Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Campanha contra o analfabetismo virtual

“Que tal apoiar uma campanha para combater o crime que se comete contra nossa língua-mãe no mundo virtual? 'Campanha “Eu sei escrever” incentiva a escrita correta na internet. Diante da repercussão do recente vazamento do “analfabetismo virtual” para os meios de comunicação tradicionais, o Fórum PCs – a mais ativa comunidade tecnológica do Brasil – decidiu criar um movimento de valorização da língua portuguesa e lançar a campanha “Eu sei escrever”, uma iniciativa que pretende reduzir a quantidade de erros propositais.'” A nota foi enviada por Carlos Mafort (mafortΘhotmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de stpa
Não é virtual...: O tal analfabetismo não é virtual, é real:

http://www.estadao.com.br/educando/noticias/2005/set/08/39.htm


Comentário de gleidson
Estava demorando. : Estava demorando.

Como eu sempre digo quando vejo erros grosseiros: "Camões deve estar revirando-se no túmulo"

-----
A preguiça é inimiga do conhecimento
JId: gleidson@jabber.org
Comentário de Patola
Falar é fácil: Falar é fácil, fazer é que são elas...

A idéia do filtro é interessante, mas não resolve tudo porque tem gente que gosta que apareça errado, como um jargão. E, acima de tudo, como é que você, sendo homem, vai falar para aquela menina de corpo escultural que conversa contigo pelo MSN que ela está escrevendo como uma retardada? Perde a paquera pra sempre.

Marmanjo, no entanto, não dá pra perdoar. Tem que escrachar mesmo.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Rafael Rusczyk
É horrível mas...: Acho um absurdo o jeito como tratam a língua portuguesa.

Porém, também tenho consciência que NINGUÉM fala, e muito menos escreve, nossa língua de maneira cem por cento correta!

O quê podemos combater são os absurdos como, por exemplo, a frase mostrada pelo Paulo Couto na sua matéria: "Po.kra.eh.q.taum.falandu.q.o.proc.naum.funfa"


OBS: Obviamente, no meu texto acima, haverão muitos erros (tanto de concordância e demais regras gramaticais...).
Sintam-se livres para consertar! he he he

Comentário de Bruno Gonçalves
:): Não é por nada não, mas é uma das primeiras vezes q vejo uma campanha a favor da nossa lingua que tenha sentido.

Fazer "campanha" não faz ninguém escrever direito, mas não sei se não olhei direito, mas não achei um lugar pra ver alista de palavras que estão sendo copiadas.

Assim podemos tanto copiar e por em nossos fóruns quanto enviar mais palavras para aumentar o banco de dados :)

Uma sugestão, podiam acabar com o rs rs rs, quem sera que inventou que isso é risada?

Como todo leitor de Turma da Monica sabe risadas são, ha ha ha, he he he, hi hi hi, ho ho ho (Se for o Papai Noel), quiá quiá quiá (Se for bruxa).
Comentário de Morvan
Eu já faço a minha parte:: ... não respondo, jamais, a qualquer imêil ou mensagem instantânea com reducionismos brucutu, tais como: pq, tb, bjs, etc. Ou aprende a se comunicar com um mínimo de elegância e de respeito à "Última Flor do Lácio" ou volta para a caverna! A propósito, saiu na Info, há tempos, um artigo do Dagomir Marquezi fazendo apologia de "uma nova língua", o que seria, segundo ele, "uma forma livre de se expressar". Claro que emiti ao pessoal da redação do periódico a minha crítica (sentido puro) sobre o tema. A "Nova Língua" proposta por este cidadão, o "Portuglish", serviria para acabar um "defeito" da nossa língua, que é, segundo ele, "damasiadamente rica", daí impedindo, obviamente, ainda segundo ele, uma abordagem prática do mundo técnico. Já vi muitas "teorias" sobre o nosso atraso cultural, passando pela nossa etnia, flagrante tolice preconceituosa, mas, confesso, esta do sr. Dagomir "detonou o limite do bom senso". Tenho medo, sem açodamento, de que este vilipêndio à língua de Camões e Fernando Pessoa esconda uma inabilidade, uma imperícia, dos que a desprezam.
Comentário de Douglas Augusto
Escrever de forma exageradame: Escrever de forma exageradamente simplificada ou sem qualquer cuidado, demonstra, além de tudo, má vontade para com o interlocutor.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de hamacker
Acho que "analfabetismo digit: Acho que "analfabetismo digital" cairia melhor.
Se o "analfabetismo virtual" é "virtual" então não há o que combater. :)

Comentário de hamacker
Cite palavras que faça ela r: Cite palavras que faça ela recorrer ao dicionário.
Mais ou menos assim : "inexorávelmente meu polimorfismo mental me faz evoluir para uma criatura celestial para estar ainda mais perto de você."
Se voce errar tudo bem, afinal ficou tão bonito e poetico. :)

Comentário de hamacker
Eu no colegial escrevia razo: Eu no colegial escrevia razoávelmente bem, depois que começei a trabalhar com informática declinei muito.

