Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Quem deve controlar a Internet?

“Eu quero controlá-la também! Saiu na 'capa' online do The Guardian (jornal britânico): 'Após negociações problemáticas em Genebra, os Estados Unidos podem ser forçados a abdicar do controle sobre a Internet em favor de uma coalização de governos'. '[...] A União Européia decidiu [tentar] dar um fim no controle unilateral do governo norte-americano sobre a Internet e no lugar instituir um novo grupo, que iria dirigir esse meio de comunicação revolucionário.' 'Para a maioria das pessoas quem se conectam na Internet, o único problema que existe mesmo é como se conectar nela. Entretanto, com a Internet atualmente sendo essencial para a infraestrutura básica de alguns países - o Brasil depende dela para a coleta de 90% dos seus impostos por exemplo -, o problema sobre quem a controla se tornou crítico.' O Brasil estava em Genebra participando nas negociações, também. Se alguém souber quem foi o representante oficial, indique nos comentários :-) e à propósito, leiam a notícia completa em inglês... é longa, mas evitará flames e bobagens. PS: essa notícia também foi linkada no Slashdot e os trechos traduzidos são os citados lá.” A nota foi enviada por caio1982 (caio1982Θgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de bebeto_maya
Um problema serio. Para a mai: Um problema serio. Para a maioria das pessoas a unica coisa que interressa se conectar...Raciocinio consumista que esta destruindo o planeta e deixando os ricos ainda mais ricos...
Comentário de rod
Tenho medo de que a criação: Tenho medo de que a criação de um organismo internacional acabe politizando o controle da internet ( não que isso ja não ocorra ) . O ideal é um sistema descentralizado, com cada pais controlando sua rede interna e fazendo as ligações com as redes dos outros paízes.
Comentário de Joa
Doido?: Cada país controlando a Internet? Isso seria o fim da liberdade de expressão em países como China, Cuba, Coréia do Sul e outros lixos comunistas.

Até o momento os EUA fizeram muito bem esse papel - e simplesmente trocar p/ UE por trocar não vejo muito sentido.
Comentário de Morvan
Não, os EUA não: ...fazem "muito bem este papel", como afirmado aí acima. O fato de haver endereços "Classe A", como da GE, da Apple, etc., tendo mais espaço de endereçamento reservado do que o que seria bastante para a França, por exemplo, demonstra a cegueira, a miopia dos "organizadores". Uma flagrante prova de egoísmo. Se a internet tivesse sido desde os primórdios tratada com cunho menos unilateral, adiaríamos, possivelmente, o esgotamento do IPV4, o que já ocorreu, sem dúvida.
Comentário de sri_canesh
Por que UE? Que tal um CBCI (: Por que UE? Que tal um CBCI (Comitê Bolivariano de controle da internet). Acho que Lulla, Chavez e Fidel conseguiriam controlar a internet com "excesso de democracia" como diria nosso Lulla. huehuehe

Abraços

Cássio R. Es_kelsen
cassio@br-mono.org
Comentário de ferdam
Que pensamento reacionario. : Que pensamento reacionario.
1) a Coreia do Sul nao é comunista.
2) cerceamento das liberdades individuais nao é exclusividade dos regimes comunistas. O proprio EUA ja declarou que em caso de seguranca nacional, pode bloquear ou mesmo ler os dados de internet que passam por la (ou seja, tudo !).
3) nada, absolutamente pode ser controlado unilateralmente, sob pena de ter-se direitos cerceados de uma hora para outra.
4) tecnicamente, eu concordo com voce, eles cumpriram o papel adquadamente.
Abraços,
Fernando
Gentoo Jackass Toolkit Project 2005.0
Comentário de hamacker
Quem deve controlar a Interne: Quem deve controlar a Internet? - oras, o Google.
Isso se já não for dele. :0
Comentário de caio1982
Bark, bark!: Mas agora tem que largar o osso... não por largar, somente. Largar o osso porque isso foi o que o ICANN combinou em fazer agora no fim do ano, mas agora não quer mais; por isso esse problema todo, pelo jeito.

