Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

NoticiasLinux: Google e Sun fecham parceria

“O Google e a Sun Microsystems revelaram um esforço colaborativo para promover softwares open-source da Sun, um movimento que irá tornar mais fácil para usuários a obtenção do 'Sun Java Runtime Environment', da Google Toolbar e da suite de produtividade OpenOffice.org, disseram as companhias nesta terça-feira. Os termos do acordo não foram revelados.” Veja o texto completo em NoticiasLinux.com.br: Google e Sun fecham parceria.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Rato do Banhado
# : #
#
#
A Sun ainda vai ser comprada pelo Goooogle ... aguardem !!
#
#
#
Comentário de Dm7
Tão perto, tão longe...: E o Google Earth para o Linux, cadê???
Comentário de Patola
Não tem, mas...: ...enquanto isso se vire com esses:
Earth3D
WorldWind

--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Jeronimo Zucco
SO: Vi boatos em vários lugares de que o google estaria desenvolvendo um sistema operacional... Alguém confirma ?
Comentário de Fabio Becamp
Também já ouvi isso, mas na: Também já ouvi isso, mas nada confirmado. Só de uma coisa eu sei...


O GOOGLE VAI DOMINAR O MUNDOOO!!!
Comentário de Paulo Junqueira da Costa
OS ou Office?: Eu estava na expectativa de um OS do Google, e ainda baseado em Linux, mas com essa junção com a Sun, acredito que logo estaremos vendo o Google utilizando o OpenDocument em um Office com tecnologia AJAX, via browser.

Imaginei integrar as ferramentas do google como gmail e com isso poder editar seus documentos em qquer browser? E se pensarmos no OpenDocument, a edição mais pesada fica pras aplicações em desktop mesmo, mas o básico estaria disponível via Web.

Tô doido pra ver isso funcionando.
Comentário de Bill Gates
Oh no!: Malditos!
Comentário de Patola
OS, Office ou Navegador?: Os boatos que eu li foram sobre ele fazer um navegador...

Google por Google Browser pra ver.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de TON
É por aí sim.: Realmente, os rumores e alguma coisa que li,
é por aí mesmo no link que o Patola postou
Google Browser

Mas se o google, lançar um sistema operacional Linux. Se acontecer, já pensou no tamanho da empresa por trás disso? Ave Caesar!
E o dinheiro para marketing e propaganda não será problema.

O Bill Gates já começou a xingar no post abaixo. Eheheheh!



Comentário de Animal-X®
Espero que...: Se o mundo for dominado pelo Google, não vou reclamar, vai ser melhor do que ser dominado pelo lixo da M$...
Ao menos o pessoal da Google faz software decentes.
----------------------------------------------------------------------
[]'s
Animal-X®
ICQ: 31967968 | Jabber: sergiovl@jabber.org | gtalk: sergiovl@gmail.com
Linux User: 305281 | FreeBSD 5.X & Slackware + Dropline

Comentário de pilgerowski
OpenSolaris: Dentro do acordo de troca de tecnologias entre as duas empresas está incluido também o OpenSolaris. Quem sabe se não é daí que sai o GoogleOS?

Charles Roberto Pilger http://www.charles.pilger.com.br #134499
Se você acha a educaçao cara, tente a ignorância. - Derek Bok
Comentário de Patola
Esforço e compensação: Se o mundo for dominado pelo Google, não vou reclamar, vai ser melhor do que ser dominado pelo lixo da M$...
Ao menos o pessoal da Google faz software decentes.


Então acho que você não entende como as coisas funcionam e por quê monopólio é ruim. Se o Google obtiver monopólio dos softwares como a Microsoft tem hoje, o código dele vai ficar tão ruim quanto o dela. O monopólio faz com que seu software seja a única opção, então você não precisa gastar recursos fazendo ele ficar excelente porque ninguém vai usar outra coisa mesmo! Aliás, se você é uma empresa, pior ainda, você não pode se esforçar para ter um software excelente, pois seria desperdiçar recursos. Aqueles quinhentos milhõezinhos que você ia usar pra depurar e melhorar o desempenho do seu software pode muito bem ser empregado na compra daquela empresa que teve uma idéia nova ou na "comunicação" com aqueles senadores que podem muito bem aprovar aquele projeto de lei que te beneficiaria. Afinal, com ou sem aqueles 500 milhões no desenvolvimento do software, você vai ter os seus 100% de participação naquele mercado.

Para mim, a maior e mais cabal prova de que o GNU/Linux representa uma séria ameaça para o Windows é o grande aumento de qualidade que ele tem tido desde 1998, ano dos documentos Halloween.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Xtian Xultz
Os boatos referentes ao googl: Os boatos referentes ao google só se confirmam no dia que eles anunciam. Sobre o google talk, eles negaram que estavam fazendo até o dia anterior ao seu lançamento... então, referente ao google, qualquer boato é só um boato.
Comentário de felipe albrecht
Inferno: Creio que o GoogleOs será baseado no Inferno, este, utiliza o Plan9, que é dos mesmos criadores do Unix e C.

