Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançado o SUSE Linux 10.0

Mais lidas de hoje:
“Conforme exposto na lista de anúncios do projeto openSUSE, a versão 10.0 final está disponível. Acesse o link e pegue o torrent já! Desde o dia primeiro de outubro, o SUSE Linux 10.0 estava sendo enviado para quem tinha feito a pré-compra no site da Novell. Ontem, dia 5, véspera do lançamento no ftp do 10.0 várias pessoas já começaram a instalar. Para o dia 6 estava previsto o lançamento do a versão final (GoldMaster, por isso o -GM nos nomes) do SUSE Linux 10.0, o que de fato aconteceu. A versão vendida em caixa teve uma redução de preço de 90 para 60 dólares, aproximadamente, porém o SUSE Linux Admin Guide deixou de ser impresso e enviado na caixa, embora a sua versão em pdf e html continuem disponíveis juntos com o release.



Muita coisa mudou nessa nova versão, com destaque para o modo como é feito o release. A imagem no ftp foi liberada logo em seguida do início da venda das caixinhas. Além disso, serão utilizados torrents para distribuir as ISOs. Recomendo o uso dos torrents para obter as imagens (e depois copiar para os amigos :), porque os ftps vão estar sobrecarregados, com certeza. Quem pretende fazer um ftpinstall (instalação pela rede), aguarde até os mirrors brasileiros sincronizarem (http://ftp.unicamp.br/pub/linux/suse e http://mirrors.uol.com.br/suse, disponíveis também em ftp). Dessa vez a Novell liberou o SUSE Linux 10.0 no ftp nos seguintes sabores: 5 CDs, 1 LiveDVD, 1 DVD i386 (mesma coisa que os 5 CDs), 1 DVD para x86-64 (não há versão em CDs 64 bits). Pacotes que não se encontram nas ISOs devem ser baixados dos mirrors oficiais. Além disso, a versão PPC retorna a ser mantida, e tivemos alguns betas para PPC, e provavelmente iremos ver um ramo PPC do 10.0, ao lado da i386 e x86-64 na árvore do 10.0.”
A nota foi enviada por Márcio H. Ferreira (marcioΘlac·usp·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Veja abaixo o complemento do texto, incluindo as principais novidades desta versão. O Márcio é o fundador do grupo suse-br e criador do canal de mesmo nome no irc.freenode.net.


Opensuse?

Ao contrário do que muitos pensam não existirá nenhum release chamado OpenSUSE. OpenSUSE é o projeto que gera a distribuição 'SUSE Linux OSS', que serve como código base para todos os produtos baseados em Linux da Novell (como o SUSE Linux em caixa, o SUSE Linux Enterprise Server, etc).

O projeto openSUSE desde o seu lançamento, vem liberando versões beta do SUSE Linux 10.0 OSS (versão opensource), e a comunidade tem participado com sugestões e correções de erro no desenvolvimento, coisa que não era possível nas versões anteriores. Paralelo ao lançamento da nova versão estável do SUSE, foi lançada também a nova versão de desenvolvimento SUSE Linux 10.1alpha1 codenome 'Auckland'. Se você vive no extremo, e gosta disso, faça já o download do Auckland e se cadastre no bugzilla.novell.com e ajude a depurar o próximo release.

A idéia é que conforme o projeto vá amudurecendo, a participação da comunidade cresça, e com isso teremos uma maior possibilidade de interação e participação (conforme está previsto no roadmap) da comunidade, inclusive estando previstos a criação de buildservers para a criação e teste de pacotes no projeto. Confira mais informações em http://opensuse.org, principalmente na parte de FAQ e Roadmap. Estão ocorrendo também mudanças na documentação, com a inclusão de dados da Novell, no opesuse.org, que deverá centralizar a documentação referente ao SUSE Linux, e também mudanças sobre o suporte da Novell ao produto.

