Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Gerenciador de Lan Houses e Cyber Cafés em Linux lançado em GPL

“Todos nós sabemos que está bem fácil fazer um Cyber Café ou Lan House em Linux, só falta mesmo um programa decente que seja fácil de usar e instalar para gerenciar este estabelecimento, por este motivo resolvi abrir o LanBr para GPL e desta forma acelerar as melhorias, já que no atual estado ele é básico e ainda não possui alguns recursos que são importantes, pela mais profunda falta de tempo da minha parte. Estou agora precisando da colaboração da comunidade para efetuar melhorias no programa. A chamada em questão é feita principalmente para os saudosistas programadores de Turbo Pascal 7.0 (DOS?!!), linguagem utilizada para o desenvolvimento do LanBr, que por sinal é executado dentro do DOSEmu com camadas de comunicação externa realizada através de arquivos de pipe e um pequeno script que atua como um wrapper. Esse método de programação parece um absurdo, mas recomendo que conheçam o programa antes de me atirar na cruz ;) Notem que em um mero P233 com 32MB ele roda perfeitamente com estrutura gráfica e tudo, e ainda dentro do Linux (indispensável para seu funcionamento). O cliente LanBr é aberto em shellscript e assim que puder explicarei no site o funcionamento completo dos arquivos de pipe para quem se interessar em modificar ou reescrever também o cliente, que no momento apesar de funcional só possui o recurso básico para mensagens, desligamento e trava da estação. Agradeço antecipadamente a todos que puderem contribuir de qualquer forma.” A nota foi enviada por Mauro R. Xavier Neto (mauroxavierΘportalcriativa·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de cafecraft
Legal!.. seria possível a co: Legal!.. seria possível a compilação do mesmo no Kylix ??? onde o mesmo é feito em Pascal...
Comentário de aaa
Uia: Fantastico! Bela iniciativa...
Comentário de Mauro Xavier
Depende...: De imediato não seria possível a compilação em Kylix, pois o código fonte apesar de estar em Pascal possui um padrão e sintaxe do Turbo Pascal 7.0 (o que não é nenhum mistério até aí), mas os problemas são os comandos para o acesso ao DOS, que teriam que ter suas rotinas substituídas.

Acredito que a portagem do código para o Free Pascal, que tem uma abertura maior para receber os códigos de TP 7.0, seria mais fácil. E de repente poderia ser usado o Lazarus para acelerar no processo de criação das janelas, interface e banco de dados real.

Resumindo, pode-se portá-lo para o Kylix, mas simplesmente se pegar o código como está não irá compilar.

Estou à disposição para maiores esclarecimentos.

Obrigado.
Comentário de Júlio Monteiro
Meus Parabéns!: Mauro,

Já havia visitado o Portal Criativa várias vezes no passado (na época que eu era usuário do Kurumin e o site do Portal havia acabado de ser lançado), e desde aquela época sempre achei esta Lanhouse e toda sua equipe incrível, principalmente sua coragem em criar coisas novas.
Ainda acho meio estranho a criação de um programa especial para o Linux que necessita ser emulado no mesmo para funcionar, porém se você diz que vale apena eu assino embaixo!
Boa sorte no seu projeto!

-----
"The box said: Requires MS Windows or better, so I instaled Linux" (Autor Desconhecido)
Júlio Santos Monteiro :: http://www.monteiro.eti.br/julio
Comentário de Eduardo Linux
Serve para servidores de apli: Serve para servidores de aplicações também? Ou apenas para máquinas distintas?


--
Assinatura
Vencedores não usam drogas; usam software livre.
"É preciso suportar duas ou três larvas, se quiser conhecer as borboletas." - Antoine de Saint-Exupéry em O Pequeno Príncipe.
Comentário de Mauro Xavier
Precisa de adaptações: Em seu modelo atual o servidor LanBr não serve para servidores de aplicações. Assumo que a programação atual é funcional mas merece uma revisão profunda, ao qual pretendo passá-lo para FreePascal (com foco em um código portável) assim que arrumar um bom tempo, mas sem previsões neste caso. Acredito que aí sim a comunidade poderá ajudar no projeto ou executá-lo de uma forma mais ampla e aberta.

Obrigado.
Comentário de Xico
Apenas uma curiosidade: : Apenas uma curiosidade:

Por que o programa foi feito em Turbo Pascal 7 pra rodar dentro do DOSEmu? Não seria mais viável ter feito ele direto em freepascal(por exemplo)? Você tinha intenção de fazê-lo multiplataforma?

