplo significativo de que o esforço empreendido no desenvolvimento de soluções livres vence desafios e abre novos caminhos. A partir do lançamento da versão 2.0, o OpenOffice.org Projeto Brasil disponibilizará o BrOffice.org: o novo nome da já consagrada versão brasileira do OpenOffice.org. O novo BrOffice.org está em desenvolvimento e, em breve, será lançado com todos os recursos de personalização adequados ao usuário em português do Brasil.'
” A nota foi enviada por Renato Yamane (renato_yamaneΘyahoo·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

“O UOL disponibilizou imagens sobre o novo OO 2.0 no link a seguir. Vale uma olhadela por curiosidade...” A nota foi enviada por antonio carlos v da silva (acvsilvaΘARRET·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ano@nimo.com
Já fiz o download e estou te: Já fiz o download e estou testando - por enquanto o editor de textos. Impressionante. É uma ferramenta de editoração completa. Não sei sobre o uso em editoras e publicidade, mas para uso no escritorio -qualquer um - é completo. Editar e reeditar bem mais facil. Alem disto o novo OO é muito bonito. Uma escola usando o OO não precisa ter medo de estar ensinando algo que não tera futuro para os seus alunos. Pode ser usado na escola - legalmente - e em casa, pelo aluno - mais legalmente ainda.

Vou continuar testando.

No entanto:

O nome "BrOffice.org" (BR Office) é fraco!!!!! É broffice quando escrito a mão e com pressa. Pensando bem, broffice soa melhor.

Eu sei que o nome "OpenOffice" já tem donos no Brazil, mas a solução acima é muito fraca.

Que tal abrir um Wiki só para desenvolver uma solução?


Comentário de Paulo Zambon
Problemas com verbos: Acabei de intalar o corretor ortográfico do OOo 2.0.0 em nosso idioma e notei uma falha grave. Ele não reconhece muito bem os verbos. Por exemplo: os verbos no gerúndio (vivendo, carregando, subindo etc). Estes verbos (no gerúndio) ficam grafados em vermelho. Outros verbos com grafia simples: surgem, compreende, trabalham, sabemos, idealizador etc, ficam também com o mesmo tracinho em vermelho. Realmente acho estranho isto. Lembrando que o OpenOffice.org usado é o 2.0.0 final disponível no site do projeto pt-br e os dicionários baixados (obviamente) estão em nosso idioma (português-brasil). O que será? Alguém poderia comprovar também?
Comentário de Daniel Dantas
Só para completar o texto qu: Só para completar o texto que foi divulgado.
A Sun doou não foi apenas parte do código fonte do StarOffice, ela doou quase tudo. O que ela não doou foi o código que ela não detinha os direitos autorais, tipo o corretor ortográfico e o programa de banco de dados, que posteriormente foram substituidos por alternativas livres.
Achei injustiça com a Sun. Iniciativas como essas têm que ser amplamente festejadas.
Comentário de Evangelista
"não existe pecado que resis: "não existe pecado que resista a uma vida de oração"

Baixei e instalei em .tar.gz no Debian Sarge a versão em inglês e agora

pra eu passar para PT-BR tem como ?


Obrigado
Comentário de Rodrigo Gonçalves
Mudanças: Olá,

particularmente não estou gostando desta nova versão. O Impress tem alguns bugs bem feios, especialmente ao recortar texto de slides - em dois dias, tive 10 "crashes" por causa disso. Já reportei o erro de qualquer forma.

Mas o que eu gostaria de saber é como usar o modelo antigo de mala direta....

O novo modelo, com aquele wizard, está bem menos prático que o sistema anterior, além de não funcionar o sistema de filtros do mesmo.

