Iniciei este projeto há cerca de uma semana com o intuito de desenvolver um gestor de comércio para Linux utilizando C + GTK2. O Projeto já foi cadastrado no sourceforge.net, porém ainda estou na fase de planejamento do software. Gostaria de pedir ajuda dos coders de plantão na estruturação do software de forma a torná-lo principal escolha para empresas comerciais. Posso listar algumas funcionalidades já em mente: - C + GTK2 - MySQL (BD) - Previsão e projeção de vendas, compras, faturamento, etc - Relatórios e Gráficos diversos - Cadastro de produtos, clientes, fornecedores, categorias e subcategorias, promoções, etc. - Balanço de caixa - Fluxo de Caixa - Registro de Inventário - etc, etc etc.
Aqueles interessados em participar do projeto, favor entrar em contato a partir do site do projeto no sourceforge.net (link a seguir)” A nota foi enviada por Felipe Balbi (felipebalbiΘusers·sourceforge·net), que acrescentou este
link da fonte para maiores detalhes.
Desempenho não é problema. Em um programa desse tipo, os gargalos de desempenho é sempre I/0, seja com o disco (que vai ser feita pelo banco de dados, e não pelo programa em si) e com vídeo (que vai ser feita pela GTK). Os dois são, portanto, independentes da linguagem escolhida para a implementação do sistema.
Em termos de portabilidade, C provavelmente é a menos indicada. Não é difícil portar um sistema em C bem escrito de uma plataforma para outra. Mas, com linguagens de mais alto nível é bem mais fácil.
Em termos de conhecimento... quem conhece C consegue programar pelo menos em Python ou Ruby sem quase nenhum esforço adicional. Java ou C# já seriam um pouco mais complicado.
Na minha opinião, escolher C para um projeto desses é um erro grave de projeto.