Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Easy Ubuntu: ainda mais fácil

“Que o Ubuntu tem se destacado nos ultimos meses não é novidade, mas para se ter um desktop funcional (principalmente para usuários vindos do Windows), é preciso fazer alguns ajustes (um pós-instalação), instalar plugins no navegador, msn com webcam, codecs multimidia... Visitando o site http://cypherbios.blogspot.com/, encontrei uma noticia sobre o projeto Easy Ubuntu, que faz exatamente esse trabalho convido a todos a dar uma olhada.” A nota foi enviada por Edivaldo (edivaldoΘfergumar·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Wagner
Testei e funciona. : Testei e funciona.

muito bom.
Comentário de Leonardo Menezes Vaz
Interessante...: De repente o pessoal do Ubuntu poderia criar pacotes "task-file" para isso e disponibilizar na árvore. Dessa forma, os usuário simplesmente escolheria os task-files específicos usando apt/synaptic e estes tratariam de instalar os pacotes necessários (dependências) e realizar as configurações de forma automática (pre/post). O pessoal da Conectiva fazia isso na distribuição e era muito legal.
Comentário de hamacker
Na realidade tudo que este pr: Na realidade tudo que este programa faz está no ubuntuguide.
O sucesso desse programa na minha opniao se deve a 3 fatores :
1) É que para alguns o APT ser usado para configurar e instalar programas é complexo. E olhe que o synaptic do ubuntu vem fantasiado de adicionar/remover programa bem parecido com o daquele outro sistema, só vira synaptic mesmo quando voce escolhe o modo avançado.

2) O linux ainda está tentando encontrar um modelo de instalar programas sem esbarrar em pirataria e/ou propriedade intelectual de outros, deixando para outros, coisa que as distros não querem fazer como instalar os plugins de video proprietários, P2P, etc...

3) Ainda carece duma ferramenta que entenda que o usuario não quer satisfazer dependencia, ele quer o negócio pronto e se possivel com IA embutido para decidir o que ele deixou para traz. Acho ótimo poder instalar o openoffice e ter a flexibilidade para escolher apenas o editor de texto e planilha, mas este perfil de usuario quer o openoffice e pronto e se a ferramentar disser algo como instale o java, este usuario vai amaldiçoar o linux. Os usuarios linux queriam que os usuarios de windows experimentassem o linux, agora tome que o filho é teu, só toma cuidado para não recriar um segundo Windows.

Comentário de meu_nome
como assim?: "só toma cuidado para não recriar um segundo Windows."

te explica
Comentário de hamacker
na tentativa de deixar o linu: na tentativa de deixar o linux tão confortável quanto o windows voce criaria interfaces cada vez mais parecida com menos intervenção possivel do usuário sendo assim um segundo windows, porém é muito provável que deixando de lado a flexibilidade, segurança e estabilidade que hoje existe.
Vale lembrar que automount, autoplay, instaladores NNF (Next->Next->Finish), CD Burner,... já são comuns no linux assim como eram no windows. Só falta agora uns ActiveX, JavaScript, VBScript, IE Compatility,... e por fim um VirusBuiltin.
Comentário de Bruno Gonçalves
Isso é ser livre: Esse é o bom de ser livre.

Podeemos ter distribuições com tudo automatizado e quem sabe um dia com uma granded quantidade de vírus, mas também temos distribuições com tudo feito a mão :)

Eu gosto do conforto do next next finish
Comentário de mauro
Não estou entendo o porquê: Não estou entendo o porquê do Easy Ubuntu estar "deixando de lado a flexibilidade, segurança e estabilidade que hoje existe", ele simplesmente implementa tudo que um usuário com um pouco mais de experiência faria para deixar o Ubuntu redondo para o uso doméstico.
Devemos sim deixar o linux confortável como o Windows, se quisermos atrair mais usuários para o linux.
O sucesso do linux, depende da nossa comunidade conseguir integrar no Linux a usabilidade do windows. E isto não significa necessariamente que o Linux incorporará as fraquezas do windows.
Temos que ter a conciência que existem usuários que não sabem ou desejam ficar despendendo tempo procurando informações de como configurar as particularidades do Linux.






Comentário de SydB
Os caras tao viajando...: Se as coisas são facilitadas é lógico que não haverá necessariamente perda de poder, flexibilidade, etc... alem de ser um sistema livre onde vc tem varias opçoes de escolha, tb tem varios modos de executar uma tarefa. Os usuarios avançados vao preferir pela linha de texto, é claro! é isso que nao deve ser perdido
Comentário de joe ferreira
Re: na tentativa de deixar: Não concordo em totalidade com sua afirmação hamacker!

