Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Curso de shell no bar do Julio Neves

Quando a edição 11 da Linux Magazine foi às bancas trazendo o último exemplar da série de artigos 'Papo de Botequim', em que o colega e amigo Julio Neves ministrava aulas mensais de scripts shell, escrevi aqui no BR-Linux: "... e o final da série Papo de Botequim (e torço para que o Júlio Neves não esteja pensando em parar de escrever mensalmente sobre shell na revista!)..."

Cerca de 2 meses transcorreram, e eu já estava pensando que ele tinha mesmo resolvido parar. Mas hoje o Julio me escreveu para contar que a decisão de não dar continuidade à série, passando a abordar outros temas como awk, expressões regulares, *dialog e outros temas relacionados a scripting, não havia sido dele. Acho que ele ainda está disposto, e vou escrever a ele depois dizendo que ele será bem-vindo como autor de uma coluna periódica no BR-Linux sobre o tema, se desejar nos dar a honra e enquanto não voltar a ser convidado por algum veículo impresso. Abro até mesmo um espaço na barra lateral exclusivo para os textos dele... ;-) Gosto de ler sobre shell e assemelhados, e acho que não estou sozinho nisto. O que vocês acham? Manifestem-se!

E como ele não é de perder tempo quando se trata de botequins, aproveitou o mesmo e-mail para avisar que está em andamento a disponibilização da série Papo de Botequim em www.julioneves.com. A disponibilização está sendo feita por um grupo denominado TwikiBarGroup, e você pode ajudar! Segundo o Julio, “Meu objetivo principal foi alcançado: eu, forte defensor do GPL, tinha um livro proprietário publicado e a LMBr me deu a oportunidade de escrever outro sobre o mesmo tema, mas sob CC-GPL. Esperei passar 3 meses após a publicação do último Papo de Botequim e agora comecei, embora um pouco amadoristicamente, a publicar a série de artigos em www.julioneves.com. São 154 páginas A4 que estou passando para o TWiki. Poderia estar melhor se contasse com a ajuda de web-designers e tradutores em geral, mas o importante é que teremos nesta coletânea de artigos, um livro livre, completo e descontraido sobre Shell Script, disponibilizado na rede.”

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de carlinhos cecconi
Coluna do JulioNeves no br-linux: Seria ótimo ver uma coluna do mestre dos mestres Júlio Neves, o shellman. Aliás, já estou me candidatando a mão-de-obra e aprendiz no site www.julioneves.com .

gde abraço Júlio

e prompt!

p.s.- quando é que a gente vai beber uma bem gelada?!
Comentário de Jeronimo Zucco
Grande Notícia !!!: Também gosto muito de fazer coisas em shell, essa foi realmente uma grande boa notícia.

Que pena que a LM não convide mais o Júlio para fazer suas matérias, era a matéria que eu lia primeiro quando abria a revista... Me leva a perguntar: O que está acontecendo com a LM ? Quem olha as primeiras 4 edições e olha agora não reconhece mais a revista... :-(
Comentário de Eros
Apois com veemência a inicia: Apois com veemência a iniciativa. Que venha a coluna do Júlio Neves!
Comentário de Emilio Lemos
Assisti um minicurso de shel: Assisti um minicurso de shel script ministrado pelo Julio. O cara é fantastico, tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

Um exemplo para o resto do mundo.

Julio, Parabens por tudo !

Comentário de Lavra
1/2 off topic: Eu não sei se foi a LM que não convidou mais o Júlio para continuar escrevendo ou se foi algum outro problema.Mas se foi a LM, quero deixar bem claro o meu descontentamento em relação a revista, infelizmente a qualidade das matérias da revista vem caindo a cada número. Eles poderiam pelo menos ouvir com mais atenção algumas boas sugestões que já foram dadas aqui mesmo pelos leitores.
Pessoal da LM, por favor, abram os olhos... e as mentes.