A razão não é a falta de conhecimento da lingua, mas a mudança constante de pensamento enquanto escrevo. Eu inicio uma frase no meu pensamento e depois de umas 10 palavras mudo de raciocinio no meio da frase, conclusão final é um paragrafo que tem de ser reescrito novamente.

Acho que a era digital faz isso com qualquer um, os meus colegas de trabalho também são assim.
Comentário de hamacker
Ok, mas não temos se quer um: Ok, mas não temos se quer um dicionário on line.
As vezes sobre dúvidas com palavras consulto o dicionario online em portugal ou vou no altavista e escrevo em ingles a palavra e peço para traduzir e coletar a sintaxe correta.
Comentário de hamacker
pq, tb, bjs, etc : pq, tb, bjs, etc
Essas abreviaçoes tem seu lugar por exemplo em SMS e codigo morce (é assim que escreve?).
O imperdoável é "naum, kra,..." palavras que economizam uma letra ou duas. E também a onda do "tipo assim...", de dez pessoas jovens que entrevisto, nove só falam "tipo assim, né ...".
Essas novelas para adolecentes (especialmente aquela que passa na globo no final da tarde) deveriam ter um cuidado especial com a lingua, pois acabam contribuindo para popularizar um portugues pobre e as vezes bandido, e infelizmente os mais jovens acabam refletindo.
Comentário de hamacker
As vezes palavras dúbias pod: As vezes palavras dúbias podem sair sem querer, por exemplo :
"Google e Sun fecham parceria.", opa, "fecham parceria" ou "estão abrindo uma parceria" ?
"Fulano de tal corre risco de vida", opa, "risco de vida" ou "risco de morte" ?
"Anafalbetismo virtual", opa, já que é virtual e nao literal então não precisa ser combatido.

Não precisamos ser tão rigorosos, como foi dito acima é muito raro alguem que fale e escreva perfeitamente o portugues.
Comentário de Patola
Não é isso: O problema não é bem falta de vocabulário, hamacker, e sim o pixual ki iskrevi ki nein retardadu.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Patola
kra: Essas abreviaçoes tem seu lugar por exemplo em SMS e codigo morce (é assim que escreve?).
O imperdoável é "naum, kra,..." palavras que economizam uma letra ou duas.


Qual a diferença? "naum" é maior mas economiza o til, "kra" é uma letra menor. Pra mim não estão muito longe de um "vc" (economiza duas letras) ou "pq" (economiza quatro e ainda poupa ao mentecapto o trabalho de distingüir entre "por que", "por quê", "porquê" e "porque").

E eu sempre mando SMS escrevendo palavras inteiras (inclusive "você" e "porque"). Pelo jeito que você está falando até parece que faço algo errado.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Patola
Dicionário online?: Ok, mas não temos se quer um dicionário on line.

Isso é coisa que deve ser aprendida antes do dicionário. É coisa básica. Uma das "vantagens" dessa escrita de retardado é que como você escreve de qualquer jeito supostamente "de propósito", não precisa saber a grafia correta de nenhuma palavra. NENHUMA, não só aquelas difíceis que você procura no dicionário.

(OBS.: Não é um caso típico, mas me vieram à cabeça pessoas que no próprio br-linux escrevem coisas como "excessão" (é EXCEÇÃO! Não é excesso grande! Não tem nada a ver!) e "licensa" (ahhhh, malditos colonizados! "license" é inglês, "LICENÇA" é português!).)
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Patola
Dubiedade? Hã?: As vezes palavras dúbias podem sair sem querer, por exemplo :

O que sua resposta tem a ver com o que o Douglas falou? E o que tem a ver a dubiedade do uso cotidiano com a iskrita ki nêin retardadu?
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de hamacker
Bom para você que consegue t: Bom para você que consegue tempo para digitar uma palavra inteira, é um privilegiado.
O meu celular além das teclas apertadas, toda vez que encontra-se uma vogal na frente de uma consoante, haja paciencia, se quero a letra "b" tenho que passar por todas as opções de "aáãäà", e quando passa direto pro "c" e começa tudo de novo :(

Imagino o operador dum navio transmitindo initerrupdamente "Save Our Souls", ao invés do trivial "SOS".

