Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

OSNews analisa versão beta do Linspire FIVE-0

Evandro Pastor (tigre-de-bengala@bol.com.br) enviou este link da análise e acrescentou: “Parece que conseguiram criar uma cópia daquele "outro" sistema! Esta análise, com alguns screenshots, mostra a nova versão desta distro polêmica. Não se assustem com os screenshots.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de bsb_charlie
dorei: Dorei o visual! (tá, eu sei...visual naum é tudo, mas dorei!) :-)
Comentário de Marcello Chagas
visual: Também gostei muito do visual do Linspire.
Capricharam mesmo.
Se eles tiverem o mesmo esmero com os aplicativos vai ficar bom.

Comentário de Paulo Junqueira da Costa
Pq a crítica?: Não concordo com algumas críticas ao Linspire. A RedHat, Novell e outras vendem soluções pagas e ninguém torce o nariz.

Eles estão fazendo um grande trabalho de marketing a favor do Linux desktop, o CRN é realmente muito bom e ainda contribuem com a comunidade.

Nada diferente de uma empresa nos novos moldes do "negócio" open-source.

Se parece ou não com Windows, não interessa. Se o usuário se sentir em casa e conseguir usar o sistema, instalar softwares com facilidade, ter suporte, etc, q seja parecido.

Quem já testou o Linspire sabe que é um Linux muito bem organizado e voltado pro usuário doméstico. É uma excelente distribuição.

Quem está realmente preocupada e focada no usuário doméstico? As demais distros parecem nem saber pra onde correr. Nesta parte eu acho que ainda falta bastante pro Linux. Instalação padronizada, desktop padronizado e coisas q o usuário comum sente falta, só estou vendo a Linspire fazer com sucesso.
Comentário de Guilherme Steilein
Esse Linspire 5 promete muito: Esse Linspire 5 promete muito.

Eu também gostei muito do visual porém, o kicker está bastante poluido, muitos ícones desnecessários no systray, se alguem olhar nas screenshots do artigo vai ver que basta você abrir algumas aplicações para o kicker ficar lotado.

A não inclusam do Firefox como navegador padrão é uma pena mas eles justificam dizendo que fizeram muitos aperfeiçoamentos no mozilla.

E segundo o Presidente e alguns desenvolvedores alguns dos problemas citados no artigo já foram resolvidos.

Exemplos são a documentação antiga(4.5) que está sendo totalmente re-feita, suporte a gravação de DVD pelo Lphoto, suporte melhor a hardware.

E outra coisa, quem adquiri o linspire tem 14 dias livre para usar o CNR a vontade, e lá eles detem mais de 2.000 pacotes ou seja aquele aplicativo que você talvez não tenha encontrado na distro pode ser baixado tranquilamente.

Eu pessoalmente nunca usei o Linspire mas caso algum dia a Linspire faça alguma promoção como já fez várias com o 4.5 eu farei o download.
Comentário de philippe
será que ajuda?: pelos screenshot's realmente parece muito bom, mas será que isso realmente ajuda? quando a pessoa que usa o windows sente na frente, realmente vai achar aprecido, mas quando for no c:/documents&setings/etc e nao encontre... quando queira instalar uma webcam, usar o MSN Msgr, entrar naquela pagina que nao entra no firefox (tem algumas) quando procure o kazaa e nao consiga instalar, etc etc etc...
acredito que o que 'assusta' do linux às pessoas nao é o menu trocado e sim outras dificultades (nao tem kazaa, instalar-desintalar às veces é complicado, falta de suporte etc etc etc)

Comentário de Giliano
Pago??: Esse Linspire é pago?? Pois ao acessar o link da pagina indicada vc se depara com a página de compras do Linspire....
Comentário de Patola
É pago sim: Mais do que ser pago, ele não é completamente livre. Existe uma versão dele que você pode baixar, diferente da que você compra. É o mesmo modelo econômico das duas outras distribuições de desktop, Lycoris e Xandros.

--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Patola
Não concordo com algumas cr: Não concordo com algumas críticas ao Linspire. A RedHat, Novell e outras vendem soluções pagas e ninguém torce o nariz.

O modelo é completamente diferente. Mesmo pagas as soluções continuam sendo livres - você pode pegar todo o código-fonte do RedHat Advanced Server, por exemplo, e recompilar. Aliás, nem precisa: basta baixar o White Box Linux que é exatamente o RHAS recompilado.

Já no caso do Linspire, ele tem extensões proprietárias na distribuição comprada. Embora você possa baixar uma ISO de avaliação, essa ISO é diferente da versão paga.

A diferença é crucial.
--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Paulo Junqueira da Costa
Mesmo assim...: Mesmo assim, não vejo problema algum que o Linspire tenha extensões proprietárias. Este misto vai acontecer muitas vezes em bons produtos, e nem por isso devemos deichar de usá-lo.

Meu ponto positivo em favor da Linspire é a forma com que eles divulgam e promovem o Linux no desktop. Falta mais gente como eles.

Vejo o Linux muito competente pra tudo o que diz respeito a servidor, mas pra parte desktop, não consigo entender como ainda comepemos erros primários sem que haja alguim grupo preocupado em resolver isso.

A questão da instalação pra usuário leigo é algo que se arrasta a anos. Instalar softwares da própria distro, isso todasd já resolveram é relamente muito simples, mas imagine uma produtora de software querendo lançar seu software pra linux e não tendo um padrão de instalação. Isso é muito ruim.

Eu gostei muito do jeito que a Mozzila fez com o Firefox: Descompacta num dir e já era. esmo assim, uns instalador besta next, next, finish serim muito bom. Perde-se tanto tempo economizando algun KB pra disponibilizar um app de forma dinâmica... As vezes valçe a pena fazer estático mesmo e facilitar a vida de quem está instalando.

Quando defendo as iniciativas da Linspire é pq, mesmo errando em algumas coisas, são os que estão mais investindo em desktop, e precisamos disso logo! Estes ´padrões deveriam estar consolidados antes do Longhorn...

Bem, de qquer forma, sendo Linux, já tá bom.

Abraço.
Comentário de Leonardo Faria Coelho
A iniciativa é mais do que v: A iniciativa é mais do que válida.
Não concordava tanto em ver essas distros com cara de windows, mas temos que entender que é uma iniciativa válida (muito válida) para acabarmos com o software proprietário (mesmo sabendo que algumas coisas do linspire não são livres).
Para quem tem por exemplo, uma lanhouse, um cybercafe, uma escola é ótimo
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004