Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Gnuteca versão 1.6 com mais recursos e simplicidade

“Lançada nesta quinta-feira, 13 de outubro, a versão 1.6 do sistema para gestão de acervo, empréstimo e colaboração para bibliotecas, o Gnuteca, disponível para download no CodigoLivre.org.br ou na página do projeto. A equipe da Solis agradece a todos que, de alguma forma, colaboraram com o projeto Gnuteca nos últimos meses. A nova versão incorporou várias funcionalidades, algumas merecem destaque: - Maior controle do sistema de empréstimo e do cadastro de materiais; - O sistema permite ao usuário o controle do perfil, podendo configurar as opções de avisos por email. Assim o sistema dispara os emails automaticamente para os usuários avisando-os sobre os materiais disponíveis na reserva ou em atraso e sobre a data de devolução dos mesmos; - O usuário poderá imprimir seu próprio histórico de materiais retirados no formato de referência bibliográfica; - Incorporação do controle da base de periódicos; - Aperfeiçoamento do sistema de busca, onde será possível buscar no acervo todas as palavras em qualquer ordem; - Maior controle da impressão do código de barras, podendo optar por imprimir códigos que não estão em sequência; - Aperfeiçoamento das estatísticas; - Correção de outros pequenos bugs da versão 1.5. A Solis - www.solis.coop.br - presta serviços de implantação, treinamento e migração da ferramenta.” A nota foi enviada por Marcone (marconeΘsolis·coop·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Dm7
É uma ótima opção para as: É uma ótima opção para as Universidades, mas é pena que muitas delas (especialmente as particulares), possui em seu quadro de funcionários pessoas com pouca visão para entender e adotar a Gnuteca. Culpados são os "chefes de departamentos" e os reitores, que preferem ficar cegos, e por causa de tanta negligência e ignorância administrativa, preferem cortar recursos humanos do que administrar bem.
Comentário de CWagner
Há tempos que venho tentando: Há tempos que venho tentando fazer com que as minibibliotecas públicas da SEDUC-MA adotarem o GNUTECA, mas os administradores não têm muito interesse em manter sistemas baseados em SL.

Parece haver um enorme interesse em utilizar tecnologias proprietárias, WIN2K/IIS + ASP.Net, entre outras.

E o detalhe mais intrgante é que não existe funcionários públicos no quadro de desenvolvedores (a grande maioria - pra não dizer todos, é de pessoal contratado). O que é uma pena, pois não há como manter o sistema quando os programas são entregues, ou no caso do programador abandonar o emprego (o que acontece geralmente por pressão política ou propostas melhores do mercado de trabalho). Mesmo com posse dos fontes, poucas pessoas têm habilidade de ler e compreender o que foi feito para criar os sistemas.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de problema
É uma pena mesmo!: "Mesmo com posse dos fontes, poucas pessoas têm habilidade de ler e compreender o que foi feito para criar os sistemas"

É, é uma pena mesmo que softwares livres tenham este problema. Ou você referiu-se ao software proprietário?

Você citou que há os fontes dos programas desenvolvidos por aí e ainda era difícil de ler? Foi isto mesmo? Que diferença de leitura de código existe entre um software desenvolvido pelo "empregadou que deixou o emprego" e um software livre? Bastante interessante seu comentário...
Comentário de CWagner
No caso do serviço público,: No caso do serviço público, a quase inexistência de programadores "da casa" torna a instituição refén do desenvolvedor ou empresa, por trás do sistema.

Então de pouco adianta haver os fontes, e quando existem, na sua maioria, não há documentação, nem no próprio código, quiçá das análises realizadas para criação dos programas.

Estou falando basicamente de um sistema contratado há quase oito anos que nunca entrou em produção e que nunca foram entregues os códigos fontes. Nessa época eu, um "mero técnico", já alertava da necessidade de portarem os sistemas da casa para a web, visando a utilização da estrutura da rede para intranet. Mas como sou "apenas um agente administrativo" e não um super analista com um salário maior que o do secretário de educação, não me deram ouvidos, sequer cogitaram a hipótese de estudarem a possibilidade de uma intranet funcionar.

O sistema em questão era tão "quixotesco" que até as barras de rolagem estavam sendo reescritas. A plataforma escolhida foi VB + Win NT 4.0 + M$ SQL.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Eduardo Frazao
Onde eu consigo suporte para: Onde eu consigo suporte para instalação... to sofrendo muito pra instalra o gnuteca. Nao sei onde fica o front web dele, Somente no arquivo da versao 1.6 nao tem nada...
Pelo menos, nada do front web.

Alguem pode me ajudar?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004