Acho que nos vídeos da InfomediaTV, ali do lado na barra do Br-Linux, tem um sobre isso no histórico da página (ainda que a forma como apresentaram o problema seja no mínimo infantil).

PS: dos 13 root servers que existem, 10 são deles, um é do Japão, dois na Europa. E aquele root server brasileiro é só um mirror local do F, como tantos outros por aí.
Comentário de Marcelo Ulianov
Moro no Japão e aqui conheci: Moro no Japão e aqui conheci muitos chineses, e nenhum deles reclamou da falta de liberdade.Eles vem aqui para estudar, e nenhum pensa em ficar.A gritaria é toda dos estrangeiros, estadunidenses principalmente, que insistem em impor seu modelo administrativo ao outros... Qto ao tema, sou à favor de descentralizar a internet, e o Brasil tem que liderar esse movimento para toda a América Latina.
Comentário de Fábio Emilio Costa
A melhor forma...: ... de descentralização seria espalhar os root servers conforme tráfego, mas deixando pelo menos um para cada um dos continentes.

O sistema ideal e locais de instalação seriam:

- Três para EUA, Canadá e México (um em cada país);
- Dois para Europa (França e Suiça);
- Dois para América do Sul (Brasil e Argentina);
- Um para América Central,excluindo México (Guatemala);
- Um para África (África do Sul);
- Um para Austrália (Sidney);
- Um para Japão (Tóquio);
- Um para Oriente Médio (Egito);
- Dois para Leste Europeu (Rússia e Finlândia);
- Dois para Extremo Oriente (Índia e China);

Seja criativo - Comentário de Rogerioo
Concordo!: Concordo!
Comentário de Patola
Nenhum reclamou: Aham! nenhum reclamou, imagina. A propósito, o sujeito da foto se safou no dia, mas foi fuzilado dias depois.

Você acha mesmo que os chineses são cordeirinhos de gostar disso/não se importar com isso?
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Henrique.
Viva o Radioamador: Viava o Radioamador que mantem as comunicações mesmo em tempos guerra e opressão! Mas nossa classe está cada dia mais ameaçada e abandonada pelo governo e suas agências reguladoras que a cada pouco diminuem nossas bandas de RF!

Comentário de fasa
Lixo comunista? logo vi que n: Lixo comunista? logo vi que não entende nada de comunismo.

"Vamos destruir tudo que não conhecemos."


Sem comentários ...

Acha que os Eua te dão a liberdade? tolinho.
Comentário de dfadf
Filho... num país tão popul: Filho... num país tão populoso não dá pra deixar virar "Brasil".

Lá não é o melhor lugar do mundo (porém, está melhorando a cada dia), mas questionar a política deles é algo extremamente espinhoso, principalmente se você não for um excelente conhecedor do assunto.

Antes de fazer "FUD" contra eles (quem diria, hein?), tente se informar melhor, se for possível.
Comentário de m_
LOL @ rádio amador. Foi mal: LOL @ rádio amador. Foi mal mas foi engraçado isso.
Sobre os root servers: Suiça, o pais neutro.
Comentário de Patola
FUD?: Antes de fazer "FUD" contra eles (quem diria, hein?)

Acho que fazer FUD contra eles eu faria se dissesse que são comodistas, e o teor do que eu disse foi o contrário.

Mas desencana dessa perseguição de "FUD" só por causa do LinuxFUD. Todo mundo desliza em pseudo-argumentos uma hora ou outra, não sou eu o puro paladino que vai sair dessa regra (embora não ache que foi dessa vez). Cabe aos outros me corrigirem, mas me mostrando os falsos argumentos e não só reclamando genericamente que eu tenha feito FUD.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de henrique
Internet é dos americanos: Sabe o que todo mundo esquece ... é que a internet é dos americanos, nos todos outros temos só "puxadinhos" da rede deles!