Existe um sistema que é baseado no FreeBSD e March 5, possui interface de linha de comando bash, vi, apache, gcc, php, perl dentre outras coisas legas da linha de comando.

Porém possui a mais avançada interface gráfica com o usuário que eu já vi até hoje (Windows, KDE e Gnome estão tentando alcançá-la). Este sistema é o Mac OS. 10.4 Tiger. Neste caso ele possui os famosos NNF, além de flash, java, javascript e outros que você disse em sua menssagem, e o melhor, não tem VirusBuiltin.

Enquanto o linux estiver com as ferramentas e interface que somente nós, que entendemos dela, ele ficará restrito ao nosso meio. Penso que muito do que se fala hoje do linux, se fala porque está incomodando, e está incomandando porque não está tão difícil quanto os concorrentes esperam que esteja. Viva o Kde o Gnome e outras softwares fácis de usar. Graças a eles podemos tirar o sono dos caras de Redmond!

Penso que o linux pode sim ser fácil, seguro e robusto. Para isso o nosso foco deve ser algo como Tiger e não necessariamente o Windows, "como muitos pensam que estamos correndo atrás". Não corremos atrás dele. Estamos procurando ser mais acessíveis, usáveis, sem inseguranças e vírus.
Comentário de hamacker
Nao estou afirmando que o Eas: Nao estou afirmando que o Easy Ubuntu perde flexibilidade, estou dizendo que o perfil desejável para satisfazer os usuarios windows deverá perder flexibilidade deixando o linux cada vez mais parecido com o windows.
Comentário de alsimoes
Projeto UHU: Não criaram o projeto Easy Ubuntu, desde o Warty eu habilitava todos os plugins na unha...

Eu sei fazer fazer isso mas confesso que dava uma preguisa do caramba...

Quando saiu o Hoary eu enrolei um bom tempo para instalar todas essas perfumarias que acabam por ser "quase" obrigatórias porque sempre tem um amigo ou as vezes nós mesmos que possuem uma câmera digital que gera filmes no formato Quicktime, ou tem aquele site de traillers que está todo em WMV e etc...

Mesmo sabendo o que está acontecendo por trás (:-O), eu prefiro usar o Easy Ubuntu pela comodidade, neste fim de semana enquanto eu tomar banho ele foi instalando tudo.

Mas vamos criar o Projeto UHU - Ubuntu for Hardcore Users:

* Habilitando a senha do root;

* Eliminando por completo o sudo;

* Desabilitanto o sistema que monta automaticamente os dispositivos, etc...

Essa é a beleza do Software Livre, podemos pegar "quase" qualquer distribuiição e deixá-la da forma que bem quisermos, isso é de cada um...

André -- alsimoes?gmail·com
Linux user #316.441
Comentário de hamacker
Acho que não soube me expres: Acho que não soube me expressar bem, o que eu disse sobre segundo windows diz respeito a aproximação do linux em perseguição ao windows.

Agora o que vou dizer nada tem a ver com o Easy Ubuntu.

Recursos do windows vem sendo supridos gradativamente no linux. É isso. Algumas coisas boas, outras ruins. Se por um lado o automount/supermount facilita as coisas ao plugar um usbdisk, por outro lado um autoplay dum cdrom pode simplesmente apagar o home dum usuario.

Arquivos duplicados, registro inxado, e outras coisas são a prova de que não é porque funciona que é bom, mas é assim que o windows funciona, eles não intencionaram criar um sistema assim, mas na tentativa de faze-lo ficar fácil foi assim que ele se tornou.

É mais um pensamento do que uma afirmação, mas haverá um momento que deverá cessar esse modo a-la-windows de se fazer as coisas, senão o pinguim vai perder a identidade. Enquanto alguem gasta um tempo em criar algo já existente no windows ou tiger no linux, o outro lado tenta criar inovaçoes e vira um circulo vicioso e lá vamos nós copiar de novo.

A Apple é inovadora, e agora alguns afirmam que podemos copiar a interface dela. Agora voce tá entendendo onde quero chegar ? Vamos copiando, copiando e copiando e uma bela hora teremos na melhor da hipotese um sistema igual.

