Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançada a versão 2.0 do OpenOffice.org

“Finalmente a longa espera terminou! OpenOffice.org 2.0 já esta disponível para download. Diversas melhorias foram incluídas, inclusive um novo aplicativo chamado Base (o equivalente ao Access da Microsoft). Também a compatibilidade de arquivos e macros com o MS Office foi bastante melhorada. O 2.0 já vem com com o formato XML OpenDocument (do grupo OASIS) como padrão, que permitirá de uma formato universal entre outras suítes office (incluindo KOffice e StarOffice).” A nota foi enviada por Christian Ferreira (christian·linuxΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

“Recebi esta notícia pelo site 1/2 Bit: 'A excelente alternativa ao Microsoft Office, o OpenOffice.org 2.0 está disponível em sua versão final. Já comentamos aqui sobre o OpenOffice.org, e fico satisfeito que a comunidade open-source continue desenvolvendo o pacote. Em meu laptop o sistema já substituiu o MS Office, e não tenho queixas. Quem quiser baixar já está disponível.' Pelo que vi, a versão em português brasileiro está disponível aqui para download. Esta é a compilação do projeto oficial, não incorporando os dicionários e outros componentes colocados pelo pessoal do OpenOffice.org.br, prevista para os próximos dias.” A nota foi enviada por RC Lages (rclagesΘsoftwarelivre·org), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Obrigado aos outros 12 leitores que enviaram esta mesma notícia!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de theneus
A versão em Português do Br: A versão em Português do Brasil não esta disponivel ainda..... vc pode baixar a versão atual (em inglês) e depois instalar o LangPak RC2(http://oootranslation.services.openoffice.org/pub/OpenOffice.org/2.0.0rc2/) que funciona.
Aqui na empresa fiz assim e ficou OK.

Comentário de Dm7
Estou com a versão 1.9.130.: Estou com a versão 1.9.130. Tem algum jeito de atualizar sem baixar tudo de novo? A propósito, criei uma assinatura de email com logos do openoffice, firefox e thunderbird, como forma de divulgação. E vcs, o que estão fazendo em termos de "marketing"?
Abraço,
Comentário de theneus
Como vc vez esta assinatura..: Como vc vez esta assinatura.... poderia me disponibilizar? theneus@gmail.com
Comentário de hamacker
Só uma correção OOo em pt_: Só uma correção OOo em pt_BR ainda nao está em :
http://br-pt.openoffice.org/

Talvez esteja nos próximos dias, mas a versão em pt_BR mais recente é a 1.9.130.
Comentário de theneus
A versão em Português do Br: A versão em Português do Brasil mais atual é a 2.0 RC3, disponivel nesse link: http://public.planetmirror.com/pub/openoffice/contrib/rc/2.0.0rc3/
Comentário de Sonolento
API: Espero que atualizem logo o restante do site da OOo...

A parte de API, documentação dela e exemplos de código, tudo isso ainda se refere a versão 1.x.x

Ok, o OOo é muito bom, mas espero que não tenha virado somente algo para o usuário.

Afinal, se tem código livre, esse é uma das funções, permitir a expansão e outros usos do produto.
Comentário de Thiago Meneses
Empacotamento: Para que diabos estão distribuindo somente em RPM?

Será que a ajuda da IBM(Parceira RedHat) influenciou tanto assim a ponto de não ter mais o bom e velho instalador gráfico, e que funcionada muito bem obrigado.
Não venham falar pra usar o rpm2tgz, alien & cia pra converter os pacotes, não é a mesma coisa! Tá que com alguns ajustes quem tem conhecimento resolve o problema mas e o usuário final?


Comentário de StanStyle
O usuário final...: Espera a sua distribuição criar o pacote que se adequa a ela, como de costume. Os apressados que compilem sozinho ou usem o Alien, como qualquer outro programa.
Quem esperou anos por uma nova versão pode esperar mais um pouco por um binário estável, adequado e suportado pela sua distro, caso contrário use logo o cvs e "viva no limite"...

