Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Sem MP, fabricantes reajustam preços de micros

Como adiantamos no início da semana, a chamada "MP do Bem" (que instituía, entre outras coisas, os projetos de PCs populares) não foi votada na Câmara e perde sua validade a partir da meia-noite de hoje. E os efeitos sobre o mercado começam a ocorrer desde já. Da cobertura do IDG Now: “Com o final da Medida Provisória 252/05, conhecida como MP do Bem, fabricantes de PCs começaram a reajustar os preços de desktops para o varejo. A partir de meia noite desta sexta-feira (14/10), a Itautec começa a oferecer máquinas com sistema operacional Linux 9,25% mais caras. 'Vamos ter de voltar atrás porque a indústria não tem como manter o preço atual sem a validade da MP do Bem', avalia Flávio Philbert, gerente executivo da Itautec. O mesmo reajuste será aplicado pela Hewlett-Packard Brasil em desktops de até 2.500 reais, que são comercializados no mercado corporativo. Cristina Palmaka, vice-presidente do grupo de sistemas pessoais da HP Brasil, afirma que, assim como repassou o benefício gerado pela MP do Bem, a empresa não teve alternativa senão reenquadrar os impostos nos desktops.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Dm7
Sinceramente acho que os "car: Sinceramente acho que os "carinhas" lá do planalto não são preparados para lidar com o que tem que lidar. E o pior é ver tanta gente séria que depende de decisões de gente despreparada mesmo, que trata desse tema com esse cuidado, e trata do tema do seu próprio reajuste salarial com "esse cuidado" também.
Oh, dó!
Comentário de vmedina
Viva a nossa oposição responsável!: Valeu oposição...
Por isso que eu gosto da direita... ela só pensa em si mesma.

Aí depois reclamam que a situação está dificil, que o Brasil não está crescendo...

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de StanStyle
Vamos ver na próxima semana...: Uma comentarista da Globonews disse algo parecido também com relação à posição da oposição neste caso :)
Agora, aparentemente, o governo vai tentar embutir os benefícios da 252 na MP 255 mas mesmo assim fica aberta à cogitações no supremo...
Acho que a oposição não vai queimar seu filme em troca da cabeça do governo desta vez.

Comentário de robertoem
informe-se: Não amiguinho...

Se você procurar se informar vai ver que a MP foi barrada porque o governo 'enfiou' nela um artigo que não tem nada a ver com a questão (coisa que se tornou comum no governo LULA); nesse item o governo quer adiar para o proximo ano o pagamento de todas as decisoes judiciais perdidas pela União.

Óbvio, claro e evidente que uma coisa dessas não pode ser aprovada.

É amiguinho, esse é o nosso governo.
Comentário de atf
Viva a nossa oposição responsável!: E tem gente que ainda acredita nesses incompetentes. O PT foi derrubado e engolido pelo "pt", e não é de hoje.
Quem só pensa em si mesmo é essa corja que o Lula (vocês não sabem quem é Lula!) arranjou para se eleger. Os partidários do PT, pelo menos, são bem honestos. Visionários, é verdade, mas sinceros.

atf
LinuxUser#142898

Comentário de vmedina
Eu me informei no outro tópi: Eu me informei no outro tópico... a medida tirava uma coisa que pode se dizer absurda e dá margens a possíveis fraudes, IMHO.

Eu acho que essa medida estaria beneficiando quem produz e tirando uma pequena coisa dos aposentados, que já passaram do grupo produtivo da população (analisando friamente).

Entendo que a oposição deveria ter pesado as coisas de outra forma, e não acabado com um incentivo ao mercado.

Mas paciência, essa oposição nova é meio birrenta e ridícula mesmo.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Você deve saber então, afin: Você deve saber então, afinal você é o famoso quem mesmo?

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de helvecio
Essa MP já nasceu morta: Essa MP não ia funcionar do jeito que foi escrita. A configuração tem de ser aberta, dessa forma só vai estimular os fabricantes xing-ling, que vendem micros com configurações mínimas.
E não adianta facilitar a aquisição do micro sem reduzir o custo do acesso a internet .