Henrique.
Comentário de RockerTux
Desculpem, não resisti!: Three Rings for the Elven-kings under the sky,
Seven for the Dwarf-lords in their halls of stone,
Nine for Mortal Men doomed to die,
One for the Dark Lord on his dark throne
In the Land of Mordor where the Shadows lie.
One Ring to rule them all, One Ring to find them,
One Ring to bring them all and in the darkness bind them,
In the Land of Mordor where the Shadows lie.
Comentário de Kid-X
O que está acontecendo???: O que é agora? Toda hora você indica o LinuxFUD... É fome de audiência? Você com o LinuxFUD parece uma criança mimada se exibindo com um brinquedo novo!

E outra: Eu mal consigo entrar no LinuxFUD! Dá impressão de que o servidor daquele site está rodando em Windows 95 num 486! Ou é GNU/Linux mesmo?
Ah, não vá me dizer que o site está carregado de usuários, porque eu sei que aqueles números do "quem está conectado" foi você quem produziu, pra fingir que o seu site está tendo aquela quantia de visitas!

=================
Eu uso LINUX só porque eu ODEEEEIO a Micro$hit!!!
Comentário de m_
Algum motivo especial para o: Algum motivo especial para o meu post ter sido "escondido"/moderado?

Comentário de Patola
LinuxFUD, de novo: O que é agora? Toda hora você indica o LinuxFUD... É fome de audiência?

Não... é assinatura. =]

E outra: Eu mal consigo entrar no LinuxFUD! Dá impressão de que o servidor daquele site está rodando em Windows 95 num 486! Ou é GNU/Linux mesmo?

Isso aconteceu quando eu mudei de link, de ajato pra Velox, pra uma velocidade 5 vezes maior. Mas o Velox se provou mais instável e com uma particularidade esquisita, parece que quanto mais conexões, menos banda. =( Coloquei um shaper mas não adiantou muito.

Não tem nada a ver com o sistema operacional, a carga é levíssima. Tem a ver com a rede.

Ah, não vá me dizer que o site está carregado de usuários, porque eu sei que aqueles números do "quem está conectado" foi você quem produziu, pra fingir que o seu site está tendo aquela quantia de visitas!

Essa foi a melhor de todas! Cara, sim, é verdade que eu poderia modificar o código pra fazer isso - e não seria difícil. Aliás, nem modificar o código eu precisaria: bastava aumentar o tempo default que ele considera pra manter aquela contagem de anônimos, que é baseada nos IPs diferentes e cookies de sessão que ele mantém nós últimos X minutos. Mas eu ainda diminuí o tempo default... se não me engano eram 15 minutos e baixei pra 5.

Você inventa demais, Kid-X. O que você quer agora? Logs do servidor pra eu te mostrar que as estatísticas não são inventadas?
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Marcelo Ulianov
Patola, é complicado falar d: Patola, é complicado falar disso.Claro que lá, assim como em qq lugar, tem os descontentes, mas o que eu vi foi um povo com orgulho de seu país! Os caras vêm aqui pro Japão e além de estudar, "mapeiam" o funcionamento das indústrias aonde fazem um "bico". Td muito bem documentado, e tenho certeza de que o governo chinês sabe usar muito bem essas informações ! Essa foto é clássica, assim como a da menininha queimada no Vietnã, e muitas outras. Ela comove, mas não explica a situação.Ah, e os caras usam mesmo linux. Ao me ver com uma LInux Magazine nas mãos o "NO" me perguntoou se era sobre Linux, e se era Gnome.Como vc pode ver, as coisas nunca são como a gente pensa...
Comentário de vmedina
Salvem-nos dos comunistas meus queridos Yankees!: Isso é que dá esse pessoal ficar vendo direto filmes americanos de mocinho e bandido.

Salvem-nos do controle da internet Chinês, Cubano e NORTE Coreano. Eles são malvados e cerceiam liberdades.

Eu lí a muito tempo sobre o sistema Carnivoro do FBI que permite leitura de e-mails alheios. Projetos que vigiam o mundo inteiro como o ECHELON extrapolam as próprias linhas territoriais americanas.

No que isso difere dos governos acima citados? Eu duvido que Cuba tenha este tipo de tecnologia. A China proíbe, mas pelo menos não se envolve de um manto de pureza.

