Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Gerenciando pacotes com o Smart no SUSE

O gerenciador de pacotes Smart, criação do brasileiro Gustavo Niemeyer - originalmente sob os auspícios da Conectiva, e agora com o patrocínio da Canonical - tem sido adaptado a diversas distribuições populares, e agora chegou a vez do SUSE. Segundo o texto do link, além dos recursos usuais - incluindo gerenciar pacotes instalados a partir de diretórios locais, repositórios yum (rpm-md), apt (e apt-rpm) e urpmi em formatos rpm, dpkg/deb e o pkg do Slackware - a versão para SUSE já vem configurada com repositórios populares como o Loki e o Packman. Se você quiser participar dos testes do gerenciador no SUSE, siga o link e informe-se!








Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de afrare
Existe versao para Conectiva 9 e REDHAT EXTERPRISE: Acho muito bom este desenvolvimento, gostaria de saber se existe versão para o Conectiva 9 e redhat enterprise
Comentário de Manoel Pinho
Dica para o Mandriva 2006: Se alguém ainda não sabe, o Mandriva 2006 já vem com o Smart, porém os "canais" pré-configurados são para a versão cooker (versão em desenvolvimento, não estável).

Contudo, é fácil configurá-lo para que use os repositórios da versão estável usando o site easyurpmi

http://easyurpmi.zarb.org/

Notem que na caixa "gerenciador de pacotes" há a opção de gerar linhas para o smart. Basta então escolher o smart e o sistema gerará linhas adequadas para a configuração do smart. Não esqueçam de desmarcar ou retirar os canais correspondentes ao cooker para não fazer uma "salada" no sistema.
Comentário de bode
Manoel Pinho, : Manoel Pinho,

Tem como vc (e quem mais puder) indicar uns repositórios bons! Tipo o do PLF, que vem programas extras para o Mandriva, tipo emuladores e instaladores de jogos nativos, etc...
Eu uso o EASY URPMI e é bem fácil mesmo, quero ver este Smart.
Comentário de emersonMello
mandriva...: é...apesar da notícia ser para o Suse :-D, segue uns ponteiros onde geralmente costumo pegar uns pacotes .rpms para o Mandriva

(tem pra tudo que é distro baseada em RPM)

http://rpm.pbone.net
http://www.rpmseek.com/index.html

(tem .deb, .tgz, .rpm)

http://tuxfinder.com/


Bom, apesar de não ser um repositório de pacotes, é útil para achar algum pacote que não esteja presente nos repositório fornecidos pelo easy urpmi.

[ ]'s
Emerson
Comentário de Jeronimo Zucco
Suporte a proxy: Tentei localizar na (pouca) documentação que existe, mas não encontrei se o smart tem suporte a proxy e como configurar isso. Por váriáveis de ambiente como o apt não funcionou.
Comentário de bode
tks! :-): tks! :-)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004