Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançada versão gratuita do VMware

“Foi lançado o VMware Player, uma versão gratuita do VMware, disponível em versão Linux e Windows. O VMware Player permite executar máquinas virtuais criadas em outras versões do VMware. As máquinas virtuais podem ser usadas normalmente, novos programas instalados, a configuração do sistema guest alteradas, etc. A performance também é normal, na verdade um pouco superior à do VMware 5.0, pois o Player é baseado na próxima versão, que ainda está em estágio beta.

A única grande limitação é que não é possível criar novas máquinas virtuais, apenas usar as anteriormente criadas. Lembre-se que as máquinas virtuais do VMware são simplesmente pastas criadas no HD, de forma que elas podem ser facilmente compactadas, gravadas em CD ou DVD e assim transportadas para outras máquinas. É fácil alterar as configurações da máquina virtual, editando o arquivo .vmx dentro da pasta. Através dele é possível modificar a quantidade de memória RAM reservado à VM, se será compartilhada a placa de som e portas USB, se será usado um arquivo .iso como CD e assim por diante. Ou seja, mesmo usando o VMware player, é possível usar uma VM já criada praticamente da mesma forma que com a versão completa.
” A nota foi enviada por Carlos E. Morimoto (morimotoΘguiadohardware·net), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de hamacker
ALguem tem a URL completa par: ALguem tem a URL completa para download, está impossivel visitar o sítio www.vmware.com
Comentário de Leandro R. M. de Marco
Máquina virtual: Nunca usei o VMware. Sempre uso o qemu.

Pelo que vi o qemu cria arquivos de imagens cmpatíveis com o VMware 3 e 4. Então, acho que é possível criar a máquina virtual mo qemu e usá-la no VMware Player.

Aliás, o qemu com o módula de aceleração, tem um desempenho ótimo.
Comentário de Manoel Pinho
http://download3.vmware.com/s: http://download3.vmware.com/software/vmplayer/VMware-player-1.0.0-16981.exe
http://download3.vmware.com/software/vmplayer/VMware-player-1.0.0-16981.i386.rpm

Não tenho a url da versão em .tar.gz, mas suponho que seja

http://download3.vmware.com/software/vmplayer/VMware-player-1.0.0-16981.tar.gz


A notícia saiu no Slashdot hoje e por isso o site está assim.
Comentário de ufa
Confirmação: Realmente, se não pode criar a máquina virtual, a utilidade se restringe a quem tinha a versão anterior do VMW. A não ser que seja possivel criar a máquina com o QEMU, como disse o Leandro acima.
Comentário de Carlos E. Morimoto
Eu já fui um grande defensor: Eu já fui um grande defensor do Qemu, mas o desempenho e facilidade de uso do VMware são realmente muito superiores. O Kqemu não é livre (o codigo é fechado e vc precisa pedir permissao para redistribuir), levando isso em conta, essa versao gratuita do vmware acaba sendo a melhor opção em vários aspectos.

Estou escrevendo um script para criar e modificar as VMs na proxima versao do Kurumin, isso vai permitir usar o VMware Player diretamente, sem precisar da versao completa.
Comentário de Manoel Pinho
É isso aí: É isso aí ! Parece que o cara do Qemu só abriu parte do código para popularizar o produto e nos usar como beta testers. Quero ver quando sair a versão 1.0 final.

Sim, dá para usar o Qemu sem o kqemu, assim como se pode usar o Bochs, mas o desempenho ruim torna o uso praticamente inviável.

Não duvido nada que em pouco tempo teremos scripts ou programas geradores de imagens prontas para serem usadas nesse Vmware Player sem a necessidade de usar o Vmware.

E tão logo tenhamos computadores que permitam virtualização sem precisar mudar o sistema operacional, será possível até rodar o windows no Xen sem alteração. Mais detalhes sobre isso aqui:

http://www.linuxelectrons.com/article.php/20050301154245548
Comentário de nemesis
blz!: mas pq diabos eu iria querer rodar Fedora e Debian ao mesmo tempo?...

