Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Terra: Ubuntu é um Linux fácil, grátis e completo

clip“O Ubuntu é uma distribuição do Linux feita para ser muito amigável ao usuário. A intenção do criador, Michael Shuttleworth, um programador sul-africano que ficou milionário depois de vender sua empresa de segurança para a Verisign, foi criar um sistema que pudesse vir completo, que fosse gratuito e de fácil instalação. O sistema, que foi desenvolvido sobre uma distribuição do Debian, promete versões novas a cada seis meses. Com pacotes de drivers recentes e sempre em dia, mostrados na barra de tarefas, tem-se softwares atualizados e a garantia de compatibilidade com o mais novo hardware. E ao contrário do Windows, o Ubuntu tem se mostrado compatível com quase todo tipo de hardware, sem a necessidade de instalação de drivers complicados. Usuários de Windows não precisam se preocupar quanto à disponibilidade de software para o sistema: os CDs de instalação vêm com editores de imagem, texto e todo tipo de ferramenta para a Internet, sempre tão - ou mais - fáceis de usar quanto o Windows.” Veja o texto completo em Ubuntu é um Linux fácil, grátis e completo - Terra - Hardware & Software.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Leonardo Marquues
Mesmo com um ou outro falando: Mesmo com um ou outro falando mal do ubnutu o fato é que sua aprovação cresce a cada dia,nunca vi uma distribuição se destacar tanto em relação as demais, quem ainda não experimentou entra na site e baixa o breezy que eu garanto que vai largar os tão bons gentoo/suse/mandrake/fedora/debian
Comentário de Ironia
Que mudança!!: Os Grandes problemas do linux não eram o suporte ao hardware, a disponibilidade de software e a facilidade de uso? Como as coisas mudam: agora esses pontos são mostrados como vantagens do linux, e não somos nós que estamos dizendo isso, é a midia. Ë impossivel não ser otimista vendo as mudanças que ocorreram nos ultimos 5 anos e imaginando o que vira nos proximos 5 anos :)
Comentário de Patola
DEB: O que eu fico impressionado é como realmente a utilização de pacotes deb está subindo. Seja Debian, Debian-BR-CDD aqui no Brasil, Kurumin, dizinha, Ubuntu, Linspire ou outras distribuições derivadas ou "semi-derivadas" de Debian, o rpm realmente está "perdendo a moral". Talvez até o LSB tenha, em pouco tempo, que reconsiderar sua decisão de "padronizar" o GNU/Linux em cima do RPM... Isso seria ótimo e espero que aconteça.

Seria melhor acontecer sem perder o atrelamento com a política de pacotes do debian, mas acho que isso não é muito provável. O próprio Ubuntu já usa sua própria dinâmica de empacotamento, perdendo a preciosa compatibilidade debian.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Leonardo Marques
Minha placa wi-fi funcinou no: Minha placa wi-fi funcinou no ubuntu mais fácil que no windows, na verdade foi fácil nos dois casos só que no ubuntu não precisei instalar driver nenhum.
Comentário de K
Alguém sabe se esses conceit: Alguém sabe se esses conceitos (facilidade de instalação de drivers, etc) se aplica ao Kubuntu tb?
Não gosto do gnome e se isso tudo tiver com KDE embutido, pra mim seria perfeito...

Alguém saberia?
Comentário de Andre Moraes
K, : K,

O Kubuntu é a mesma distribuição só que com o desktop padrão configurado, a partir da instalação, para o KDE.


André Moraes
andrelmoraes at gmail dot com
Salvador - Bahia - Brasil
http://www.linuxdailylog.com/
Comentário de RCLages
Concordo... mas nem tudo são flores :-/: Também mudei pro Ubuntu e estou feliz com seu desenvolvimento, mas tem algo que me incomoda, mesmo pensando não ser responsabilidade desta distro resolver: são os periféricos que o mercado oferece.

Por exemplo, até agora não houve maneira de fazer minha webcam funcionar :-( E já é a segunda, de marca difente. As 2 tiveram seus drivers genéricos baixados e compilados e foram reconhecidas pelo Linux 2.6 mas nada de gerarem imagem nos softwares adequados (xawtv, camstream, gnomemeeting). E não existe nenhuma interface no Ubunto para gerenciar webcams, mas isso também não encontrei em outras distros mesmo o Kurumin.