Lavra

Comentário de Rodrigo (Jack)
Shell Script: Tenho o livro do Júlio César Neves, e o mesmo sempre me auxiliou em vários momentos. Acho uma boa idéia, o Júlio César Neves ter uma coluna onde divulgaria mais sobre suas experiência em shell.

Seria algo a mais a acrescentar ao site, que já tem diversos leitores, agora também com dicas práticas. Afinal, as vezes procuramos resolver alguns problemas com ferramentas de terceiros, e na verdade um simples script daria conta do recado.

Espero que aceite a proposta, e escreva na BRLINUX.

T+
Comentário de Bruno Gonçalves
Muito bom: Não conhecia ainda esse site, um que uso muito é o www.aurelio.net/shell

O site do Julio Neves já está no favoritos :D

Shell Script é o que existe de melhor.
Comentário de Fabi Iglesias
BOA CABELO: Grande Julio... se eu fosse nerd aprenderia shell, mas como sou somente um "nada"... me contento com o trabalho dele a distancia !

Comentário de Magno K. Nardin
(=O}: Augusto,

Eu fui um dos que leu o texto do livro do Júlio antes de ser oficialmente publicado. Ele tinha uma versão "beta" em apostila, para que nós pudessemos dar opiniões, indicar eventuais correções, bugs, etc. Confesso que não pude ajudar, pois o livro, como todos sabem hoje, é didático, bem escrito, diria "essencial". Assim, minha satisfação é imensa em saber que você disponibilizou o BR-Linux para o Júlio postar seus textos. Espero que ele possa aceitar. Como incentivo acho que todo texto poderia vir acompanhado de um link de um de seus patrocinadores que vende o livro dele. Que tal?

Saludos!

PS.: Ainda não tenho o autógrafo do Júlio!
Comentário de buenomota
Estamos todos gratos, adorar: Estamos todos gratos, adoraríamos que o mestre compartilhasse de seus conhecimentos. Aqui na nossa casa, esse site que é a melhor fonte e exemplo de SL do Brasil!!!
Valeu
Comentário de Helvécio
Apoiado:
Muito bom, apoio totalmente.


Comentário de Krusty
:
Provavelmente a LM precisava de espaço para publicar o anúncio "Get the Facts" da Microsoft e resolveu aproveitar o espaço "inútil" da coluna do Julio...

Que decepção....

______________________________________________________________
O DESARMAMENTO DA POPULAÇÃO É HISTORICAMENTE UM DOS PILARES DO TOTALITARISMO. HITLER, STALIN, MUSSOLINI, FIDEL CASTRO E MAO TSÉ-TUNG ESTÃO ENTRE OS QUE PROIBIRAM O POVO DE POSSUIR ARMA
Comentário de Tiago B.S.
Júlio neves e fda: Fiz um Minicurso com o Neves no evento de sl em Fortaleza, ele sacamuuuito, o cara desenvolve em sistemas *nix ( na verdade ele já criou sistemas unix) desde quando eu nem pensava em nascer, e me mostrou como shell script pode ser legal, o site dele é muito bom pra quem quer aprender, além dele ( Neves) ser divertido.
Comentário de Bruno Dias
Também apóio!: Uma coluna sobre shell aqui seria uma coisa excelente. Acho o assunto muito interessante e é algo que faz parte tanto do meu uso cotidiano quanto de pequenos trabalhos. Portanto, apoiado!

-----------------------------------------
Dizinha Linux: http://www.dizinha.org
Comentário de Gabriel Stein
Shell sim!: Pró Júlio! Pró shell! Ei... pq eu não to vendo a coluna do Julio ainda? hehehe! Boa Augusto! Shell script é muito importante para qq usuário de linux!


Comentário de Adelar da Silva Queiróz
Shell: Gosto muito de usar shell(bash e csh...). Vi o artigo mencionado na Linux Magazine e achei muito interessante. Será muito bom se haver a continuidade da série... :>
Comentário de Darth Vader
Apoiado: Também apoio a idéia de se ter uma coluna sobre shell script no br-linux, além de ajudar as pessoas iria agregar um alto valor ao site.