Agora, nenhum problema dos nossos amigos americanos que apoiaram a
Ditadura Militar brasileira que matou milhares e atrasou nosso país. O golpe de 64 foi feito com o
apoio americano, aonde no caso de guerra civil eles entrariam em combate e arrasariam as tropas que apoiassem o presidente na ocasião.

Realmente, logo se percebe que o negócio dos EUA é a Liberdade DO JEITO DELE! Veja o Iraque democrático e o Afeganistão democrático!

Sinceramente, o sr. deveria prestar atenção nas aulas de história tá.

[]s!

ps: Preste também atenção nas de geografia, pois a coréia comunista é a do NORTE!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Ninguém deveria comandar nad: Ninguém deveria comandar nada... a rede deveria se sustentar sozinha como um bem mundial.

O mais certo seria ser controlada por um grupo com TODOS os países que possuem internet e os votos valendo pela quantidade de usuários de cada país.

Deveria se proposto também uma clausula de "não-censura" como artigo primeiro do estatuto deste grupo.

Mas como isso não pode ocorrer deveria ser atrelado a ONU então. É só reformar ela para garantir mais igualdade, o que irá ocorrer mais cedo ou mais tarde.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Kid-X
Concordo: Rádio Amador pode ser antigo, mas é muito bom, pois a única coisa que gasta é a energia elétrica. Pena que internet com rádio amador não deu certo...
Comentário de Kid-X
@Patola: "Não... é assinatura. =]"

- Não... É que toda hora você faz uma referência ao LinuxFUD. É fome de audiência sim. Está assistindo muito João Kleber? =]

Você inventa demais, Kid-X.

- Obrigado, pois eu adoro inventar histórias baseadas em fatos reais, mas não chegam a ser ficções...

O que você quer agora? Logs do servidor pra eu te mostrar que as estatísticas não são inventadas?

- Seria melhor se você colocasse elas no outdoor do seu site. Vai ficar bonito!
Comentário de Patola
Ler é bom: - Não... É que toda hora você faz uma referência ao LinuxFUD. É fome de audiência sim. Está assistindo muito João Kleber? =]

Leia de novo a cascata das mensagens e verá que não fui eu o primeiro a fazer referência a ele. Foi o sujeito que falou que eu fazia "FUD" - "justo eu", sinal claro que ele estava se referindo ao sítio.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de hamacker
A história do Carnivore do F: A história do Carnivore do FBI acho que tem limitação.
O trafego do brasil fica restrito no brasil, quando se viaja por outros IPs que circulam nos EUA é que o carnivore funciona.
Se os EUA entrarem no satelite brasileiro será que o Brasil não reclamaria ?
Comentário de registrobr
cuidado: cuidado amigos,

se entregar parte do controle para o governo brasileiro, eles vão monopolizar tudo, e cobrar por cada byte transferido na Internet em territorio nacional.

veja o exemplo do registro de dominios no brasil: é um monopólio, burocrático ao máximo, sistema de cadastro 100% falho, qualquer um registra dominio com CNPJ dos outros, e eles não liberam o registro no mercado.

imaginem a internet sob o controle desse mesmo pessoal? se preparem para pagar por cada site que acessar, casa site brasileiro terá de pagar uma taxa anual de uso da internet (fora o domínio) e por aí vai.

cuidado, está funcionando muito bem como está.

além do mais A INTERNET É UMA INVENÇÃO AMERICANA. Quem não gostar que não use, e faça a sua própria rede.


Comentário de Night64
Em retrospecto...: qualquer coisa poderia ter sido melhor implementada. Fazer críticas a algo que nao tinha o propósito de ser uma rede de alcance mundial, 25 anos depois é fácil.

Se, se, se... Quem sabe mete a cara e faz, quem nao sabe fica olhando e depois critica.
Comentário de nemesis
a M$ não se declarou...: ...acho que está esperando que a rede seja dizimada em vários pequenos pedaços, que essa idéia de merda toda de aplicativos descentralizados e online caia por água abaixo, e que todos voltem depressa para o centro do mundo -- Windows.

é, se não pode com eles, nem comprá-los, melhor destruí-los...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004