Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Insigne anuncia base instalada de 250 mil PCs no Brasil

“Somente em 2005, o SO baseado em Software Livre registra crescimento de 80%, com previsão mais otimista para o quarto trimestre com a liberação de crédito pelo Governo para o PC Conectado O sistema operacional Insigne, que acompanha o PC para Todos/Conectado e é adotado pelos grandes fabricantes de PC, como Semp Toshiba, Novadata, Kelow, comercializados em grandes magazines, e agora no Computador Total, anunciado na semana passado pelo SBT, atinge a marca de 250 mil unidades comercializadas no modelo OEM (Original Equipment Manufacturer) e que em agosto ganhou a nova versão 4.0, que permite que uma única CPU possa ser usada simultaneamente por dois usuários e teve o seu prazo de suporte ampliado de 12 para 18 meses sem qualquer custo para os usuários. A marca foi atingida no final de agosto. Somente em 2005, o SO baseado em Software Livre da Insigne registra crescimento de 80%. Distribuído pela Insigne Free Software do Brasil desde 1999, o sistema operacional da Insigne é considerado um dos mais seguros e estáveis do mercado. O seu modelo de distribuição (OEM) garante que cada micro computador fabricado tenha a sua configuração adequada, oferecendo ainda ao usuário um cd de restauração ao estado original em caso de problemas. O Insigne surgiu como alternativa para os usuários de PC que desejavam uma aplicação mais estável, segura e fácil de usar, acompanhada de um pacote de aplicativos essenciais para o uso diário do equipamento, que inclui planilha eletrônica, editor de texto, software de apresentação, navegador Internet, software cliente para envio e recebimento de e-mail, organizador de contatos, editor de imagens, aplicativos educacionais e antivírus. Se fossem proprietários somariam mais de R$ 8 mil.”

Veja abaixo o restante do anúncio recebido da Insigne, que publicamos na íntegra como de costume.


A nova versão do Insigne revoluciona com o sistema de detecção automática de todos os periféricos do PC (impressoras, scanners, câmara digitais, webcam). Uma nova interface oferece a imagem dos periféricos que deseja instalar. Com um simples clique do mouse, tudo é automaticamente instalado, sem complicações, porque os periféricos são apresentados ao usuário em forma de ícones para facilitar o acesso. Para Ricardo do Carmo, diretor comercial da Novadata, a marca atingida pelo Insigne é uma demonstração clara da capacidade do Software Livre de atender às necessidades dos usuários. “O sistema é fácil de usar e o suporte é de alta qualidade. Além disso, a equipe técnica e comercial responsável pelo seu desenvolvimento mantém um alto nível de comprometimento profissional e de qualidade”, afirma o executivo. O ex-presidente do ITI, Sergio Amadeu, manifestou a sua satisfação pela marca atingida pelo Insigne. “De fato, num país onde ainda o lobby dos grandes fabricantes é muito forte, a presença do Insigne em mais de 250 mil PCs é um fato que deve ser comemorado. É uma forte sinal que a comunidade do Software Livre e a indústria nacional é capaz de oferecer produtos de alta qualidade e com grande competência”. Mais informações: http://www.insignesoftware.com

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Júlio Monteiro
A Insigne foi escolhida por s: A Insigne foi escolhida por ser uma empresa totalmente brasileira, sem capital estrangeira, e oferecer 18 meses de suporte.
Porém creio que teria sido muito mais interessante contratar/criar uma empresa para dar suporte (e auxiliar no desenvolvimento) de alguma distribruição já "crescida", como o Ubuntu ou o Mandriva.
Mas como isto não ocorreu, sinceramente somente desejo muito sucesso à Insigne e a sua distribuição, e que altera a realidade brasileira, acabando com o vício e a dependência do Windows.

-----
"The box said: Requires MS Windows or better, so I instaled Linux" (Autor Desconhecido)
Júlio Santos Monteiro :: http://www.monteiro.eti.br/julio
Comentário de bebeto_maya
Conectiva deu um tiro no pé!: __É nessas horas que eu penso que a fusão da Mandrake com a Conectiva foi uma jogada de jerico debilóide e cego, um tiro no PÉ... A Conectiva estava mal das pernas, mas tinha um distro com D maiúsculo e era um empresa NAcional...Nesse momento em que se fala tanto em investir no capital nacional...Não restaria outra opção. Pois a Distro já tem presença no imaginário popular...Mas de tanto esperar pelo governo, e ser inclusive apontada como monopólio do futuro, a Conectiva acabou fundindo.E perdeu a oportunidade para um produto que considero muito inferior ao COnectiva Linux, em especial a excelente versão 10.0.
Comentário de ---alexandre---
Vender computador com linux i: Vender computador com linux intalado nao ajuda muito... acredito que algo em torno de 80% disso jah roda windows hoje.