Comentário de Dm7
Fácil, fácil: Criei com o OpenOffice um arquivo em html, fui nas respectivas páginas dos programas, copiei os logos que continham os links e colei lado a lado, formatei a página no tamanho adequado e configurei o Thunderbird para inserir um arquivo com assinatura (em configurar contas). Talvez tenha até um jeito mais fácil, mas deu pra quebrar o galho. Tô mandando.
Abraço,
Comentário de Paulo Zambon
UOL: Ontem a noite eu já tinha visto a notícia e como sempre gosto de ver as notícias do portal UOL, o mesmo deu a notícia de liberação da versão final do OpenOffice.org em sua página inicial. Este é o link em que a notícia levava.

http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/ComputacaoPessoalInterna2_201005.html

Augusto,

Assim que o pessoal do Brasil disponibilizar a versão final com os dicionários e tudo mais para o nosso idioma, por favor nos avise. Obrigado.
Comentário de dyego
Linguagem: em que linguagem especificamente o OO 2.0 esta feita ? C++ e Java ? alguem sabe quantos % cada uma ?
Comentário de vmedina
Instalador: O usuário final então poderia muito bem ignorar o OO.org 2.0... afinal, ele ignora o usuário final.

Não tem nada a ver com apressados, tem a ver com o porque de não distribuirem instaladores ou .debs. Será que é tão difícil distribuir o software de uma forma amplamente aceita como os instaladores? Ou será que disponibilizar .debs e outros pacotes é tão mais difícil?

O OO.org não é o único office para Linux, sabia?

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de fasdgr
Realmente foi de muito mal go: Realmente foi de muito mal gosto esses rpm's, o instalador antigo era muito melhor.

Compilar não vira... demora demais.
Comentário de Patola
RC3: Visto que o Release Candidate 3 foi a última versão candidata, eu posso apostar que essa RC3 é exatamente a final. Releases Candidates são exatamente isso: candidatos a versão final. Não são iguais a betas.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Patola
Linux Standards Base: Ora, eles sempre podem dizer que estão apenas seguindo os padrões.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de squidy
Para usuários do gentoo, a v: Para usuários do gentoo, a versão 2.0 já se encontra no portage :-) com status testing(~)... Dentro de algumas semanas deve se tornar stable...
--
Changes:
*openoffice-2.0.0 (20 Oct 2005) 20 Oct 2005; Andreas Proschofsky (suka) +openoffice-2.0.0.ebuild: OpenOffice.org 2.0 is ready! All patches moved to upstream, also ppc is supported now.
--
Fica ai o registro.
Comentário de rodrigo braga
alternativas ao OO: Pessoal

Durante anos a fio (assim como muitos outros) usei o MS Office (que particularmente acho bom), e de algum tempo pra cá tenho usado (em casa) o OO, porém uma dúvida, tanto o MS Office quanto o OO possuem N recursos dos quais não uso nem um décimo, apenas digito alguns textos (simples), nem planilhas costumo usar com frequência, enfim, não preciso de tanta potência!

A questão: A suíte do GNome (o GnomeOffice) é leve e me atende bem melhor justamente por isso, pode ser mais pobre mas não chega a me afetar, como não sou usuário "avançado" destas ferramentas, pergunto; em que o GnomeOffice (ou a suite do KDE) perdem pro OO? Em uma empresa com alguns micros antigos e documentos não muitos complexos o GNomeOffice é a melhor alternativa?!

Tem algum review disso em algum lugar?!

Valew
Comentário de hamacker
se for tanto codigo quanto mo: se for tanto codigo quanto mozilla (e acho que sim), uns 2 anos para terminar de compilar. :(
Comentário de hamacker
Eu uso o gnumeric 1.5.9 e abi: Eu uso o gnumeric 1.5.9 e abiword-2.4.1 do gnome-office e para ser sincero só tenho o OpenOffice como uma muleta para os formatos da microsoft, mas mesmo assim abrir .doc com o abiword tá muito bom.