Minha esperança é que o Breezy tenha um melhor suporte nesse quesito.

Comentário de Maximiliano
ubuntu nao é gnome...: o ubuntu apenas escolhe o "gnome" como sua interface grafica padrao... mas ele nao se restringe ao mesmo... Ubuntu é o SO inteiro. Nao importa se voce usa KDE, fluxbox, ou linha de comando ... resumindo: esse "poder" do ubuntu em nada tem a ver com o gnome.

Kubuntu so muda o gnome, pelo KDE ... mais nada

Comentário de Job
Webcam, bem, depende pra que: Webcam, bem, depende pra que voce quer WebCam.
MSN? Yahoo?, bem existe algum suporte, mas fraco.
Pra MSN, estamos esperado o Micro$oft lançar sua versão de Messanger para Linux, via deb,apt-get, uhhuuu, sonha ...

A questão de driver para WebCam ate se resolve, mas falta api. e programas que façam uso das mesmas. O Linux esta longe disso ainda.

Comentário de Tércio Martins
Sobre as API para webcam, a c: Sobre as API para webcam, a culpa não é do Linux (Kernel), nem dos programadores que contribuem para ele: se o periférico não é suportado no Linux, a culpa é do fabricante!

Fico triste quando alguns dizem: a minha placa de vídeo não funciona direito, o meu modem não é reconhecido pelo kernel, etc. e maldizem o Linux para os quatro cantos. É fácil qualquer fabricante de periféricos portar seus drivers pro Linux (o código-fonte do kernel está aberto; logo, que dificuldade teriam em adaptar o periférico a ele?), enquanto que, pro sistema concorrente, você é obrigado a confiar cegamente na empresa-mãe.

Se os fabricantes pensassem um pouco mais, fariam como a Oracle: aproveitou que o código-fonte do Linux é aberto e desenvolveu uma versão extremamente rápida do BD deles, sugando o máximo de recursos que o Linux (Kernel) pode oferecer.
Comentário de Patola
Falta programa?: Ok, você tem que pegar separado e está no CVS ainda, mas comigo funciona perfeitamente no Debian: aMSN com webcam.
deb do amsn 0.95cvs
API usada pelo aMSN (farsight), que é a do MSN engenheirada inversamente.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Patola
Culpa: Sobre as API para webcam, a culpa não é do Linux (Kernel), nem dos programadores que contribuem para ele: se o periférico não é suportado no Linux, a culpa é do fabricante!

Citando o Eu/Ananias, o usuário não quer saber de quem é a culpa: quer que funcione. Conclusão do Ananias: o GNU/Linux (ele chamaria de Linux), mesmo que não seja sua culpa, ainda não está completo o suficiente pra ser usado suavemente pelo usuário final. Conclusão minha: o usuário final é um boboca indiferente e ignorante em computação que devia prestar mais atenção nas coisas! ;P
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de anonimoww
eu não estou conseguindo ace: eu não estou conseguindo acessar o link: http://pt-br.ubuntuguide.org/
alguêm sabe se tiraram do ar? alguem têm algum link alternativo ?


[]'s
Comentário de Bruno Gonçalves
Pensar antes de comprar: Algo comum é o usuário comprar um acessório pro PC e depois reclamar, o que acha de inverter isso?

Primeiro se avalia o produto, depois compra :)

Para web cam você pode ver essa lista http://mxhaard.free.fr/spca5xx.html

Outra idéia é procurar foruns de Linux e ver o que se diz sobre o que procura, o fórum do Kurumin é o mais completo que conheço.
Comentário de nozey
Que destaque!: É incrível o destaque que o Ubuntu vem ganhando nos últimos meses. Parabéns a ele, ao Linux e ao Software Livre.

