Quando a edição 11 da Linux Magazine foi às bancas trazendo o último exemplar da série de artigos 'Papo de Botequim', em que o colega e amigo Julio Neves ministrava aulas mensais de scripts shell, escrevi aqui no BR-Linux: "... e o final da série Papo de Botequim (e torço para que o Júlio Neves não esteja pensando em parar de escrever mensalmente sobre shell na revista!)..."
Cerca de 2 meses transcorreram, e eu já estava pensando que ele tinha mesmo resolvido parar. Mas hoje o Julio me escreveu para contar que a decisão de não dar continuidade à série, passando a abordar outros temas como awk, expressões regulares, *dialog e outros temas relacionados a scripting, não havia sido dele. Acho que ele ainda está disposto, e vou escrever a ele depois dizendo que ele será bem-vindo como autor de uma coluna periódica no BR-Linux sobre o tema, se desejar nos dar a honra e enquanto não voltar a ser convidado por algum veículo impresso. Abro até mesmo um espaço na barra lateral exclusivo para os textos dele... ;-) Gosto de ler sobre shell e assemelhados, e acho que não estou sozinho nisto. O que vocês acham? Manifestem-se!
E como ele não é de perder tempo quando se trata de botequins, aproveitou o mesmo e-mail para avisar que está em andamento a disponibilização da série Papo de Botequim em
www.julioneves.com. A disponibilização está sendo feita por um grupo denominado TwikiBarGroup, e você pode ajudar! Segundo o Julio, “
Meu objetivo principal foi alcançado: eu, forte defensor do GPL, tinha um livro proprietário publicado e a LMBr me deu a oportunidade de escrever outro sobre o mesmo tema, mas sob CC-GPL. Esperei passar 3 meses após a publicação do último Papo de Botequim e agora comecei, embora um pouco amadoristicamente, a publicar a série de artigos em www.julioneves.com. São 154 páginas A4 que estou passando para o TWiki. Poderia estar melhor se contasse com a ajuda de web-designers e tradutores em geral, mas o importante é que teremos nesta coletânea de artigos, um livro livre, completo e descontraido sobre Shell Script, disponibilizado na rede.”
gde abraço Júlio
e prompt!
p.s.- quando é que a gente vai beber uma bem gelada?!