Repito, as abreviações não-oficiais (que chique, né ?) devem ter seu lugar, podemos faze-lo num SMS, mas fica muito estranho num email ou numa redação. Eu uso nos meus emails []'s, outros usam Sds, e ainda devem haver outras formas, não acho errado. Mas como voce mesmo disse existem coisas que saem do limite, para alguns escrever errado é um passa tempo e não uma forma de agilizar conversas.
Comentário de hamacker
Eu estava respondendo ao Doug: Eu estava respondendo ao Douglas que nem sempre o erro é intencional porque o Douglas havia dito que escrever sem cuidado é má vontade para com o interlocutor e na minha opnião nem sempre.

Além disso, o assunto é *Analfabetismo*, oras!
Analfabetismo funcional é aquele que sabe escrever, mas não sabe organizar as idéias quando escreve.


Comentário de CWagner
A melhor maneira de escrever: A melhor maneira de escrever e falar bem, é ler bons livros, que sejam bem escritos.

A boa leitura é o melhor remédio para ignorância e analfabetismo, problema é levar bom material para as pessoas, ou pior, fazer com que elas tenham consciência de que precisam ler muito para escreverem melhor. Mais ou menos como acontece com o Linux x Window$.

Digamos que os analfabetos "virtuais" são os "usuários finais" da língua portuguesa, eles não se preocupam em pesquisar as "man pages" (dicionários), how-tos (gramáticas) e preferem copiar o que está sendo usado por todos, ou seja, uma pseudo-língua portuguesa voltada para a Internet.

Mas, vamos lá, assim como costumo fazer com o Linux, quero mais que eles continuem assim, pois sei que terei vantagem se acontecer de um dia tiver que competir com um desses por uma vaga em um emprego ou concurso, e houver necessidade de redigir uma redação.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Douglas Augusto
> o Douglas havia dito que es: > o Douglas havia dito que escrever sem cuidado é má vontade para com o interlocutor e na minha opnião nem sempre.

Ops, para ser exato, eu disse "sem *qualquer* cuidado", já temendo alguma interpretação mais acentuada sobre o meu rigor.

É claro que eventualmente erramos, seja por distração ou ignorância. Contudo, fico desestimulado quando pessoas escrevem (propositalmente) sem a menor preocupação com a forma, seja pelo excesso de simplificações ou constante desatenção com concordância, grafia, etc.

Ultimamente tenho redigido textos com erros mais freqüentes de digitação, mais isso é culpa do aspell-pt-br que está quebrado no repositório sid do Debian. :D

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de mumm-ra
T9 to rescue: hamacker,

Pra digitar mensagens, costumo usar um recurso chamado T9. Da uma olhada no seu celular; provavelmente ele suporta tambem...

Referência : http://www.forumpcs.com.br/coluna.php?b=108901
Comentário de hamacker
A melhor maneira de escrever: A melhor maneira de escrever e falar bem, é ler bons livros, que sejam bem escritos.

Tá explicado porque não consigo escrever bem, passava horas lendo o manual do sendmail! :)
Comentário de stpa
Tem a ABL: A Academia Brasileira de Letras oferece um vocabulário ortográfico consultável no seu portal: www.academia.org.br

Pode proporcionar a fratura do ramo (quebra o galho). Isto é, ao menos resolve as dúvidas quanto à grafia correta ou se determinada palavra existe ou não oficialmente.
Comentário de Bruno Gonçalves
...: Ainda não vi também uma campanha pra simplificar essa língua pouco produtiva chamada português.

Cadê as otimizações?

Pra que X com som de tantas outras letras?
S com som de Z?
G com som de J?

Pra que 4 por ques se praticamente ninguém sabe diferenciar um de outro?

Escrever de forma clara é importante, mas que essa nossa língua é muito cheia de frescuras que somente atrapalham isso não resta dúvidas.
Comentário de Morvan
É Morse: ..., amigo Hamacker; é o nome de [Samuel] Morse, que dera nome ao código idem, o qual foi considerado oficialmente em desuso há pouco tempo, pelo Governo americano.
Comentário de curl
e codigo morce (é assim que: e codigo morce (é assim que escreve?).