[]'s
Hugo Doria(nozey)
Comentário de bode
Sei não: Testei esta semana o Ubuntu. De tanta curiosidade baixei o Kubuntu também... Decepção! Não configurou minha rede, não configurou a placa Geforce q tenho.
Não entendo o tamanho do alarde em torno destra distribuição, sendo que o Mandriva tem um melhor reconhecimento de hardware. Pra se ter idéia meu Fujitsu MO drive já é reconhecido e ganha um ícone no desktop no Mandriva, no ubuntu nem reconheceu.
Sei lá. Me lembro que nos tempos do Mandrake 9.0 as pessoas reclamavam que o Mandrake era muito mastigado, fácil demais... Se antigamente era asim, imaginem como está agora! O Ubuntu pode ser legal mas pra mim está anos luz atras do Mandriva.
Comentário de Anônimo Covarde
http://www.ubuntubrasil.org/g: http://www.ubuntubrasil.org/guia

Comentário de alsimoes
Ubuntu vs Kubuntu: O Mark Shuttleworth definiu que o Gnome seria o desktop do Ubuntu porque normalmente (não sendo uma regra, vide Xandros) é o desktop mais usado nos "Debians", ele definiu isso porque apesar do desenvolvimento ser em comunidade, a palavra final sempre é do Mark Shuttleworth (mais ou menos no estilo Slackware onde o lider do projeto é o Patrick Volkerding).

Como os usuários dos desktops são apaixonados, um sentimento similar ao da preferencia por uma distro, um grupo de usuário do KDE resolveu criar o Kubuntu para ter um Ubuntu com KDE, já que os pacotes padrão não deixavam o desktop tão funcional como no Gnome (por questões de "sintonia fina", apesar de preferir o Gnome dizer qual o melhor não é o foco do meu comentário).

O Kubuntu não é suportado pela Canonical, que é a empresa que o Mark Shuttleworth criou para ter uma estrutura profissional por trás da distribuição, sendo assim o volume de desenvolvedores é muito menor no Kubuntu do que no Ubuntu oficial, por isso o Kubuntu acaba apresentando mais bugs.

André

"Ao dizermos SIM (2) para o desarmamento, estamos lutando contra a violência com inteligência, uma atitude moderna, exemplo para o mundo. Vamos lutar contra o poderio das empresas que produzem armas de fogo."
-- Marcelo Yuka
Comentário de gleidson
Não entendi realmente o que: Não entendi realmente o que tu quis dizer com perdendo a compatibilidade Debian.

Seria o quê? Os pacotes do Ubuntu não rodarem corretamente no Debian? Mas não é o pessoal do Debian que adora abrir a boca pra berrar "não é Debian"? E agora só faltavam eles reclamarem de que não roda corretamente no Debian, se não é um Debian =/

obs.: sem ofensas aos debianistas, também adoro o Debian, mas me aborreço as vezes com as longas e longas discussões ideológicas que se cria.

-----
A preguiça é inimiga do conhecimento
JId: gleidson@jabber.org
Comentário de bebeto_maya
Ubuntu precisa ser melhor!: __As pessoas estão fazendo esse alarde todo em cima do Ubuntu porque ele ¨se instala¨ sozinho e tem um visual caprichado, sem espasmos multicoloridos...Mas se esquecem que o instalador é fraco, pois não oferece boas ferramentas de particionamento, como o Druid do Mandrake, e contém erros gráficos em menus shell script...Que ele também não monta as partições FAT/NTFS do sistema, que o XORG dele falha em algumas detecções, que os repositórios Debian não estão configurados por padrão, que não há nenhum suporte a Winmodem e que a senha de root não é definida por padrão...E que o Live-cd leva os 7 minutos para carregar o sistema e afirma que vai instalá-lo, assustando o usuário, quando na verdade apenas irá carregar um ambiente de avaliação.

__Acho que SUSE, Mandriva, Debian, Slackware são dsitros melhores...E mais robustas...Quando as pessoas usam Ubuntu e percebem os problemas relatados, ficam desestimuladas a tentar Linux outra vez...O sucesso do Ubuntu é merecido, mas tem coisa melhor, a idéia de apelar a identidade do sistema, é ótima, coisa que a Microsoft perdeu a muito tempo...A idéia de tornar a coisa atraente a ¨seres humanos¨e quebrar as barreiras da ganância também...A área de trabalho é consistente, os programas são os certos, e a distro lembra o MACOS 9, talvez isso seja um dos segredos do seu sucesso...Mas o Ubuntu precisa melhorar, senão ¨queimarᨠo Linux.
Comentário de bardo
Debian Framework: O que se quis dizer é que, enquanto o Debian está convergindo para se tornar mais que uma distribuição, um "framework de distribuição", o Ubuntu segue um caminho diferente, reempacotando tudo por eles mesmos.

