Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Ubuntu 5.10 liberado

“A tão famosa distribuição lança sua terceira versão recheada de novidades... tem que conferir o link ;-)” A nota foi enviada por Alan Kelon Oliveira de Moraes (alanΘkelon·org), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes. O link tem informações sobre onde fazer o download (ou solicitar um conjunto de CDs gratuitamente), e também um resumo das novidades da versão.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Paulo Zambon
KDE novinho!: No caso do Kubuntu, que saiu junto também, esse release já vem com o KDE 3.4.3 recém lançado!

"Hot on the heals of the new Ubuntu release, Kubuntu 5.10 is now also available: "The second release of Kubuntu, codenamed 'Breezy Badger', is now available for download. This release comes with the very latest KDE 3.4.3 and includes the new Guidance configuration tools. If you missed our testing releases for Breezy you will be pleased to see the other new additions in Kubuntu Breezy including Adept package manager, System Settings and KDE Bluetooth."

www.distrowatch.com
Comentário de adilson
Experimentei e estou usando: Eu já estava de olho no Ubuntu a algum tempo mas faltava tempo e uma boa desculpa para testa-lo.
A alguns dias, pifou a placa mãe do micro da minha esposa pifou e, já que eu ia ter que mexer nele mesmo resolvi fazer o serviço completo e trocar a Conectiva 10 que tinha lá pelo Ubuntu para testar.
Fiquei impressionado pela facilidade com que tudo funcionou.
A 2 dias um dd mal-criado detonou meu HD então achei que deveria fazer a mesma coisa e instalei para mim. Como não sou muito fã do Gnome, depois de tudo instaldo dei um apt-get install kubuntu-desktop e voilá, Kubuntu :)
Estou feliz com a troca, consegui colocar tudo que eu tinha para rodar sem problemas.
A única coisa que eu acho estranha é que o Ubuntu 5.10 vêm com gcc 4.0 como padrão enquanto o kernel é compilado com o 3.4 o que causa problemas com o vmware então, por via das dúvidas, mantive gcc 3.4 também.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de Alessandro
Ótima distribuição: Resolvi testar a ultima versão do Ubuntu (5.10) e realmente em questão de desktop ele estão na frente de muitas distribuições, vem com o básico todo instalado e ainda com Easy Ubuntu as configurações são feitas automaticamente deixando um desktop funcional, com OpenOffice, Firefox, Evolution, Java,...

Em questão de reconhecimento de hardware foi perfeito, tudo funcionando (vídeo, modo gráfico, rede, som, gravadora de cd, ...)isso que tenho um Sempon 2.5 com placa mãe MSI tudo onbord. Estou impressionado com este reconhecimento de hardware, sem pedir nenhuma cd do fabricante, isso nem o Windows consegue.

O Linux e em especial o Ubuntu estão realmente evoluindo muito, e ja são uma realidade na questão Desktop, no servidor ja domina a muito tempo.

Só uma observação cuidado para instalar ele junto com o Windows, tendo o mesmo instalado em mais de uma partição, na minha máquina tinha drive C e D e 8 Giga de espaço livre, não particionado, na instalação do Ubuntu, deixei o mesmo fazer automaticamente e ele me disse que ia usar estes 8 Giga de espaço para instalar e ia deixar o sistema com a opção dos dois sistemas operacionais, e realmente ele fez isso mais danificou a partição D do Windows, tive que fazer vários malabarismos para recuperar a mesma. Isso é só um aviso para os usuários, o bom mesmo é instalar num segundo HD, ou numa máquina apenas de testes.