Minha produtividade com o gnumeric é muito melhor do que com o openoffice-calc, agora o bam-bam-bam é mesmo escrever tanto no abiword,gnumeric e openoffice e abrir em qualquer um deles, o intercambio do abiword/gnumeric para o openoffice é perfeito (não sei o contrario), muito bom esse formato opendocument!

Experimentei o KOffice e senti que o negocio andou para tráz, anos luz de compatibilidade com o opendocument.
Comentário de Douglas Augusto
Me parece ser o maior softwar: Me parece ser o maior software livre em termos de linhas de código. O código-fonte gzipado tem nada menos do que 260MB!

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de squidy
Apesar do exagero, se não qu: Apesar do exagero, se não quiser esperar tanto, existe o openoffice-bin-2.0.0 para agilizar as coisas. Fica a seu critério.
Comentário de hamacker
não obrigado, não tive paci: não obrigado, não tive paciencia na época de esperar o mozilla compilar com suporte a SVG, imagina então 260MB, só o ./configure deve levar umas duas oras.
Comentário de flipe
não discordo, pq diabos rpm?: não discordo, pq diabos rpm?

usem o instalador grafico tb!
__
iscrevu erradu pq u governu naum mi da educaçaum!

iscutu musica pq so um revotadu!

odeio tudu q é pop i digu sempre...

o homem que matou o mau era mau também

a base do conhecimento é a indagação, o gosto e o esforço.
Comentário de tiago_herrmann
Bom, entendo a sua indignaç: Bom, entendo a sua indignação, mas veja, eles têm liberdade para lançar o pacote no formato que quiserem. Eu uso Slackware e também gostaria que fosse em tgz, mas fiz um (rpm2tgz *.rpm; installpkg *.tgz) e funcionou perfeitamente. Não posso reclamar, não paguei pelo software, além do mais acredito que quem tem que se preocupar com o usuário final é a distribuição que o cara usa. O pessoal do projeto OpenOffice.org já fez muito em nos disponibilizar um pacote office free. Uma vez que não existe uma distribuição oficial de Linux, é maduro da parte deles lançar o software em um tipo pacote que tenha a maior aceitação/uso. E como já foi citado, na própria LSB o rpm está como default. Eu, como usuário de Slackware, gostaria que fosse em tgz, mas como o fato de estar em rpm não impediu a instalação, não posso reclamar.
Comentário de Leonardo Lang AKA ofranja
"Esperar"?: "Esperar compilar"? Quem usa Gentoo não precisa esperar compilar nada, é só iniciar o emerge aumentando o nice, e ir usando a máquina normalmente até ele acabar.

Vez passada que sincronizei com o repositório atual (depois de meses sem fazê-lo, e depois de adicionar algumas flags no USE), foram cerca de 460 MB de código fonte; ~3 dias compilando. Mas só lembrei do processo no terceiro, quando começou a beepar avisando. ;-)

E é isso.

-- ofranja
Comentário de Leonardo Lang AKA ofranja
Pra abrir (na verdade, conver: Pra abrir (na verdade, converter) arquivos DOC, o melhor que já vi é o antiword. De fato, além de ser um programa de console que permite converter DOC em PS ou PDF, ele também devolve saída em texto, possibilitando ler arquivos DOC com um simples:

$ antiword arquivo.doc | less

Mais versátil ainda não encontrei. :)

E é isso.

-- ofranja
Comentário de diegop
Meu problema com o OO...: ...é que ainda não descobri como deixar a página centralizada com o zoom 75%.

Não consigo me adaptar com a página mais à esquerda, mas parece que a única forma de centralizá-la é deixando o zoom da largura da página.