Quando se diz, hoje em dia, que uma distribuição é baseada no Debian, supõe-se (neste caso erroneamente) que use repositórios do Debian, ou compatíveis. Veja o Knoppix, por exemplo.

Não tenho nada contra terem pacotes próprios. O Ubuntu está ótimo, mas prefiro o Debian (tem a ver com uso de configuração e pacotes específicos ;-).

"Mi estas la Bardo" - http://bardo.cyaneus.net
Comentário de Luís
Duvido muito que o UBUNTU que: Duvido muito que o UBUNTU queimará o Linux.

Porque ao invés de esperar que o sistema faça tudo sozinho, o usuário não pergunta: como faço "isso" funcionar no Linux?

Além de aprender os recursos do sistema, ainda aprenderia como lidar com um sistema operacional de verdade. Sinceramente, esses usuários acostumados com o Windows, que com certeza tem pelo menos um antivírus, um antispyware e um firewall instalado na máquina só pela inSegurança do sistema, deviam se preocupar em procurar algo melhor pra usar, algo que lhes dê segurança de verdade e robustês, e não se apegar a certos detalhes. O Ubunto precisa melhorar sim, mas está no caminho certo. Está muito mais estável (estou usando o Breezy Badger desde que saiu a versão Preview), o Gnome 2.12 está mais rápido e simples de usar, e o sistema possui uma infinidade de programas dos mais diversos tipos, disponíveis facilmente para o usuário, que precisa de apenas dois cliques para instalá-los.
Quanto às outras distribuições, todas tem seu mérito. Já passei por SuSE, Mandrake, Conectiva, e continuo usando Debian e Slackware em meus servidores sem problema algum. As pessoas precisam conhecer melhor as distribuições antes de dar qualquer opinião.
Comentário de Leonardo Marques
"Ferramentas de particionamen: "Ferramentas de particionamento, como o Druid do Mandrake" não senti falta de absolutamente nenhum recursos no particionado do ubuntu, além de ser bem fácil de usar.

"contém erros gráficos em menus shell script" que erros são esses? nunca vi

"Que ele também não monta as partições FAT/NTFS do sistema" o meu monta numa boa

"o XORG dele falha em algumas detecções" instalei em 3 máquinas e tenho amigos que instalaram e nenhum teve esse problema.

"que os repositórios Debian não estão configurados por padrão" os reposítorios que vem no breezy tem tudo que preciso e com sobra...


instala o breezy aí cara e vê se tudo está como você relatou...achei seu relato esquisito...
Comentário de Patola
Nem tanto ao mar...: Porque ao invés de esperar que o sistema faça tudo sozinho, o usuário não pergunta: como faço "isso" funcionar no Linux?

Por que ele deveria? Veja, eu não sou um defensor da facilidade a qualquer preço, mas incompatibilidade de periféricos com o sistema é um problema criado pela computação e que pela computação deve ser resolvido, com detecções automáticas. Saber como fazer um periférico funcionar pode até ser instrutivo pra quem quer ver algo que passa pelas entranhas do sistema e entender um pouco de sistemas operacionais, mas é trabalho inútil, perdido, que poderia ser perfeitamente automatizado, pelo menos em princípio.

Eu também detesto a "burrificação" do sistema, a simplificação excessiva para que o computador se comporte cada vez mais como um eletrodoméstico e por conseqüência uma "caixa-preta" inviolável e não-modificável (olha o perigo do DRM aí, genteeee!!!), mas isso nos problemas legítimos, de configuração, personalização, programação, etc. Da maneira como vejo, detecção e funcionamento de hardware (não "configuração" no sentido de ajustes para definir o que quer) é algo que deveria ser de responsabilidade total do sistema operacional e kernel hackers, e se manter distante do público que não se interessa por isso.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Manoel Pinho
Webcams: As webcams usb são o hardware atualmente mais difícil de funcionar no linux. Eu custei a achar uma câmera nova que tivesse suporte e tive que comprar pela internet (no Brasil mesmo) pois não é encontrada em qualquer loja.