[]'s
Comentário de Peter Parker Is No Logged
Desarmamento: A Inglaterra e Austrália também proibiram o desarmamento. E seus governos não são totalitários. Se liga!
Comentário de Rato do Banhado
O chato de aprender shell,:
O chato de aprender shell, é que você acaba descobrindo que dá para fazer muito mais do que imagina e de forma simples e objetiva.

Aí fica frustrado por não ter "conhecido antes".

(antes de fazer aquele "bacalhau horroroso" no seu sistema) :-P

o Julio é O (o maiúsculo) cara !

Se você não conseguir entender com ele explicando, seu negócio é outro : Vá vender espetinho de camarão na beira da praia.
Comentário de Ivo
Inglaterra e Austrália: Poderia ter acrescentado ao seu comentário que, nos Paises mencionados, AUMENTOU - consideravelmente - o índice de criminalidade, logo após essa iniciativa ter entrado em vigor. Verifique as Estatísticas (as deles mesmos).

Comentário de itamarnet
Pra aprender Shell não precisa TEXACO: Sou um novato em qq linguagem, e reconheço sou um desgarrado do mundo Windows, (aqueles programas visuais) mas depois que vi o site do Aurério (http://www.aurelio.net/), descobri a existências do Thobias (http://www.thobias.org/) e li o Livro do Júlio Neves, não tenho dúvida de que eu estava no lado negro da força (referência ao cabelo do "Viva o Linux").
Foi um deleite quando comecei a compreender, e até a fazer alguns scripts básicos, para não dizer ridículos. Mas foi uma evolução gigantesca. Hoje graças a esse jeito altamente didático e divertido de ensinar a "aprender", ousei mais do que o shell. Leio sobre várias linguagens, desde o temido C até a muitas outras de alto nível. Mas nunca esqueço o que aprendo com shell e descubro que tudo, absolutamente tudo que eu já fiz pode ser feito em shell.
Que inominável prazer foi redescobrir a linha de comando....
Valeu por essa grandes gurus
Comentário de go3th3
GRANTED!!!: Seria admirável uma coluna de shell script no Br-linux, faço votos de que o Júlio aceite o convite, pois acredito que com tal iniciativa mais gente se interessaria pelo mundo Open Source.
Comentário de msinhore
Julio Neves ShellMan: Grande Julio!!! Parabéns pela iniciativa e sucesso nas novas empreitadas! (como vc sempre tem ;-)



Marco Sinhoreli

Comentário de Kid-X
Posts políticos: Eu posso ser um dos trolls mais odiados desse site. Mas sinceramente eu acho esses posts de política a coisa mais ridícula.
Comentário de jarbelix
Um pouco de música em shell: Para quem gosta de ouvir uma música enquanto escreve algum programa baixe do link http://xemele.cultura.gov.br/culturadigital/audios/
a música linhadecomando.[ogg|mp3|wav].

Um pedacinho:

Linha de comando eh o maior maior barato
você nunca mais vai esquecer
dar um cat no arquivo
ls pra listar
e pra mudar o diretório eh o cd


[]s
Jarbas
Comentário de Rafael Peregrino da Silva
Artigos do Júlio Neves na LM: Olá Pessoal,

O que o Júlio havia nos dito era que tudo o que diz respeito às funcionalidades nativas do shell já haviam sido abordadas por ele dentro da revista. Novos artigos deveriam tratar de aplicativos para o shell como o sed, o awk etc. De modo algum estamos fechados a esse tipo de artigo, mas só não os vislumbramos à época dentro de uma coluna como o Papo de Botequim.

