Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

SAM, o LiveCD gravável baseado no Mandrake

Job enviou este link e acrescentou: “Deu na Distrowatch que acabou de sair do forno a nova versão do Live CD SAM. Para quem não conhece a SAM, é um LiveCD baseado no Mandrake que utiliza o software mklivecd para montar o LiveCD. A grande novidade da SAM-2005-1 é a utilização do sistema de arquivos UnionFS, permitindo a gravação de dados no cd, inclusive a instalação irrestrita de pacotes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ricardomoc
Gravar no cd! Uia!: Olhaí. Olhaí. Grande! Great! Legal! Já imaginou? Com um gravador de cd, dá-se o boot no cd-rw com o sam instalado e utiliza ele como um hd. Legal. Gostei da idéia. Será que funciona com gravador cd dvd-rw?

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org
Comentário de Paulo Zambon
Aqui tem praga...: Eu baixei agora pouco este CD, nem tinha visto a mensagem aqui porque olhei diretamente na distrowatch, e o CD não abre a parte gráfica nem com reza! Olhando as mensagens no início do boot, todo meu Hardware é reconhecido, mas na hora que chega a parte gráfica a tela fica preta e nada! Fico só na saudade =( . Meu PC é um P3 750 - 512 RAM - GeForce 2 MX200 PCI, monitor LG StudioWorks 550M, Motherboard ASUS P3W-E, CDRom Creative 52x (hdc). Se alguma alma caridosa puder me dar uma ajuda para fazer essa maravilha funcionar aqui, por favor, estou aguardando! =)

P.S.: Caso não queira postar aqui diretamente, mande no meu email acima como assunto: "Boot SAM Live CD". Aguardo e muito obrigado.
Comentário de Paulo Zambon
Meu email: pzambon@astornet.com.br
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Tenho um P3 700 e uma Geforce: Tenho um P3 700 e uma Geforce4 tive esse problema na hora de carregar o modo grafico no livecd do Mandranke. Como o Sam é baseado na mandrake provavelmente nao funcionará no meu pc. Acho q nao tem suporte a geforce. Olhei no site da mandrake para ver se existe compatilidade, la diz q tem mas nao foi testada. Uma distribuiçao muito boa e que reconheceu bem a minha placa de video foi Kalango. (distro nacional - www.kalangolinux.com) mas acho q ele nao permite a gravaçao no cd :(.
Comentário de Flavio
Unionfs: Esta novidade do Unionfs é de encher os olhos, mas para o futuro. Algumas distribuições estão saindo com o Unionfs, entretanto este ainda tem alguns bugs... Tenho trabalhado no desenvolvimento do GoblinX e acompanhado o desenvolvimento do Slax, que também adotará o unionfs, e vejo erros por demais, entrentanto a distro não seria lançada com tantos problemas, eles devem ter sanado estas questões.
Apesar da idéia do cd-rw ser interessante é sempre bom lembrar que traz bem mais problemas na utilização.
Comentário de SS_Sputnik
FBDev: Tente dar boot com fb800x600 ou fb1024x768. Deve funcionar. Os Knoppix-likes(knoppix, kurumin, kalango...) dá essa tela preta com algumas placas de video, entre elas essa sua(uso no trampo) e dou boot usando framebuffer.
Comentário de Paulo Zambon
fb..: SS_Sputnik,

Já tentei todas as disponíveis no boot do mesmo e nenhuma funcionou! =(
Comentário de Guaracy Monteiro
Também é possivel inicializ: Também é possivel inicializar com 'safex' para ver o que acontece.

Infelizmente não consegui testar a última versão, já que o meu mouse (USB) só se movimenta na vertical no centro da tela. A versão 2005-1b funcionava direitinho. :(
Comentário de Guaracy Monteiro
Pessoalmente não acho que se: Pessoalmente não acho que seja para o futuro. Mesmo sendo experimental, acho que casa bem com a quantidade de distribuições que existem por aí.

Se todas forem baseadas no Gnome/KDE, e possuirem mais ou menos os mesmos pacotes, acho que é perda de tempo. No caso da SAM, é bem fácil instalar no HD, incluir mais alguns opcionais e gerar um novo iso.