Alguma dica?
Comentário de Dm7
Não seria simples, ir no men: Não seria simples, ir no menu exibir > zoom > variável, e deixár no 75%, dar ok?
Comentário de gon
Simples.: Pode-se centralizar ajustando o tamanho da janela do OO ao zoom desejado(no caso de um zoom menor que 100%),ou seja, diminuindo a janela até a página ficar centralizada.
Comentário de Fukuda
Empacotamento**: Acabo de baixar o pacote oficial em inglês e o alternativo em pt-br e após desenpacotar, o resultado foi:OOO680_m3_native_packed-2_en-US.8968 e OOO680_m3_native_packed-3_pt-BR.8968, respectivamente, ou seja praticamente a mesma versão. E, depois de um alien --to-deb *.rpm estou desfrutando do mais recente OOo em pt-br. Eu adoro o Debian...
Comentário de Peter Parker Is No Logged
Que micro vc usa?: Bom, eu nunca usei Gentoo, mas já tive que compilar altas paradas no meu micro, e algumas vezes isso f0de bastante a CPU, deixando a máquina quase inutilizável. Só dava pra assistir TV nele, já que os drivers pro Linux não usam nem 1% da cpu.
Comentário de Manoel Pinho
E já está disponível a versão em português do Brasil !: Saiu de ontem para hoje. Vejam

http://www.linuxdicas.com.br/article2197.html
Comentário de Jefferson Xavier
Openoffice 2.0 para Debian na fila de aprovação: A versão do Openoffice 2.0 para Debian já foi uploaded para o Unstable e está na fila de aprovação. Em poucos dias já estará disponível. Mas se quiserem puxar antes, podem pegar aqui: http://people.debian.org/~rene/openoffice.org/2.x/

Para acompanhar a fila de aprovação do Debian é aqui: http://ftp-master.debian.org/new.html
Comentário de Jefferson Xavier
Openoffice 2.0 para Debian no Openoffice Brasil!!: Vi que no Openoffice Brasil já está atualizado com o OO2.0. Estou puxando dele a versão pra Debian.
Comentário de wrochall
Caros, não sejemos inulteis,: Caros, não sejemos inulteis, no vivaolinux o fabio (o dono rsrsrsrsrs) me disse que nao queria, mas no linuxit temo um forun, de discutir, o opemofrice.
Caros, acredito que devemos portar o opeofrice para a distribuicaom linuxitlinux.
qualquer duvida, é, só me chumar.

falou,
Comentário de Gele Meurer
OO 2.0: Salve,

Parabéns a equipe brasileira do OO!!! Um dia somente para os ajustes e em três formatos!!!

Estou baixando em deb e windows, já que na empresa já vínhamos empregando a suite nestas 2 plataformas.

Creio que seja um dos app mais esperados pela turma heim?!

[]'s

Gele Meurer


Comentário de Dm7
Ainda não tem a opção de s: Ainda não tem a opção de só atualizar, como no Firefox?
Comentário de Jefferson Xavier
Tiro chapéu pra eles!!: Realmente é de tirar chapéu pra rapidez deles. E tô rodando a versão pra Debian aqui deles. Muito boa. Só acho que poderiam já colocar essa uma solução para a correção ortográfico como a do nosso amigo lá em cima que foi citada. Notei que o tempo de abertura do Openoffice 2 final ficou aqui bem mais rápida do que a versão que tinha antes aqui, a 1.9-130. Tá abrindo bem rápido aqui. Lógico que a primeira vez demora um pouco mais. Aqui faz abre em 7 a 13 segs em um AMD XP 2000+ com 256MB. Depois disso em 3 a 5 segs ele abre.