Quanto à qualidade dos artigos, é um paradoxo ouvir que ela está caindo. A nossa edição #11, de longe uma das mais "pesadas" de todas no que tange a conteúdo e com um tema de capa considerado "Killer" (Bancos de Dados) foi a que menos vendeu até hoje. Estamos constantemente "antenados" às sugestões de nossos leitores, buscando trazer um "mix" de matérias atraentes e interessantes, que atenda a todos os níveis. Só ouvimos que o nível dos artigos está caindo, mas quando trazemos alguma coisa mais "pesada", ou ela passa desapercebida (vide o artigo de TCP Hijacking da última edição, os de programação segura, os de groupware ou o de Bacula da edição #12, ou mesmo o curso de Python que iniciamos na última edição) ou a revista encalha.

Quanto ao anúncio da Microsoft, já deixamos clara a nossa posição em outra ocasião, e ela permanece a mesma.

Rafael Peregrino da Silva
Linux Magazine
Comentário de Krusty
Armas não matam pessoas. : Armas não matam pessoas.
PESSOAS matam pessoas.

Dúvidas? Assista "Tiros em Columbine".Você entenderá...

Abraços
Krusty

Comentário de Encalhe
Encalhe da LM: Será que nunca lhe passou pela cabeça que uma das razões da revista estar encalhando ultimamente se deve aos anúncios "Get the FUDs" ?

Eu mesmo JÁ NÃO COMPRO MAIS essa revista que trai a comunidade e o próprio conteúdo editorial.

Pelo jeito vocês vão precisar mesmo dos anúncios da Microsofre. Por que não mudar logo o nome para Microsoft Magazine e começar a falar de .Net, Windows Vista e todas as tranquiras daquela empresa ?
Comentário de Fábio
apoiado!: Augusto, tua idéia é muito boa. Abre o espaço para o Julio Neves no teu site, pois não podemos deixar de ler os artigos dele.

[]'s
Fábio Ranquetat
Comentário de Danilo__
Eu também apoio a ideia, eu: Eu também apoio a ideia, eu gostava demais do papo de botequim, e agora se isso der certo vai ser muito bom pra todos nós
Comentário de vmedina
Sugestões e uma pitada de críticas!: Pô eu achei o bácula inferior a algo que já uso, o backuppc(disponível no apt-get mais próximo de vc para a testing e unstable).

Vocês tão sempre antenados ao que dizem os leitores?? Não parece com a MS vindo de uma contra capa para as páginas centrais... talvez esses encalhes e etc sejam por causa disso... a comunidade é muito feroz, e do mesmo jeito que te leva ao céu te manda pro inferno de uma hora pra outra.

O curso de python está legal... pena que não pareceu ser seriado... vai ser? Ia ser legal! Essa sugestão vcs escutam?

Outra sugestão... tire as alhas de segurança. Elas atrasadas não valem muito. Menos notícias pagas como a Linux World com aquele monte de engravatados e podiam incluir mais programação do infomídia... ia ser legal! TUtoriais básicos também iam ser maneiros... um curso de gimp... uma anãlise de casos... uma lance pra empreendedores... tudo isso ia ser legal IMHO.

[]s

ps: viu só, não quero só encher você com ahistória da MS ;)
pps: e qual era a opnião? liberdade ou falta de dinheiro? :P

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de escovadordebit
Ea cervejinha...: Pô... vamos ficar sem a nossa cervejinha?
Meus sinceros parabéns ao Júlio que agregou muito àquela publicação e espero sinceramente que a revista encontre um espaço para as matérias dele, que são de excelente e prazeiroza leitura.
Comentário de Jeronimo Zucco
Concordo que o artigo de TCP: Concordo que o artigo de TCP Hijacking da última edição é o nível que todos desejamos. Porém a de Bácula foi MUITO superficial, superficial demais.
Comentário de welrbraga
Ótima iniciativa. : Ótima iniciativa.

Augusto, você terá que pedir um aumento de largura de banda se cometer esta "loucura". Muita gente tem fome de aprender a programar em Shell e o Papo de Botequim na LM deixou o pessoal com muita água na boca.