O Writer está bem melhor nesta versão, mas acho que vou continuar com a 1.1 por enquanto devido aos problemas que eu citei...
Comentário de Xtian Xultz
Eu costumo usar o mais o draw: Eu costumo usar o mais o draw, e nesta nova versão tem novos recursos bastante interessantes (apesar que fiz apenas um único trabalho nele até agora).
Eu tive dificuldade de instalar. Uso Mandriva 2005, e os pacotes .rpm tinham todos dependências entre eles (tipo o pacote core01 dependia dos outros core, e os outros core dependiam do core01) e tive que rodar o rpm com a opção --nodeps. Estranho. Mas funcionou...
Comentário de Douglas Augusto
Eu tenho um arquivo texto com: Eu tenho um arquivo texto com quase 600000 verbetes na forma de verbos conjugados (inclusive particípio e gerúndio), que foi gerado através de um script sobre o conjugue.

Se de repente tiver como inserir esses verbetes no dicionário do OpenOffice, eu passo o arquivo.

Como o conjugue eventualmente "deduz" qual a conjugação do verbo, não é possível garantir exatidão, mas acredito que, se existir, os erros são mínimos.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Lauro César
Campos de Formulário: O principal problema que ainda tenho com o Opem Office é que não consegui utilizar os campos de formulários no Write da forma com que estava acostumado no Word. Tenho vários documentos que se utilizam deste recurso, mas não sei utilizá-lo no Write. No Word 2003 era só proteger o documento c/ a opção Ferramentas>Proteger>Restrições de Edição>Preenchendo Formulários que o documento ficava protegido permitindo que eu navegasse entre os campos preenchendo, apagando ou editando os mesmos. Infelizmente ainda não sei usar este recurso (se é que ele existe) no OO. Se alguém souber como fazer isso por favor me dê uma dica...

Obrigado
Comentário de Leandro R. M. de Marco
dependências: Acho que a solução é colocar os pacotes em um mesmo diretório e digitar.

urpmi *.rpm


Comentário de theneus
Você poderia enviar para o p: Você poderia enviar para o pessoal do OpenOffice.org Brasil.... ele estão aceitando sugestões.

http://www.openoffice.org.br


Comentário de Roger de Almeida
Caro pinguim, : Caro pinguim,

Deixe por conta do URPMI, a solução das dependências.

tar -zxvf OOo_2.0_LinuxIntel_install_rpms.tar.gz
cd RPMS
urpmi openoffice.org-core*
urpmi openoffice.org-base*
urpmi openoffice.org-grap*
urpmi openoffice.org-java*
urpmi openoffice.org-pyun*
urpmi openoffice.org-spel*
urpmi openoffice.org-test*
urpmi openoffice.org-xslt*
urpmi openoffice.org-writer*
urpmi openoffice.org-calc*
urpmi openoffice.org-impress*
urpmi openoffice.org-draw*
urpmi openoffice.org-math*

Se você tiver o Gnome e deseja fazer a integração,
urpmi openoffice.org-gnome*

Usando o Mandriva,
urpmi desktop-integration/openoffice.org-mandriva*

Pronto.

Outra solução, caso tenha o GNOME e deseja a integração.

tar -zxvf OOo_2.0_LinuxIntel_install_rpms.tar.gz
cd RPMS
urpmi openoffice*
urpmi desktop-integration/openoffice.org-mandriva*

Pronto.

Abraços
Roger
Comentário de Melhor instalação
Seu esquema para instalar o O: Seu esquema para instalar o OpenOffice.org 2 é muito tosco, o meu é melhor

Veja:
1-Descompactar o arquivo
2-ir na pasta desktop-integration e copiar o pacote necessario para você a pasta onde estão todos os outros RPMs
3-Apague a pasta desktop-integration
3-Entre na pasta dos rpms como root
4-Digite o seguinte comando rpm -Uvih *rpm
5-Pronto
Comentário de Gustavo Pacheco
Arquivo de Palavras: Olá Douglas!

Por favor, entre em contato via e-mail para conversarmos sobre esse assunto, ok? gbpachecoATopenoffice.org.

Abraço, Gustavo.


Comentário de theneus
O caminho é este.. : O caminho é este..