Melhor investir no notebook de US100.
Comentário de bebeto_maya
Nuca daria certo!: __Não iria funcionar nunca! Já especifiquei no Br-Linux o porquê. Primeiro pelo fato de não se ter uma cultura Linux e S.L. no Brasil, somos minoria, os técnicos não sabem nem o que é Linux, infelizmente, e a população não tem interesse...Então, coisa de 2 anos atrás, o governo deveria ter investido sério em mídia pró-Software Livre e na formação de mão de obra especializada, criando a consciência do S.L, para depois começar com as vendas.E antes de tudo, ter criado, doa a quem doesse, a famigerada "Casa Brasil" com mais seriedade...É um piada, por mais contraditória que seja, as pessoas mais intelectualizadas vão comprar PCs com Linux para por Windows, e incluo aí os universitários, a maioria quer mais é consumir mesmo...

__A "MP do Bem" foi mais um fiasco, e acredito que o governo deva esquecer o Software Livre, pois é incompetente demais para Lidar com algo de tamanha qualidade e magnitude...Mudar os vícios e costumes do bresileiro é impossível, ainda mais dessa forma!

__Nunca daria certo...
Comentário de atf
Você deve saber então: Na falta de argumentos eles partem logo para a violência!

Minha fama, felizmente para mim, não ultrapassa os limites de minha casa e, mesmo assim, anda em baixa.
Isso, porém, não me impede de observar o acontece pelo mundo, já que não sou um alienado.
Refiro-me a algumas cenas de reportagens em tele-jornais, em que aparecem Lula com Jacques Chiraq ou com o prefeito de Paris ou, até mesmo, os três juntos, conversando sem a presença de um intérprete. Não é intrigante?

atf
LinuxUser#142898

Comentário de sri_canesh
O que me conforta é saber qu: O que me conforta é saber que (traduzindo o que você falou) você também será um dia um artigo descartável que não merece mais consideração pois não "produz mais".

É o pensamento capitalista puro e simples de que o trabalho é o fim das coisas e não o meio. Me admira que você não está militando nas fileiras do PFL.

Cássio R. Es_kelsen
cassio@br-mono.org
Comentário de stpa
Partido errado: Essa idéia de que idoso é descartável é mais semelhante às do Adolf Hitler ou do Pol Pot, dois exemplos dos extremos de idéias políticas, respectivamente, de direita e de esquerda. Nem o PFL, com todos os seus defeitos, chega a tanto.


Comentário de Leidson (PopolonY2k)
Perfeito Bebeto Maya: Concordo com Bebeto Maya.

Sua colocação foi simplesmente perfeita.

Leidson
PlanetaMessenger.org
Comentário de vmedina
Racional, não nazista!: Desculpa... idoso descartável não!

O que eu disse é que para várias medidas que incentivam uma área que produz a opozição resolveu pegar no pé por 60 dias para aposentados, que muitas vezes não existem como provado por várias fraudes, recebam dinheiro do governo apesar de o governo poder recorrer.

Então para os aposentados arrancarem dinheiro do bolso do contribuinte se reclamação, um setor economicamente ativo toma na cabeça. Possíveis empregos para jovens vindo das empresas ou da inclusão digital foram sepultados por causa disso.

Isso não é Nazismo como o sr. me acusa, isso é simplesmente lógica. Estamos trocando algo pequeno para uma classe do que algo grande para várias classe. Afinal, deve ser nazismo agora ter um pensamento lúcido.

Acho que o senhor deveria moderar a sua linguagem tá?

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Calma lá... você veio dizen: Calma lá... você veio dizendo que conhecia o chefe do executivo, eu queria saber de onde.

Oras, algum dos três devia entender a lingua do outro. Agora a reclamação é que o Lula mudou por saber falar francês ou inglês? Nossa... as pessoas aprendem coisas.