---
Dar boot no Windows é humano, Insistir em usar é burrice!
User Linux: #253605
Comentário de Magno K. Nardin
Pitadas II: Amigos,

Não dá para tirar a sessão de falhas de segurança pois é essa "a" página que a MS patrocina :-) Para quem não conhece (a revista) dá a sensação de que eles estão na vanguarda. Veja: uma sessão sobre falhas "que ninguém conhecia" - os leitores não usuários do Linux pensarão. Só não sabem que esses bugs na hora da publicação da revista já estarão corrigidos.

Infelizmente, nada do que aparece na LM eu aproveito. Compro e leio, mas não passa disso. Para mim é como a INFO: superficial e descartável.

Respeito. Não atiro pedras. Mas tanto faz como tanto fez. E olha que eu NÃO sou profissional de informática. Sou bacharel em Direito :-)

Magno K. Nardin - Linux User n. 142324
Comentário de Ark
Que eu saiba não: Não aumentou não. Se vc quiser, tem artigos de doutorado sobre essa tese (em direito).
Comentário de vmedina
Boa Boa! :D: Mas eu acho que a info está vindo melhor... te dá mais noção de mercado, mostra quem usa e custa mais barato.. poxa.. 15 reais de revista para receber um CD remelento e safado com um Mandrake Live?!?!?!!?!?!? eles podiam fazer mais vcds ou dvds e encartar com matérias do infomidia e outras coisinhas a mais... seria muito melhor.

Podiam falar em como aplicar conceitos para software livre... como OO e outras coisas mais acadêmicas. Além de manter o curso de python e arrumar outros.

Será que pelo menos essas sugestões eles escutam?

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Julio C. Neves
Sobre a LM: Pessoal,
no #11 da LM, meu último artigo, eu tentei fazer uma enquete com os leitores, para que eles, que são o elo mais importante para a Revista e para mim, decidissem que rumo tomaria o Papo de Botequim, pq devido a quantidade de msgs que recebia com comentários sobre o Botequim, eu sabia que a coluna estava agradando (até o final deste mes o Papo de Botequim 11 estará na www.julioneves.com e então vcs poderão ver a referida enquete).

De forma alguma eu culpo a LM por ter decidido não publicar a enquete e fechar o Botequim para lavar o chão :). Muito pelo contrário! Agradeço de coração e com toda a força aos editores da Revista a oportunidade que me deram de escrever esta série de artigos que a partir de então todos podem usufruir.

Pessoal, os editores da Revista são apaixonados pelas mesmas causas que nós e como os conheço bem, sei que o desejo deles é acertar com os artigos que agradem à maioria.

Confesso a vcs que apesar de trabalhar na área há bastante tempo, em diversos assuntos não tenho competência para julgar a profundidade de artigos, apesar de saber que o tema é pertinente. Um exemplo: Java atualmente é pertinente em qualquer publicação, mas são poucos os que tem cultura suficiente neste ambiente para julgar o nível de profundidade que um artigo sobre o tema deve chegar.

Finalizando gostaria de dizer que a LM é, sem dúvida alguma, a melhor revista sobre Sw Livre que já tivemos no Brasil e entendo que algumas vezes tenha que fazer concessões para faturar, porque até onde eu saiba, a LM não tem nenhum aporte externo de grana que não seja o de seus anunciantes, assinantes e leitores.
Comentário de Patola
Concessões: Finalizando gostaria de dizer que a LM é, sem dúvida alguma, a melhor revista sobre Sw Livre que já tivemos no Brasil e entendo que algumas vezes tenha que fazer concessões para faturar, porque até onde eu saiba, a LM não tem nenhum aporte externo de grana que não seja o de seus anunciantes, assinantes e leitores.