Enfim, minha pergunta não é das melhores, mas fiquei extremamente curioso....
Comentário de Mauro Xavier
Tranquilo: Tudo bem, as pessoas sempre me perguntam isso ;)

Tenho alguns motivos de usar o DOSEmu e Turbo Pascal no caso do LanBr, entre elas assumo minhas limitações pessoais:

- Sempre gostei de programar em Turbo Pascal + Assembler;
- O IDE (Rhide) para Linux está instável e tem alguns bugs bem chatos;
- Não encontrei uma IDE viável e um help ou manual legal para estudar as units do Free Pascal que usam os recursos do Linux. Existem inúmeras units, mas não encontrei uma boa documentação (se alguém achar, me mande o link).

Estou procurando resolver esta questão. O código não é ruim, mas passá-lo para Free Pascal daria uma oportunidade melhor do pessoal colaborar, com certeza.

Já instalei o Lazarus e estou batalhando para portar o código, mas não gosto de linguagens visuais e preferia que o RHIDE funcionasse melhor no Linux, porque a versão de DOS era ótima.

Para continuar o projeto sem preocupações, consegui burlar certos limites criando um wrapper bem simples e usando arquivos de pipe, onde o DOSEmu não pesa nada e aproveitei partes do código do SO-DOG e MXMISC para fazer a base do LanBr.

Fiz uns benchmarks por conta e percebi que o DOSEmu no Linux é mais rápido para executar um programa DOS do que o próprio DOS emulado do WinNT/XP e é quase idêntico a performance do DOS dentro de um Win9x. Só precisei adaptar poucas coisas para que meus programas rodassem no DOSEmu em uma ótima velocidade.

Bom, acho que isso responde a pergunta... Mas tenha certeza que de repente pode aparecer a notícia "a partir desta versão X.xx o LanBr roda em Free Pascal em Linux".

Links:
O que é o SO-DOG:
http://www.portalcriativa.com.br/subpages/projetos/so_dog.html

O que é o MXMISC:
http://www.portalcriativa.com.br/subpages/projetos/mxmisc.html

Obrigado.
Comentário de geekslack
Porque apenas .deb?: Opa Mauro!
Só uma pequena dúvida, porque não disponibilizá-lo em outros formatos de pacotes como por exemplo .tgz (slackware), rpm (like rh), ebuild (gentoo) e se houver outros também nesses?
Criando apenas pacotes .deb, você limita os usuários do seu sistema, por exemplo, existem pessoas que simplesmente não gostam de Debian, ou por não simpatizar com a distro ou por não saber utilizá-la adequadamente, muitos desses, por sua vez, acaba não trabalhando com seu sistema apenas por ele estar disponível em pacotes .deb. Claro, sempre existem os software como alien da vida, mas sempre se tem o risco deles não funcionarem a contento.
Fica uma dica ae pra você, empacota em outras distros, se precisar de sistemas instalados para tal avisa ae q a gente dá um jeito.
[]'s
Comentário de Mauro Xavier
Entendo...: Compreendo perfeitamente seu ponto de vista e sei da necessidade de ao menos publicar o LanBr em pacotes .deb, .tgz e .rpm. Eu precisava de pessoas que tivessem estas distros, porque não tenho disponibilidade para manter todas para esta finalidade.
Então se alguém se oferecer eu mandaria a estrutura aberta dos arquivos binários para que essa pessoa verificasse a funcionalidade do programa em sua distro e se seria necessário alguma modificação. Cada um poderia empacotar (depois de testado e aprovado) e me enviar para que eu pudesse deixar disponível no Portal Criativa.
Tem razão, realmente o alien é um quebra galho e às vezes pra mim não funcionou, então preferi não usá-lo para gerar os pacotes. Se alguém tiver interesse em fazer o pacote para outras distros, basta me comunicar, pois como já deixei claro, qualquer ajuda será muito bem vinda.

Obrigado.
Comentário de Animal-X®
Pergunta....: Achei os códigos fontes do Servidor, cadê os fontes do cliente?
Ter só pacotes .deb não dá !!! Quero fazer uma versão pra outras distribuições...
----------------------------------------------------------------------
[]'s
Animal-X®
ICQ: 31967968 | Jabber: sergiovl@jabber.org | gtalk: sergiovl@gmail.com
Linux User: 305281 | FreeBSD 5.X & Slackware + Dropline

Comentário de Job
e o ziberbud?: O Ziberbud é um ótimo gerenciador de Lan, que funciona no Linux e gerencia Desk Linux e Windows.
Por que não melhora-lo?
Comentário de Mauro Xavier
Ops...: Realmente, tinha me esquecido deste importante detalhe, apesar das fontes do cliente serem abertas por estar em shellscript, eu não disponibilizei em formato "puro".
Irei corrigir esta minha falha o quanto antes, mil desculpas ;)

Obrigado.
Comentário de Mauro Xavier
Já pensei nisso: Isso já me passou pela cabeça, mas quando testei o Zeiberbude não gostei muito do estilo do programa (isso é uma opinião pessoal), assim desisti da idéia de dar uma olhada no código fonte, ainda mais que tenho uma proposta difente em cima do padrão estético e funcional do LanBr.