Temos muita coisa melhor que o windows e melhor que o Tiger, para começar a detecção de dispositivos onde raramente não se consegue completar uma instalação como ocorre no windows por falta de drivers, multiplataforma e extremamente flexivel, onde poderia imaginar um livecd com um tiger ou windows ?

Quando conhecí o linux pela primeira vez quase chorei quando descobrí que dispositivos virtuais (/dev/) podiam suprir qualquer coisa que eu desejasse saber sobre o hardware ou que poderia usar pipes e juntar saidas de um comando no outro e assim por diante. Tá na hora de outros sistemas copiarem o bsd, linux,... ops! O tiger já é bsd, né ? :)

Comentário de hamacker
não necessáriamente. : não necessáriamente.
O windows para muitos é fácil, mas não é flexivel, voce consegue fazer um livecd com ele ? Dá para criar um symlink para tentar não duplicar arquivos? Se uma desinstalação foi feita porque o registry fica cada vez mais gordo ? Se o sistema é robusto porque 99% dos virus são para ele (e ainda por cima não vem com antivirus embora venha com firewall) ?

O NT4 e o Windows2000 não era tão fácil, mas dava um banho no XP concernente a estabilidade. Quando eu ví um screenshot do Vista e notei um /home eu tinha esperança que a MS iria fazer que nem a Apple, jogar o SO fora, pegar um BSD e jogar sua interface gráfica por cima, infelizmente era só um screenshot, um demo.
Comentário de The Darkness
Esse é um assunto que sempre: Esse é um assunto que sempre gera, e sempre vai gerar polêmica.
Praticidade X Controle
Não adianta ficar discutindo, o que é melhor, porque o que é melhor para mim, é a pior alternativa para muitas pessoas.
Iniciativas como a Easy UBUNTU são louváveis porque fazem de forma transparente aquele monte de ajustes que nós HARD USERS gostamos de fazer na mão (para saber exatamente o que está acontecendo) e que os usuários normais tremem só de ouvir falar.
E discutir quem é melhor, quem copia quem, etc..., também não leva a lugar nenhum.
O grande problema é que o uso da informática foi muito desvirtuado. O que o usuário comum quer é uma televisão que seja um pouco mais inteligente, mas que saiba sintonizar o canal de filmes sozinha (ou quase). O que o usuário HARD quer é um equipamento 100% customizável que ele possa usar da forma como ele bem entender. E o que a indústria quer é encher os bolsos de dinheiro.
Como o computador é um eletrodoméstico flexivel (é isso mesmo que ele é) as empresas ficam esticando ele para lá e para cá tentando criar várias formas de fazer a mesma coisa de um jeito diferente. E nós usuários acabamos indo na mesma onda sem nos dar conta do que estamos fazendo.
Hoje todo mundo quer ter um computador, mas ninguém quer ter o trabalho de entender o que é um computador.

Voltando ao assunto - desculpem a viajada - o LINUX está no caminho certo porque ele da tanto às empresas quanto aos usuários o poder da customização.
A verdadeira batalha que deve ser travada, não é "facilidade X controle" e sim como forçar as empresas a "nos darem o controle".
Comentário de Patola
Medo...........Amor: Você viu o filme "Donnie Darko"? Tem uma hora em que o Donnie contesta o sujeito (representado pelo Patrick Swayze, numa atuação muito convincente - papel de picareta ele sabe fazer bem!) que tem uma classificação que vai de "Medo" até "Amor", e chama os alunos pra vir ao quadro negro e marcar em uma linha contínua em que "grau" de medo/amor se encontra cada situação.

Me parece que você está fazendo o mesmo: colocando uma linha arbitrária, que diz algo como "Facilidade.......Corretude" (ou segurança, ou eficiência, que seja) e tentando classificar cada situação dentro desta linha. As coisas não são unidimensionais assim: existem sempre muitas coisas a considerar e há casos em que a facilidade se encontra harmoniosamente com a corretude.

No entanto, eu expresso uma certa concordância contigo em relação ao excessivo foco na "facilidade" para o usuário, foco esse que acaba comprometendo fatores mais importantes, como a engenharia do sistema e a segurança.

Acho que isso em parte surgiu porque o "pessoal" de interface de usuário - e por "pessoal" digo mesmo uma turminha separada, aqueles psicólogos e designers não muito habituados com o meio técnico - faz uma histeria em cima de coisas como a intuitividade que acaba prejudicando o meio técnico. Em outras palavras, eles alvejam a meta de um usuário ignorante de modo tão medonho que criam um desgoverno na direção da computação em geral.