Novidades

O release que se faz download agora é 100% opensource na versão OSS. Os pacotes não opensource ou com problemas de licença alguns serão disponibilizados através de atualizações (como o suporte a mp3 no caso do SUSE 9.3, drivers da NVIDIA, etc) e outros só estarão disponíveis para quem comprar a caixa (o que deve ser uma tarefa hercúlea e dispendiosa financeiramente aqui no Brasil), disponível em 'http://novell.com/suselinux10'. Novidades:

- Primeiro release com suporte completo e oficial ao idioma pt_BR ('ecrã' não mais)
- Escolha entre KDE 3.4.2 e Gnome 2.12 como desktop
- Uso intensivo do preload (tornando o boot mais rápido)
- kernel 2.6.13
- Primeiro release para powerPC (não está sendo comercializado em caixa)
- xen 3.0 (features limitadas)
- Incluídos suporte a repositórios YUM e apt4rpm (o YaST PackageManager continua sendo o gerenciador de pacotes e dependências oficial).
- Novo y2pmsh (Yast2 pacakage-manager shell interface), uma versão quase linha de comando (e que funciona também em linha de comando (ou um shell próprio) do Yast Software Manager, e que possui também o y2pmbuild, que facilita a criação de pacotes.
- Source de instalação java separado (por questões de licenças)

O packman (http://packman.links2linux.org), site muito famoso por fornecer pacotes adicionais para o SUSE (tais como o mplayer) já está se atualizando para a versão 10.0, e deve ter vários pacotes disponíveis junto com o lançamento da versão 10.0. Os mirrors do apt, o também famoso ftp://ftp.gwdg.de/pub/linux/suse/apt, também já está preparado, e está crescendo ultimamente. ótima pedida mesmo para quem não usa o apt4rpm ( e não recomenda, como eu) dar uma vasculhada por alguns pacotes, como do Enlightenment DR17 hehe. O mesmo vale para o site SUSE guru, sempre bom dar uma olhada: http://linux01.gwdg.de/~pbleser.

Deface em opensuse.org

Como algumas pessoas devem estar sabendo três sites da Novell sofreram um deface, sendo um deles o opensuse.org. Muitas pessoas praticando a digitação com o cérebro desconectado começaram a fantasiar histórias que variam entre FUD completo e teoria-da-conspiração, tais como falar que o 10.0 não deveria ser lançado porque a Novell teria que fazer uma inspeção da árvore de software do 10.0 para verificar se algum código malicioso foi embutido. Isso ultrapassa muito o limite do ridículo e só posso pensar que é fruto da má intenção da pessoa que escreveu. Esta máquina invadida não está relacionada com nenhum servidor de produção do SUSE, e fica nos Estados Unidos (enquanto que os buildservers ficam na Alemanha), e obviamente não ficam numa dmz de webservers. Apesar da demora, a Novell lançou um aviso oficial, declarando a falha no software Xoops CMS, que não estava atualizado, e permitiu o deface dos 3 sites que rodavam na mesma máquina (wiki.novell.com, forge.novell.com e opensuse.org). Segue o link do comunicado do SUSE Security Team: http://lists.suse.com/archive/suse-security-announce/2005-Oct/0001.html, enviado para as listas [suse-security-announce] e [opensuse-announce].


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de AC
Interessante: Interessante. Começarei a baixar assim que conseguir o arquivo .torrent.
Comentário de RRR
Alguém sabe a diferença ent: Alguém sabe a diferença entre a versão OSS e Eval, já que as duas tem o iso de instalação?
Comentário de oi
SuSE: Estou baixando a versao GM ja, do mirror do UOL.

http://mirrors.uol.com.br/pub/suse/i386/10.0/iso/SUSE-10.0-CD-i386-GM-CD1.iso
http://mirrors.uol.com.br/pub/suse/i386/10.0/iso/SUSE-10.0-CD-i386-GM-CD2.iso
Comentário de TON
Riqueza de detalhes: Márcio, parabéns!

Você caprichou na riqueza de detalhes da nota (notícia).

Esse uso intensivo do preload (tornando o boot mais rápido),
é importante.
Um dvd i386 (igual a cinco cds). Carambólis, vou baixar pelo
kget com a máxima calma. Sem pressa.




