Nos últimos anos, o sistema operacional Linux tem enfatizado o seu desenvolvimento em sistemas embarcados. A falta de recursos de memória nestes dispositivos tem conduzido muitos desenvolvedores a definirem ferramentas de performance para análise de consumo de memória. Informações relacionadas ao consumo de memória já são fornecidas pelo sistema de arquivos /proc. A maioria das ferramentas de performance é baseada na leitura de arquivos do /proc para verificar o status da memória para identificar aplicações que consomem memória de maneira demasiada. Resultados gerados pelas ferramentas de performance são baseados nos valores que o Linux proporciona para o espaço de usuário. Infelizmente o Linux não fornece sempre informações detalhadas de consumo de memória para atender as necessidades dos cientistas e engenheiros da computação.
O smaps é uma nova entrada do /proc que provê uma análise refinada do consumo de memória de um determinado processo no Linux. Essas informações são utilizadas para a análise de consumo de memória de programas em execução no sistema, com o propósito de identificar quais bibliotecas ocupam muito espaço na memória. Além disso o smaps também mostra informações de consumo de memória do arquivo executável, da área de heap e stack do processo. As informações de consumo de memória são: memória virtual, memória física, memória física compartilhada (suja ou limpa) e memória física privada (suja ou limpa). Este trabalho foi desenvolvido pelo pesquisador Mauricio Lin e mais integrantes do Laboratório de Linux Embarcado/10le no Instituto Nokia de Tecnologia - INdT em Manaus/AM. Este trabalho, incluido no kernel a partir da versão 2.6.14-rc1, é útil para desenvolvedores interessados em otimizar aplicações relacionadas ao consumo de memória, visto que o smaps mostra as possíveis partes da aplicação que podem ser otimizadas.” A nota foi enviada por Daniel Petrini (d·pensatorΘgmail·com), que acrescentou este
link da fonte para maiores detalhes.
Com a introdução deste recurso, é possível que desenvolvedores passem a dar mais atenção ao consumo de memória, facultando otimizações nesse sentido.
--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)