Cito um caso que acredito que seja recorrente em todo pais... o cara compra o PC, nao sabe, nao eh informa e nunca viu é esse linux. chega em casa liga o PC e se pergunta; "cade o win? tah com defeito ou eh virus?", depois descobre que e o linux... ai ou vai numa loja dessas de assistencia tecnica que formata HD e instalar o win pirata. Ou pior liga para mim pq sabe que eu "mecho"com essas coisas e pede para eu instalar o win. :/

Comentário de CWagner
Agimos de acordo com vários: Agimos de acordo com vários fatores, inclusive compromisso com nossas convicções.

Nesse caso eu iria até a casa do "cara" e lhe daria as devidas informações e auxílios, configuração de internet, impressora, etc. Deixaria ele usar o Linux e diria que não instalo Window$ na máquina de usuários sem licença por ser CRIME (segundo a legislação vigente), além do que agora ele teria um Sistema Operacional que agrega diversas qualidades além do preço baixo.

Mas isso apenas se fosse comigo. Cada um tem uma idéia do que pode ou deve fazer com o que tem nas mãos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de bebeto_maya
Pois é...Acho que o Alexandr: Pois é...Acho que o Alexandre deu uma de "Maria vai com as outras" e perdeu a oportunidade de ficar calado...

Realmente isso acontece muito, mas se alimentarmos essa deficiência, estaremos sendo coniventes!
Comentário de ricarab
Preconceitos...: Pois é! Já disse isso aqui uma vez e vou dizer denovo: a chave para tudo isso é o não preconceito! Vejam que um usuário que nunca teve contato com o Windows não terá problema algum em utilizar o Linux, pois este não estará viciado no outro sistema...

Eu realmente não consigo ver mais nenhuma distro Linux (dentre as grandes) que não se comporte muito bem em termos de facilidade e usabilidade. Vejam que um dos grandes problemas que o usuário doméstico enfrenta é a falta de compatibilidade com drives fechados como os Winmodems, porém esse problema estaria resolvido num computador com o Linux instalado.

Fica então a pergunta: porque o usuário optaria pelo Windows? Vou arriscar: ele realmente precisa do Windows por questões técnicas e o adquire legalmente, ou é um usuário preconceituoso e ainda desonesto, fará pirataria!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Manoel Pinho
Comunidade: Lendo os comentários acima, concordo que o usuário leigo não entende a dimensão da importância do linux e do software livre e quase sempre pensa em termos práticos. Como estamos num mundo onde a informática está monopolizada pelo windows, por um tempo ainda veremos muita gente migrar esses computadores com linux pré-instalado para windows pirata.

Não conheço nem nunca usei essa distribuição Insigne e olha que eu já usei quase todas as grandes distribuições. Por que ? Porque não vejo uma comunidade em torno dela como existem em várias outras. A distribuição pode ser até boa tecnicamente mas ter uma comunidade de usuários, que fará realmente o suporte que o usuário de qualquer software livre precisa, é fundamental para o PÓS-INSTALAÇÃO.

O suporte comercial tem um tempo de validade e todos sabemos que em qualquer distribuição comercial não cobre grande parte das necessidades. Quando o usuário perguntar "com qual programa livre faço xxx ?" ou "qual programa é equivalente ao XYZ do windows, que meu amigo disse resolver meu problema ?", ele precisa de uma resposta e, para aumentar as chances de respostas é preciso uma grande comunidade de usuários. O usuário pode começar completamente leigo mas vários deles começarão a ficar "mais espertos" em computadores após algum tempo.

Falaram aí da Conectiva mas aqui diz


Positivo Informática passa a usar sistema operacional da Mandriva Conectiva

http://www.conectiva.com.br/cpub/body.php?newcod=1442


Agora acredito até que a Conectiva tenha uma chance a mais, já que uniu a comunidade de usuários do Mandrake com os do Conectiva Linux.