Agora atenção pra que for pegar as versões nativas como Debian, porque a versão do Openoffce Brasil é bem chatinha com Dependências. Eu uso Debian 3.1 atualizado para o Testing e KDE do SID. Ainda tive alguns pacotes quebrados como libsndfile e um outro que não lembro... Mas nada que um apt-get -f install não resolva. Mas pra usuário final isso pode ser um pouco de dor de cabeça...
Comentário de Halley Pacheco de Oliveira
Versão 2.0.0 igual a RC3: Eu já tinha a RC3 e baixei a versão 2.0.0. São iguais:

ls -l OOo_2.0*
-rw-r--r-- 1 root root 106447396 Out 22 09:21 OOo_2.0.0_LinuxIntel_install.tar.gz
-rw-r--r-- 1 root root 106447396 Out 17 07:59 OOo_2.0.0rc3_051015_LinuxIntel_install.tar.gz

diff -s OOo_2.0.0_LinuxIntel_install.tar.gz OOo_2.0.0rc3_051015_LinuxIntel_install.tar.gz
Files OOo_2.0.0_LinuxIntel_install.tar.gz and OOo_2.0.0rc3_051015_LinuxIntel_install.tar.gz are identical

Comentário de lordello
OpenOffice.org Brasil: "Agora atenção pra que for pegar as versões nativas como Debian, porque a versão do Openoffce Brasil é bem chatinha com Dependências. Eu uso Debian 3.1 atualizado para o Testing e KDE do SID. Ainda tive alguns pacotes quebrados como libsndfile e um outro que não lembro... Mas nada que um apt-get -f install não resolva. Mas pra usuário final isso pode ser um pouco de dor de cabeça..."

Cara, se você instalou o 3.1 e depois você atualizou para o testing, então o seu Debian não é mais 3.1, talvez seja 3.2 ou 3.5 ou 4.0, sei lá, mas não pode ser considerado o Sarge, por isso a tal dor de cabeça, que não é culpa da equipe do OpenOffice.org Brasil, eles provávelmente fizeram o pacote baseado na versão estável. Aí nós caímos na mesma discussão do tópico anterior:

Comparando os procedimentos de instalação de softwares

Halley, o RC3 foi considerado estável, então eles moveram o RC3 para 2.0.0, por isso os pacotes são iguais. Veja a nota da página do projeto OpenOffice.org Brasil:


"Depois de dois anos de desenvolvimento, o OpenOffice.org 2.0 está pronto e disponível. A versão Release Candidate 3 foi oficialmente reconhecida como a versão definiva, hoje, dia 20 de outubro de 2005."


Quem estiver usando o RC3 não precisa baixar novamente.

Já estou rodando o OpenOffice.org 2.0.0 desde ontem no meu Gentoo e em português do brasil (usando o langpack do rc2), quam reclama de demora na compilação e não tem um procesasdor potente deve usar os pacotes "openoffice-bin", isso evita aquecimento de processadores Athlon que ficam muito tempo compilando. Eu mesmo usava o "openoffice-ximian", mas passei a usar o openoffice-bin depois que a versão 1.99.x entrou no portage. Para pacotes tão grandes como o OpenOffice.org o melhor mesmo é usar binários prontos.

Existem duas páginas do OpenOffice Brasil ou eu estou ficando doido?
http://www.openoffice.org.br/
http://br-pt.openoffice.org/

Endereços diferentes e conteúdo diferente, hummm, muito extranho :-/

Gentoo AthlonXP GNU/Linux
GNU/Linux User #239576 Lincoln Lordello
/"\
\ / Campanha da Fita ASCII - Contra Mail HTML
X ASCII Ribbon Campaign - Against HTML Mail
/ \
Comentário de Jefferson Xavier
Openoffice 2.0 para Debian no Openoffice Brasil!!: Tipo, quando eu usava só os pacotes do Stable mesmo, o problema de dependência era maior. Por exemplo, viu aquele pacote de integração com o KDE? Então... Ele pedia algumas libs do KDE 3.4. Isso se não me engano era na beta 125. Na 130 não sei porque eu já tinha dado esse upgrade no Debian. E quando instalei aqui tive um problema de dependência que foi resolvido com um pacote do Testing. Então não sei se alguém mais pode ter isso. Acho possível...

