Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

KEPE Linux - Brasileiro e diz uai!

“Chegou o mais novo sistema linux nacional. Baseado no KANOTIX-2005-3 e Debian, é apropriado para o uso em desktop, sendo também recomendável para o uso em servidores. Não é um simples remaster, como muitas outras por aí afora, pois a linguagem padrão, antes inglês ou alemão, tornou-se o português brasileiro e o desktop, comum em quase todas as distribuições 'live', antes KDE, tornou-se o Gnome 2.10.2, totalmente em português brasileiro. O sistema tem seu uso facilitado devido às inúmeras GUI de configurações de rede, desktop, painéis de controle e tudo mais que é necessário para facilitar a vida do usuário. A instalação de programas pode ser feita utilizando-se o Synaptic, de uso simples e fácil, evitando-se assim aquelas centenas de 'ícones mágicos' que mais atrapalham do que ajudam. Totalmente nacional e traz um filme de 15 minutos para você assistir: 'Lembrai-vos da Guerra'. Confira em http://www.kepelinux.com.br” A nota foi enviada por Edileu Santana Costa (edileuscΘig·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Aijalom
Será: " como muitas outras por aí afora"

O trabalho dos outros é tão válido quanto este. Por que diminuir o trabalhos dos outros?

" tudo mais que é necessário para facilitar a vida do usuário"

Tudo? Será?

"centenas de 'ícones mágicos' que mais atrapalham do que ajudam"

Nunca me atrapalhou.


Comentário de CWagner
O que é isso, meu povo? : O que é isso, meu povo?

"Get the Facts" dentro do SL?

Se o sistema de vocês for realmente tão bom, não precisam fazer propaganda contra as outras distros, mesmo porque não acredito nessa história de rival, inimigo, melhor ou pior.

Destaquem as qualidades do seu Sistema e não os defeitos dos outros. Afinal de contas se alguém vier a usá-lo será por seus méritos e não pelos problemas das outras distros.

No mais, boa sorte a vocês e sucesso na empreitada.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Rato do Banhado
:
Citação
(...) instalado em sua máquina, através do comando "sudo kepe-installer".


... ou seja ... tem um icone mágico para instalar no hd !

nem deu para fazer no Painel de Controle como o Kalango, Kurumin , etc !

passar bem
Comentário de Rato do Banhado
e mais : : e mais :

Segundo a página do projeto :

"Suporte a Flash e Java já instalados no Mozilla"

MAS é proibido REDISTRIBUIR o Flash sem uma licença específica da Macromedia !!

Então o autor da "distro" deve LER E ENTENDER as licenças antes de incorporar os pacotes e plug-ins.
Comentário de ricardomoc
Eu e meu Mandriva...: Rapaz, o Kurumin e assemelhados são muito bons. Muito bons mesmo. Já tem me salvado de umas poucas e boas. Quando estou com pressa, por exemplo, para instalar um SO na minha máquina, tenho utilizado o Kurumin. Porém, me associei ao Mandriva há pouco tempo, e instalei o RC2 e não me arrependo. Estou bastante contente. Mas o CD do Kurumin continua guardado...


Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org

DIGA NÃO AO ABORTO!
Comentário de Mauro Xavier
Começou bem, eim? : Começou bem, eim?

Faça um bom trabalho que se justifique por si só, usar quaisquer deficiências (ou supostas) encontradas em trabalhos alheios para "embutir" qualidade em seu produto é anti ético e acaba por criar um efeito inverso ao desejado, assim causando imediata indignação ou repudio de um bom nicho de usuários.

O máximo que poderia ter feito seriam algumas comparações de recursos, pois não se esqueça que a "gema" que seu projeto partiu é a mesma dos outros que se referiu.

E o pior, fez algo que ninguém mais aguenta... Acabou comparando de uma forma direta a sua distro com outra(s)... Eu tenho meu gosto particular, mas usaria sem problemas o Fedora, Mandriva, Slackware, Kurumin, Kalango, Gentoo, Debian ou o que viesse, desde que sirva para meus propósitos... Assim cada um usa o que quer, o que pode ou que gosta.