Concessões pra faturar são uma coisa; outra coisa é cuspir um monte de mentiras e hipocrisias na cara de seus leitores, como falar que negar a campanha mentirosa da Microsoft seria contra a lei, que é por causa de uma causa vaga de "liberdade", que o dinheiro não importava (Sim! Eles disseram e repetiram isso várias vezes! Percebe que isso contradiz frontalmente a idéia do "aporte financeiro"?) e que os leitores são apenas 10% do faturamento da revista e portanto a opinião deles não importa.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Magno K. Nardin
Concessões II: Pois é. Mas aqueles que dão os 10% de faturamento são o motivo daqueles que dão os outros 90% investirem na revista. Se o encalhe for brutal, os patrocinadores vão anunciar em outro lugar.

Acredito que a INFO tenha aprendido isso da pior maneira. Há alguns anos, eles ridicularizavam o Linux. Dava raiva, era horrível. Hoje eu sinto que eles respeitam a comunidade. Sabem que viemos para ficar e que nosso "negócio" está expandindo. Nesse aspecto, os 10% deles são muito mais respeitados do que os 10% da LM.

Também acho natural cobrarmos mais da LM, afinal ela usa o "nosso" nome e, portanto (e acima de tudo), deve respeitá-lo. E mais do que isso, deve respeitá-lo segundo padrões que sejam moralmente admissíveis para nós, mesmo que no mundo dos negócios possa parecer apenas uma questão financeira. Custava dizer "esse anúncio eu não aceito, apresente outro?" Já vi anúncios muito bonitos da MS nessas revistas semanais de informação que não eram tão agressivos quanto os publicados na LM.

Era isso!
Comentário de TON
Pegando um gancho: Jarbelix, vou pegar um ganchinho no teu post e mandar um alô
para o Uirá, que mandou-me uma resposta elegante e eu não
respondi. Eu critiquei a letra e a melodia quando da nota e agora
quero dizer que fiz uma menção ao refrão como sendo este. Na
verdade é o início da letra. A melhor parte sem dúvida. Quem
sabe com um vídeo bem feito (com inserções de imagens em
flashes rápidos, misturado com a banda tocando) vai compensar
muito a mixagem (não boa e apressada) e valorizar tudo.
Não sei se eles fizeram filmagens durante a gravação.

Quanto ao Júlio, eu o vi no cd de vídeo do FISL e também li
matéria na LM.
Uma figuraça da melhor qualidade. Vou colocar o site nos meus favoritos.
Abraços
Comentário de Rafael Peregrino da Silva
Re: Sugestões e uma pitada de críticas!: Oi Vinícius,

Em Qui, 2005-10-20 22:33, vmedina escreveu:

Pô eu achei o bácula inferior a algo que já uso, o backuppc(disponível no apt-get mais próximo de vc para a testing e unstable).

Bom saber. Vamos checar e procurar desenvolver algum artigo. Falar sobre backup nunca é demais.

Vocês tão sempre antenados ao que dizem os leitores?? Não parece com a MS vindo de uma contra capa para as páginas centrais... talvez esses encalhes e etc sejam por causa disso... a comunidade é muito feroz, e do mesmo jeito que te leva ao céu te manda pro inferno de uma hora pra outra.

Olha, nossa posição é a mesma no que tange aos anúncios da Microsoft e não há mais o que dizer. Por mais que eu PESSOALMENTE não goste do teor dos anúncios, de acordo com a política de anúncios da editora, o conteúdo deles é prerrogativa (e responsabilidade) do anunciante. Falei pessoalmente com o Jon 'maddog' Hall a respeito e ele nos orientou da mesma forma, falando que a nossa posição é totalmente coerente com a do SL, que é avessa à segregação e a restrição de pessoas ou instituições. Como os nossos leitores vão perceber, nada mudou em nossa linha editorial com o advento dos anúncios.

O curso de python está legal... pena que não pareceu ser seriado... vai ser? Ia ser legal! Essa sugestão vcs escutam?

