Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Veja as novidades que estão por vir no GAIM 2

“Foi divulgada no site oficial do GAIM (programa mensageiro instantâneo multiprotocolo) uma nota, após o site ficar algum tempo parado, sobre as novidades que estão por vir no GAIM 2.0.0. Dentre elas destacam-se o melhor suporte a alguns recursos do Google Talk, o Gaim-vv que deverá ser incorporado, tendo assim o GAIM suporte a webcam do Yahoo! e MSN, suporte a 3 novos protocolos incorporados e outras várias novidades. E segundo planos, os desenvolvedores pretendem liberar a versão já no mês que vem... Vale apena esperar para conferir!” A nota foi enviada por Jefferson Xavier (jeffersonhenriqueΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Rafael Rezende
Interface: Pena que não citaram nenhuma mudança na interface dele, existem algumas coisas que melhorariam bastante a usabilidade.

Uma das coisas mais irritantes sem dúvida são as mensagens de erro que pipocam na tela quando a conexão cai.

Fora isso, show de bola as novas melhorias :)
Comentário de holskoiff
Transferência de arquivos pelo MSN: Também seria útil se eles dessem uma melhorada na trasnferência de arquivos pelo MSN... ficar mandando arquivo a 1 kb/s não dá...

Mas só o que já vai vir é muito bom.
Comentário de Patola
Transferência MSN: E o engraçado é que essa melhoria, de usar o protocolo de transferência direta no MSN, consta como um dos projetos rejeitados do Summer of Code para o GAIM. Será que é tão trivial que não valeu um projeto ou eles não se interessaram mesmo em fazer isso?

Sei que teve muita coisa na implementação de compatibilidade com o Google Talk, e finalmente teremos uma implementação SIP no GAIM. Segundo ainda o sujeito que está fazendo essa implementação SIP, o SIP sobre TLS deve sair semana que vem no CVS.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de outracoisa
Outra coisa chata no gaim: de: Outra coisa chata no gaim: depois que voce bloqueia um usuario como faz para deslobquear o mesmo ? só tê a opção bloquear!!!!


Comentário de Éderson Almeida de Jesus - One
Entra no menu "Ferramentas >: Entra no menu "Ferramentas > Privacidade", lá você pode selecionar a conta através da caixa "Definir privacidade para:" e logo abaixo aparecem os usuários que estão bloqueados, então clique no nome do cara e depois no botão remover.


Atenciosamente;

Éderson Almeida de Jesus
Comentário de Spook
Chato mesmo nele...: É ter que setar protocolo por protocolo seu estado, se quiser ficar em Ocupado, por exemplo. E se quiser ficar Ausente, dá pra setar em todos os protocolos ao mesmo tempo, mas abre aquela janela com o botão "Estou de volta", e ela fica lá ocupando espaço na barra de tarefas.

Poderiam resolver também aquele problema típico de programa GTK2 no KDE: ícone da bandeja do systray com background do tema GTK. O fundo não fica transparente nem acompanha a cor do painel do KDE, ficando, visualmente, ruim. Se bem que o único programa em GTK que vi comportar-se corretamente na bandeja do sistema do KDE foi o Amule, que tem o fundo do ícone transparente.
Comentário de Douglas Augusto
> Uma das coisas mais irritan: > Uma das coisas mais irritantes sem dúvida são as mensagens de erro que pipocam na tela quando a conexão cai.

Exatamente! Acho extremamente invasivo as mensagens de erro/aviso que pulam na tela.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Leonardo Marques
Isso a um ano atrás né!!!!: Isso a um ano atrás né!!!! tem tempo que o gaim não tem mais isso
Comentário de Douglas Augusto
> E o engraçado é que essa: > E o engraçado é que essa melhoria, de usar o protocolo de transferência direta no MSN, consta como um dos projetos rejeitados do Summer of Code para o GAIM. Será que é tão trivial que não valeu um projeto ou eles não se interessaram mesmo em fazer isso?

Esse é outro ponto detestável na versão atual do GAIM. Não só transfere apenas um arquivo por vez como, talvez ainda pior, ao reabrir a caixa de seleção de arquivos (para enviar outros), ele não guarda o último diretório acessado, obrigando que o usuário percorra todo o caminho novamente --bastante sacal.