Comentário de Felipe Raposo
Partições diferentes: Ou em uma partição diferente.
O ideal é ter um espaço livre no disco (não na partição Windows), onde o sistema possa criar uma partição nova e limpa, sem alterar nada da partição Windows.
Felipe Raposo

Comentário de galactus
Como o colega já disse, o id: Como o colega já disse, o ideal é instalar o Linux em uma partição Vazia, em separado do Windows. O problema é que o Windows não lida muito bem com mudanças na sua partição que não tenham sido feitas pelo próprio SO ou o Partiton Magic.
Comentário de JoeFerreira
Iniciante em Ubuntu: Me desculpem as perguntas um tanto simples, mas em caso desta distribuição sou iniciante. Geralmente uso Conectiva ou Kurumin.
Baixei a versão live CD anterior do Kubuntu (a que vem com o KDE 3.4.2) e gostei bastante. Agora não vi como ter acesso a partições do "outro sistema", como os drives que o kurumin já monta automaticamente no "meu computador". Também não vi drives multimídia instalados (no caso aqueles que geralmente não vem em distruições por motivos óbvios). Então pergunto:

1) O Kubuntu já gera os drives de montagem do "outro sistema" (gostaria não usá-los mas ainda não é possível por causas de algumas aplicações)?

2) Como instalar suporte a mais mídias (dvd, quicktime e wmv e outros)?

3) Como utilizar softwares do Gnome (como o Glabels) no kubuntu? É preciso instalar o GTK e o Gnome completo? Como ?

Peço paciência com pergunta que para alguns pode parecer simples, mas que para mim, ainda, não são tão óbvias! Se alguém puder me ajudar agradeço atencipadamente.
Comentário de gervasioantonio
:
2) Como instalar suporte a mais mídias (dvd, quicktime e wmv e outros)?


Que tal o Easy Ubuntu?
http://br-linux.org/linux/?q=node/1958
Comentário de Alexandre Figueiredo
AMD64: Olá pessoal,
Só para constar.
Eu tenho um AMD64 3000+ com uma memória razoável e disco SATA.
Instalei o Ubuntu 5.04 e tudo funcionou perfeitamente.
A parte mais triste da história é que não consegui instalar o JAVA e o Flash, pois ambos não possuem versão para Linux 64-bit. Ah! Não temos também pacotes de header, biblioteca de DVD, entre outras coisas úteis. Ou seja, alguns softwares proprietarios não funcionam nesta versão.
Baixei recetemente a versão 5.10 Preview 32-bit e tudo está perfeito, com java, flash e outras coisas úteis.
Nós que temos um hardware tão avançado, não temos ainda uma industria de software que o acompanhe.
Quem sabe, na versão 6.04 usarei a versão 64-bit.
Ontem a noite mesmo eu fiz um update e pronto. A versão de lançamente está instalada.
[ ]s

Comentário de Bruno Gonçalves
Bom, porém decepcionante: Bom o fato de sair uma nova versão com várias melhorias.

Decepcionante a quebra de versões que impossibilita uma atualização deceente do hoary para o Breezy.

Sem contar a incompatibilidade que foi gerada agora com pacotes vindos do debian.
Comentário de hamacker
Java 64bits voce precisa baix: Java 64bits voce precisa baixar o java da propria sun e com o uso do javapackage criar um .deb
Já o flash não tem jeito mesmo, é a macromedia que barra, o instalador identifica que a versão do SO é diferente de i386 e não prossegue na instalação. Eu consegui um workaround instalando o gplflash, mas não é a mesma coisa, tem vezes que a animação é um simples bloco preto, não é 100% funcional.

Mas mesmo no i386, o flash tem sido um problema, existe uma incompatibilidade entre o flash e xorg. Se voce carregar alguma pagina com flash no xorg o firefox capota e até mesmo sem carregar o quality feedback. Isso em qualquer distro com xorg, um workaround para resolver o problema foi criar um script para chamar o firefox :
#!/bin/sh
# name : firefox.sh
# workaround to this bug :
# https://bugzilla.mozilla.org/show_bug.cgi?id=304370