Ainda quero ver quem vai arriscar a lançar algo mais diferente, como um liveCD para i686, com o Metisse e algumas outras frescuras para o 'futuro'.

Como disse o Alan Kay: "The best way to predict the future is to invent it."

Comentário de Allyson
Como gravar no CD?: Testei aqui e instalei o mplayer via urpmi, mas ele não gravou automaticamente no CD e nem vi opção pra fazer isso.

Alguém aí sabe como fazer?

Pelo que eu li do UnionFS, ele serve para agrupar vários dispositivos físicos ( hds, pen-drive, partições com sistema de arquivos diferentes) de armazenamento de forma que o sistema veja apenas um.

No meu caso, quando eu executei df ele mostrou apenas o /unionfs que era a soma de todas as minhas partições. Mas não vi nada sobre o CD.


Comentário de Guaracy Monteiro
Acho que não grava. Cópia d: Acho que não grava. Cópia do fórum:
...The saving of the SAM configuration will only work with the content of /etc, /home and /root folders. So when you install new packages, the wont be saved. Maybe somebody has a good idea for a solution.

Mas existe a possibilidade de instalar o SAM no HD, instalar algo que te interesse e gerar a tua iso.
Comentário de Allyson
Não grava !?: Valeu Guaracy,

Mas então não é tão prático quanto eu pensei.

Essa de instalar no HD e gerar a minha iso eu posso fazer com os outros Live CD, não é novidade. Inclusive já faço isso, aqui no trabalho eu tenho um Kurumin personalizado com nossas ferramentas, ferramentas essas quem em breve espero estar anunciando aqui. :-)
Comentário de jobdrb
aos que tiveram problemas com: aos que tiveram problemas com video.

tem um arquivo bootparam.txt

nele aparece as opçoes xdrv= (que força o uso de um "driver")
ex: xram=nv

e xram= (para framabuffer)
ex: xram=800x600

Job

Comentário de Flavio
Segundo alguns desenvolvedore: Segundo alguns desenvolvedores, o Unionfs tem um bug sério que não permite com que este trabalhe com o KDE, o Sam usa Xfce... Porém, algumas distros estão aguardando o unionfs se estabilizar para trocar os sistemas antigos pelas vantagens que apresenta... como o PclinuxOS, o GoblinX, o Slax...
Quanto a gravar apenas as pastas /etc /home e /root, ainda assim é interessante, já não existe a necessidade de instalar os pacotes, eles podem ficar em /home.. e alterar a alma da distro, ou seja, a pasta /etc, ajuda a mudar muitas configurações, e a remover coisas desnecessárias... Vc pode colocar os pacotes em /home, criar uma pasta para os executáveis dentro e incluir estes executáveis no aquivo /etc/profile...
Mas o mais legal seria poder alterar o kernel e seus parâmetros para agilizar o boot...

Abs
Comentário de Flavio
Outra Idéia...: Aliás, existe outra idéia interessante...
Estou ajudando o "concorrente"... HEHEEH...
Um usuário pode instalar os programas em /home e depois apenas modificar o menu do XFCE, que fica em /etc, para incluir os caminhos dos executáveis novos pacotes no menu, pronto... assim não precisa tentar mexer em /usr, /sbin/ ou /bin...

Abs
Comentário de Henrique Paiva
Acho que é pratico sim.: Nao testei ainda, mas se ele grava em /etc e /home quer dizer que "todos" os meus arquivos de configuração e arquivos pessoais serão armazenados, e isto é muito bom, pois um dos grandes inconvenientes dos LiveCd é vc ter que reconfigurar cada vez que vc dá um boot. De acordo com o dito, configurações de proxy, favoritos do mozilla, serviços aserem iniciados no boot,configurações de rede que não sejam aquelas detectadas automaticamente e etc, serão armazenadas.

Pra mim isto é uma beleza.
Comentário de Allyson
Sobre a praticidade: Eu não disse que não era prático. Apenas não tão prático quanto eu pensei.

Realmente o que disseram é válido, mas para instalar os pacotes no home, não poderia usar o urpmi, o que resulta em mais trabalho.

Para alguns softwares, como é o caso das ferramentas do meu laboratório, eu já faço a instalação no home que, no meu caso, está em um pendrive.


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004