bem, acho que agora só preciso de uma estação Pentium 4, 1GB DDR grátis também...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de hamacker
Hummm, 38M porque tão pequen: Hummm, 38M porque tão pequeno, a versão anterior (5.0) eram 80M!
Alguem sabe do que se trata ? Um plano beta-tester clamufado de "di gratis" ?
Comentário de hamacker
Me parece que no sitio do mar: Me parece que no sitio do marimoto tem uma dica de criação de disco virtual.
O problema do qemu+kqemu é que a configuração de rede não é tão transparente como o vmware. O qemu vem com um getway+roteador interno que por incrivel que pareca voce navega na internet, mas nao navega na rede local e é muito complexo (mas possivel) mudar isso se for profundo conhecedor de rotas e iptables. O vmware é mais simples.
Comentário de Carlos E. Morimoto
Na verdade o VMware em si tem: Na verdade o VMware em si tem coisa de 5 MB, o resto sao um monte de imagens dos modulos de kernel precompilados pra varias distros, os ISOs dos CDs do vmware tools, versoes estáticas das bibliotecas GTK usadas por ele e por aí vai.
Comentário de Daniel Dantas
Para quem quiser como resolve: Para quem quiser como resolver a situação, pode tentar pegar uma licença temporária no site do VMware, criar a máquina virtual e rodar o VMware player.
Se bem que o QEmu realmente está muito bom, mas o fato do kqemu ser fechado, dificulta as coisas.
Comentário de James de Oliveira
Dois Motivos: 1) Testar uma distribuição antes de instalar definitivamente no computador. Faço isso em partição.
2) Máquina virtual é extremamente útil para dar suporte, já imaginou ter que rebootar o computador ou ter que manter uma bancada com diversos computadores, cada um com um sistema?

Obviamente há dezenas de outros motivos para ter máquina virtual, eu usava pra jogar Age of Empires II no windows 98 no meu linux.
Comentário de hamacker
Testei e ele funciona maravil: Testei e ele funciona maravilhosamente bem, com excessão da controladora de video que apesar de indicar 16bits eu só tô vendo 256, e umas garibadas que no win98 as vezes o mouse não funciona.
Puxa, mas que performance!
Vou remover de vez o qemu.
Comentário de adilson
Eu uso diariamente: No meu tipo de trabalho eu preciso fazer testes em servidores de terminais windows constantemente então eu tenho imagens de vários destes como NT-TS, Windows 2000, XP Pro e 2003 e às vezes tenho que testar comportamento deles depois que um SP é aplicado então eu faço um clone do original, aplico o SP e, se quiser, retorno o clone apego este e mantenho o atualizado.
Para mim, foi um dinheiro *muito* bem empregado.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de nemesis
2 cents: "1) Testar uma distribuição antes de instalar definitivamente no computador. Faço isso em partição."

ora vejam. geralmente isso é possível de forma bem mais prática com live-CDs. Ou, simplesmente, assim como você, instalando em uma partição à parte. Que, aliás, já foi instalada, ora bolas...

"2) Máquina virtual é extremamente útil para dar suporte, já imaginou ter que rebootar o computador ou ter que manter uma bancada com diversos computadores, cada um com um sistema?"

sim, é um prático switch para técnicos de manutenção.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Leandro R. M. de Marco
O cara do Qemu: "É isso aí ! Parece que o cara do Qemu só abriu parte do código para popularizar o produto e nos usar como beta testers. Quero ver quando sair a versão 1.0 final."

Não é verdade. O Qemu em si é um projeto que sempre foi OpenSource. Ai o autor criou o módulo (que é proprietário). mas isso veio depois.

O cara do qemu é nada mais nada menos que Fabrice Bellard. Ele é o criador da ffmpeg e do tcc (Tiny C compiler). Este tcc é fantástico. Eu já vi um kernel sendo compilado no boot. vc boota o cd e o kenel é compilado e boota. O Tcc permite rodar código C como se fosse um shell script de tão rápido que ele é. O Fabrice também fez uma implementação de modem via software

Ou seja o autor do qemu é muito bom e já contribuiu muito com o Software Livre. Não vou discutir se ele está certo ou errado em não abrir o código do Kqemu (precisaria analisar melhor o caso).
Mas devido a competência dele eu acredito no futuro do Qemu. Por favor, não estou criticando quem usa o VMware e nem o VMware. Eu não uso porque não quero usar pirata e o Qemu atende às minhas necessidades (testar distro, etc). Só estou dizendo que não devemos jogar o qemu e seu autor na fogueira. Se o qemu tem partes proprietárias, o VMware é inteiro proprietário.

Finalizando. Na página do qemu ele fala sobre abrir o Kqemu:

"As a supporter of open source, the author accepts to open source the QEMU Accelerator Technology provided a company invests enough money to support the project and to recompense the author from the potential loss of revenue. Interested companies can look at the roadmap and make suggestions to the author."