# Tambem pode-se acrescentar no proprio /usr/bin/firefox
# as seguintes linhas
# export MOZILLA_LAUNCHER=firefox-bin
# export XLIB_SKIP_ARGB_VISUALS=1
# exec /usr/libexec/mozilla-launcher

export XLIB_SKIP_ARGB_VISUALS=1
#/path/to/firefox&
firefox&

Estou aguardando o ubuntu-dvd ser lançado para compra-lo nessas lojas de cdrom, pois vale a pena.
Comentário de cafecraft
Ótima disto!.. já pedi os m: Ótima disto!.. já pedi os meus CD´S
Comentário de Focus
RE: Bom, porém decepcionante: Como assim? Normalmente eles puxam o último upstream do Sid e recompilam/modificam pro Ubuntu! Que problema isso teria?

Quanto ao upgrade, ainda não o fiz.. Mas ter os pacotes do backports instalados é certeza de ter alguma dor de cabeça (meu caso)
Comentário de Bruno Gonçalves
E quem usa sem backports?: A incompatibilidade das atualizações foi criada por mudarem nomes de pacotes incluindo um c2 ao final.

Se forçar a instalação dos pacotes funciona, mas quebra o apt.

Falha criada com o p?oprio ubuntu e com o debian.

Ponto negativo pro Ubuntu que vinha se mostrando uma distro muito boa, mas que incluiu uma falha grave.
Comentário de bode
Voltei pro Mandriva 2005: Já testei as 2 versões (com gnome e com kde) e não vi nada de mais nessa distro. Ainda prefiro meu Mandrake Linux.
Engraçado que há pouco tempo, distribuição amigável era mal vista por muitos! Desciam a porrada no Mandrake por causa disso!
Há quem defenda o apt-get pela questão da resolução das dependências, mas sinceramente, nunca passei aperto com o urpmi e ainda depois adicionei os repositórios do PLF... pronto! O Mandriva tá mais que completo! :-)


Comentário de gleidson
Peraí... também uso a vers: Peraí... também uso a versão amd64 do Ubuntu desde a Hoary (nossa, como soou uma coisa distante agora =) ) e realmente java e flash não tenho. O GPLFlash não funciona nada bem e o Java 64bits Blackdown não funciona em sites de bancos e o 64bits da Sun não tem plugin pra navegador (que puta sacanagem deles né?)

Já DVDs, vejo sem problema algum, só tive que instalar o pacote libdvdcss2. E se tu tá se referindo aos headers do kernel, tem sim!!!

______
A preguiça é inimiga do conhecimento
Comentário de alsimoes
Comigo beleza...: Estranho, eu fiz o upgrade total da distro na semana passada e até agora não tive problema nenhum?

Me diz uma coisa, quem teve problema, diz aqui, quais os softwares que deram problema?

Talvez seja alguma coisa expecífica e os caras possam arrumar na próxima versão então encostem a cabecinha no ombro amigo do BR-Linux e digam quais os softwares e pacotes que estão ficando quebrados...

André -- alsimoes?gmail·com
Linux user #316.441
Comentário de gleidson
Dê uma lida no UbuntuGuide,: Dê uma lida no UbuntuGuide, que a versão em pt-br está no espelho abaixo:

www.ubuntubrasil.org/guia

Lá tem várias dicas e solução pra essas dúvidas. Recomando muito ler antes de ir postar suas dúvidas num fórum por exemplo.

______
A preguiça é inimiga do conhecimento
Comentário de gleidson
Também não tive problema al: Também não tive problema algum. Usava a Hoary amd64 e atualizei pra Breezy amd64 e não tive problema nenhum com nada!!! Fiquei até surpreso e realmente vi que o APT é poderosíssimo =)

Quanto a imcompatibilidade de atualizações citada aí acima, realmente não entendi. Será que é pq fiz tudo certinho e não tive? =D

______
A preguiça é inimiga do conhecimento
Comentário de Bruno Gonçalves
O c2: Como admitiu o próprio Mark quando veio aqui em Brasília existe uma incompatibilidade que ocorreu por causa do GCC4, para designar esses pacotes incompatíveis foi adicionada a sigla c2 ao final do pacote, ele disse que isso deveria estar corrigido até o lançamento do breezy, porém...