A melhor forma de fazermos com que os fabricantes olhem o suporte ao linux com mais atenção é boicotando a compra de hardware que não funciona.

Eu tenho quase todo tipo de hardware para PC funcionando no linux redondinho porque começei a fazer a lição de casa (me informando antes de comprar hardware) anos atrás, quando decidi usar exclusivamente linux nos meus desktops.
Comentário de Ricardo NJ
Finalmente!: Depois de anos descobriram que os rpms era um desastre pra instalar programas. Eu fiquei longe do Linux até no dia que descobri o Debian (através do Kurumin).

O Debian merece todo o apoio possível. Onde já se viu ficar caçando pedaços de programas pra instalar um simples video player (rpm... e o velho problema das dependências).

Comentário de Patola
Não é não: Depois de anos descobriram que os rpms era um desastre pra instalar programas.

O formato RPM é maravilhoso e se é pior que o DEB, é por coisas pequenas, como os suggests. Mas a Conectiva, por exemplo, fazia pacotes RPMS maravilhosos que tinham a mesma consistência dos .deb do Debian.

O que diferencia é que o rpm é só um formato, sem uma política estrita definida, como no caso do .deb. E justamente no caso do .deb, o que os debianistas têm raiva é que o Ubuntu tem saído dessa política.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Leonardo Marques
não vejo relação nenhum en: não vejo relação nenhum entre sucesso do ubuntu e o empacotatemto ser .deb se fosse por isso o debian comandava
Comentário de gleidson
Uso um amd64 e meu sistema fo: Uso um amd64 e meu sistema foi todo reconhecido automaticamente, desde a instalação (Hoary). Acho que cada caso é um caso, pois se não for assim, vou dizer que o Debian é uma "porcaria" pq já vi ter problemas com vídeo, teclado e mouse em *uma* instalação.

Então não é bom ir analizando a distro por causa de uma instalação que não funcionou legal, de uma placa de vídeo que deu problema com ela, de um teclado que não funcionava direito, de uma outra em que o mouse ubs não foi detectado automaticamente, etc.

-----
A preguiça é inimiga do conhecimento
JId: gleidson@jabber.org
Comentário de fsfs
Bem, qual eh essa webcam enta: Bem, qual eh essa webcam entao??
Não achei nenhuma até hj....

Comentário de Leonardo Marques
concordo gleison, o fato é q: concordo gleison, o fato é que nunca um sistema operacional detectou e configurou tão bemk hardware comigo. Concordo que hoje a maioria das distribuições está muito boa mesmo, mas com as minhas experiencias o ubuntu ainda tá melhor e melhorando mais rapidamente que a concorrencia, ainda tem muitos problemas claro... scanner, webcam, mas no geral tah dando um banho inclusive no windows
Comentário de Patola
Eu não estou falando do Ubuntu...: Eu não estava falando que o Ubuntu não fazia isso. De fato, desconheço como é a detecção e configuração de dispositivos dele. Estava contestando é a idéia genérica de que o usuário que deveria fazer, ele mesmo, a configuração do hardware, e não o sistema.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de fsfs
Meu Deus! : Meu Deus!
Quando as pessoas vão perceber que um usuário acostumado com Windows, com tudo q se instala praticamente sozinho, um usuário que só quer entrar na internet, digitar seus textos, tudo simples, não quer saber de instalar programa, não quer saber como um SO funciona?


Comentário de Júlio Monteiro
Respostas: bebeto, muito embora eu geralmente concorde com você em seus comentários, tenho algumas objeções à fazer:
* Ao instalar o Breezy aqui no meu computador - até 2 dias atrás eu utilizava o Hoary, então resolvi formatar tudo (mesmo sabendo que não era necessário) e instalar tudo do zero - todas as partições FAT, NTFS e EXT3 de meu HD foram automaticamente encontradas, montadas e configuradas. A ausencia de senha do root é uma vantagem tremenda, pois propicia mais segunrança do meu ponto de vista. O instalador é fácil, rápido, intuitivo e sem 'perfumarias desnecessárias'. É direto e no ponto.
* Quanto ao LiveCD, concordo com você: ainda falta tempo para ele ser um "Kurumin da vida" :P
* Eu já utilizei muito o SuSE, Debian e Fedora, e cheguei a conclusão que, no meu ponto de vista, o Ubuntu leva vantagem sobre estas distros. Não vou falar do Mandriva/Mandrake nem do Slack pois faz tempo que testei suas versões.