Para mim, um dos maiores desastres que aconteceu na computação já no século XX foi esse: quem passou a guiá-la foi justamente o elemento mais ignorante de todos, o mítico e estúpido usuário final habitante de cavernas. Muitas coisas tecnicamente belas se perderam em nome de uma "facilidade" ou "intuitividade" que não passam de retórica pra manter os empregos dessa turma.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de gleidson
Usuários são tão burros qu: Usuários são tão burros que nem gostam de ler e procurar, querem tudo de mão beijada. Se assim não fosse, o EasyUbuntu não teria sido criado. Assim como Kurumin com seus "ícones mágicos".

______
A preguiça é inimiga do conhecimento
Comentário de SydB
Outra viajada...: Nem todo mundo é nerd que nem voce, e o que vc disse nao é necessariamente sinonimo de preguiça... a maioria das pessoas usam computadores com finalidades (realmente) PRATICAS: fazer trabalhos, ver videos/filmes, digitar planilhas, pra comunicar e outros. E o pior.. nem todo mundo tem TEMPO (ou outros fatores igualmente importantes) pra aprender essas coisas, o que é um fato, e nada tem a ver com preguiça. Um desenhista vai usar um computador pra desenhar, manipular imagens, e nao deve se interessar em aprender o que é apt-get, DNS, bash, os cambaus. Só quer que FUNCIONE. Nerds com certeza vao se interessar por essas coisas... ou seja, depende da natureza de cada usuario. Sem mais.
Comentário de adilson
E, de certo modo, eles estão certos.: Eu gosto de carros mas não sei muito mais que fazer a manutenção básica. Eu quero dar a partida e sair andando. Se eu quero "algo mais" eu largo na mão de alguem para fazer pois não tenho tempo nem paciência para isso.
Uma coisa que eu costumo dizer é que PCs são (ainda) máquinas complexas que necessitam treinamento e manutenção, feito carro.
Você não compra um carro entra e sai dirigindo, pura e simplesmente, tem que aprender a dirigir. Tem que saber da água, do óleo, da pressão dos pneus. Se pararem de papagandear que "micro é fácil" a coisa melhora. Não é, e está longe de ser.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de Luc
Ler e procurar, é só começar: gleidson, eu queria muito ver a sua cara se ouvisse seu advogado dizer que "não dei entrada no seu processo, nem sequer o redigi porque tive um problema com meu Linux e ainda vou precisar de alguns dias para ler e procurar".
Comentário de Animal
Sem comentários: Boa piada... Uma distro ficar igual ao Windows onde a MS investe milhões em desenvolvimento...

POr ser de graça e não ter suporte é melhor que usar software pirata, mas se você tiver tempo de fazer este projeto de lego funcionar..Talvez vale a pena investir horas
Comentário de NoName
Melhor ainda:

Ele poderia dizer : Gleidson, li seu post e cheguei a
conclusão que você está sendo preguiçoso, não vou cuidar
do seu processo. Compre um livro de Direito e começe a
ler.


Comentário de SydB
Pois é...: Aprender a dirigir (nesse caso) é equivalente a aprender a OPERAR um computador, e não saber dos detalhes do funcionamento. Pra consertar carros existem oficinas, mecanicos, e tudo o mais. Se voce nao quiser gastar dinheiro com essas coisas (no momento que for preciso, pois nao é toda hora que vc vai precisar), aprenda e faça voce mesmo - no final das contas se nao for possivel consertar, por causa de alguma peça irreversivelmente danificada, vc vai ter que gastar dinheiro e comprar uma nova. Eu acho que computadores ainda são muito problematicos... pra maioria das pessoas eles ainda apresentam erros imprevisiveis, o que as obriga a pagar um tecnico pra consertar quando começam a apresentar sintomas estranhos. Um sistema pré-configurado nao vai apresentar erros, a nao ser que o usuario faça alguma merda no software ou alguma peça de hardware começe a pedir "arrêgo". Agora cheguei no ponto que eu queria... aí que está a vantagem em aprender. Mas existem pessoas que usam o computador como ferramenta, e preferem a comodidade de pagar um tecnico nesses casos. Eu prefiro aprender, porque sou liso e quero gastar o minimo possivel. No entanto, os computadores ja estao num nivel bom de facilidade pra serem usados por todos, salvo esses probleminhas, que eu acho que sempre vao existir.
Comentário de Emilio Lemos
Parabens: Parabens ao pessoal que criou o Easy Ubuntu, pela praticidade do software para o usuario comum. Iniciativas como essa devem ser elogiadas pela comunidade e devem ser seguidas.