Um exemplo é o kdelibs4c2

Dezenas de programas dependem do kdelibs4, assim o que utiliza o kdedlibs4 e está no backports ou é algum pacote a parte compilado para debian mas que roda corretamente (como muitos encontrados no kde-looks ou kde-apps) devem ser removidos por causa dessa mudança de nome dos pacotes.

Apesar desses programas já compilados continuarem funcionando normalmente a checagem do dpkg/apt detecta como falha.

Assim como esse pacote existem vários outros que estão com o c2.

Acompanho o desenvolvimento do Breezy desde o começo e desde o começo estou reclamando dessa incompatibilidade que por eles é justificada como incompatibilidade, mas já fiz o teste ded desenpacotar várias coisas e reempacotar usando o nome sem c2 e não apareceu nenhum problema.

Chega a parecer que isso é para gerar incompatibilidade com o Debian.
Comentário de joeferreira
Re: Dê uma olhada no UbuntoGuide: Grato pela sua dica. Não sabia da existência deste site!

Quanto a sua recomendação, assumi os riscos, por isso pedi desculpas antes.

Quanto a sua afirmação "A preguiça é inimiga do conhecimento" concordo que não devemos sermos preguiçosos, mas digo que nem toda pessoa que pergunta está sendo preguiçosa! Algumas só querem adquirir o conhecimento pedindo auxílio da comunidade!!!


Comentário de Alexandre Figueiredo
AMD64: Olá Colegas,
Quanto ao Java e Flash... Já ficou pra trás.
Vou usar o meu AMD64 rodando em 32-bit até a versão 64-bit ficar utilizavel.
Até o dia que eu formatei, não tinha algumas bibliotecas citadas.
O site www.ubuntuguide.org está no meu bookmark.
Fiquem tranquilos, não estou pedido.
[ ]s
Comentário de xxx
Triste?:
"A parte mais triste da história é que não consegui instalar o JAVA"

Triste?

Comentário de Damrinho
Instalador de pacotes: (*_*)

1 - urpmi - serve bem.

2 - Opcionalmente, o smart, smart-package-manager atende aos seguintes:
Canal Red Carpet
Diretório DEB
Diretório RPM
Header List RPM
Informações de mirrors
Idem - formato up2date
MetaData RPM
Pacotes DPKG instalados
Pacotes RPM instalados
Pacotes Slackware instalados
Repositório APT-DEB
idem - APT-RPM
Repositórios Slackware
Repositórios URPMI

tanto com interface grafica quanto em modo comando-terminal.

Name : smart Relocations: (not relocatable)
Version : 0.29.2 Vendor: Dag Apt Repository, http://dag.wieers.com/apt/
Release : 1.1.fc3.rf Build Date: Seg 07 Mar 2005 16:13:46 BRT
Install Date: Sex 15 Jul 2005 00:56:43 BRT Build Host: lisse.leuven.wieers.com
Group : Applications/System Source RPM: smart-0.29.2-1.1.fc3.rf.src.rpm
Size : 2547805 License: GPL
Signature : DSA/SHA1, Seg 07 Mar 2005 16:21:46 BRT, Key ID a20e52146b8d79e6
Packager : Dag Wieers
URL : http://www.smartpm.org/
Summary : Next generation package handling tool
Description :
Smart Package Manager is a next generation package handling tool.



Comentário de no aloha
Puta, esse Damarinho é louco: Puta, esse Damarinho é louco????
esses comentários (*_*) numerados...

Comentário de Emanuel San
Faltou vcs tentarem o JDK da IBM: Olha aí o nome do JDK da IBM para máquinas x86_64:

IBMJava2-amd64-142


Comentário de Fábio
Smart era ou ainda é projeto: Smart era ou ainda é projeto da Conectiva?