Era isso :)
Comentários, críticas e afins são bem vindos.

"Vote pela vida. Vote SIM(2)!"
Comentário de Júlio Monteiro
bebeto, acho que você baixou: bebeto, acho que você baixou/utilizou alguma versão meio antiga do Ubuntu, quem sabe a warty ou mesmo o Hoary... usa o recém-lançado The Breezy Badger (5.10) que você vai mandar sua antiga distro para a lixeira :)
Comentário de Júlio Monteiro
Ricardo, você não poderia t: Ricardo, você não poderia ter escolhido palavras melhores! Exatamente é por isso que dou total apoio e suporte ao Debian (e ao Ubuntu). Os pacotes DEB vieram para salvar o mundo Linux, juntamente com os poderes do APT-MOO!

Off-topic: $ apt-get moo

Comentário de Marcelo Ulianov
Nunca cara, nunca...se vc nã: Nunca cara, nunca...se vc não está interessado em nada disso, a galera te acha um idiota descerebrado, mesmo que vc seja Nobel de Medicina, Literatura, Física...
Comentário de Phantom X
Mesma coisa: Pacotes deb e rpm são somente duas formas diferentes de se chegar ao mesmo fim. Inclusive tem apt para rpm também, graças à Conectiva, que funciona muito bem.
Voltando ao fato de o Ubuntu não seguir as regras de tratar pacotes igual ao Debian, se eu quiser criar uma distribuição que usa pacotes .deb, eu serei obrigado a seguir essas regras? Lembrem-se da liberdade...
Comentário de Matheus Villela
entra na site e baixa o breez: entra na site e baixa o breezy que eu garanto que vai largar os tão bons gentoo

Já testei a versão anterior do Ubuntu e achei uma distro muito legal, distro nº1 em minha recomendações à quem quer instalar o Linux pra conhecer.

No entanto sou usuário do Gentoo e não me vi tentado a mudar pro Ubuntu, acho meu sistema muito funcional.

Mas... quem sabe um dia! Até queria dar uma olhada no Ubuntu novo mas nem drive de CD funcional eu possuo, sabe me dizer se eu poderia instalá-lo a partir do meu Gentoo como faço com meu Gentoo?(meio confuso mas acho que dá pra entender)

--

De resto é sempre bom ver esse tipo de "review" "sincero" na "mídia não tão especializada"!
Comentário de ricarab
Deb x Rpm: Porque a discução se no final a finalidade deles é a mesma: entregar um programa ao sistema operacional devidamente instalado, configurado e com a máxima ORGANIZAÇÃO!

Aos que reclamam dos problemas de instalação do Linux , em contraste com o Windows: também acho que as coisas devem melhorar um pouco, mas as pessoas devem olhar na verdade que nem tudo deve se feito da forma mais fácil possível, porém, da forma mais SIMPLES e EFICIENTE! É fato que as instalações no Linux devem sim se tornar um pouco mais fáceis, mas não devem jamais cair na simplicidade por estupidez!

Aliás, deixo aqui meu desabafo: nada deveria ser feito por estupidez! Muitas coisas no Linux, devem sim ser melhoradas e se tornarem mais fáceis, como é o exemplo do funcionamento do hardware, que o própio Patola citou, porém, outras devem continuar como são! O usuários Windows, as vezes devem rever seus conceitos, se acostumar com certas coisas, e olhar para os outros sistemas, porque o Windows é uma singularidade de todos os tipos! O Windows é que se comporta de modo completamente diferente dos outros sistemas operacionais, e isso é fato! Os outros sistemas seguem padrões, não há uma diferença brutal de um FreeBSD, para um Linux ou um OpenBSD, porque todos possuem empacotamentos, firewall, um kernel, um XFree... ;)

O caminho para a solução desses problemas, e ainda, o fato do Linux ser considerado um sistema mais seguro e eficiente, está justamente nos empacotamentos, que te mostram onde tudo será instalado, e como será instalado. Não digam aqui: "mas eu não quero saber dessa coisa de instalação, só quero que funcione!", porque eu responderei alegremente: "Escolha uma das várias ferramentas, numa das várias distribuições, e instale seu programa predileto, e desculpe se tiver que tratar algumas dependências, mas elas farão seu sistema mais conciso e seguro ;)".