Pensem que o mais importante, acima de tudo, é o usuário comum, justamente quem não tem tem tempo newm conhecimento. Por outro lado, lembre-se de que no fim das contas, é ele quem vai pagar pelo serviço, quem vai contratar eu e você.

Comentário de SydB
O pessoal do Ubuntu deveria p: O pessoal do Ubuntu deveria pensar seriamente em incorporar isso à distribuiçao... mesmo que envolva peças proprietarias, nao faz parte da instalaçao padrao.
Comentário de gleidson
É. também gostaria de ver o: É. também gostaria de ver o teu mecânico, ou advogado que seja, dizer que teu carro precisa de um "armazenador de energia auto recarregável" e dizer que isso te custará R$ 2000,00 quando na verdade ele está falando de uma simples bateria.

Ou melhor, quando teu técnico de informática dizer que teu computador precisa de um "check up" geral e que isso vai te livrar de vírus e outros problemas e te custará R$ 200,00 quando ele simplismente vai formatar teu hd e reinstalar uma cópia pirata do windows e de outros programas que talvez tu tenha instalado.

Os que têm um pouco de conhecimento devem adorar pessoas como tu. É bom, e fácil, passar a perna em alguém ignorante no assunto.

______
A preguiça é inimiga do conhecimento
Comentário de SydB
...: Pessoas como eu? ehehehehe parece que voce nao entendeu que isso é uma discussao, e por ter uma opiniao sobre um assunto eu nao demonstrei que esse ou aquele é o meu conhecimento de informática... aliás, nunca precisei de técnico nenhum.

De resto que voce falou, é verdade que acontece... mas isso nao desmente de forma alguma meu argumento que pessoas usam o computador como ferramenta, e muitas nao tem tempo ou nao querem aprender essas coisas. As pessoas sao diferentes... nem todo mundo tem facilidade com informatica; mas pode ter facilidade com algo que voce é um completo ignorante e nunca vai conseguir aprender (leia-se NUNCA)... e nem por isso vc vai ser um preguiçoso. O que se pode fazer se existem "técnicos" desonestos? quem tem grana e precisar que pague, e que tenha bom olho. Quem é passado a perna, que tenha o mínimo de bom senso. Existe um negócio chamado intuição, que faz parte da inteligencia de um ser humano. E finalizando... sempre vai existir otario pra tudo, e nao é so com computadores... quem sabe numa oficina também.
Comentário de hamacker
ME lembrei agora que na époc: ME lembrei agora que na época do DOS, a maioria achava o WordStar fácil, eram pessoas simples.
Atualmente, só de uma pessoa pensar que usava CTRL+tecla+tecla para encaixar formataçao e comandos de manipulação já dá arrepios. As tento imaginar se foi uma evolução tecnologia acompanhada de uma involução humana.
Comentário de hamacker
Voce me fez lembrar de outro: Voce me fez lembrar de outro filme, aquele do Robocob; quando ele é reprogramado e tiram aqueles 3 leis básicas e substituem por um canhao de leis coletados junto as opnioes de psicologos e entidades civil e depois o robocop com tantos agrados vira o gasparzinho, o robozinho camarada e o crime prevalesce.
Comentário de Patola
Robocop II: Esse é o Robocop II...

O filme é trash e caricato, mas tem algumas cenas boas. Não vou me esquecer do jeito sutil e educado com que ele avisa ao fumante que cigarro faz mal pra saúde.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de hamacker
Não vamos exagerar, aqui nin: Não vamos exagerar, aqui ninguém é contra as facilidades.
O que acho temerário é pessoas quererem que o linux funcione exatamente como o concorrente que é capaz de autodestruir a sí próprio ou que o usuário é tão leigo que simplesmente calunia o sistema porque simplesmente não tem a noção básica do comportamento dum kde ou gnome.
Já ví gente xingar o linux porque o botao de eject do drive não funciona e tem que clicar no icone e ejetar ou sair do diretório que segura o cdrom, não tem nada de errado no comportamento do linux, mas tanto tempo de uso com o sistema concorrente faz criar um pseudo-padrao onde o errado parece certo.
Comentário de Luc
Tudo tem uma explicação: Por que trancar o drive de CD é o correto? Por quê?
Comentário de hamacker
tá em uso. : tá em uso.
Deixa o setup.exe carregado no cdrom do windows e dá eject, e depois veja o que acontece.
Comentário de Patola
A explicação é técnica e meio longa: Tem a ver com a arquitetura da mídia (leitura linear rápida, leitura aleatória muito lenta), cache, otimização, recursos pertencentes a programas, possibilidade de o recurso ser acesso por outros usuários e outras coisas. Você tem formação em computação? Teve a matéria de sistemas operacionais? Não adianta explicar nada dessas coisas se você não tiver.