O curso de Python VAI ser seriado sim. Pensei que isso tivesse ficado claro no texto do anúncio da 13ª edição que postamos aqui no BR-LINUX.ORG, cujo trecho em questão reproduzo abaixo:

"Por fim, na seção Programação iniciamos uma série de artigos sobre a linguagem de programação Python. Popular entre os iniciantes, por ser fácil de aprender, e profissionais, pelo poder e flexibilidade que ajudam a produzir mais em menos tempo e com menos código, ela pode ser usada tanto para a criação de pequenas ferramentas e protótipos rápidos daquela sua última idéia como para desenvolvimento de sistemas "peso-pesado" como o Zope. Neste primeiro artigo você vai conhecer os fundamentos da linguagem, comandos e operações básicas, funções e objetos."

Outra sugestão... tire as alhas de segurança. Elas atrasadas não valem muito.

É de nosso conhecimento que as famigeradas "Notícias de [In]segurança" já "salvaram vidas". Não é todo mundo que está "antenado" o tempo todo quanto aos principais problemas de segurança e fazemos uma seleção das vulnerabilidades mais críticas. Ao contrário do que já li nesse fórum, a seção de segurança NÃO é patrocinada pela Microsoft. Se fosse, a gente retrataria um mundo cor-de-rosa, falaria bem do Internet Exploder e diria que essa história de vírus para o Windows é tudo teoria da conspiração... :-)

Menos notícias pagas como a Linux World com aquele monte de engravatados e podiam incluir mais programação do infomídia... ia ser legal!

A Linux Magazine NÃO aceita matérias pagas! Matérias de conteúdo alheio ao produzido pela equipe de redação são caracterizadas como INFORME PUBLICITÁRIO e, assim, caem na vala comum dos anúncios. Ninguém nunca vai ver material falando bem de um produto em especial se ele não tiver sido testado pela equipe de redação (e for bom de verdade), a não ser que ele seja publicidade e caracterizado como tal. Já perdemos anunciantes por causa desse compromisso com nossos leitores e com a nossa linha editorial.

No que tange ao Linux World, fui eu mesmo que julguei importante entrevistar o David Korse, pois a Linux World Conference & Expo é um evento que tem o poder de atrair o mercado corporativo e acelerar a adoção do Software Livre no âmbito empresarial.

TUtoriais básicos também iam ser maneiros... um curso de gimp... uma anãlise de casos... uma lance pra empreendedores... tudo isso ia ser legal IMHO.

Sugestões anotadas! Aguarde.

ps: viu só, não quero só encher você com ahistória da MS ;)

Aleluia! :-)

pps: e qual era a opnião? liberdade ou falta de dinheiro? :P

Liberdade. A falta de dinheiro não ia ser motivo suficiente... Preferia falir antes.

Abraços,

Rafael Peregrino da Silva
Linux Magazine
Comentário de Patola
Deturpação da "Liberdade".: Falei pessoalmente com o Jon 'maddog' Hall a respeito e ele nos orientou da mesma forma, falando que a nossa posição é totalmente coerente com a do SL, que é avessa à segregação e a restrição de pessoas ou instituições.

Quanto tempo vocês vão manter essa mentira? Faz vocês se sentirem melhores? Essa "esticada" da filosofia do software livre para outras coisas é tão válida quanto a apropriação ideológica do software livre pelo PT, ou seja, NÃO é válida. A liberdade do software livre é uma liberdade específica, de SOFTWARE. Não tem NADA, nada, nada, nada diretamente relacionado a liberar anunciantes que vão contra a linha editorial da revista, assim como não tem NADA a ver com a liberdade de procriação das tartarugas das Galápagos ou liberação dos direitos das mulheres. Liberdade, apenas a palavra por si só, é um conceito sujeito a múltiplas interpretações.

Mantenha a sanidade e tente responder à seguinte questão, se conseguir: ONDE, no sítio da gnu.org, existe alguma afirmação DENTRO de contexto defendendo essa tal liberdade que você professa? Se você conseguir mostrar isso, eu me dou por vencido. Se não, continua a minha afirmação: a "liberdade de anúncio" é completamente ortogonal à liberdade do software livre. Vale lembrar que a própria Microsoft, em suas publicações, NÃO admite anúncios que confrontem a linha editorial.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004