Quanto à rejeição, parece-me absurda. Tenho a impressão de que o líder do projeto seja um tanto inflexível, não sei.

Outra funcionalidade trivial, mas somente acessível via plugin não oficial, é a exibição do status do usuário. Incrivelmente, o GAIM não fornece um meio nativo para informar qual o status do usuário, e a insistência em não incluí-lo no projeto (mesmo na forma de plugin --oficial) reforça a idéia de uma gerência arbitrária, inflexível.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Douglas Augusto
Então você tem uma versão: Então você tem uma versão hackeada. Tenho instalado aqui a versão 1.5.0 (mais recente), e volta e meia há uma janela pulando na tela. Desconexão é de longe o motivo mais freqüente.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de cenoura
Desabilitar mensagens de erro: Editar / Preferências / Plugins. Selecione "Auto-reconectar".
Em "Auto-reconectar", selecione "Ocultar erros de desconexão" e "Ocultar erros de conexão".
Aqui pelo menos não recebo mais mensagens de erro :)
Comentário de silveira
Google Hires Gaim's Main Developer: http://slashdot.org/articles/05/10/13/183238.shtml?tid=217&tid=187&tid=215

Uma dica no gaim para ver seu próprio status: adicione-se como amigo!
Assim fica fácil :).

Silveira Neto - Fortaleza-CE.
Comentário de Leonardo Marques
A.... só se vc usa windows..: A.... só se vc usa windows...no gnome qd aparece uma janela dessa ele naum PULA na tela não.. isso desde o gnome 2.8
Comentário de curl
:
Outra funcionalidade trivial, mas somente acessível via plugin não oficial, é a exibição do status do usuário. Incrivelmente, o GAIM não fornece um meio nativo para informar qual o status do usuário, e a insistência em não incluí-lo no projeto (mesmo na forma de plugin --oficial) reforça a idéia de uma gerência arbitrária, inflexível.


Eu compilei a versão do CVS e vi que finalmente colocaram um indicador de status na janela. Outra coisa que vi mudar foi a tela de opções que usa abas, mas essa ficou tão larga que não cabia em uma tela de 800x600.
Comentário de Douglas Augusto
Infelizmente o "auto-conectar: Infelizmente o "auto-conectar" tem um comportamento indesejável: ele perde o status do usuário. Isto, ao menos para mim, é bastante inconveniente. Quando não estou presente deixo, por exemplo, como "não disponível" ou "invisível". De repente, quando retorno e há uma reconexão, estou lá "online" (disponível) cheio de mensagens de usuários acreditando que eu estava presente.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Douglas Augusto
Não uso Windows e nem Gnome.: Não uso Windows e nem Gnome. Uso GNU/Linux em conjunto com o FVWM.

De qualquer forma, este (mau)comportamento é de responsabilidade do aplicativo --a não ser que o gerenciador de janelas trate de forma personalizada as janelas "pop-up" de aplicativos, o que ainda seria uma medida paliativa.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Douglas Augusto
Cheguei a fazer isso até qua: Cheguei a fazer isso até quando encontrei o plug-in (não oficial) de exibição de status.

Mas essa gambiarra de auto-inclusão tem um pequeno problema: não dá para distinguir "off-line" de "invisível". ;)

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Felipe Raposo
auto-amigo: Hahaha... não acreditei que dava pra fazer isso. E dá mesmo.
Pior as mensagens:
"Felipe quer te adicionar como amigo. Aceita?"
"Felipe aceitou ser seu amigo."
Haha...
Felipe Raposo

Comentário de hamacker
O inverso tambem é verdadeir: O inverso tambem é verdadeiro, os aplicativos que usam systemtray no KDE nem sempre acertam no systemtray do gnome. Alias, é pior ainda, há programas que não vão para o systray e vão para a area livre porém sem recurso de min/maximização/restauração e impedindo o clique dentro da janela.
Ouvir dizer que kde/gnome estão trabalhando em conjunto no freedesktop para resolver essa situação e estou usando o kde 3.4.3 e gnome 2.12 e o systray tá quase resolvido, o único problema que percebi são os aplicativos wine que usam o systray do windows que no kde é perfeito, mas no gnome some e vira uma janela 5x5 (praticamente um pontinho na tela) impossivel de trabalhar.
O jeito é esperar...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004