Pois estava a procura no tempo de publicação.

Valeu a dica!
Comentário de Júlio Monteiro
Ubuntu!: Acabei de instalar o Ubuntu Breezy no meu notebook, e ele detectou com eficiência todo o hardware, o touchpad, suporte a bateria, rede, tudo tudo!
Não tenho nenhuma reclamação, apenas elogios. Parabéns Ubuntu Team!

-----
"The box said: Requires MS Windows or better, so I instaled Linux" (Autor Desconhecido)
Júlio Santos Monteiro :: http://www.monteiro.eti.br/julio
Comentário de Arrouter
Moderar: Já que o Augusto curte descer a lenha em Java, alguém poderia moderar essa mensagem e a acima? Ou corno que escreveu não precisa acessar bancos?
Comentário de brain
Pelo contrário: Pelo contrário, não curto descer a lenha em linguagens de programação. A moderação aqui no BR-Linux é coletiva e aberta a todos os usuários, não sou eu que "policio" cada comentário. http://br-linux.org/linux/?q=node/1134
Comentário de Alessandro
Era uma Partição: Era uma partição nova não utilizei a mesma do Windows, o meu disco esta com duas partições com o Windows (C e D) e tinha 8 Giga não particionado, o Ubuntu usou esta para a instalação, e simplesmente a minha partição D foi pro saco. No comentário anterior acho que me expressei mal.
Comentário de Lauro César
Notebook: Bom dia. Tenho o ubuntu 5.10 instalado em duas máquinas um Desktop e um notebook. E não ando tendo a mesma sorte, em meu Notebook, não consigo configurar o teclado inglês c/ os acentos, e também não gerencia a bateria indicando carga etc. No Hoary o teclado funcionava certinho, mas no Breezy não consigo, ele teima em funcionar em ABNT2, e qdo consegui mudar,usando linha de comando pois pela opção teclado do gnome não mudava, meu sistema agora dá mensagem de erro em uma janelinha toda vez que inicializa e o acento não fica em cima da letra, qdo digito a tecla do acento o mesmo já é inserido (não espera a letra). Tenho problemas tb com montar disquetes em meu desktop, às vezes simplesmente ele se recusa a montá-los. Enfim já faz um tempinho que venho insistindo c/ o Ubuntu, mas, sinceramente já estou perdendo a paciência...

Alguém pode me dar uma luz?

Notebook: Acer Aspire 3002
SEMPRON 2.800+
HD 40G
RAM 256M
LAN 10/100 Mb
WIRELESS 802 B/G
TECLADO US
Desktop: Montado
Athlon XP 2.200
HD 40G
RAM 512M
LAN 10/100Mb
Comentário de hamacker
edita /etc/X11/xorg.conf e v: edita /etc/X11/xorg.conf
e veja as linhas em InputDevice e mude para :
Option "XkbModel" "pc104"
Option "XkbLayout" "us"
Option "XkbVariant" "intl"
é só isso.
Ao subir o gnome ele vai questiona-lo em usar as configuracoes do X ou as do gnome, prefira as do Xorg.