É código Morse, em homenagem a Samuel Morse que criou o código para transmitir mensagens através do telégrafo.
Comentário de Patola
"porquês": Pra que 4 por ques se praticamente ninguém sabe diferenciar um de outro?

Porque são usados para coisas diferentes. Um é pergunta, outro é explicação (como em inglês - "Why? Because..." - e francês - "Porquoi? Parce que..." - duas palavras diferentes). As duas outras variedades são substantivos.

O fato de muitas pessoas não saberem diferenciar um de outro é apenas porque as palavras tem grafias parecidas e o nosso povo tem pouca educação e pouco esmero com a língua. Um inglês ou francês sabem muito bem a diferença de significado entre seus "porquês".

Fora isso, acho que até concordo contigo que a língua portuguesa deva ser otimizada, mas como obteríamos consenso em quê? Eu, por exemplo, detesto ênclises, mas acho mesóclises o máximo!
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Bruno Gonçalves
...: Poderiamos ir por partes, letra com som de outra fica somente a original.

S teria som de S, o Ç seria extinto por plagio.

Parte do S também deveria morrer por plagiar o Z.

O G deixaria o som do J somente para o J.

Isso evitaria a maioria dos erros de português.

O próprio exemplo da licença, geralmente quando vou escrever essa palavra tenho que ficar pensando se uso S ou Ç.

Já no caso do Por que, já temos a interrogação, mas mesmo assim por que 4 variações com o mesmo som?

Poderia ser algo tipo, por que pra pergunnta e devido pra resposta :)

Por que o GNU/Linux estão crescendo tanto?
Devido serem Livres.

Eu tenho muita dificuldade com essas coisas similares, concerto, conserto, geito, jeito, mau, mal...
Comentário de Patola
Custos: Com tanta mudança, estaríamos praticamente inventando uma nova língua. Você não está pensando nos custos de migração e dificuldade de adaptação, coisas que também fazem parte do cotidiano de computação. =)
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de CWagner
Dinamismo da língua: O que pode ser um motivo de alento (ou preocupação por parte de muitos) é que alíngua não se mantém imutável durante os anos, se fosse assim falaríamos da mesma forma que os nossos colonizadores, ou como os nativos da terra "descoberta" (para não dizer invadida) pelos portugueses, outros ainda falariam como os escravos que foram seqüestrados de seus países na África ou ainda como seus parentes, que imigraram para cá, para tentar realizar o sonho de liberdade econômica em uma nova terra.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Bruno Gonçalves
Nova Lingua: Boa idéia, vamos criar um Fork do português, com regras mais evoluídas, assim que tivermos um número suficiente de usuários a gente tenta oficializar como novo idioma padrão para o nosso país :)
Comentário de Luc
Eis o porquê: 1. Um inglês ou francês sabe muito bem a diferença de significado entre seus "porquês" porque eles só têm dois, e um é bem diferente do outro.

2. Era só isso mesmo que eu queria dizer.
Comentário de stpa
Os porquês: Temos quatro, por quê:

1. "porque" é uma conjunção (subordinativa causal, ou subordinativa final, ou coordenativa explicativa);
2. "porquê" é um substantivo;
3. "por que" é a preposição "por" mais o pronome relativo ou interrogativo "que";
4. "por quê" é a preposição "por" mais o substantivo "quê".

Ou seja, são coisas diferentes que soam da mesma forma, porém usadas nas diferentes situações, apropiadas para cada caso.

Quanto ao uso correto, achei essa página que me esclareceu bastante:

http://www.gramaticaonline.com.br/gramaticaonline.asp?menu=1&cod=18

Nossa língua tem uma lógica própria, onde tudo tem uma razão de ser. Quando descobrimos o porquê de cada palavra ser grafada de determinada forma, fica difícil querer que o seja de outra forma. Não gosto muito da idéia de querer simplificar nossa língua. É algo como dar o braço a torcer, pedir água, render-se à nossa ignorância ao invés de buscar nosso aprimoramento. Também, lembrar que muitas das nossas dificuldades com nossa língua decorrem de um ensino deficiente que piora a cada geração, faz-me ficar cada vez mais convicto que o melhor remédio é melhorar o ensino e não reduzir ou simplificar o conhecimento. Isso se quisermos chegar à algum lugar.