Comentário de Carlos E. Morimoto
Só colocando lenha na foguei: Só colocando lenha na fogueira, eu acho interessante a postura de certas pessoas que não sabem escrever sequer um shell script e se acham na posição de criticar desenvolvedores como o Fabrice Bellard, que conseguiu desenvolver um virtualizador praticamente sozinho.
Comentário de Leandro R. M. de Marco
Não é bem assim: "ora vejam. geralmente isso é possível de forma bem mais prática com live-CDs."

Não é bem assim. Se eu baixo um live-cd e gosto, eu tenho que fazer mais um download (do cd de instalação). Usando máquina virtual vc faz um download só. Se gostar é so queimar no cd e instalar. Sem contar que usando máquina virtual, vc pode fazer outras coisas no PC enquanto o SO é instalado.
Comentário de Manoel Pinho
Lenha ?: Morimoto,

Espero que não esteja se referindo a mim. Em primeiro lugar eu sei fazer sim um shell script mas não sou programador profissional. Acho que se tive capacidade de passar em 3 vestibulares dos mais difíceis do país posso muito bem aprender um pouco mais de shell script. Isso não é exatamente uma "rocket science"...

Se você reler o que eu disse, em nenhum lugar critiquei o código do programa, até porque não o li. Só falei (em tom de dúvida) sobre as reais intenções do desenvolvedor quando faz parte do código não livre e usa esse trunfo para tentar vender esse código para quem oferecer dinheiro. Ora, se a intenção dele é ganhar dinheiro, porque não liberou todo o programa como freeware apenas ? Ele está usando alguma tecnologia proprietária de terceiros para não poder abrir o código ?
Comentário de Carlos E. Morimoto
Estava só criticando a tende: Estava só criticando a tendencia geral de algumas pessoas a criticarem os desenvolvedores, mesmo sem terem muita informação sobre o assunto.

No caso do Qemu especificamente, ele foi adotado pela Nettraverse como base a nova versao do Win4Lin. Os diferenciais do Win4Lin em relacao ao Qemu são o uso da virtualizacao (com o Kqemu) e um conjunto aprimorado de drivers para os dispositivos virtuais, que melhora bastante o desempenho em relacao ao Qemu "puro".

Eles fizeram algum tipo de acordo com o Fabrice de remuneração pelo uso do Kqemu, aparentemente com a condição de que ele não fosse completamente aberto, de forma que outras empresas concorrentes nao pudessem usá-lo em seus produtos.

Assim como no caso do Nessus, o Fabrice não recebe contribuições substanciais da comunidade, por isso achou que manter o acordo com a Nettraverse e liberar o Kqemu como um freeware era mais interessante do que abrir o código.

É por isso que ele colocou uma mensagem avisando que caso alguma empresa ou grupo patrocinasse o desenvolvimento, ele abriria o codigo.

Comentário de nemesis
que diabo de lógica é essa?!: "Usando máquina virtual vc faz um download só."

Como assim, cara-pálida? Levando em consideração que live-CDs hoje já te permitem instalar pro disco, se vc usar VM, vai precisar baixar a VM _e_ o S.O. desejado. mas, tudo bem, reconheço que é útil, sim.

"Sem contar que usando máquina virtual, vc pode fazer outras coisas no PC enquanto o SO é instalado."

Como jogar paciência enquanto impacientemente aguarda para finalmente testar? :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Manoel Pinho
OK: OK, obrigado pelo esclarecimento. Eu suspeitava que havia algum impedimento contratual com alguém. Cometi o erro de levantar suspeitas sobre o autor antes de saber toda a história do programa.
Comentário de Ricardo Carvalho
Ahhh não. Essa eu não vou p: Ahhh não. Essa eu não vou perdoar.
O autor do Qemu é o autor original, hoje ele já deixou o cargo, do ffmpeg, a base de decodificação de todos [ou quase todos] os players de código aberto por aí, MPlayer, VideoLAN e Xine devem muito a ele.
Comentário de Ricardo Carvalho
Putz, enchi linguiça do que: Putz, enchi linguiça do que o pessoal falou aí em cima :(
Comentário de Leandro R. M. de Marco
"Como assim, cara-pálida? Le: "Como assim, cara-pálida? Levando em consideração que live-CDs hoje já te permitem instalar pro disco, se vc usar VM, vai precisar baixar a VM _e_ o S.O. desejado. mas, tudo bem, reconheço que é útil, sim."

Alguns live-CDs sim. Mas não muitos. Por exemplo. eu já instalei o Syllable, o desktopBSD, o ReactOS, o FreeDos. O Ubuntu mesmo,. O live-CD dele não permite instalar.

