Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Decifrado código secreto de rastreamento em impressoras laser

“As páginas impressas pelas impressoras laser coloridas podem incluir pontos minúsculos, praticamente invisíveis a olho nú. Os pontos formam um código que pode ser lido pelo Serviço Secreto Americano, aparentemente para rastrear falsificadores. Agora, pela primeira vez este código foi craqueado. O Serviço Secreto já tinha admitido que o rastreamento de informações era parte de um acordo feito com fabricantes de impressoras laser selecionados – incluindo a Xerox, Canon e muitos outros. Se uma impressora laser colorida for utilizada para falsificar um documento, e os agentes tiverem acesso a este documento, os códigos poderão ser lidos. Entretanto, a natureza completa da informação privada codificada em cada documento ainda não era conhecida. “Descobriu-se que os pontos de pelo menos uma linha das impressoras codificam a data e hora em que o documento foi impresso, assim como o número de série da impressora”, disse o funcionário Seth David Schoen da EFF. Podem ser vistos os pontos em impressoras coloridas feitas pela Xerox, Canon e outros fabricantes. Os pontos são amarelos, com menos de um milímetro de diâmetro, e tipicamente repetidos em todas as páginas do documento. Para ver o padrão, é necessária uma luz azul, uma lente de aumento ou um microscópio. Mas uma vez craqueado o padrão, é possível chegar ao dono da impressora que produziu o documento suspeito.” A nota foi enviada por Halley Pacheco de Oliveira (halleypoΘyahoo·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de caio1982
Informações hey, informações ho!: Finalmente a paranóia deu lugar a algo mais concreto heheh mas na verdade isso provavelmente já era feito há muito, muito mais tempo. Que eu saiba, a Xerox (principalmente) tem acordões com FBI, CIA e agências similares dos gringos "desde sempre" e não acho tão estranho a empresa ter ficado famosa com fotocopiadoras logo após o fim da segunda guerra mundial. A Xerox embutiu mecanismos de cópia de documentos em máquinas vendidas para "inimigos" dos Estados Unidos durante a segunda guerra mundial, e depois, durante a guerra fria. Tá tudo no Google :)
Comentário de Paulo Zambon
Absurdo: Não podíamos confiar em softwares... agora nem em hardware... Afff... que mundo louco!
Comentário de caio1982
Fotos do esquema e "help EFF watch the watchers": http://www.eff.org/Privacy/printers/docucolor/

No link acima tem fotos e explicação de todo o esquema de uma impressora da série DocuColor, da Xerox é claro :) Augusto, rola um update com esse link?
Comentário de Sonolento
òtimo...: Gostei muito dessa notícia, pois é capaz de trazer a tona uma vantagem do software livre que tem sido posta de lado quase que totalmente

Hoje em dia só se fala q o SL tem menor custo, TCO e blablabla... Porém, lembro que quando se começou a exigir que os governos avaliassem o SL como uma alternativa se destacava bastante o aspecto do governo saber o que acontece no sistema onde poe informações por vezes vitais para segurança economica e estratégica de um país.

A idéia de q um sistema operacional com código fechado envie um pacote com informações secretas, o firewall (da mesma empresa de código fechado) embora com regras rígidas, curiosamente deixe esse pacote passar... já não parece tão paranóica afinal :).

Comentário de hamacker
Putz! Parece seriado de arqui: Putz! Parece seriado de arquivo X.
Será que as vacinas que tomamos contra rubeola também são marcações de número de série ?
Será que a agua tem mais cloro porque assim as pessoas ficam mais emburrecidas ?
Agora vamos ter que levantar todas as teorias da conspiração e analizar uma por uma.
Comentário de Rivanor
E depois ainda dizem que e' s: E depois ainda dizem que e' so' *teoria* da conspiracao ;}

web_knows
Comentário de Caio Begotti
A verdade estava no papel, não lá fora: Toda brincadeira sempre tem um fundo de verdade ;) eu até acredito na possibilidade dessa história da água ser verdade, mas prefiro não pensar nisso haha

--
caio1982
Comentário de Patola
Teoria e seus significados: Teoria, no significado formal, não significa "hipótese", web_knows. Popularmente o significado de teoria como "algo a ainda ser provado" ficou na mente da população, e pode até ser esse o significado do termo "teoria da conspiração", mas não necessariamente.

Citando o link da Wikipedia:
"Equívocos sobre Teorias Científicas

Muitas vezes as pessoas confundem sobre a definição de uma teoria. . Nossos dicionários trazem o significado popular de uma teoria, que é o equivalente a uma hipótese, uma especulação. No entanto, na Ciência, uma hipótese não é o mesmo que teoria.

