Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Chamada de Trabalhos - 7º Fórum Internacional Software Livre

“7º Fórum Internacional Software Livre abre a sua chamada de trabalhos. Para esta edição, procuramos melhorar ainda mais a qualidade do programa do evento, e adequá-los às sugestões colhidas durante as pesquisas realizada com os participantes dos Fóruns anteriores. Para isso, reformulamos as trilhas do evento, incluindo e fundindo trilhas conforme a necessidade. Um enfoque especial que será dado no fisl7.0 é o de destacar a contribuição do Brasil para a comunidade internacional do Software Livre. Para isso, terão mais peso entre as palestras técnicas aquelas ministradas por pessoas que contribuam efetivamente com o tema da sua palestra, seja ela sobre linguagens, ferramentas, aplicativos, sistemas operacionais/distribuições, jogos, etc. Também foi definido um procedimento objetivo para a concessão de apoio financeiro à vinda de palestrantes. A comunidade tem até 04 de dezembro de 2005 para submeter propostas de palestras para o fisl7.0.” A nota foi enviada por Antonio S. de A. Terceiro (asaterceiroΘinf·ufrgs·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de undercover
Sendo na FIERGS,: certamente haverá palestra do governador Germano Rigotto, aonde ele apontará todos os avanços que o Software Livre teve no seu governo.
Comentário de adilson
Depois da desfeita deste ano, estou fora.: Como comentado na Linux Magazine número 11 pelo Hélio Castro, no FISL 6 houve uma clara separação entre os palestrantes convidados e "os outros". Apesar de contestado pela organização do evento na Linux Magazine 13, eu e outros palestrantes confirmamos esta atitude. Assim sendo, pessoalmente, não irei mais submeter qualquer proposta de palestra para o evento já que a organização não parece valorizar o esforço que outros fazem para que seus conhecimentos e colaboração possam ser difundidos.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de Overlord
Certamente! : Certamente!
Serão mostrados os "grandes" avanços do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) na área de Software Livre!


<>=<>=<>=<>=<>=<>=<>=<>=<>=<>
Overlord @ PoA / RS - Brasil
Comentário de Nulus Palestrius
Eu achei que houve avanços!: Discordo do adilson. Eu fui palestrante este ano e fui muito bem tratado. É lógico que, para grandes nomes como o Eric Raymond, o tratamento deve ter sido melhor... No entanto não tenho queixas (e gostaria de nomear, em especial, uma menina chamada Janaina, que me atendeu muito bem na area reservada dos palestrantes).

Eu acho que o FISL mostra sinais de amadurecimento nessa chamada de trabalhos. Eu achei um avanço em relação aos anos anteriores, por exemplo, a questão da ajuda de custo dos palestrantes. Cito:

Ainda considerando as sugestões da comunidade, para o fisl7.0 inverteremos a lógica da concessão de ajuda de custo aos palestrantes. Será oferecido apoio aos/às palestrantes melhores classificados em cada trilha. A quantia do apoio ($$) e a quantidade de palestrantes com direito a apoio serão definidos dependendo do orçamento que a organização dispuser para tal.

Assim, não há necessidade de entrar em contato com a organização solicitando ajuda de custo. A organização fará isso no tempo apropriado.

Como não temos condições de traçar perfis sócio-econômicos dos(as) palestrantes, vale destacar aqui que para que essa estratégia funcione, contaremos com a colaboração e o bom senso dos palestrantes(as), de forma que aqueles melhores classificados que forem contatados com uma oferta de apoio declinem caso não necessitem do mesmo, e assim possamos oferecê-lo aos melhores classificados entre os que realmente precisam de ajuda de custo.


Se isso foi motivados pelas reclamações como as do adilson eu não sei... no entanto não acho difícil que reclamações como as do adilson não tenham gerado essa atitude. Me parece algo que a qualquer organização sempre quer fazer, mas nunca dispõe de mecanismos/metodologia/paciencia/orçamento. O fato do FISL estar fazendo isso demonstra que tem comprometimento com o palestrante.

Se for aprovado novamente esse ano, nos vemos lá!

Comentário de adilson
Não é nem da ajuda financeira que estou falando: Olá.

Minha principal reclamação não foi quanto à ajuda de custo. Eu, graças a Deus, pude pagar minhas despesas de viagem. A minha bronca maior foi que vários palestrantes (não somente eu) foram sumariamente ignorados. Não fomos sequer informados do jantar dos palestrantes, por exemplo, e na Linux Magazine deste mês, a resposta da organização comenta que "foi feito um esforço para que fôssemos convidados". Me espanta o quão efetivo foi este esforço pois eu estava no mesmo hotel dos palestrantes convidados e não fui chamado, nenhuma das palestrantes do LinuxChix também o foi, creio, e acho que não havia problema qualquer em encontrá-las.
Sugiro que você leia o texto do Hélio que está disponível aqui e foi publicado na Linux Magazine 11.
Fico contente que você não teve esta impressão e quero acreditar que foi uma pisada na bola involuntária mas que magoou bastante não só a mim mas a várias outras pessoas que foram ao FISL tentar dar sua contribuição no melhor espírito de participação comunitária, gastanto do seu tempo e dinheiro e saíram com o nítido sentimento de que havia duas categorias de palestrantes, as estrelas e "os outros" que estavam lá pra ocupar espaço.
Pessoalmente, não acho que meu esforço valeu à pena.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de goku_
A nem!!: Poxa, toda vez é no Sul, eu moro no Pará, pra mim se deslocar pra lá é muito dificil =/, perdi o H2HC ano passado, e to achando que vou perder de novo, porque to sem grana pra ir =/ será que o FISL não pode ser em São Paulo, Brasilia?? Tudo sempre acontece lá pra baixo =(, bom, mas espero que seja um ótimo evento ;)