Agora no mais, tá muito bom o Openoffice 2.0. Agora cá pra nóis, bem que o Impress poderia ter uns fundos mais legais para as apresentações, porque as originais são bem feinhas né hehehe. Bom que tem uma ferramenta lá pra desenvolver e instalar novos modelos.

Ah, e alguém sabe como resolver o problema da correção ortográfica para nosso querido portguês da República de Bananas? hehe Eu tentei compiar os arquivos pt_BR dentro do meu /usr/share/myspell/dics para /usr/share/dics, mas o OO 2.0 ainda tá gringo na correção ortográfica...
Comentário de Manoel Pinho
Cliparts e outras coisas para OpenOffice.org: Você pode baixar mais cliparts, fundos e outras coisas para OpenOffice.org aqui

http://ooextras.sourceforge.net/
Comentário de vmedina
Eles terem uma desculpa não justifica o erro.: Seguir os padrões é uma coisa, manter contente uma base de usuários é outra bem diferente...

Padrões devem ser seguidos quando ele ajudam a manter as coisas simples e acessíveis, e esse não é o caso.

Eles sempre podem seguir os padrões mesmo... e nós sempre podemos falar que eles estão na contramão, pois todo mundo que está usando uma distro baseada no Debian ou usando o Ubuntu que vem sido muito elogiado.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Nem o FF tem isso: O que o Firefox faz é baixar tudo e depois instalar, e se bem me lembro isso só ocorre para o Windows, pois no Linux é na munheca mesmo.

O FF nada mais é que o Seamonkey com mais suporte e carinha nova. Assim que sair a primeira 1.0 do Seamonkey eu to migrando pra eles.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de cenoura
padrões: Ué, se a Microsoft não segue os padrões, falam que eles precisam seguir os padrões ... agora, se o OO segue os padrões, falam que ele não deve os seguir só porque supostamente tem mais gente usando empacotamento .deb ... se fosse se guiar pela maioria ao invés dos padrões, o OO deveria vir somente em .exe e nunca em .rpm ou .deb :)
Se a Microsoft falasse que seguir os padrões do w3c (só pra citar um exemplo) fosse andar na contramão já que a maioria usa Windows, teria muita gente aqui criticando, não ?


Comentário de Dm7
Mas a versão 1.5 Beta 2 já: Mas a versão 1.5 Beta 2 já faz isso ou não? Pelo menos no site Central Firefox eles dizem:

"Atualização diferencial
Na versão 1.0 é necessário baixar todo o programa novamente para efetuar uma correção de segurança. O 1.5 terá a habilidade de se atualizar baixando apenas o código modificado, sem necessidade de instalação. Assim será possível atualizar o Firefox rapidamente, mesmo em conexões discadas. Mais informações."
Comentário de Pablo Lorenzzoni
OOo2 no unstable: O OOo2 jah entrou na unstable e o estou usando sem problemas.
Comentário de lordello
Dicionários: Jefferson Xavier
"Ah, e alguém sabe como resolver o problema da correção ortográfica para nosso querido portguês da República de Bananas? hehe Eu tentei compiar os arquivos pt_BR dentro do meu /usr/share/myspell/dics para /usr/share/dics, mas o OO 2.0 ainda tá gringo na correção ortográfica..."

Conpanheiro, você pode acessar o menu:
Arquivo => Assistentes => Instalar novos dicionários

Eu recomendo escolher a opção de instalação local no windows, pois ao reinstalar/atualizar o OpenOffice.org os dicionários serão perdidos. No Linux só aparece a opção de instalação global se esiver rodando como root ou se as pastas do /opt/openoffice estiver com permissão de escrita. Só é preciso instalar o dicionário "pt_BR" se você escolher a opção de instalação local, pois os originais continuarão ativos.