Comentário de Fábio Palácio
Imcompatibilidade: Era usuário do SUSE, entretanto, a partir da versão 9.3 mudei para o ubuntu por conta de uma incompatibilidade entre o SUSE Linux 9.3 e a controladora IDE do chipset SiS 748 usado em
minha placa-mãe. Esta nova versão continua com este problema?
Comentário de tijucas
Powerpc: Interessante mais uma versao powerpc. Vou ver se consigo testar.
Comentário de flaviothunder
Não dá pra atualizar só o kernel ?: Não seria possível atualizar só o kernel ao invés de jogar tudo pro alto ?
Como eu não conheço Suse (trabalho com Debian) não sei se isto é possível então fiquei na dúvida, mas a princípio acho que seria só instalar o kernel com o suporte ao seu dispositivo e manter o resto normal, talvez até rolaria o que eu fiz uma vez há um bom tempo - um transplante de kernel - copiei os arquivos do kernel de um kurumin (ou Knoppix não lembro) numa partição da máquina, dei boot com o kernel antigo da máquina, movi os diretórios copiados para seus devidos lugares, configurei o lilo, rodei o lilo, reboot e pronto kernel novo, fiquei um bom tempo rodando esse kernel (na época acho q era o 2.4.22) até o advento do kernel 2.6, mas até então ficou tudo OK.

Boa sorte
Sucesso
Comentário de ricarab
Excelente!: Estava louco para sair logo esse Suse! :D

Estou muito excitado em saber do novo y2pmsh, para mim, justamente o que faltava no Suse! Não dá para reclamar de jeito nenhum do gerenciador de pacotes Yast, porém, as vezes para nós, um utilitário tipo linha de comando como o apt ou o yum, é muito simples e prático de usar!

Outra coisa muito interessante e que me faz continuar no Suse, e o elogiar ainda mais, é a precupação com a velocidade e estabilidade da distro, já que o Suse 9.3 estava um pouco lento, em relação as demais distros...

Para mim, realmente não dá para reclamar de um nada dessa maravilhosa distribuição, porém, a única coisa que as vezes não vejo com bons olhos, é o instalador Yast, que em modo gráfico, fica demasiadamente pesado, e as vezes não funciona direito, o que me força a instalar o sistema pelo modo texto, que aliás está ótimo e bastante prático!

Parabéns ao time de desenvolvimento, e fica aqui meu elogio: PARABÉNS! Realmente, não dá para não se entusiasmar em falar do novo Suse ;)


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Fábio Palácio
Incompatibilidade: Na realidade eu não consigo sequer instalar o SUSE, já que este não enxerga o disco rígido, o que não ocorria com versões anteriores (9.x). Também não dizer se o problema está relacionado com a versão do Kernel.

Comentário de James de Oliveira
Melhorou a velocidade?: Alguem sabe dizer se esta versão ficou mais rápida que a 9.3? Acho o suse o melhor para desktop mas infelizmente estou pensando em trocar para outra distribuição pela demora pra carregar o sistema. O XP está deixando ele no chinelo :-(

Até mais
Comentário de FoundDeath
Bem...: As versões do SuSE que cheguei a testar foram a 9.0 e 9.2, ambas ficaram um carroça em meu PC. De lá para cá deixei o SuSE de lado.
Para que avaliem melhor eis o meu pc:
Duron 1600Mhz
768Mb DDR2
HD 120Gb Maxtor 7200rpm
Geforce 3 ti 200 64Mb(dá surra em muita geforce 4 mx)

Ultimamente voltei a usar o slackware.

Acho o SuSE uma boa distro, tem tudo de bom para um desktop. Mas peca na velocidade.

Abraços.
Comentário de leonardotsr
Esta mais rápido.: Estou usando o Suse 10 RC1. Está excelente em relação ao 9.3. Só não consegui fazer o amarok, mas mesmo dando um pouco de trabalho vou ficar com ele. Essa versão está 10 mesmo.

Leonardo
Comentário de Marcio Rocha
?: Duron com DDR2? Seria um milagre?


Comentário de asdf
olha alguns mirros já sincro: olha alguns mirros já sincronizados:

http://mirrors.kernel.org/suse/i386/10.0/iso/

http://anorien.csc.warwick.ac.uk/mirrors/suse/i386/10.0/iso/

ftp://ftp.rediris.es/pub/linux/distributions/suse/pub/suse/i386/10.0/iso/

ftp://anorien.csc.warwick.ac.uk/suse/i386/10.0/iso/

este ultimo já com o iso do x86_64.

