Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançada versão alpha do Blender 2.40

“'(...) Outro maior fluxo de desenvolvimento vem dos projetos Google Summer of Code, que adicionou novas áreas ao Blender como dinâmica de fluídos, integração do Verse e texturas Python. A integração de alguns destes recursos ainda está para ser feita. A quantidade de mudanças internas e novos recursos é tão grande que decidimos fazer uma pré-liberação. (...)' Noticia retirada da pagina www.procedural.com.br traduzida da pagina oficial por Natanael.” A nota foi enviada por anakinpendragon (anakinpendragonΘyahoo·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de bebeto_maya
Tem gente que não acredita n: Tem gente que não acredita no potencial do Blender, (o Google Summer Code est[a dando um empurrãozinho vigoroso no Software Livre), falei de umas animações feitas no Blender a um professor na UFPE, ele me disse que era mentira, que o sujeito tinh modelado no 3D MAX e exportado para o Blender, para então, apenas animar...

Não dá pra acreditar, o tal professor empurra mouse no 3D MAX, e nega o potencial do Blender considerando-o um programa de segunda categoria...E ainda nega o óbvio...Preconceito é f***.
Comentário de CWagner
Pergunta pra ele quanto é o: Pergunta pra ele quanto é o cachê que a AutoDesk paga pra fazer campanha a favor do 3DSMAX.

Brincadeiras à parte é triste ver como o SL é tratado dentro das Universidades. As empresas "pegam" as técnicas e algoritmos desenvolvidos nos centros acadêmicos, enlatam em uma bela interface e vendem a preços altíssimos, e ainda tem esse tipo de professor que catequisa seus alunos com programas proprietários, provavelmente incentivando a pirataria, como a grande maioria.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de anakinpendragon
Com certeza é puro preconcei: Com certeza é puro preconceito! Eu nunca consegui modelar nada no 3dmax ( tenho curso basico de 3dmax), mas no blender eu consegui, pega um tutorial aqui, outro ali... É bem diferente, mas não é tão dificil, algumas ferramentas do 3d fazem falta, outras ferramentas do blender são melhores que do 3dmax, mas no geral, o programa é dificil mesmo, oque queriam, um software que cria animações 3d, edição de video, cria jogos, facinho de usar? imposivel!
Comentário de bebeto_maia
Acho que foi bem citado acima: Acho que foi bem citado acima...Com um 3dMax custando quase R$10,000, um professor desses só está incentivando a pirataria, ainda mais numa universidade pública...ELe nem sequer falou do preço da licença...

É triste, as univrsidade, em especial as públicas, perdem um enorme potencial quando dão de ombros para o Software Livre.
Comentário de hamacker
Voces estão se esqueçendo d: Voces estão se esqueçendo do Maya, proprietário por proprietário é melhor ficar logo com o melhor que ainda tem versão para Linux.
Comentário de Cobarde Anonimo
Software proprietário+reputação: É claro que esse dito professor da UFPE diria uma coisa dessas, todo ano graças a babação de ovo ao software proprietário, muitas empresas desse modelo de desenvolvimento vêm buscar alunos recém formados de lá. Só pra pura e simplesmente mostrar uma pseudo-reputação acadêmica dizendo que as maiores empresas do mundo vêm buscar formandos dessa universidade e talz e blá, blá, blá...
Eu é que não quero estudar numa universidade com um tipo de reputação dessas, e mais ainda com um tipo de professor desses.
É cada uma que a gente vê hoje em dia.
Comentário de Patola
Summer of Code: o Google Summer Code est[a dando um empurrãozinho vigoroso no Software Livre)

Eu estou doido pra colher os frutos. GAIM, Inkscape, Wine, Drupal, Openoffice, Gnome... Muita coisa que eu uso vai de repente dar um salto qualitativo grande. É incrível como eles tiveram uma excelente idéia e com relativamente pouco dinheiro conseguiram produzir MUITO código inédito. Só pra comparar - alguém me corrija se eu estiver errado - só pra fazer o Nautilus foram 10 milhões de dólares (com a Fundação da Eazel e tudo o mais).
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de adell
Blender 2.40: Bem, não posso dizer como um profissional da area, afinal o site PROCEDURAL foi desenvolvido como um grande hobby de minha parte com ajuda de alguns usuarios de lá, mas o que eu posso dizer a um professor deste é que se continuarmos no ritimo de autualização que temos (digo as significantes), que hoje são em media de 3 meses teremos até o final de 2006, um software com superioridade sobre os maiores do ramo (Maya, 3D Max, XSI, etc. Afinal as maiores ferramentas são implementadas por ele.

Quanto a dificuldade de uso, ele não segue o padrão de botôes que os outros seguem, então ele parece uma nave alienigena para quem vem de outro (3D Max por exemplo), mas quando se acostuma, ele fica muito rapido, afinal temos teclas de atalho para quase tudo.

-----
Os que confiam no Senhor são como os montes de sião, não se abalam mas permanecem para sempre.
Comentário de escovadordebit
Não é só no Blender não...: O preconceito não é só no Blender não. Quando se fala com alguns "dinossauros" da computação, a respeito de software livre, costumam escapar com jargões do tipo: "Não discuto fanatismo". Balela... É gente que está presa ao passado. Ja dizia Eintein " É mais fácil quebrar um átomo do que quebrar um paradigma".O que as universidades tem de fazer é o mesmo que meu orientador fez; estimular o aluno a juntar-se a um projeto de SL e desenvolver alguma função nova. Isso prova que a pessoa está muito mais preparada para o mundo real do que desenvolvendo aquelas teses idiotas que só servem para acumular pó nas estantes.
Comentário de Henrique Vicente.
Isso é um dos motivos que me fizeram desistir de computação: Sou de Recife e um dos motivos que me fez desistir de computação foi o enorme laços do CIn (Centro de Informática) da UFPE com empresas de software proprietário. Entre elas a Microsoft.

Isso eu comecei a pensar quando eu era primeiro ano... A UFPE sempre envolvida com essas coisas... Ainda bem que encontrei um curso melhor para fazer. Física :)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004