Comentário de Nulus Palestrius
Acho que o erro foi involuntário: Realmente, acho que foi um erro involuntário. A organização é bastante descentralizada, e basta que um elo dessa cadeia falhe para acontecerem, erros como esse. No meu caso isso não aconteceu. Fui avisado do jantar (que, aliás, sempre acontece, sempre é no mesmo lugar e não tem limitação de participação - pelo menos sempre vejo não-palestrantes presentes... eu mesmo, no ano retrasado, fui sem ser palestrante) na entrada do hotel.

Acho que o pessoal que organiza o FISL o faz no mesmo espírito do software livre: 'Bugs' acontecem (como esse) e 'reports' como os que você fez são importantes. A organização sabe disso? Você já falou com eles? Tem um email para isso, se não me engano é temario@fisl.softwarelivre.org

É pena que eu não seja gaúcho para poder ajudar. Talvez nem precise... (fiquei sabendo que o pessoal do Paraná tem ajudado bastante). Tenho a impressão que o pessoal tem muita boa vontade, mas tem poucas mãos para trabalhar. E não estar no local limita muito. Vou ver o que posso fazer aqui do rio mesmo... Talvez alguma palestra de 'mobilização' - que é como eles chamam isso. Eu queria muito saber quem organiza a caravana do rio para poder ajudar também...
Comentário de Globalizado
Claro que não!: Afinal, é um evento internacional e todo mundo sabe que a capital do Mundo fica no Sul. Fazer em regiões mais populosas ou mais relevantes por quê? Afinal, se o bairrismo é marca registrada do software livre, com seus times torcendo por desktop e distribuições, o evento de software livre não podia ser diferente. São internacionais, mas o mundo fica naquele curralzinho deles. Se pelo menos fossem a região mais industrializada do Brasil, teriam moral pra dizer isso... bah.
Comentário de CWagner
Nasci e moro no Nordeste do p: Nasci e moro no Nordeste do país, e infelizmente ainda não pude participar de nenhum FISL, mas não creio que seja uma questão de bairrismo o fato do Fórum acontecer no RS, e nem me incomodo com isso.

Me incomodo sim com o fato de trabalhar pra caramba o ano todo não conseguir juntar grana para poder ir para Recife, Fortaleza, Natal ou outro balneáreo da minha região.

Mas será que há um real interesse por parte de organismos de outras regiões do país em sediar o FISL? Por exemplo: será que alguém (Empresa pública e/ou privada) do todo poderoso estado de São Paulo não teria como levar o evento para sua capital ou outra cidade de lá? Duvido muito.

Não faço idéia do que exista por trás do fato da realização do Fórum no RS, mas espero ter condições de ir para lá ano que vem. Ver e conhecer e poder ouvir pessoas importantes nos cenários nacional e internacional, poder trocar idéias e experiências com outros profissionais e usuários, tudo isso seria muito bom, além de ter contato com outra parte desse imenso país.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Santa Ignorancia
Bairrismo? Ora! Se nós quise: Bairrismo? Ora! Se nós quisessemos fazer um fórum maior que o FISL bastaria querer! Quem quiser levante a mão! Vamos fazer algo para desbancar o CONISLI e o (recém chegado) LinuxWorld aqui em sampa mesmo!

Cara... falando sério agora. Acontece lá no RS pq os caras que organizam lá não desistem nunca. Acompanho (como lurker) a organização através das listas e vejo a paixão que todos demontram ao preparar cada FISL ano após ano. Se nós tivéssemos metade da paixão que esses gaúchos tem, não há dúvidas de que faríamos um evento maior e melhor. Mas não cuidamos nem dos que temos...
Comentário de undercover
E outros!: E outros, meu caro Overlord, tem o 'case' do Sagú, o 'case' da UERGS, todos devidamente desideologizados pelo governador das parcerias.

Um que não deverá faltar ao evento, já que será na FIERGS, é o isentíssimo jornalista Políbio Braga. Mal posso esperar para ler o seu artigo "Ganhando muita grana com a mamata do software proprietário".
Comentário de besteirol
Eu também acho que o FISL de: Eu também acho que o FISL deveria ser em outro lugar. Aliás, eu acho que deveria ser no mesmo lugar que o Lacfree, com os mesmos responsáveis. Um sucesso de evento!!! Adiado por meses há uma semana do evento e desacreditado pela maioria das pessoas que estavam esperando por ele.

Todo mundo acha que fazer evento é brincadeira de final de semana, você não sabe o que está dizendo. A questão não é se o Rio Grande do Sul é ou não o centro de qualquer coisa, a questão é a competência das pessoas que organizam o FISL há 7 anos.

Se a comunidade aqui de Sampa, por exemplo, fosse mais organizada, já teria feito do CONISLI um grande evento. Mas por culpa da comunidade de São Paulo (e dos organizadores do CONISLI), este evento ainda não passa de um evento amador.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004