Usar distribuições não comerciais populares também seria interessante mas dificilmente isso aconteceria porque a empresa de computadores precisa ter alguém que faça o serviço de customização, suporte com atendimento telefônico, etc que exige uma certa infraestrutura.
Comentário de Olivier
Vender computador com linux: Pois é...

Aqui na cidade maravilhosa um jornal de grande circulação está com uma série de reportagens sobre os desmandos das autoridades, e da sua população em geral.

O tilutlo é "Ilegal, e daí?"

Traduz um pouco o espírito bem brasileiro de que as coisas, qualquer coisa, pode ser feita desde que eu " me garanta que não serei pego".

.. e dane-se qualquer pudor, moral, etico ou sexual.

Exagêro? pense bem...
Comentário de Rato do Banhado
:
No país em que Caixa 2 é "recurso não-contabilizado" , não é uma cópia de Windows que fará diferença.

Para a M$ é melhor que tenha Windows ilegal do que os usuários instalem o linux.

Na verdade NÃO EXISTEM ações da ABES contra consumidores individuais.

COPIEM E USEM O WINDOWS sem medo ! A Microsoft agradece !
Comentário de Rato do Banhado
:
No país em que Caixa 2 é "recurso não-contabilizado" , não é uma cópia de Windows que fará diferença.

Para a M$ é melhor que tenha Windows ilegal do que os usuários instalem o linux.

Na verdade NÃO EXISTEM ações da ABES contra consumidores individuais.

COPIEM E USEM O WINDOWS sem medo ! A Microsoft agradece !
Comentário de Manoel Pinho
OEM: No mundo inteiro a M$ fecha os olhos para a pirataria doméstica. A diferença é que nos EUA e outros países ricos ela consegue vender muitas cópias OEM, num autêntico imposto M$. Ela faz acordos secretos com a Dell, HP, Toshiba, etc e consegue empurrar os seus programas nos consumidores domésticos. Como estes são ricos, jogam fora os seus computadores (inclusive o windows OEM que acompanha o hardware para o lixo) a cada 2 a 5 anos, renovando o seu hardware e windows OEM numa venda casada. E as empresas ficam reféns desse monopólio como já sabemos.

Eu fico feliz de pelo menos no Brasil o governo estar proibindo esse jogo sujo nos micros mais baratos, que terão que usar software livre obrigatoriamente. E por mim deveriam ir além, proibindo essa coisa de Windows Starter Edition, o windows para miseráveis, depenado propositalmente para ser vendido a um preço menor, mesmo que não traga nenhuma redução no custo para a MS (na realidade custa mais do que produzir um windows normal, já que ainda tem que fazer a adaptação).

Antes os usuários domésticos não pagavam nada para a M$ porque usavam cópias piratas em seus micros cinza. Agora continuarão não pagando porque os computadores sairão com linux. Melhor dar dinheiro para a Insigne ou qualquer outra empresa do que para a Microsoft.

Infelizmente não podemos fazer nada se a maioria dos usuários vai preferir reagir ao monopólio do windows optando pela maneira mais cômoda e covarde que é usar um windows pirata. Pelo menos terão uma chance de ter a sua máquina com o linux todo configuradinho uma vez na vida. De qualquer jeito é melhor do que a situação atual, em que os mais pobres não têm um micro e os que têm ainda precisam ralar um pouco para instalar o linux no micro e deixar tudo funcionando.
Comentário de alsimoes
Azar o dele!!!: Se alguém que compra um micro com Linux e o tira para por um windows pirata, azar o dele, aliás se você conhecer alguém cabe até dar uma denunciada, a pessoas vai receber um intimação para se regularizar e para isso vai bastar ele reinstalar o CD OEM... hehe

Linux user #316.441
Mocinhos só não morrem nas novelas, Quem reage a assaltos tem 180 vezes mais chances de morrer do que quem não reage
Comentário de Jonatã
Como faz?: Legal... como faz pra denunciar? e os cara vão na casa da pessoa e entregam uma intimação? porque eu sempre digo pros meus amigos "Gente, windows tem que comprar..." parece ilário, mas todo mundo aqui pensa que windows é de livre distribuição, pensam que não precisam de "um papel dizendo que aquilo é comprado", pensam que não é ilegal usar o windows sem pagar pra M$...

não quero ser mau, mas dar um susto neles seria interessante... qum sabe não abrem os olhos...
Comentário de Spook
Como se fosse tão simples...: Quantas devidas instruções seriam necessárias para a pessoa conseguir conviver com o Linux?? E no exemplo do Alexandre, ele levantou o pior caso: e pessoa já conhece o Windows. Se começarmos a levantar os porquês que o usuário levantaria: porque não consigo rodar tal jogo? Porque o OpenOffice não abre meu (super) arquivo doc certo? Como uso a camera no aMSN?, etc... Muitas vezes teria que ir na casa da pessoa para fazer alguma coisas para ela (como colocar o aMSN do CVS com camera, torcendo para que não perca mais de 1 hora instalando a webcam dela e o aMSN). E quem tem tempo, e disposição, para fazer isso?