P.S. Putz, quisermos é com s ou com z? Eta linguinha complicada, né?
Comentário de Necronomicron
Ma che ensino ?: O ensino no Brasil que já era capenga morreu definitivamente há cerca de dez anos quando inventaram o "progressão continuada"...agora basta botar a b...na cadeira algumas horas por dia que ao final de 8 anos recebemos um "diploma" de macaquinho formado...

PS: a falta de vírgulas foi proposital...
Comentário de Douglas Augusto
E que tal reaproveitarmos esf: E que tal reaproveitarmos esforços anteriores e adotarmos o Esperanto, mesmo como segunda língua?

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de stpa
Progressão geométrica: Também achava isso até me informar melhor a respeito. A tal progressão não é o problema principal. O método, se aplicado de forma correta e cuidadosa, com acompanhamento adequado, faz sentido. Porém, com professores mal pagos, mal formados, sem tempo e incentivo para estudar, sem dinhero para comprar livros, sem estrutura ou segurança para trabalhar, sem sei lá mais o que, o método transforma-se em "regressão desenfreada". Outros fatores também contribuem para que o método não funcione como deveria, mas a preguiça e a má mémoria impedem-me de citá-los aqui.

P.S.: no meu comentário anterior, coloquei uma crase onde não deveria. Escapou-me a maldita. Vergonhoso, não?
Comentário de hamacker
Acho que nenhum sistema tá r: Acho que nenhum sistema tá resolvendo, nas escolas particulares o sujeito aprende, aí chega na internet e coloca em pratica o webnês (sei naum), chega na academia e usa repnês(e aí mano brown),... e assim por diante.
Comentário de hamacker
Ja existem diversos forks. : Ja existem diversos forks.
O que já foi relatado acima não são forks ?
Comentário de Tamoin
Duas coisas: 1. Eu e uns colegas estavamos pensando no txt2tags (do aurelio.net) e pensamos, por que nao fazer um blog2txt?

um programa basico que transforma as coisas esquesitas (de blogs) em algo simples e de facil entendimento!


massa nao?


---------------------------------

2. Creio que o português sim, deve sofrer evolução! da mesma forma como disseram para extigüir o g com som de j e assim vai, eu proponho o declinio do uso de acentos em paroxitonas...fala a verdade, pra que tanto acento?
tem coisa que dá pra entender sem aquele maldito acento numa paroxitona!

já viram as regras para se acentuar uma? :O
um absurdo!


a lingua vai evoluindo, mas deve ter uma versão melhorada, né?

vc, kza e naum são o fim da picada!

agora acentos, letras diferentes com sons iguais, entre outros, ai sim eu concordo de haver!


Vocês ja pegaram um livro do monteiro lobato original? nao o sitio do picapau amarelo, e nem uma versao impressa a pouco tempo. eu digo aqueles beeem velhos...pois bem, dá pra perceber como a ligua mudou, como ela ficou! e o monteiro brigava (naquela epoca) pelo declinio dos acentos...


dado historico: sabe por que a maioria das paroxitonas sao acentuadas?
porque no latim elas todas eram proparoxitonas, e proparoxitonas sao todas acentuadas! :S

não é o cão? :P

OBS: nao sou prof de pt-BR ( :P, ê vicio dos infernos!)
apenas amo minha lingua! minha patria!


[]´s pra vocês




Mário Felipe
Usuario GNU/Linux N° 396531
JID: lalo_rinaldi@amessage.info
Comentário de CWagner
Imagina daqui há algum tempo: Imagina daqui há algum tempo, nos cursos de letras das universidades, cursos de inglês, espanhol, pt-BR...
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Luc
Paroxítonas: De onde você tirou essa história de latim?

Os acentos das paroxítonas são muito pertinentes. Eles distinguem, por exemplo, a pronúncia de "cáqui" e "caqui", de "revólver" e "revolver".

Vários conceitos básicos de fonética explicam que as terminações que fazem uma paroxítona ter acento têm uma espécie de "preferência" na determinação da sílaba tônica. Ou seja, sem acento na penúltima sílaba, essas terminações teriam a tendência natural de serem a sílaba tônica, e daí essas palavras seriam oxítonas.
Comentário de Tamoin
BLZ!: BLz, falei besteira! :D

mas tem palavras que poderia deixar de levar acento...nao lembro de nenhuma agora, mas blz! :P


maus ae, viu.... :O

Mário Felipe
Usuario GNU/Linux N° 396531
JID: lalo_rinaldi@amessage.info
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004