Como eu disse, de fato, as coisas precisam melhorar um pouco, um exemplo é a desinstalação de programas, que se torna um pouco desorganizada, já que mesmo que vc tire o programa, as dependências dele ficarão para tráz, e muitas vezes elas nem serão usadas por outros programas, apenas pelo programa desinstalado, ou seja: lixo! Paciência...


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Rodrigo Denes
Que piada falar q o windows r: Que piada falar q o windows reconhece todo o hardware!
To trabalhando em uma assistencia tecnica e todo santo dia tenho que correr atraz de driver de uma ou outra placa que nao detecta automaticamente, principalmete os ditos win modens!
Quando se monta um micro totalmente novo o drama continua, tem instalar
um driver e reiniciar, instala outro e reinicia, e vamos pra outro driver e reiniciando novamente..., ta ficanco chato isso!

Usuario comum e digo 90% nao sabem instalar um sistema operacional e nem mesmo um driver de som quando da problema mesmo ele estando com o cd de driver da placa mae, ele sempre vai pagar os R$40 para que um tecnico instale.

Nao uso o linux, ja instalei ele algumas vezez, e acho ele atualmente bem menos problematico em questao de drivers pois detecta a mioria das coisas!

Abraço a todos!



Comentário de Krusty
Quase de acordo: Onde o Linux quer chegar?

Se quer ficar restrito a geeks e nerds realmente não pode detectar tudo 100% - senão não há emoção em usá-lo. Usuário "burro" que use Mac ou Windows!

Se quer atingir o "grande público" tem que buscar a facilidade sempre, tem que detectar e configurar tudo sozinho - porém sem abrir mão da estabilidade e segurança!

Sou adepto da segunda opção. Gostaria de ver o GNU/Linux espalhado por todos os cantos...

Hoje em dia a mãe do Fulano usa, ou a avó do Ciclano, ou ainda a irmãzinha do Beltrano. Mas Fulano, Ciclano e Beltrano provavelmente são analistas e prestam suporte técnico personalizado. Não é o ideal.

Analogia:

Adoro informática e odeio mecânica.
Mesmo assim tenho um carro - e o que eu quero é colocar gasolina, trocar óleo a cada 5mil Km e andar. Se der problema, levo ao mecânico.
Se os problemas forem constantes, compro outro carro - de outra montadora.

Abraços,
Krusty


______________________________________________________________
O DESARMAMENTO DA POPULAÇÃO É HISTORICAMENTE UM DOS PILARES DO TOTALITARISMO. HITLER, STALIN, MUSSOLINI, FIDEL CASTRO E
MAO TSÉ-TUNG ESTÃO ENTRE OS QUE PROIBIRAM O POVO DE POSSUIR ARMA
Comentário de ricarab
Exato!: O Linux de fato reconhece muitos drives! Ainda: não podemos querer que um usuário que não instala nem o Windows, queira instalar o Linux, não dá! Pessoalmente, acho até que o Ubuntu é mais fácil de instalar do que o Windows... ;)


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Krusty
"O Windows é que se comporta: "O Windows é que se comporta de modo completamente diferente dos outros sistemas operacionais, e isso é fato!"


Não será por esse comportamento que ele domina mais de 95% dos desktops?