Se for comparar "elas por elas", tanto o Zeiberbude quanto o LanBr tem suas vantagens e desvantagens, ambos oferecendo alguma forma alternativa para o controle de Lans e Cyber Cafés. A nível geral ainda acredito que o LanBr pode ser mais promissor por estar com o desenvolvimento ativo, já que o Zeiberbude está na versão 2.0.4 desde o dia que inaugurei a Lan House Criativa. Ps.: Não é uma crítica, é uma observação.

Com relação a gerenciar estações Linux e Windows, nada impede de alguém pegar o cliente do LanBr, analisar como é tratado as informações e fazer um cliente para Windows. E mais, não é necessário mudar quase nada no código do servidor LanBr para que ele rode em Windows também, somente seria necessário um outro wrapper para lidar com informações externas.

Em todo caso, o meu foco é o Linux, mas se alguém quiser abrir e fazer algo a mais, como um cliente Windows (ou Mac?), terei imenso prazer em hospedar no Portal Criativa.

Obrigado.
Comentário de Mauro Xavier
Corrigido...: Pronto! Pode entrar no Portal Criativa que o fonte do cliente LanBr está disponível em .tar.gz, com direito a pequenas explicações do comportamento do programa no arquivo LEIAME.

Obrigado.
Comentário de Manoel Pinho
CyBorg: Existe um projeto derivado do Zeiberbude que parece mais atraente. Chama-se Cyborg

http://cyborg.sourceforge.net/index.html.en

Possui interface e documentação em pt_BR, clientes para linux e windows e uma interface web de administração.

Nunca o utilizei mas foi o que mais me atraiu numa pesquisa sobre softwares para cybercafes que fiz no passado (ia colocar num cybercafé mas o cara desistiu).
Comentário de Mauro Xavier
Ele é bom: É um bom software, mas já viu os requerimentos dele? É A,B,C,X,Y,Z... Deixa um usuário comum mais perdido que cego em tiroteio...

Eu o instalei, é realmente atraente e roda em um browser através do Apache, a idéia por de trás do software é boa. Ele usa o cliente do Zeiberbude, o Zeiberdesk.

Depois de várias "aventuras" com softwares de gerenciamento acabei mesmo fazendo o LanBr, pq queria algo próprio que funcionasse conforme aquilo que precisava na minha lan.

É por isso que digo que se alguém for montar um Cyber Café ou Lan House em Linux, é bom testar os 3 (Zeiberbude, Cyborg e o LanBr), e ver qual se adapta melhor para suas necessidades... E se gostar do LanBr, veja se pode dar uma mãozinha no projeto de alguma forma ;)

Obrigado.
Comentário de Manoel Pinho
Re: Ele é bom: "É um bom software, mas já viu os requerimentos dele? É A,B,C,X,Y,Z... Deixa um usuário comum mais perdido que cego em tiroteio..."


Nada que não estejamos acostumados. Afinal, quem precisa saber instalar é algum administrador com conhecimento de linux. Se o cara pegar uma distribuição com um repositório bem completo, como um Debian por exemplo, instala as exigências desse programa com alguns apt-gets.

Não estou querendo te desanimar, mas em todo projeto de software livre uma boa forma de conseguir desenvolvedores é oferecer o que muita gente precisa e, infelizmente, poder gerenciar estações linux também é uma coisa que muita gente precisa. O cybercafé que eu iria montar teria estações linux para navegação na internet e algumas estações windows para rodar jogos (sei que dá para emular vários mas o cara queria assim). A idéia era que as estações com linux fossem mais baratas para o cliente.

De qualquer jeito, parabéns pela iniciativa e concordo com você que a melhor forma de decidir é testando. Quando pintar um trabalho de lan house eu testarei o seu programa.

Comentário de Mauro Xavier
Realmente...: Concordo que existe a necessidade de um cliente Windows para algumas pessoas, mas quando fiz o LanBr jamais imaginei algo além da minha própria necessidade, pois só uso Linux em minhas 16 estações, o Windows não faz falta nem para a internet e nem para jogos... A grande verdade é que não imaginava que iria longe com o LanBr, e me enganei.

O problema em desenvolver um cliente Windows é que faz ao menos uns 2 anos que não tenho mais contato com ele e não tenho pretenções em "reviver fortes emoções" ;)
Foi então por isso que abri o LanBr em GPL, para prover novas possibilidades.

Ps.: Alguém se habilita a fazer o cliente Windows?

Obrigado.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004