De repente o seu trabalho pode ser bom, mas no meu caso me fez perder completamente a vontade de ao menos testá-lo...

Boa sorte da próxima vez...

Em resumo, "não existe distro ruim, existe usuário ruim".
Comentário de Grobsch
Assim não dá, assim não pode...: Está quase completando um ano que comecei esta aventura e me surpreendo ainda com certos lançamentos que se auto propagam como 'especiais'.
Ao invés de lançar a distro propalando o que tem de melhor, sai marginalizando outras...
Não há nada igual ao GoblinX, só por exemplo, e cada distro tem algo diferente, mas no fundo todas tem uma base, ou seja, centenas de aplicativos Open Source e um Kernel... e a cada dia que passa é mais fácil criar uma distribuição...
Que tenha sucesso sem apelar...
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Kurumin Surfer
"centenas de ícones mágicos: "centenas de ícones mágicos"....Perdeu uma grande oportunidade de ficar calado.
Aquelas centenas de ícones mágicos fizeram milhares de modems onboard funcionarem no linux. só pra citar um item de hardware. vc não tem idéia do que estes ícones mágicos facilitaram a vida de muita gente.
E Viva o Morimoto!!!!

Comentário de edileu
Sobre o KEPE LInux: Me expressei e acho que me fiz entender mal. Peço desculpas.
Queria na verdade um sistema que fosse "clean" e que facilitasse o controle do gerente de rede de minha organização na monitoração e qualidade dos serviços das máquinas em minha rede.
Não quis desmerecer as outras distros. Não quero desmerecê-las. Não. De jeito nenhum.
Com o Kurumin, especialmente, aprendi um montão de coisas e fico grato por isso. Fiz até mesmo um remaster dele mas, como já disse, após concluído, o resultado sempre ficaria sendo ele mesmo com alguns outros programas a mais e o seu "Centro de Controle" modificado para o, digamos, "Centro de Controle da Minha Distro".
Sobre o Centro de Controle: Trabalhar com o Kommander é bacana. Também modifiquei o "centro de controle" e procurei fazer as modificações necessárias em alguns scripts tirando kurumin e colocando o nome da minha distro... O resultado (visual ou não) seria sempre o Kurumin. Viva o Morimoto mesmo. Seus scripts de remasterização, embutidos no sistema, são ótimos e geniais. Para transformar seu trabalho num outro diferente o sujeito tem que ir a fundo e modificar muita coisa nos scripts. E muita gente não fez isso.
Pesquisando hoje no Google,13/11/2005, você pode achar 1.080 resultados para a expressão "mais um remaster do kurumin?". É o que dizem muitas pessoas. Então resolvi mudar minha rota.
Testei muitas outras distros em live-cd. Quase todas baseadas no KNOPPIX.
A propósito, o Kommander, que gerencia o "Centro de Controle" de muitas distros foi desenhado para o KDE, o qual foi excluído da minha distro. Poderia deixá-lo funcionando, em conjunto com as bibliotecas do KDE, mas, não o quis.
O Gnome-control-center (Centro de Controle do Gnome) é perfeito para as minhas necessidades e para a de meus usuários. Então, por que criar um outro?
Como já disse, o conhecimento é fundamental. Em vez do Kommander, do KDE, existe o Glade, no Gnome e, com ele, poderei desenvolver um novo Centro de Controle para uma nova versão, que possa incluir novas funções ao sistema.
Nem toda esponja de aço é BomBril. "Ícone Mágico" foi o nome que o Morimoto quis colocar nos "lançadores" (como é chamado no gnome) de seu sistema. O comando "sudo kepe-installer" é um lançador para um aplicativo em uma distro não filha do Kurumin. Então não é um ícone mágico.
Assim sendo, viva a liberdade. E peço desculpa mais uma vez.


Edileu Santana Costa - by KEPE Linux
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004