Gentoo AthlonXP GNU/Linux
GNU/Linux User #239576 Lincoln Lordello
/"\
\ / Campanha da Fita ASCII - Contra Mail HTML
X ASCII Ribbon Campaign - Against HTML Mail
/ \
Comentário de leonardo_lopes
O problema é quem criou esse: O problema é quem criou esse padrão.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de Daniel Dantas
Não quero desanimar ninguém: Não quero desanimar ninguém, mas compilar o openoffice não é trabalho de criança (heheheheh). Em uma máquina que compila o mozilla em umas 2-3 horas, o openoffice deve ser compilado em umas 12 horas. É disparado o que demora mais para compilar.
Compare o kde. Todo o kde não tem 200 mb compactado, ele deve ter uns 100 mb. O mozilla só tem 30 mb.
Agora, para quem é corajoso, tem muito tempo para esperar e muito espaço livre no hd (3 gb), eu aconselho a compilar o openoffice. Fora a possibilidade de compilar específico para a máquina (eu uso o -march=athlon-xp - código todo otimizado para athlon-xp, tanto que não roda nem no athlon thunderbird), compilando o openoffice faz ele utilizar as bibliotecas do seu sistema, tornado ele muito mais rápido tanto para carregar quanto no uso normal. Quem já compilou o mozilla sabe muito bem o que estou falando.
Comentário de Daniel Dantas
Só para completar, disse iss: Só para completar, disse isso, mas só compilei uma vez na minha vida o openoffice. Ficou muito bom. Não compilei depois por falta de espaço no hd.
Agora, estou compilando o openoffice 2.0. Deve acabar lá pela noite. hehehehehehehhe
Comentário de vmedina
Leia de novo acima.: Aí eu ia falar para você, cara raiz, para ler denovo o que eu comentei. Eu tb me perguntei sobre isso enquanto lia o que eu escrevi, mas notei que tem algo que difere.

Os padrões do W3C garantem acessibilidade universal. Simples assim. O que tá no padrão, a maior parte pelo menos, funciona na grande maioria dos navegadores. Só IE que fica pra trás pela preguiça da MS.

Padrões devem promover acessibilidade e não exclusão. Padronizar SÓ RPM exclui quem usa Debian e outras distros que não tem suporte para RPM.

Entendeu agora?

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
"Terá", um dia quem sabe tal: "Terá", um dia quem sabe talvez.

Não ví isso nos betas.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Patola
Openclipart?: Peraí, não pode esquecer do OpenClipart.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Patola
Padrão ou despadrão?: A questão é simples, vmedina: pra ser padrão, tem que ser um só. Eu prefiro GNOME mas se onde eu trabalho padronizarem o KDE eu entenderei. Eu uso debian e prefiro debs, mas entendo a resolução do LSB - o RPM é mais popular, ainda - e teria sugerido o mesmo se fizesse parte do time deles.

Veja que devido à própria ecologia do software livre, não são padrões daninhos. Sendo o openoffice livre, qualquer um pode recompilá-lo e colocá-lo em outro formato de pacote qualquer. Se o KDE virar padrão, os programas dele ainda rodam dentro do Gnome e os do Gnome rodam dentro dele. Então não acho que é motivo pra reclamar. É diferente de, por exemplo, um formato proprietário, não-documentado e não-interoperante como Microsoft Visio ou conferência por netmeeting.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de vmedina
Realmente, graças a deus iss: Realmente, graças a deus isso é SL.

Mas o que me intriga é por que passar de um instalador genérico para um sistema único de pacotes? A falta de consideração a usuários de distros que não usem RPM é que mata.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Daniel Dantas
Números da compilação do OpenOffice: hehehehehhe, eita coisinha demorada.