Arquivo - Novo - Documento de formulário XML.
Comentário de Lauro César
Campos de Formulário: Acho que você não me entendeu: Quero utilizar os campos em documentos já existentes da mesma forma que uso no Word. Permitindo navegar entre os campos, inserindo, deletando e editando os dados em seu interior e protegendo o restante do documento para edição.
Comentário de Roger de Almeida
Meu amigo, : Meu amigo,

Releia e verás a segunda colocação que fiz é simples e objetiva. Não tem que eliminar nada.
Pra que apagar pastas??? Use o caminho relativo

[]
Roger


Comentário de theneus
Te aconselho a entrar np Grup: Te aconselho a entrar np Grupo de discusão do OpenOffice.org... la tem exelentes profissionais que usam o OpenOffice.org e que podem te ajudar.

usuarios@br-pt.openoffice.org
Comentário de Manoel Pinho
Ajuda: E perguntas sobre o OpenOffice.org podem ser feitas no Rautu do OpenOffice.org:

http://www.rau-tu.unicamp.br/openoffice/index.php
Comentário de Anderson Prado
formato para salvar: Em Ferramentas > Opções > geral podemos mudar a opção para o formato que queremos que o openoffice salve.

tem uma observação lá
Nota: não usar o OpenDocument como formato padrão pode causar perda de formatação ou de conteúdo.

ODT,ODS,ODP . Já não esta homologada ?

A pergunta é qual formato devemos usar ?

Ou será erro de tradução?
>
seria assim:
Nota: Ao usar o OpenDocument como formato padrão poderá causar perda de formatação ou de conteúdo.


** Dica**
Ao instalar o Open Office e se você tiverem um teclado ABNT o .(ponto) do teclado númerico ao digitar saira como ,(virgula).

Para contornar isto vá em Ferramentas > opções > configurações do Idioma > idiomas. na opção "tecla separadora de decimal" desmarque a opção "igual à configuração local (,)"
e pronto o ponto(.) será ponto(.)



Comentário de Felipe Raposo
Você está errado: O que o texto que dizer é que, se você usar um outro formato que não seja o OpenDocument, você poderá perder alguma formatação. Ou seja, é melhor você utilizar o OpenDocument mesmo. Eu não entendi onde é que você se confundiu.

Você disse: "Ao usar o OpenDocument como formato padrão poderá causar perda de formatação ou de conteúdo."
Ao contrário. Usar o OpenDocument como padrão, garantirá que você não sofra perda de formatação.

Felipe Raposo

Comentário de ano@nimo.com
Continuo testando o OO 2.0 e: Continuo testando o OO 2.0 e tive uma grata novidade.

Instalei o OO 2.0 para Linux no meu velho Pc e me surpreendi. O OO abre bem mais rápido no Linux do que no Windows no mesmo PC.

Já usei do StarOffice 5 ao OO 1.5 e, sem duvida, o OO 2.0 é o mais rápido de todos. Mais rápido que o Abiword.

Muito bonito. Os botões de funções colocados de maneira a serem intuitivos. Salva e exporta sem travar (eu tive varios travamentos com as edições anteriores do OO e com o SO).

Realmente uma bem vinda surpresa.

Continuo testando.


Comentário de hamacker
Me parece que em algumas dist: Me parece que em algumas distribuiçoes (me lembro apenas do ubuntu) existe um pacote pré-carregador ou quickstart (kde e gnome) do openoffice que agiliza em muito para quem usa muito o pacote de escritório.
Comentário de Manoel Pinho
Pré-carga: E já tem um gringo chato da Zdnet descendo a lenha no OO.org 2.0, dizendo que ele é muito mais lento do que o M$ Office

http://slashdot.org/articles/05/10/27/1425232.shtml?tid=185

Com o preço do M$ Office dá para fazer uma boa reforma no hardware do seu PC e/ou aumentar muito a memória do seu computador.

Outra coisa legal do OO.org no linux é que dá para usá-lo a partir de computadores muito antigos mesmo (Pentium I ou II ou k6 com pouca RAM e baixo clock) como terminais magros de algum mais novo. Assim, você compra somente um computador novo e taca 1 ou 2GB de RAM e pendura um monte de micros velhos ou terminais magros (feitos para isso) nele. Uso isso em alguns micros no trabalho.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004