Não seria menos intrigante que o presidente caboclinho da sorbonne discursando em inglês, quando o protocolo pede que ele fale em português.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de stpa
Idéias totalitárias: O Pol Pot não era nazita. Adaptou o maoismo, desenvolvendo a sua própria doutrina de inspiração comunista. O Khmer Rouge executava os que eram considerados, entre outros, inúties, incluíndo, por exemplo, míopes e doentes. Tudo isso visava estabelecer uma nova sociedade a partir do zero, uma variante da revolução cultural chinesa. Tais métodos eram "pregmáticos", lógicos.

Eu não o acuso de advogar tais métodos. Só chamo a sua atenção para que medidas práticas que envolvem os menos favorecidos ou que não servem a um projeto de sociedade, são o embrião de barbabarides como as do nazismo e do Khmer Rouge, entre outros regimes "pragmáticos". É mais um convite à uma reflexão do que uma crítica.

Infelizmente, muitos aposentados são obrigados a trabalhar, apesar de terem contribuído para sua aposentadoria. Várias cidades no Brasil tem a sua economia mantida pelos aposentados. Portanto, não são todos inativos e também são contribuintes. O dinheiro que recebem vem da sua contribuição; viria todo não fossem os problemas de caixa da previdência.

Uma análise imparcial do que ocorreu no Congresso, mostra que todos erram. Os deputados erraram ao propor a duplicação dos limites para o enquadramento de micro e pequenas empresas no regime do Simples, elevando as isenções e a conseqüente perda de arrecadação do governo. Lembre-se que na Câmara, a base aliada é maioria e deixou isso passar. Porém, poderia-se imaginar que tais mudanças no Simples fossem benéficas para as empresas, aliviando o aroxo fiscal e, conseqüentemente, estimulando a iniciativa privada. Posteriormente, o Senado errou ao inlcuir a medida que afeta os aposentados. Voltando à Câmara, os deputados derrubaram a modificação feita no Senado, mas mantiveram a sua. A base governista resolver agir e melou a MP. Resumindo, pode-se culpar os deputados por mexer no Simples, o Senado por mexer nos direitos dos aposentados, o governo por não se articular na Câmara e se recusar a diminiuir a carga tributária significativamente, para manter os seus gastos no mesmo nível.

O governo também errou ao incluir tudo em uma MP ao invés de apresentar projetos separados; o problema do Simples ficaria restrito ao respectivo projeto e não afetaria os outros. Uma medida provisória complexa e cheia de coisas não necessáriamente relacionadas, gera uma discussão igualmente complexa e dispersa. Isso abre espaço para distorções.
Comentário de atf
Calma lá... você veio dizendo...: Eu não disse que o conhecia. Nunca tive esse desprazer. Mas você poderia se informar melhor, com seus "companheiros" de Sto. André. Alguns deles sabem.

Chirac e o Prefeito de Paris não falam Português.
atf
LinuxUser#142898

Comentário de Rodrigo Maia
Concordo com voces: Voces nem acreditam, mas tem cara do quarto ano de Engenharia da Computação aqui na Unicamp que nunca usou Linux, apenas ouviu falar que aqui no campus tem, esses caras têm uma matéria que trata os sistemas operacionais do modo que eles devem ser, e é aqui que inicial o Linux, apenas iniciam, como o Bebeto já disse o problema do Brasil é a cultura do S.L. que não existe.
O Governo deveria encarar com mais seriedade, não só o software livre, mas tambpem o acesso à internet de modo universalizado, pois tente usar sua Linha comutada de telefone para acessar a Net por 1 mês 2 horas por dia, e será assaltado na hora de pagar a conta..
as Teles fazem o que bem entendem com o povo, os preços da Telefonia, proibem o acesso universal da Internet, como é previsto pelo governo,
Primeiro, deveriamos pensar em um tipo de acesso universal, a WEb barato e para todos, não importa o OS que esles estariam usando, como a Midia aqui no Brasil só defende o interesse de ricos como a M$, pela internet conseguiriamos consientizar os usuários da importancia do SL, ai usariam sem a interferencia do Lula Traidor, assim ele disponibilizaria, PCs, mais baratos como preve a MP, e sem OS, e deicxe cada usuário decidir o que quer usar, no futuro nos falamos...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004