Algo me diz que você vai querer pular essa explicação e fazer justamente o que não se devia: descartar uma solução ótima e tecnicamente elegante para fazer um agradinho ao "usuário final", tudo em nome de alguma alegada facilidade ou intuitividade.

Justo o que eu e hamacker estávamos conversando ali em cima que não deveria ser feito...
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de jesus_pereira
Comentário perfeito. Facilid: Comentário perfeito. Facilidade para os iniciantes e preguiçosos - inclusive para atualização. Flexibilidade para os iniciados e avançados. Código aberto para todos!
Comentário de jesus
Facilidade. Flexibilidade. Liberdade!: Facilidade para os iniciantes e preguiçosos - inclusive para atualização. Flexibilidade para os iniciados e avançados. Código aberto para todos!
»

http://jesus-pereira.blogspot.com/
Comentário de Luc
O que acontece: Nenhuma tragédia. O programa é interrompido e uma mensagem avisa que houve um erro.

Nenhuma surpresa para quem acaba de apertar o botão do drive. Qualquer pessoa sensata vai evitar ejetar o drive enquanto ele estiver sendo usado, assim como qualquer pessoa sensata (de qualquer SO) vai evitar apertar o RESET.

O que acontece: o Windows OBEDECE. Pára o que estava fazendo e larga o meu CD. Eu mandei, tem que obedecer. Já fiz isso por engano umas duas vezes e não aconteceu NADA demais.

O melhor ainda é o que acontece quando não tem nada rodando mas o Explorer está exibindo o conteúdo do CD. O drive cospe o CD e o Explorer pula para outra pasta. Simples e indolor. Nenhuma tragédia.

Mas o que acontece no Konqueror? Ele se recusa a desmontar, mesmo que já esteja mostrando OUTRA pasta, só porque aquela instância do Konqueror ESTAVA mostrando o conteúdo do CD um pouco antes. Às vezes, é PIOR. Às vezes eu fecho a janela do Konqueror e ainda tenho que "matar" o processo praquela besta largar o meu CD. Cara, acorda! Isso é BUG! BUG!

Por isso que o Linux é tão ignorado. Tem cada maluco defendendo cada padrão pentelho... Só está crescendo porque é de graça mesmo.
Comentário de CWagner
"Só está crescendo porque: "Só está crescendo porque é de graça mesmo"

Menos mal. Você não é obrigado a usá-lo por motivo algum, você tem conhecimento desse comportamento do S.O.. Se não está de acordo tem toda liberdade de deixar de usá-lo por esse motivo e pode até fazer campanha contra.

Uma vez uma colega de faculdade disse que não usava o Linux por esse mesmo motivo, eu disse a ele que o Linux não prestava e que só usava quem era louco, ou seja, eu e uns três gatos pingados no curso de Ciência da Computação. E olha que eu nem estava falando com ele, eu estava vendo o conteúdo do CD pra uma amiga e ele se meteu. Depois me arrependi da grosseria e expliquei porque o S.O. se comporta dessa maneira. Ele não "aceitou" porque acha que o Window$ faz da maneira certa. Fazer o quê? Deixei a conversa de lado e fui cuidar com minha vida.

Na boa! Existem algumas maneiras de fazer com que o driver não fique preso "só" por quê está sendo utilizado (motivo besta, esse, não?). O autofs faz isso, com CDs e disquetes. Com certeza você já o utilizou e talvez tenha se esquecido dele, mas é uma alternativa para evitar um "constrangimento" ao "condenar" o CD de alguém a ficar preso no drive.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Webmarlin
É...: E vc queria o Linux só pra vc, não é mesmo? Cara, nunca vi um post seu que fosse sensato. Este então... até em contradição caiu, começou com um discurso e terminou com outro. Cara, vc é um pé no saco. Seu negócio é a crítica pela crítica. Por isso é tão odiado no br-linux.
Comentário de Neo Cid
Quem é que vai puxar o fio da tomada ??: O problema desta "facilitação" toda é o que um colega falou quando lembrou dos tempos do wordstar... a máquina vai ficando mais inteligente e capaz, e o homem cada vez mais burro e preguiçoso... daí um dia elas tomam o controle e não vai ter mais nenhum nerd para puxar o fio do "cérebro eletrônico" da tomada... nem o pessoal do matrix...

