Conforme exposto na lista de anúncios do projeto openSUSE, a versão 10.0 final está disponível. Acesse o link e pegue o torrent já! Desde o dia primeiro de outubro, o SUSE Linux 10.0 estava sendo enviado para quem tinha feito a pré-compra no site da Novell. Ontem, dia 5, véspera do lançamento no ftp do 10.0 várias pessoas já começaram a instalar. Para o dia 6 estava previsto o lançamento do a versão final (GoldMaster, por isso o -GM nos nomes) do SUSE Linux 10.0, o que de fato aconteceu. A versão vendida em caixa teve uma redução de preço de 90 para 60 dólares, aproximadamente, porém o SUSE Linux Admin Guide deixou de ser impresso e enviado na caixa, embora a sua versão em pdf e html continuem disponíveis juntos com o release.
Muita coisa mudou nessa nova versão, com destaque para o modo como é feito o release. A imagem no ftp foi liberada logo em seguida do início da venda das caixinhas. Além disso, serão utilizados torrents para distribuir as ISOs. Recomendo o uso dos torrents para obter as imagens (e depois copiar para os amigos :), porque os ftps vão estar sobrecarregados, com certeza. Quem pretende fazer um ftpinstall (instalação pela rede), aguarde até os mirrors brasileiros sincronizarem (http://ftp.unicamp.br/pub/linux/suse e http://mirrors.uol.com.br/suse, disponíveis também em ftp). Dessa vez a Novell liberou o SUSE Linux 10.0 no ftp nos seguintes sabores: 5 CDs, 1 LiveDVD, 1 DVD i386 (mesma coisa que os 5 CDs), 1 DVD para x86-64 (não há versão em CDs 64 bits). Pacotes que não se encontram nas ISOs devem ser baixados dos mirrors oficiais. Além disso, a versão PPC retorna a ser mantida, e tivemos alguns betas para PPC, e provavelmente iremos ver um ramo PPC do 10.0, ao lado da i386 e x86-64 na árvore do 10.0.” A nota foi enviada por Márcio H. Ferreira (marcioΘlac·usp·br), que acrescentou este
link da fonte para maiores detalhes.
Veja abaixo o complemento do texto, incluindo as principais novidades desta versão. O Márcio é o fundador do grupo suse-br e criador do canal de mesmo nome no irc.freenode.net.
“
Opensuse?
Ao contrário do que muitos pensam não existirá nenhum release chamado OpenSUSE. OpenSUSE é o projeto que gera a distribuição 'SUSE Linux OSS', que serve como código base para todos os produtos baseados em Linux da Novell (como o SUSE Linux em caixa, o SUSE Linux Enterprise Server, etc).
O projeto openSUSE desde o seu lançamento, vem liberando versões beta do SUSE Linux 10.0 OSS (versão opensource), e a comunidade tem participado com sugestões e correções de erro no desenvolvimento, coisa que não era possível nas versões anteriores. Paralelo ao lançamento da nova versão estável do SUSE, foi lançada também a nova versão de desenvolvimento SUSE Linux 10.1alpha1 codenome 'Auckland'. Se você vive no extremo, e gosta disso, faça já o download do Auckland e se cadastre no bugzilla.novell.com e ajude a depurar o próximo release.
A idéia é que conforme o projeto vá amudurecendo, a participação da comunidade cresça, e com isso teremos uma maior possibilidade de interação e participação (conforme está previsto no roadmap) da comunidade, inclusive estando previstos a criação de buildservers para a criação e teste de pacotes no projeto. Confira mais informações em http://opensuse.org, principalmente na parte de FAQ e Roadmap. Estão ocorrendo também mudanças na documentação, com a inclusão de dados da Novell, no opesuse.org, que deverá centralizar a documentação referente ao SUSE Linux, e também mudanças sobre o suporte da Novell ao produto.
Novidades
O release que se faz download agora é 100% opensource na versão OSS. Os pacotes não opensource ou com problemas de licença alguns serão disponibilizados através de atualizações (como o suporte a mp3 no caso do SUSE 9.3, drivers da NVIDIA, etc) e outros só estarão disponíveis para quem comprar a caixa (o que deve ser uma tarefa hercúlea e dispendiosa financeiramente aqui no Brasil), disponível em 'http://novell.com/suselinux10'. Novidades:
- Primeiro release com suporte completo e oficial ao idioma pt_BR ('ecrã' não mais)
- Escolha entre KDE 3.4.2 e Gnome 2.12 como desktop
- Uso intensivo do preload (tornando o boot mais rápido)
- kernel 2.6.13
- Primeiro release para powerPC (não está sendo comercializado em caixa)
- xen 3.0 (features limitadas)
- Incluídos suporte a repositórios YUM e apt4rpm (o YaST PackageManager continua sendo o gerenciador de pacotes e dependências oficial).
- Novo y2pmsh (Yast2 pacakage-manager shell interface), uma versão quase linha de comando (e que funciona também em linha de comando (ou um shell próprio) do Yast Software Manager, e que possui também o y2pmbuild, que facilita a criação de pacotes.
- Source de instalação java separado (por questões de licenças)
O packman (http://packman.links2linux.org), site muito famoso por fornecer pacotes adicionais para o SUSE (tais como o mplayer) já está se atualizando para a versão 10.0, e deve ter vários pacotes disponíveis junto com o lançamento da versão 10.0. Os mirrors do apt, o também famoso ftp://ftp.gwdg.de/pub/linux/suse/apt, também já está preparado, e está crescendo ultimamente. ótima pedida mesmo para quem não usa o apt4rpm ( e não recomenda, como eu) dar uma vasculhada por alguns pacotes, como do Enlightenment DR17 hehe. O mesmo vale para o site SUSE guru, sempre bom dar uma olhada: http://linux01.gwdg.de/~pbleser.
Deface em opensuse.org
Como algumas pessoas devem estar sabendo três sites da Novell sofreram um deface, sendo um deles o opensuse.org. Muitas pessoas praticando a digitação com o cérebro desconectado começaram a fantasiar histórias que variam entre FUD completo e teoria-da-conspiração, tais como falar que o 10.0 não deveria ser lançado porque a Novell teria que fazer uma inspeção da árvore de software do 10.0 para verificar se algum código malicioso foi embutido. Isso ultrapassa muito o limite do ridículo e só posso pensar que é fruto da má intenção da pessoa que escreveu. Esta máquina invadida não está relacionada com nenhum servidor de produção do SUSE, e fica nos Estados Unidos (enquanto que os buildservers ficam na Alemanha), e obviamente não ficam numa dmz de webservers. Apesar da demora, a Novell lançou um aviso oficial, declarando a falha no software Xoops CMS, que não estava atualizado, e permitiu o deface dos 3 sites que rodavam na mesma máquina (wiki.novell.com, forge.novell.com e opensuse.org). Segue o link do comunicado do SUSE Security Team: http://lists.suse.com/archive/suse-security-announce/2005-Oct/0001.html, enviado para as listas [suse-security-announce] e [opensuse-announce].”