Comentário de FoundDeath
DDR2: Perdão, erro feio esse.
DDR e nao DDR2.
Acabei digitando DDR2 por estar procurando uma placa mãe boa para comprar aqui no trampo.
De qualquer forma está aí a correção.
Esta é uma máquina que tenho lá em casa.
Aqui no trampo instalei o 9.2 em um Duron 1600 com 128Mb de ram e hd de 40Gb 7200rpm, e nessa máquina então é que ficou lerdo mesmo.
Comentário de Dm7
Rapidez: Estou com um Celeron 2.24, 512 RAM, ATI128. No Kurumin levava 1:32m para carregar, no novo Suse (10 RC1), levou 53s. Se não me engano o preload faz alguns programas (como o OpenOffice e Firefox) abrirem mais rápido).
Comentário de tko
Diferença entre a versão CD e DVD: O SUSE-10.0-EvalDVD-i386-GM.iso é igual a SUSE-10.0-CD-i386-GM-CDX.iso ?

O que significa esse Eval ?

TKO
Comentário de Julio Nascimento
Tem live cd do Suse?: Tem live cd do Suse?
Comentário de ruivo
53s? Tudo isso?: 53s pra dar boot? Tudo isso?

O meu suse 9.3 dá boot em 38s e eu acho que ainda tá muito lerdo. Gostaria que o meu demorasse algo em torno de 20s, mas ainda não cheguei lá, mas estou próximo. Ah sim, isso com interface gráfica, rede configurada com dhcp, e um monte de outro serviços "penduricalhos".
Comentário de Alexandre_Martins
Mais um...: ftp://sunsite.informatik.rwth-aachen.de/pub/Linux/suse/i386/10.0/iso/

Alexandre Martins
Visite www.nuca.org.br e conheça a psicologia científica!
Comentário de hamacker
Cara ficar excitado com um so: Cara ficar excitado com um software, tem coisa melhor não ? :)

Estou muito excitado em saber do novo y2pmsh
Comentário de alex-gurgel
38s !!!!!: Ai tem coisa... Qual seu hardware ? Esse tempo de boot é desde a escolha do SuSE, na tela do Grub, até que ponto ? Carga total do sistema ou até chegar na tela do KDM ?
O Mandriva 2006, que é um dos mais rápidos para dar boor (se não for o mais rápido) leva exatos 60s, da tela do Grub até o boot completo no KDE !
Comentário de giuliano2
O meu Fedora 4 com o early-ac: O meu Fedora 4 com o early-access ativado, do grub até o KDM, demora 30 segundos cravados!
Comentário de Guilherme Steilein
Problemas com o torrent: Estou com problemas em baixar o torrent do DVD, não é erro do download do arquivo, mas por exemplo quando clico no ftp do suse no arquivo .torrent, o firefox abre uma msg pra escolher a aplicação correta, mas ele não consegue fazer o download do "cabeçalho" do torrent, alguem sabe oq está acontecendo?
Comentário de Daniel G.
Duas coisas: Eu andei vendo no site do opensuse que existe um tal de Suse Super em desenvolvimento que tem como objetivo ter boa performance. Alguém já se aventurou com ele?
Será que o meu Pentium III 850 com 256 MB de ram rodaria esse Suse 10 decentemente?
Comentário de Carlim
Alguém sabe se esse Suse tem: Alguém sabe se esse Suse tem um servidor de diretórios tipo o eDirectory que tem no Novell Enterprize?
Estou querendo encontrar um substituto para o maldito Active Directory daquele outro sistema.
Comentário de porem
Torrent lento: Estava baixando pelo BitTorrent, mas a taxa de download estava bastante abaixo do normal. Agora resolvi baixar diretamente de um mirror.