Iiiisssá ! vou tomar mais uma das vermelhinhas !!


Comentário de cypherbios
Tradução em Português!: Como prometi outrora, fiz uma tradução do script, e agora disponibilizo ele em português, entretanto a tradução não respeita o padrão dos arquivos *.po, pois traduzi diretamente no código do próprio script. E também adicionei ao menu uma nova checkbox para a instalação do GnomeBaker, que considero essencial para gravação de CD's, não digo que é o melhor mas é a minha opção. Também pretendo melhorar o script, colocando algumas opções de programas adicionais, só estou aguardando a versão final do Breezy para começar a trabalhar em cima dos repositórios. Abaixo segue o link pra download (infelizmente com algumas pop-ups, e uma wait-time, mas paciência, se alguém puder hospedar o arquivo em um server melhor, por favor, me passe o link para disponibilizar no The Ubuntu Cypher.)

http://cypherbios.blogspot.com/2005/10/easy-ubuntu.html
Comentário de Deyson Thomé
Como sempre...o de sempre......: Pessoal, desde que partcipo do mundo linux que uma coisa me chama a atenção....porque pessoas tão inteligentes e sensatas discutem por posições tão sem nexo ? Veja bem, se criarem um linux fácil e inseguro , e se não desenvolverem patchs para corrigir tais vulnerabilidades.....tudo bem, deixe esse linux frágil para os frágeis usuários que so precisam mesmo ter o domínio básico das técnicas de mouse,,,aqueles que passam horas...dias....em frente ao msn com " mil amigos " que nem conhecem...... Eles são o sustento dos técnicos que sobrevivem da incapacidade desses de executar o básico..... Não há problemas em termos os linuxes fáceis, pois existem n distros e existe o linux from scratch,,,sempre teremos o bom e poderosos linux das antigas ao nosso alcance, porque discutir tanto se a solução reside numa simples escolha ? Ao inves de ficarem discutindo, gastem esse precioso tempo estudando para auxiliarem em algum projeto....lembrem-se não é o LINUX que ficaraá vulnerável em caso de uma facilitação excessiva, mas uma distro apenas,,,,,,,O linux é muito mais que tudo isso e imune a opiniões........
Comentário de hamacker
Isso que voce mencionou já e: Isso que voce mencionou já existe e chama-se Windows.
Algumas pessoas querem convencer outras que devem deixar de usar Windows para usar Linux.
Eu penso que Linux deve ser Linux, a evolução é natural e quanto mais facilidades melhor, PORÉM NÃO ABRIR MÃO de coisas que me fizerem usar linux como liberdade, estabilidade e segurança.
O Gnome foi horrivel demais em suas primeiras versoes, era lento e até os taborders de uma aplicação era encrenca, hoje ele é rapido, versátil e só falta engolidor menos memória.
O KDE era um clone do win98, mas evoluiu a ponto de ser uma interface melhor que o Windows, mais bonito, muito fácil (cheio de assistentes).

Quem gosta do jeito do Linux vai acabar se acustumando a utiliza-lo assim como tambem pode se acustumar com o sistema da Apple. Mas não é preciso focalizar o Windows um sistema a ser perseguido, assim como eu reconheço o Windows98 foi para o KDE.

Tem muita encrenca no linux a ser resolvida, o critério de liberdade saiu dos limites onde cada distro lida com parte de hardware de uma forma diferente, talvez lá na frente deem atenção a um centro de controle para unificar a forma com a qual dispositivos sao instalados e removidos. Os principais fabricantes não querem desenvolver drivers para linux porque para cada sabor linux vai ser uma forma diferente de suporte e até mesmo binário diferente.