Configuração: gentoo 2005.1, sempron 2200, 512 MB RAM DDR 333, A7N8X-X, GCC 3.3.6, CFLAGS="-O2 -march=athlon-xp -fomit-frame-pointer -pipe", CXXFLAGS=$CFLAGS
Tempo de compilação: 8 horas, 56 minutos e 59 segundos
Tempo total do emerge (todo o processo): 9 horas, 1 minuto e 35 segundos
Tamanho final do pacote binário (feito com quickpkg): 95,1 MB

O tamanho final do diretório onde foi compilado não deu pra ver porque o portage apaga tudo após ter instalado.
Só um detalhe. A versão do openoffice compilada pela gentoo é o da ximian (go-ooo.org), que é o openoffice mais alguns patches da comunidade.
Produto final: mais bonito, mais rápido, menor e usuário mais feliz. :-D
Comentário de Daniel Dantas
Esqueci de dizer. E, claro, t: Esqueci de dizer. E, claro, totalmente em português do Brasil.
Comentário de Anderson Prado dos Reis
Formato odt: Em Ferramentas > Opções > geral podemos mudar a opção para o formato que quermos que o openoffice salve.

tem uma observação
Nota: não usar o OpenDocument como formato padrão pode causar perda de formatação ou de conteúdo.

ODT,ODS,ODP . Já não esta homologada ?

A pergunta é qual formato devemos usar ?

Ou será erro de tradução?

seria assim

Nota: Ao usar o OpenDocument como formato padrão poderá causar perda de formatação ou de conteúdo.




Comentário de Felipe Raposo
Errado: Claro que não. Se você usar formato DIFERENTE do padrão do OpenOffice (OASIS), você vai correr o risco de perder formatação.
Felipe Raposo

Comentário de cenoura
Só complementando: Olá vmedina e demais,

Não quis defender o rpm em si e nem ofender ninguém, mas sim o fato de termos ou não um padrão a seguir. Independente do LSB recomendar rpm ou deb, eu acredito que o LSB deve ser respeitado (pelo menos até termos algo melhor). É bem provável que se o OO.org viesse somente em .deb iria ter outra pessoa reclamando do fato de vir em formato Debian e não em formato Red Hat. Ao invés deles gerarem pacotes para diversos empacotadores, preferiram gerar somente para .rpm que é o padrão da LSB (mas concordo que poderia ter pelo menos o .deb também).
No final, o Patola acabou explicando melhor o que eu quis dizer no meu comentário anterior :)

[]'s

Gustavo Picoloto
Comentário de Vollu
Como?: Como faço no Gentoo pra deixar em português do Brasil?
Comentário de Daniel Dantas
Adicione isso ao arquivo /etc: Adicione isso ao arquivo /etc/make.conf:

LINGUAS="pt_BR"

Essa variável é utilizada por alguns ebuilds, como o openoffice, o kde-i18n e o koffice-i18n. Deve ter outros, mas esses são os que conheço.
Comentário de Eduardo - RJ
Open Office 2.0 Final em português do Brasil (pt-br): Open Office 2.0 em português do Brasil (não cheguei a instalar, mas pelo menos o instalador estava em português do brasil).

Versão para Windows 32 bit e Duas para Linux (não manjo dessa bagaça, mas acho que é rpm e deb).

http://www.openoffice.org.br/saite/conteudo.php?inc=conteudo/texto&tx=3&id_aba=1

Comentário de Leonardo Lang AKA ofranja
?: "Não quero desanimar ninguém, mas compilar o openoffice não é trabalho de criança (heheheheh). [...]"

Desde quando # emerge openoffice é um procedimento complicado? Só porque demora não quer dizer que é difícil.

O problema de inutilizar a máquina durante a compilação é resultado de pouca memória: pra compilar programas grandes feitos em C++, com folga, é preciso ter uma bela quantidade de RAM. Minha máquina, com 256Mb, já apanhou muito feio quando tentei compilar o PyQT e navegar ao mesmo tempo. No caso do OpenOffice, deixei compilando quando não estava usando o computador, suspendendo o processo quando retornava.

Diria que o mínimo (confortável) para fazer emerge de programas C++ e usar a máquina simultaneamente é 512Mb; caso contrário, é melhor se preparar para alguns trashings inconvenientes pelo caminho.

E é isso.

-- ofranja
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004