É uma mudança grande, e a pessoa vai ficar recorrendo toda hora para você, e não raro, vai estar lá você na casa dela ver tal problema que ela tá tendo, etc... Falo por experiência própria, porque eu acreditava nisso piamente, mas vi que nem sempre dá certo este tipo de atitude. Se a pessoa não conhece Windows e só quer tirar o básico de um computador, dá pra ensinar o básico, que ela acaba se virando bem (internet, documentos, chat....).
Comentário de ChukChuk
Eu também: Eu também gostaria de dar um susto em algumas pessoas.Na verdade deveriamos denunciar mesmo as pessoas que usam windows pirata.Quer usar windows, pague por ele!
Comentário de ricardomoc
Denunciar?: Denunciar? Bom, acho que seria o caminho. Mas fico pensando se uma boa "dedurada" faria efeito. Procurando saber sobre a lei anti-pirataria existente no país, fiquei sabendo que uma empresa que for pega com cópia pirata de algum programa não terá que pagar 3.000 vezes o valor do programa de multa. Quem tem que pagar esta multa, na realidade, é o cara que faz a pirataria, ou vende o produto pirateado. Para quem usa, ou desinstala o programa ou compra o original do programa. É algo como o cara que sonega a Receita Federal por vários anos e, para se ver livre da cadeia e das multas, basta pagar o que deve com correção. Aí, fica tudo bonitinho, como se não houvesse nenhum problema.
Além disso, alguém já tentou fazer uma denúncia? No site da ABES, por exemplo, não encontrei nenhuma maneira de fazê-lo. Não que eu quisesse dedurar ninguém, mas fiquei curioso para saber como o esquema funciona. Polícia Federal? Imagina. Também super difícil conseguir fazer uma denúncia lá, pelo menos no site deles. Denunciei de certa feita um site com conteúdo de pedofilia, e me parece que o tal site está no ar até hoje. Enfim, se você está a fim de denunciar alguém, relaxe. A indústria de software não conta com o seu apoio. Sei que existe um 0800, mas não confio muito em telefone, para dizer a verdade. Mas quem quiser tentar...

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org

DIGA NÃO AO ABORTO!
Comentário de Douglas Augusto
O importante é denunciar que: O importante é denunciar quem comercializa (lojas de informática, etc.), não o usuário final (a legislação é virtualmente inofensiva para aqueles que não visam lucro/comercialização).

Vá até uma loja de informática e faça o orçamento de um computador. Então pergunte algo como "Já vem com Windows, né?". Se ele responder sim, peça para dizer qual versão, vá adiante e questione se o produto é licenciado (se receberá o contrato de licença).

Se o lojista disser que com licença é "mais caro", lembre-o em tom de desaprovação que aquilo é crime.

Caso queira denunciar a pirataria, pode-se usar estas vias¹:

- por meio da ABES: telepirata@abes.com.br ou ligação gratuita para 0800-110039
- diretamente à Microsoft: pirata@microsoft.com


--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de bebeto_maya
Denunciar, praquê!: __Não dá em nada, denuncias para a ABES acontecem dia e noite...É preciso lembrar que a "dona" majoritária da ABES é a MS, então denunciar a pirataria, quando quem mais ganha com ela, é a dita cuja, é chover no molohado...

__Eles vão olhar pra você e dizer: "É mesmo, rapaz! Obrigado pela sua denúncia, vamos apurar os fatos!!"

__A ABES não tem poder de prender ninguém. eles precisam de uma ordem jurídica, e do apoio da polícia Federal...Não percam tempo.

__já denunciei alguns varejistas por venda casada, falei com um advogado e ele riu da minha cara...Disse que se eu não comprasse um computador da loja, teria pouca munição...

__Não percam tempo!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004