Alguém teve o mesmo problema?
Comentário de Manoel Pinho
Dicas para o OpenSuse: Dicas para o OpenSuse 10 (como acrescentar mp3, java, etc):

http://www.thejemreport.com/mambo/content/view/178/42/
Comentário de Manoel Pinho
Mandriva 2006 também acabou de sair: Mandriva 2006 também acabou de sair (para os membros do Clube):

http://www.osnews.com/comment.php?news_id=12146
Comentário de Dm7
38s...!!!: Fala aí quais serviços vc está rodando, isso muito me interessa! De qualquer forma, utilizo o driver da ATI (fglrx sei lá o quê...), talvez isso altere o xorg.conf.
Comentário de CWagner
urpmi --auto-select, aí vou: urpmi --auto-select, aí vou eu!

Estou o usando o cooker. Fora alguns probleminhas estou gostando muito da distro. Tem muito pacote disponível e dificilmente deixo de encontrar um programa para resolver um problema.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Dm7
Eu, que não tinha paciência: Eu, que não tinha paciência (instalei o 10 RC1), já tinha corrido atrás disso tudo, e realmente está tudo funcionando (DVD, multimídia, impressora etc.). Agora chato é o outro sistema já vir com todo esse suporte da fábrica, enquanto isso a gente tem que procurar na unha esse suporte. Agora tirando esse obstáculo, está 10!
Comentário de ricarab
Tive exatamente o mesmo problema! :(: Pois é! Realmente gostaria de puxar a distro por Bittorrent, justamente para não conjestionar os mirrors, e ainda, ter uma boa velocidade, porém, tive o mesmo e estranho problema: uma velocidade de download baixícima! Algo perto dos 2Kb/s...

Estou baixando dos mirrors brazileiros mesmo, que aliás, estão muito rápidos! Veja o da UOL aqui:

http://mirrors.uol.com.br/pub/suse/i386/10.0/iso

Bom download a todos! :)


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Guilherme Steilein
Mas infelizmente apenas para: Mas infelizmente apenas para os membros, caminho inverso da NOVELL que está tornando o SUSE cada vez mais livre.

Quando o mandriva será liberado para as outras pessoas?

E será que eles ainda vão encher a distro com "DOWNLOAD EDITION" ou "FREE EDITION" por todos os cantos?
Comentário de Estevam
mesmo problema: Torrent está muito lento. Use o mirror do UOL que tá rápido!
Comentário de Manoel Pinho
Mandriva: "Quando o mandriva será liberado para as outras pessoas?"

Segundo a reportagem, no próximo mês.

Eu costumava comprar as caixinhas do Conectiva Linux para ajudar mesmo e se você pensar bem, R$ 52 ou o dobro (versão Silver) por ano para poder baixar imagens iso com antecedência e poder usar CDs adicionais com softwares proprietários, mas úteis para um desktop típico, não é tão caro assim, especialmente quando você irá usá-lo em mais de um computador. Eu ainda não me cadastrei no clube mas estou pensando em fazê-lo agora. O pessoal da Conectiva é bem legal e os caras merecem pois contribuíram muito para o linux em geral. Quem tem banda larga para baixar imagens ISO com certeza paga mais por ano a provedores laranja que não fazem nada a não ser fazer uma autenticação fraudulenta.

Dar um mês de vantagem é um modo de trazer algum valor. Eu também acharia extremamente prático se eles mandassem CDs prensados pelo correio, mesmo que a anualidade custase um pouco mais caro.

Acho que quem não quer pagar nada e não gosta de distribuições comerciais já está bem servido com as que existem. Eu não sou contra distribuições comerciais que mantenham preços e regras razoáveis, como acho que a Conectiva e a Mandrake/Mandriva sempre fizeram. Fico feliz pela Novell estar abrindo cada vez mais o Suse.
Comentário de StanStyle
SLICK: Quem quizer pode ajudar a testar o Slick também, em vez de o OpenSUSE ou SUSE LINUX 10.0 OSS como alguns preferem.
www.opensuse.org/SLICK
O Slick é uma versão bem reduzida do SUSE possuindo apenas um CD com um set mínimo de aplicações. Ele também vem com as melhorias do SUPER, como os patches Kolivas CK, pré-carregadores, algunas pacotes para i686 etc...