Mas não vamos brigar por causa disso. Ambos concordamaos que virtualizadores são úteis. :-)
Comentário de wrochall
Comunidadi enfantil e imadura: Comunidadi enfantil e imadura, acham, que precizam de voce para sobreviver, o linuxit mesmo, se precizase de ajuda de algum eu, moreria de fomi, rsrsrsrsrsrsrs
a cuminidade linux bo brasil é imadrura.


rsrsrsrs


falou,
Comentário de Tonywalker
Use sem limite!: Quem tem espaço em disco e paciencia para fazer download pode seguir a seguinte dica para usar o VMWare praticamente sem limitações:
Entre aqui e baixe a versão 5.0 para linux:
http://www.vmware.com/download/download.do?downloadGroup=WKST-5-LX
Se prepare porque o Download é de 65MB
Instale o programa (usei a versão tar.gz). Crie quantas máquinas virtuais quiser etc... Sem a licença do programa não é possível utilizar estas máquinas, crie-as e as deixe guardadinhas.
Agora entre aqui e baixe o VMWare-Player:
http://www.vmware.com/download/player/
São mais 32MB de Download.
Instale o programa e então use o VMWare-Player para rodar as máquinas que você criou anteriormente.
O melhor é que o VMWare continua funcionando, assim você pode modificar as máquinas virtuais criadas e também criar novas.


Falows

Comentário de escovadordebit
Porte para plataforma de 64bits: Alguem sabe se o VMWare e o player dele estão portados para 64bits?
É possível roada-lo em um Athlon 64 bits?
Comentário de Carlos E. Morimoto
Chegou atrazado, já fiz os s: Chegou atrazado, já fiz os scripts para criar e editar as VMs ;-)

No Kurumin 5.0, instale estes dois pacotes e abra o novo Kurumin-EMU:
http://www.guiadohardware.net/linux/kurumin/download/icones-magicos.deb
http://www.guiadohardware.net/linux/kurumin/download/kurumin-painel.deb
Comentário de srighi
Comunidade infantil e imatura: E, com toda a certeza, semi-analfabeta.
Credo...
Comentário de Lebrão
Nossa estavam em competição: Nossa estavam em competição e ninguem avisa!!!
o moremoto se acha, afff ...
Comentário de Tonywalker
Seu fominha!: Seu fominha!
Ficou legal, não sabia que dava pra fazer isto.

Falows

Comentário de Ananias
Pressa: Atrazado?!
Comentário de Carlos E. Morimoto
O que nao consegui ainda foi: O que nao consegui ainda foi criar os discos virtuais diretamente, o qemu-img tem uma função para criar discos do vmware 4 mas nesta versao aparentemente ainda nao funciona. Por enquanto estou usando templates de discos de vários tamanhos, onde vc escolher qual tamanho usar ao criar a vm. Falta tbm as opções para usar vários discos e cd-roms. mas com o tempo agente vai melhorando :)

Outra questão é a instalação do Vmwaretools. No VMware workstation ele simula a inserção de um Cd-ROM dentro da VM, que por sua vez abre o instalador dentro da VM. Não encontrei nenhuma forma de fazer isso parecido via script, com a vm rodando.
Comentário de Patola
Egolatria é a moeda do SL: Caso ninguém tenha te avisado, a maioria das pessoas que faz software livre é recompensada com massagens no ego.

É um preço justo, ou até barato demais, em minha opinião. Em vez de reclamar, mais vale pagá-lo e prosseguir usando as boas idéias que surgem desses egos inflados.

OBS.: é Morimoto.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de giuliano
Video: Alguem sabe configurar a placa de video do VMWare no W2k ??
Comentário de wrochall
Nossa advogado do mortimoto a: Nossa advogado do mortimoto agora também ???


Comentário de Júlio Monteiro
"ora vejam. geralmente isso: "ora vejam. geralmente isso é possível de forma bem mais prática com live-CDs. Ou, simplesmente, assim como você, instalando em uma partição à parte. Que, aliás, já foi instalada, ora bolas..."
Live-CD? E se eu tiver um HD de 20gB, com o Ubuntu Linux, e quiser testar o último Fedora Core? Uso o Live-Cd dele? Ops, mas o Fedora não é um Live-CD! O que eu faço? Reparticiono todo o HD só para testar uma distro? Não seria mais fácil rodar a própria distro *dentro* do meu Linux? SIM! :)

-----
"The box said: Requires MS Windows or better, so I instaled Linux" (Autor Desconhecido)
Júlio Santos Monteiro :: http://www.monteiro.eti.br/julio
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004