Outra confusão freqüente que observamos é o equívoco entre fato e teoria. As pessoas dizem muitas vezes, por exemplo, que a teoria da evolução é só uma teoria, e não um fato. Cientificamente falando, fatos é o que nós podemos conceber empiricamente, a evolução das espécies é um fato, podemos inferir através de fósseis a mudanças gradativa dos seres vivos, ou então observar uma evolução rápida, como é o caso do vírus HIV. Teoria é o que explica esse fato, ou seja, a teoria da evolução nos mostra como esses seres vivos mudaram (evoluíram). Portanto, é correto afirmar que evolução é um fato e uma teoria.
"
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Everaldo Canuto
Não tem sido posta de lado n: Não tem sido posta de lado não, suas semanas atrás no II Forum Cearense de SL o Sérgio Amadeu falou sobre isso, o pessoal do exército falou que isso também é uma das vantagens que eles vêm no Software LIvre.

Everaldo Canuto
everaldo@simios.org
Comentário de alex-gurgel
Só um detalhe: Eu já fui funcionário da Xerox e dava manutenção nas impressoras coloridas (entre mais uns 10 segmentos diferentes). Sempre vi essas marcas, já que apenas nos modelos mais recentes elas são assim, tão minúsculas. Anteriormente elas eram difíceis de distinguir, não pelo tamanho, mas sim pela tonalidade, um amarelo muito claro. Bem, a questão é a seguinte: de vez em quando algum cliente mais atento perguntava que marcas eram aquelas. A resposta usual é que eram marcas que a impressora usava para reconhecer o tamanho e o início/fim de uma folha de papel, já que para cada folha impressa o papel precisa receber 4 cores diferentes (amarelo, cyan, magenta e preto), dando 4 voltas dentro da máquina. Como a amarela era a primeira cor a ser depositada, ela era usada também para gerar essas marcas.
Agora, se a gente tentasse obter uma explicação oficial a resposta, invariavelmente, era "não se preocupe com isso"....

Comentário de Manoel Pinho
Dólar: Já ouvi notícias de que o governo americano temia um grande aumento na falsificação de dólares com o lançamento das impressoras coloridas de alta resolução (especialmente as laser coloridas) e copiadoras coloridas. Por isso, obrigou os fabricantes desses equipamentos e de softwares gráficos profissionais (como o Photoshop) a terem medidas de identificação do equipamento ou licença de sw usados para fazer a falsificação.
Comentário de ruivo
O perigo é o flúor: Na verdade, o perigo está no flúor, um elemento altamente tóxico e cancerígeno, cujo uso constante e em pequenas quantidades causa sérios danos ao cerébro e age como tranquilizante, tornando as pessoas submissas.
Comentário de ferdam
Houve uma noticia que eu nao: Houve uma noticia que eu nao me esqueco. Embora ela tenha sido dada de modo simples, sem nenhum detalhe tecnico, isso ficou gravado na minha mente. Eu lembro perfeitamente dela.
Durante a 1a guerra dos EUA x Iraque, um reporter da Globo, no Jornal da Globo, disse que os EUA paralizaram todas as redes de computadores do Iraque, atravez de pequenos codigos nos chips que equipavam as impressoras exportadas para aquele pais.
Em primeira analise, pareceia uma noticia sem fundamento tecnico.
Porem, se é verdade, e eu nao duvido de nada, como seria possivel ativar tais codigos remotamente ?
Que Sistema Operacional o Iraque usava em sua rede ?
Outra coisa, por que os Departamentos de Defesa, de Energia e tantos outros nos EUA, usam Linux, cujo codigo fonte do kernel e de todos os pacotes utilizados sao analisados por equipes cruzadas (alem de outros artificios...) ?
Alguem ja abriu um tcpdump e deu um boot numa maquina windows ? Sera que em tudo aquilo que passa para a Internet, nao contem nenhuma informacao cifrada ?
Alguem ja fez um dump das proms que equipam impressoras, modems, teclados, cdroms e analisou se tudo que esta ali é necessario ?
Eu nunca analisei, e creio que nem tenho competencia para tal, mas tenho certeza que estamos sendo vigiados, o tempo todo.

Abraços,
Fernando
Gentoo Jackass Toolkit Project 2005.0
Comentário de CWagner
Agora que o SL está se conso: Agora que o SL está se consolidando é melhor brigarmos por HL, Hardware Livre.

Que tenhamos acesso às especificações dos equipamentos que usamos. Deixemos de ser submissos e aceitar "qualquer coisa" que colocam à venda, sem sabermos exatamente do que se trata.

Fiz curso técnico em Eletrônica no CEFET-MA e lembro como era bom ver os diagramas dos circuitos e saber o que cada componente fazia. Hoje em dia com a integração e miniaturização fica muito difícil desenvolvermos a eletrônica como hobby, então ficamos com a programação de computadores, que estava ficando banal e "fácil demais".