Comentário de X11/xorg
Valeu hamaker! Vou testar ass: Valeu hamaker! Vou testar assim que chegar em casa (estou no trabalho agora). Eu já havia feito uma modificação nesse arquivo, só que usando auquela ferramenta em modo texto da qual não me lembro o nome. Mas devo ter feito alguma coisa errada, penso que deve ser a opção "Xkbvariant". Outra coisa, alguns utilitários que apareceram no preview 4 e desapareceram no release: Um para configurar a inicialização, incluindo, excluindo ou editando entradas de SO's no Grub, e outra para configurar linguagem do sistema... O utilitário do Grub facilitava a vida da gente (ignorantes virtuais), por que será que na versão final ele sumiu?
Comentário de dudous
Linux para Desktop?: Estou testando o Ubuntu 5.10 aqui e estou meio desapontando.
Pra um sistema que diz ser "O linux para desktop", ele apresentou aqui problemas básicos que dificultam a migração de leigos.
Ele não chamou o config do x-org e "quase" tive que editar o x-org.conf na mão também.
Não funcionou a opção do pppoeconf para iniciar a conexão automaticamente, e a edição manual ainda não funcionou tb.
O gnome deu umas congeladas no aplicativos tipicas do windows aqui.
Me pareceu até um sistema beta...
Está bom mas tem que melhorar muito ainda !
Comentário de Wania
Dicas a iniciantes.: Você pode e deve usar o(s) fórum(ns). Eu conheci várias distribuições e,aprendi muita coisa sobre o Linux em fóruns. Tem pessoas que não sabem dividir experiências. Não toleram que outras estivessem longe do "mundo inatingível do Linux". O linux não é inatingível, é excelente e está melhorando e crescendo graças a cada um de nós. Usuários ou experts. O legal do Linux é isso todos aprendendo e descobrindo coisas juntos. Isso é comunidade! Quanto ao carinha da famosa frase da preguiça...Deixa para lá, alguns se acham donos da verdade, uma verdade que ele criou só para ele. Estou relacionando uns sites legais de pesquisar sobre Linux:todos para iniciantes ou não!
www.linuxdailylog.com
www.superdicas.com.br
www.linuxval.org/ubuntu
www.ubuntu-br.org
www.tuxresourses.org
Comentário de Clovis
COMPLETAMENTE DECEPCIONANTE: Primeiro: o meu equipamento é um Notebook Toshiba Satellite, modelo A40-S161 ( PIV - 2,66mhz - 768mb de ram - hd de 40GB ), um equipamento "padrão" e obrigatório q qquer S.O. reconheça...
Durante o processo de instalaçao não foi reconhecida a rede, de forma q deixei pra instalar manualmente depois...
Também durante o processo de instalação forneci UMA ÚNICA senha.
Só q quando tentei instalar a rede, a única resposta q consegui obter é q a senha estava errada, q nao conferia...
Sou usuário Windows... e fiquei 3 dias tentando encontrar resposta em fóruns, e no próprio site do Ubuntu...
NADA... O q encontrei foi um monte de gente mal humorada, respostas secas, um monte de gente perdida em meio a um monte de dúvidas... e NENHUMA luz, por minima q fosse pra soluçao do meu "problema"...
Depois de muito "bater a cabeça" encontrei um report de um bug sem nenhuma soluçao sugerida...
Enfim... Essa é a primeira, e ultima, vez q tento migrar do velho e bom Windows pra qquer coisa linux like...
Falta de documentaçao, falta de organizaçao... falta de padronizaçao...
E um monte de gente encastelada atrás de Debians, de kurumins, de slacware... etc... O q mais recebi foram sugestões de mudança, pra esse ou aquele S.O.... Mas NENHUMA soluçao pro tal bug...
Enfim, decepcionante o primeiro contato com linux like e mais decepcionante ainda o primeiro contato com a "Comunidade"...
Espero estar com esse post ajudando qquer outro usuário Windows q pense em migrar: muito cuidado, backup, e muuuuuuuuuuuuuuuuuuuita paciencia... são essenciais...

A propósito: o bug continua... Continuo com uma partiçao no meu note ocupada pelo Kubuntu... Muito bonitinho, muito bem elaborado... e talz... Só q me faz lembrar aquele ditado antigo: "Por fora bela viola, por dentro, pão bolorento..." ou seja, NÃO FUNCIONA... Nao consigo me logar como root pra configurar o pppoeconf e, portanto, nao consigo acessar a Internet...