Tava lendo outro dia uma revista especializada em linux, e fiquei sabendo que o Torvalds tirou do suporte do kernel um pequeno wrapper que permitia linkar no kernel à drivers proprietário, sei lá... o cara deve saber o que esta fazendo, mas será que tudo no linux tem que ser livre e se for proprietário não presta ?
Comentário de hamacker
Isso que voce mencionou já e: Isso que voce mencionou já existe e chama-se Windows.
Algumas pessoas querem convencer outras de que devem deixar de usar Windows para usar Linux.
Eu penso que Linux deve ser Linux, a evolução é natural e quanto mais facilidades melhor, PORÉM NÃO ABRIR MÃO de coisas que me fizerem usar linux como liberdade, estabilidade e segurança.
O Gnome foi horrivel demais em suas primeiras versoes, era lento e até os taborders de uma aplicação era encrenca, hoje ele é rapido, versátil e só falta engolidor menos memória.
O KDE era um clone do win98, mas evoluiu a ponto de ser uma interface melhor que o Windows, mais bonito, muito fácil (cheio de assistentes) e rapido tambem.
Diferentemente do windows que a cada versão pede um upgrade novo, as interfaces para o linux ficaram melhor e mais rápido a cada versão nova.

Quem gosta do jeito do Linux vai acabar se acustumando a utiliza-lo assim como tambem pode se acustumar com o sistema da Apple. Mas não é preciso focalizar o Windows um sistema a ser perseguido, assim como eu reconheço o Windows98 foi para o KDE.

Tem muita encrenca no linux a ser resolvida, o critério de liberdade saiu dos limites onde cada distro lida com parte de hardware de uma forma diferente, talvez lá na frente deem atenção a um centro de controle para unificar a forma com a qual dispositivos sao instalados e removidos. Os principais fabricantes não querem desenvolver drivers para linux porque para cada sabor linux vai ser uma forma diferente de suporte e até mesmo binário diferente.

Tava lendo outro dia uma revista especializada em linux, e fiquei sabendo que o Torvalds tirou do suporte do kernel um pequeno wrapper que permitia linkar no kernel à drivers proprietário, sei lá... o cara deve saber o que esta fazendo, mas será que tudo no linux tem que ser livre e se for proprietário não presta ?
Comentário de Alessandro
Ótima distribuição: Resolvi testar a ultima versão do Ubuntu (5.10) e realmente em questão de desktop ele estão na frente de muitas distribuições, vem com o básico todo instalado e ainda com Easy Ubuntu as configurações são feitas automaticamente deixando um desktop funcional, com OpenOffice, Firefox, Evolution, Java,...

Em questão de reconhecimento de hardware foi perfeito, tudo funcionando (vídeo, modo gráfico, rede, som, gravadora de cd, ...)isso que tenho um Sempon 2.5 com placa mãe MSI tudo onbord. Estou impressionado com este reconhecimento de hardware, sem pedir nenhuma cd do fabricante, isso nem o Windows consegue.

O Linux e em especial o Ubuntu estão realmente evoluindo muito, e ja são uma realidade na questão Desktop, no servidor ja domina a muito tempo.

Só uma observação cuidado para instalar ele junto com o Windows, tendo o mesmo instalado em mais de uma partição, na minha máquina tinha drive C e D e 8 Giga de espaço livre, não particionado, na instalação do Ubuntu, deixei o mesmo fazer automaticamente e ele me disse que ia usar estes 8 Giga de espaço para instalar e ia deixar o sistema com a opção dos dois sistemas operacionais, e realmente ele fez isso mais danificou a partição D do Windows, tive que fazer vários malabarismos para recuperar a mesma. Isso é só um aviso para os usuários, o bom mesmo é instalar num segundo HD, ou numa máquina apenas de testes.
Comentário de Deyson Thomé
Incrível: Tem cada comentário...........Tem gente aqui que lembra o crítico
Sempre achei que pessoas serias buscavam esse site...mas ultimamente....tem cada figurinha. Não se usa o linux por ser de graça, mas por desempenho,,,,independente de fatores financeiros, o Windows é desenvolvido por mentes pagas, o linux, desenvolvido por mentes apaixonadas que acreditam no que fazem, mas como no corpo de uma lagarta encasulada que se prepara para a transformação, o desenvolvimento é frenético, mas tornando-se perfeito e insuperável a cada segundo. O Linux é o linux, criticado por loucos e invejosos...mas amado e admirado pela sua bela origem comunitária e pela sua enorme superioridade técnica...criticas...furiosas ou não...não abalarão esse sistema fantástico...aconselho a alguns puxa-saco de Tio Bill a procurarem uma terapia,,mas das pagas, pois as alternativas não funcionam nessas pessoas
Comentário de Deyson Thomé
hum...: aqui instalou sem problemas e deixei que fizesse automaticamente....
Comentário de Patola
Crítica: até em contradição caiu, começou com um discurso e terminou com outro.

Pode expandir sua explicação? Por exemplo, dizer qual a contradição, exatamente.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004