Graças aos Stallman, Linus e outros temos chance de "ver como as coisas funcionam", por trás dos códigos fontes dos programas, aprender e desenvolver nossas próprias ferramentas ou aprimorar o que já existe.

Mas a indústria tem interesse em manter seu mercado e é capaz de se vender para os governos, trocando nossa liberdade e privacidade por incentivos, favores e vendas volumosas, ou vocês acham que a Xerox, por exemplo, fez isso apenas para ajudar o governo americano?
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de caio1982
Hmmm: Acho que você está exagerando, não? Bombas de grafite são "famosas" pra esse tipo de ação e costumam funcionar bem (como detonação de partes elétricas). Google it :)
Comentário de ferdam
Ah! Vai plantar batatas...voc: Ah! Vai plantar batatas...voce acha que eu nao sei o que sao bombas de grafite ?
Nao preciso de google pra isso.
Acho que voce é ainda muito inocente...
Abraços,
Fernando
Gentoo Jackass Toolkit Project 2005.0
Comentário de anderson freitas
mais dos demonios da america besta do norte: imagima os usuarios de ruindous entao como ja disse antes presas faceis
facilimas vulnerbilde altissima e assim eles controlam espionam sem o menor esforço so levando vantagem hehehe codigo fechdo e isso a famosa
caixinha de surpresas e o trouxa do usuario nem sabe o que esta por tras ,mais inocente que uma criança de 3 meses.nao votarei nesse referendo como nao votei nas eleiçoes anteriores ''nao confio nessa urna caixa preta''nao ha recontagem de votos nao ha impugnaçao da urna
e nao pode ser auditada desde quando isso e democratico? isso e uma rodovia aberta para fraudes e armaçoes e nisso infelizmente somos mestres!!!!!
Comentário de juca
Questão de segurança: Na realidade, isso é antigo e era divulgado na imprensa. Lembro-me de ter lido um matéria no caderno de informática d'O Globo há uns dez anos. O mecanismo começou a ser colocado nas impressoras e copiadoras sobretudo depois que elas tiveram uma capacidade de reprodução de alta resolução. O problema sempre foi econômico: a possibilidade de falsificação de notas com a fotocopia (ou o escaneamento). Havia alguns padrões de deformação minusculos que possibilitavam a descoberta da origem da impressora. Isso foi divulgado na época também com o intuito de desencorajar falsificadores.
Vejam que não se trata de teoria da conspiração, nem de arquivo X, etc. A questão é que os códigos de rastreamento não podiam ser divulgados por questões óbvias de segurança.
Comentário de ferdam
Onde voce se formou em Medici: Onde voce se formou em Medicina ?

Abraços,
Fernando
Gentoo Jackass Toolkit Project 2005.0
Comentário de Magno K. Nardin
Outro detalhe :): Eu sou funcionário da Justiça Federal, em uma vara criminal do interior do Paraná, e, há alguns anos, tivemos um inquérito sobre notas falsas no qual o autor das falsificações foi pego justamente com a identificação da máquina xerox que ele usou para produzir essas notas. O juiz mandou oficiar para a Xerox e eles disseram que aquelas notas falsas tinham sido produzidas na máquina tal, vendida para tal pessoa e ainda confirmaram o endereço no qual a máquina estava instalada.
Comentário de Callina
Manutenção em Impressoras: Bem,, como vai?
Gostaria de uma ajuda. Li que vc trabalhava com manutenção em impressoras. E estou procurando um curso especificamente sobre isso. Vc já fez algum ou conhece??? Preciso de informações a respeito. Obrigada desde já,
Callina
Comentário de x ecs maxpower
tecnologia aumenta, a humanidade esta surtando: a tecnologia vem aumentando cada vez mais, isso vem calsa serios danos aos humanos, pelo menos para quem liga para isso.
A tecnologia pode estar mais longe do q penssamos, por q falcificações estraordinarias entre outras coisas é simplismente o q vemos, agora pergunto e o q nao vemos, o q esta acontecendo.
porisso sempre estou na duvida.
Uma vez ouvi de um filosofo q o melhor e duvidar e pesquisar, mas sempre devemos manter a calma e penssar em que ponto tecnologico no universso realmente estamos.Ou fazemos isso ou entao nao ligamos para nada e viramos alienados, se isso nao ocorrer surtamos
Meu amigo acaboou surtando ele penssava q a grande enpresa onde ele trabalhava estava vigiando ele, e penssava tambem que estava sendo rastreado por eles. e quem sabe ele nao estava serto a diferença e q eu nao ligo.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004