Comentário de Maskate
OSS é o sistema completo, 5: OSS é o sistema completo, 5 cds ou 1 DVD
Eval é a versao live-cd
Comentário de Renato Yamane
Qual é a URL desse grupo SUSE-BR?: Alguém poderia me informar a URL desse grupo de discussão mencionado no texto do Márcio?
"O Márcio é o fundador do grupo suse-br e criador do canal de mesmo nome no irc.freenode.net"
Um abraço,
Renato
Comentário de andreas
Continua gordo: Acreditam que o LIVE DVD da erro "out of memory" em um Pentium 4 3GHz 224Mb de RAM durante o boot?
Comentário de Alex Maia Sanchez
OSS X GM: Pelo que eu entendi a versão Eval (Inclui Java, RealPlayer, Flash, entre outros softwares comerciais) já a versão OSS GM (Open Source) é uma versão funcional porém somente inclui softwares livres.

"Note: This edition of SUSE Linux contains some proprietary components such as Adobe Acrobat Reader, RealNetworks RealPlayer, Sun Java Runtime Environment and Macromedia Flash Player. The "Eval" Edition does not time out in any way. If you prefer you can download and use the "Open Source Software" (OSS) edition of SUSE Linux 10.0 that includes only open source components."
Comentário de brain
Eval é o live cd/dvd: As versões Eval são para usar sem instalar, rodando diretamente a partir da mídia removível.
Comentário de Alex Maia Sanchez
LDAP X.500: Blz ! Dos primórdios da Novell para a versão 4.x foi implementado o famoso e eficiente NDS (Novell Directory Service), posteriormente eDirectory que na verdade é uma nova implementação. Tudo isso, se eu não estou muito enganado, são implementações baseadas no protocolo X.500 (LDAP) tanto que no site openldap.org você verá que a novell é uma das grandes contribuidoras.
Visite também o support.novell.com (cool solutions) provavelmente você encontrará algo lá !!!
Abraços !!!
Comentário de BrAgA_TuX
Pouca Ram: Andreas, seu problema é bastante claro, com uma máquina dessas e tão pouca memoria RAM? Bote no mínimo uns 512 MB ou vc está disperdiçando um grande potencial...
Comentário de andreas
Não entendi. Quer dizer que: Não entendi. Quer dizer que se a CPU fosse, por exemplo, um P3, então tudo bem? Neste caso o Live funcionaria?

Esqueça a CPU por um momento e veja apenas a memória: o Live não *boota* com 223Mb de RAM (outro linux que tenho reconhece 223Mb, não sei onde o 1Mb restante foi parar). O oom-killer do kernel é ativado.

Em todo caso, abri um ticket no bugzilla deles já.
https://bugzilla.novell.com/show_bug.cgi?id=120995
Comentário de Felipe Raposo
Acho que não: Acho que o Alex está correto e não você. O LiveCD é para rodar o sistema direto no CD e não o eval.

Felipe Raposo
Comentário de Davi Sousa
Suse em Português: Olá! Estou começando a estudar Linux, e procuro uma versão do Suse em português (de preferência servidor), existe essa versão? Onde poso baixá-la?
Desde já agradeço.
Comentário de Renato Yamane
Sim, basta fazer o download d: Sim, basta fazer o download dos 5 CDs normalmente e no momento da instalação basta mencionar o idioma.
Um abraço,
Renato
Comentário de renatogdelf
Carroça?: Bom, o que é que você roda na sua máquina?

Utilizava o SuSe 8.2, depoisa passei para o 9.2, que utilizo ainda (estou louco para passar para o 10.0, e farei isto brevemente). NO ENTANTO, minha máquina é MUITO mais lenta que a sua:

Pentium III 1 GHz;
394 MB, Dim 133;
Hd 80 GB 7200 rpm
Geforce 2 mx 400 32 mb

NÃO TENHO PROBLEMAS DE LENTIDÃO. NÃO ACHO UMA CARROÇA. FAÇO TUDO AQUI NUMA BOA, TUDO FUNCIONA.

Realmente acho que você deve ter tido outro problema.
Comentário de renatogdelf
Qual é a URL desse grupo SUSE-BR?: http://www.susebr.org/
Comentário de Fábio Palácio
Incompatibilidade: O SUSE Linux 10 não funciona com esta controladora. Não sei por que, mas não funciona.
Comentário de baiao
SUSE 10: Precisa baixar todos os cinco CD's?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004