Se alguém puder ajudar, o meu e-mail segue: clovis.cardoso@gmail.com
Comentário de Patola
Ou seja: Sua maior reclamação é por não conseguir a senha do root. Mas o Ubuntu tem um jeito diferente de administrar essa senha, e qualquer leitura básica do manual revelaria isso. Embora eu não faça a menor idéia de por que sua rede não funcionou, me pareceu que a culpa foi mais sua - de suas presunções sobre como o ubuntu devia ser - do que do SO em si.

Ser amigável não significa ser do jeito a que você está acostumado. Você pode estar acostumado com Windows e o sistema ser bem diferente. Tenha isso em mente.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de CWagner
Quanto a senha do root, nada: Quanto a senha do root, nada que um sudo passwd root não resolva. Agora, quanto à rede, não sei o que pode ter acontecido, mas pelo visto de nada adianta agora que você voltou para a Matrix, ou melhor, o Windows.

Espero que seja feliz com suas escolhas, milhares de vírus e cracks que tenha que instalar para ter um sistema usável. Ubuntu, Kubuntu, Debians, Slackwares, Mandrivas, Fedoras, etc... ainda podem ter vários "defeitos", mas com certeza o maior deles dificilmente será resolvido: Medo de mudança e de um novo aprendizado, ou como definiu o Sr. Issac Asimov, a tecnofobia é um mal inerente ao homem quando encara um novo paradigma.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de hamacker
É trolagem, tenho o mesmo no: É trolagem, tenho o mesmo notebook do cara e tudo foi reconhecido com excessão do modem que é um smartlink (mas os binários estão no repositório). Para se ter uma idéia até recursos que outras distros não tem (ou ainda não ví) como configuração do touchpad ALPS e o suspend que quando voce fecha o notebook ele desliga porém se voce abri-lo ele retorna do ponto onde estava veio funcionando.

A suposta indignação parece ser um comentário forjado, um download mal feito, ou há diferenças consideraveis entre ubuntu (que eu uso) e kubuntu (o que supostamente foi usado) algo que sinceramente não acredito.

Participo da lista de debian e ubuntu e nunca ví o comentário do cara. O 'sudo passwd root' é coisa trivial e ninguém maltrataria ninguém por causa disso.
Comentário de aeeeeeeeee
de verdade: AEEEEEEEEEEEEEE!!! FUNCIONA DE VERDADE!!!
Comentário de Dave
sudo passwd root, tambem pass: sudo passwd root, tambem passei por isto apenas usando o Breezy 5.10 LiveCD.
Achei o Ubunto uma distribuicao incrivel num notebook num primeiro contato apos anos de Windows XP HE SP2 mais nao me aventurei alem de me conectar a Internet Velox ADSL (sudo pppoeconf simplerrimo), atualizar os repositorios todos no Synaptic e instalar o GnomeBaker, baixar fotos sem nada instalar de um Canon SD400 Digital ELPH (a camera e reconhecida automaticamente) cabo USB2.0, gravar um DVD+RW num Plextor externo USB2.0, gravar arquivos numa particao FAT32 num Seagate externo FireWire para reproducao sem problemas no Windows XP depois da sessao, e assistir a video de DVD.
Mesmo assim nao segui adiante porque nao entendi bem o sudo passwd root. Alguem pode indicar o que ganho apos a confirmacao do novo password ter sido aceito pelo Ubuntu? Exemplos de alguns comandos, por favor para esse novato. Agradeco a todos.
Comentário de Natalino
AMD 64: Também tenho uma máquina desta e gostaria de saber qual versão seria a mais ideal de instalar.
Instalei o Obuntu 5.04 e gostaria de rodar o 5.10 (64 bits).
O que me recomenda?

Obrigado pela ajuda.
Comentário de Thiago Tamer
oi Carlos Wagner .. : oi Carlos Wagner ..

desculpem-me pessoal por usar o espaço do tópico pra isso, mas vi que voce é de são luis, se souber fazer rede samba em uma pequena empresa e estiver querendo trabalhar por favor mande-me um e-mail ;]

thiago_tamer@hotmail.com

desde já agradeço
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004