______________________________________________________________
O DESARMAMENTO DA POPULAÇÃO É HISTORICAMENTE UM DOS PILARES DO TOTALITARISMO. HITLER, STALIN, MUSSOLINI, FIDEL CASTRO E MAO TSÉ-TUNG ESTÃO ENTRE OS QUE PROIBIRAM O POVO DE POSSUIR ARMA
Comentário de hamacker
A detecção do hardware não: A detecção do hardware não é nada excepcional, o reconhecimento é feito por programas que já existem há bastante tempo no linux. O ponto principal é que o time do debian não se preocupa com isso, deixando de lado a configuração de video e multimidia que poderia ser completamente automatizada, os reconhecimentos dos hd's e tipos de partição idem, no desktop : hal, hotplug, etc... reconhecem praticamente tudo que se plugam nele. A questão é que no debian voce tem que ir a caça para deixar o debian limpinho para um desktop enquanto no umbuntu ele já vem de fabrica pronto. Um triste exemplo é alguns discos sata que no debian o reconhecimento é melhor num kernel 2.4 (que é padrao) que no 2.6, o kernel 2.6.11 já estava disponivel na época do lançamento mas devido a burocracia da entidade foi ignorado tais elementos.
Não estou criticando o debian porque uso ele em meus servidores, mas é crú demais para montar um desktop. A tentativa do debian-br-cdd é válida e já tem alguns avanços mas até que saia a versao 1.0 definitiva sairá com os pacotes do debian que já estão bastante desatualizados, vide openoffice, kernel, etc... ninguem tem coragem de "backportar" xorg, gimp, kernel, e tantos outros pacotes como o ubuntu fez.
Agora o gnome 2.12 realmente tá uma bala de rápido, impressionante o que foi que fizeram com os aplicativos gtk que nao eram tao instantaneos quanto os widgets do QT e agora estão muito rápidos e estáveis.
Comentário de hamacker
.deb vs .rpm: .rpm não é ruim e em certos aspectos até que é fácil criar um pacote, a falta de politica sobre a criação dum pacote .rpm é que permite que .rpm da mandrake seja gigantão com otrocentos aplicativos incluidos ou a-la-conectiva com .rpms divididos em pacotes menores. O desastre do .rpm como as dependencias tambem ocorreria com o debian se houvesse dezenas de distros a-la-debian empacotando seus próprios pacotes. Na realidade já existe : o ubuntu, se voce tentar instalar o gimp do ubuntu no debian ele vai reclamar de dependencias que na realidade já estão instalados mas nao tem o sufixo ubuntu ou tá lá com outro nome.
Se os pacotes do ubuntu respeitasse as dependencias do debian seria maravilha : um debian atualizado a cada 6 meses.
Comentário de Patola
Windows e 90%: Não será por esse comportamento que ele domina mais de 95% dos desktops?

Não.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de CWagner
O problema é que ninguém pe: O problema é que ninguém pensa duas vezes em pagar para um mecânico revisar o seu carro e deixá-lo rodando perfeito, já no caso do micro é mais difícil o dono se "coçar" e desembolsar R$30,00 ou R$50,00 para uma manutenção, que dirá reinstalar e reconfigurar um Sistema Operacional.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Manoel Pinho
webcam que funciona no linux: A minha webcam é uma Creative NX Pro e comprei aqui

http://www.imagemrio.com.br/descricao.asp?CodProd=828330

Ela não é das mais baratas porque tem resolução VGA (as baratinhas mostram a imagem com a metade do tamanho).

Ela não é detectada automaticamente pelas distribuições que testei mas tem um driver fácil de compilar e instalar.
Comentário de bebeto_maya
__Acho que uma pessoa dessa,: __Acho que uma pessoa dessa, deve saber do básico, pelo menos..Principalmente se for Nobel em física...Vocês são tão idiotizados que não param pra pensar:

"Por que a DreamWorks não usa Windows, se tudo instala "automaticamente", porque simplesmente eles querem PCs que não instalem tudo automaticamente, incuindo aí Spywares e Vírus...Quando querem instalar algo chamam técnicos que configuram um base sólida!
Comentário de Marcelo Castanheira
Linux (Kubuntu) e WebCam Creative NX Pro: Oi Manoel.

Instalei recentemente o Ubuntu na minha máquina, aonde possuo uma Creative Nx Pro. Não encontrei driver's para esta WebCam. Poderia me indicar ou me passar estes drivers?

Agradecido,
Marcelo Castanheira
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004