Procure no google: "googleos inferno"
Comentário de Jeronimo Zucco
GooOS, the Google Operating System: http://www.kottke.org/04/04/google-operating-system
Comentário de Paulo Junqueira
Browser: É... Patola, tb ouvi o boato. Não acho q um novo browser faria tanta diferença quanto um Office. Eu tava empolgado com o OS da Google, mas pensemos nas possibilidades de um Office Web de qualidade, com base em OpenDocument. A parte pesada, seria feita pelos Office Desktops mesmo, mas o fato de ter os seuis documentos, em formato aberto, integrador com o gmail e editáveis em qualquer lugar, mesmo que de forma básica, vai revolucionar. O o google já provou ser bom em app AJAX. Não vejo a hora... mesmo assim, um Linux OS seria ótimo! E um browser tb! hehehe
Comentário de Patola
OFFICE WEB? BOA!: Nossa, agora você falou algo que não sei se foi sua intenção, mas... me fez pensar.

Um OFFICE WEB. Sim, um "Word", "Excel" e "Powerpoint" acessíveis pela web. Imagine isso. Não é tão difícil, além de AJAX pode usar algo como o FCKEditor, permitindo compor textos completos e formatados, com figuras e sei lá mais o quê, diretamente da Web.

Isso sim, seria uma mudança de paradigma do cacete e faria os carros-chefes da Microsoft, o Windows e o Office, ficarem completamente irrelevantes. Com orkut, gmail, google maps/google earth, google talk e sei lá mais o quê completamente na internet, NINGUÉM precisaria de Windows pra tarefas cotidianas. Talvez pra joguinhos ou tarefas altamente especializadas, mas o que mais prende o usuário seria dispensável...
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de hamacker
Solução como esta já exist: Solução como esta já existe e chama-se JavaOne (da Sun), mas tá muito devegar sua adoção (se é que anda para frente) quem sabe a Google não dá um empurrãozinho como a Sun queria.
Comentário de Rato do Banhado
exceto o ORKUT - é claro !: exceto o ORKUT - é claro !
Comentário de Paulo Junqueira da Costa
Office Web: Patola,

Quando mencionei sobre a possibilidade de um office do google, estava desde o início me referindo a uma versão Web, afinal, o OO já cumpre bem o seu papel, e ainda com o google se aliando à Sun, me parece que não vão querer reinventar a roda e fazer um novo Office desk ou um fork do OO.

O Google é especialista em "serviços" web, e eles estão cada vez mais investindo nisso. Além da questão de poder ter o trio office básico via web, imagine na criação de um documento, de acordo com um parágrafo digitado, o google já te trazer conteúdo relacionado automaticamente, mapas e dados geográficos, imagens, páginas, etc. Vc seleciona o texto encontrado pelo Google, ele já insere o parágrafo, com referência pro texto, fotos do google images... ave... os caras vão se superar se fizerem isso. E já têm base pra tanto.

E a grande sacada pra nós que somos a favor da inovação, o maior benefício seria a promoção do OpenDocument, que novamente traria competição aos offices desktop.

Abraço.
Comentário de Cobarde Anonimo
Google: Como diria meu avô: "- A papa tá só engrossando."
Quem arrisca ai a próxima jogada do Google?
Alguém de lá de dentro deve ser expert em Sun Tzu - A Arte da Guerra, porque até agora o que dá pra perceber são preparativos pra uma verdadeira guerra.
Comentário de Patola
Uma peça do quebra-cabeça: Eu até posso concordar mais ou menos com isso, mas existe uma peça que ainda não consegui encaixar no quebra-cabeça: os vários projetos patrocinados por eles no Summer of Code. Seria muita estupidez fazer uma estratégia dessas e não utilizar o código pelo qual eles pagaram. Não pode ser só uma manobra de diversão contra a Microsoft, o timing é perfeito, deve estar no "grande esquema" deles, mas não encontrei nos códigos nenhum padrão que casasse com o office web/GoogleOS. Até tem bastante coisa pra produtividade de escritório, mas nada estrategicamente indispensável.

Você entende o que estou dizendo? Sim, eu também acho que eles estão planejando algo grande, também acho que eles estão lendo Sun Tzu... mas não consigo ver o que vai sair daí.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de TaQ
Próxima (e atual) jogada do Google: Saiam de baixo:

http://beam.to/taq/blog.php?id=150

Salve-se quem puder. A coisa está ficando feia.
Comentário de marcosalex
O MS Office já permite abrir: O MS Office já permite abrir o programa via Web sem ter ele instalado, mas fica muito lento. A próxima versão dele vão trocar o COM+ pelo SOAP e acreditam que com Web Services vai ficar mais leve.
Vamos ver o que o Google vai fazer...
Comentário de Paulo Junqueira
Google: Sobre o summer of code, acho q a iniciativa é algo pra promover esse tipo de desenvolvimento, que no final, vai reverter em benefício pro Google, mesmo que não diretamente no office web.

Sun Tzu... hehe... devem saber de cor.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004