Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Abertura do código de sistema de Folha de Pagamento nacional

“A quem interessar Estou disponibilizando o codigo fonte de um sistema de folha de pagamento, e preciso de ajuda para melhora-lo. O sistema feito em CLIPPER baseia-se na filosofia LIVRE, já esta bastante funcional, e ja quebra o galho de muita gente, mas ainda precisa de muitas melhorias. O projeto pode ser baixado aqui. Obrigado a todos.” A nota foi enviada por Emilio Lemos (emiliolemosΘhotmail·com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Tsuji_Giri
Parabéns: Iniciativas como esta deveriam ser seguidas.
Muito bom ver que não só de discussões vive o br-linux.
Comentário de nemesis
clipper...: ... já que estamos com a mão na massa mesmo, que tal convertermos logo para uma linguagem mais moderna e realmente aberta. Sugiro python ou ruby.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Walfredo
tá facil de passar pra Linux: A melhor forma de portar esse projeto e o mais rapido pro Linux seria usar XHARBOUR do www.xharbour.org que pode ser compilado tanto pra Linux,Windows,MACOSX etc... e funciona muito bem. Em 1 dia poderia ser portado traquilamente.

E tambem pode ser implementado atraves de classes o suporte a bancos de dados Mysql e Postgree com algumas alterações.

aqui fica minha Dica.
Comentário de Rafael Riedel
Portar: Muito interessante! Poderiamos portar pra PHP, vai ficar muito bom, pq ter uma interface web iria ajudar muito!
Comentário de Patola
Nem: Considerando recursos ilimitados, gente infinitamente inteligente e com conhecimento, mais vale fazer em assembly. =)

Numa situação de vida real, com tudo limitado e tempo pra ter algo funcionando, a solução mais sensata fica sendo algo bem próximo como xharbour mesmo, por mais que eu ache clipper tosco.

Talvez python, ruby, haskell, ocaml, scheme, smalltalk, brainf*ck etc. estejam aí no meio em algum lugar. Mas é preciso ter bom senso para saber quando usar uma ou outra coisa. Clipper tem sua sintaxe e modelo próprios e portar os algoritmos para ruby ou python seria muito trabalhoso. Provavelmente os algoritmos também não tem muita coisa de especial - acho que nesse caso o esforço de construir do zero uma aplicação equivalente em python ou ruby seria menor até do que o esforço de portá-la. Claro, não conheço a aplicação (nem li o código-fonte), mas posso imaginar um pouco como ela é no sentido que importa.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Emilio Lemos
É uma ótima ideia. : É uma ótima ideia.

Pena que eu nao domine nenhuma delas, mas fique a vontade. De repente, seu projeto fica ate mais interessante, e eu passe a ser colaborador.

Como o projeto foi desenvolvido em Clipper, os desenvolvedores que conhecem essa linguagem (ou harbour) poderao contribuir mais rapidamente.

Vamos desenvolver codigo no estilo "bazar", e mostrar que é possivel sim, criar sistemas administrativos livres.

Sera que alguem se habilita?

Comentário de nemesis
argh!: "Numa situação de vida real, com tudo limitado e tempo pra ter algo funcionando, a solução mais sensata fica sendo algo bem próximo como xharbour mesmo, por mais que eu ache clipper tosco."

Mas isso não é uma situação de vida real! O cara está publicando o código como um projeto open-source. Não há pressa! Ninguém está desesperadamente dependendo de tal código no momento...

"Provavelmente os algoritmos também não tem muita coisa de especial - acho que nesse caso o esforço de construir do zero uma aplicação equivalente em python ou ruby seria menor até do que o esforço de portá-la."

isso é verdade. é deprimente ver esses zumbis ( clipper, VB etc ) continuamente nos assombrando quando se há a oportunidade de se fazer melhor...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
KCT!: "Poderiamos portar pra PHP,"

tamos tirando o cara do fogo pra cair na frigideira?? :)))

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Patola
Ok, beleza: Então vamos portar pra brainf*ck. Ou INTERCAL. Você não tem algo contra essas, tem?
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Emilio Lemos
Vou tomar a liberdade de pedi: Vou tomar a liberdade de pedir a algum de voces que realize a conversao para o Xharbour e mande pra mim a fim de que seja testada e disponibilizada na pagina.

Alguns detalhes que devem ser considerados no sistema:




  1. O sistema foi concebido inicialmente para atender prefeituras e camaras municipais. Uma realidade um pouco diferente das emrpesas comerciais.
  2. Existe um plano de cargos e salarios.
  3. Deve existir tambem um plano de niveis, onde cada nivel superior seja um percentual sobre o valor base. Quem quiser maiores detalhes entra em contato comigo. Por exemplo : Para o pessoal administrativo, a cada 5 anos ocorre uma mudanca de nivel e um aumento de 5% sobre o salario base. Entao se o funcionario tem 10 anos de casa, tera seu salario base igual a salario-base-inicial + 10%. Para o pessoal da educacao, a mudanca ocorre a cada 2 anos. Eu tenho um prototipo de tabelas que pode ser implementado.
  4. A folha provavelmente sera gravada em meio magnetico.
  5. Este sistema deve ser multi-empresa.
  6. O sistema deve permitir o calculo somente de uma unidade administrativa, ou de todas. Exemplo : Calcular somente o pagamento da secretaria de saude.
  7. O sistema deve permitir o calculo de outro mes. Exemplo : Estamos no mes de setembro, mas sera necessario calcular o mes de outubro somente do pessoal da educacao.



Esse projeto tava encalhado. Entao eu resolvi reescreve-lo em Delphi. Mas depois deu preguica. Entao eu li as ideias do Richard Stalman, parei e pensei que seria uma boa ideia coloca-lo aqui, e de repente a gente dava uma melhorada no codigo.
Todo mundo sai ganhando, uma vez que nao precisamos reinventar a roda, criando novos sistemas com novas linguagens.


Mas isso so pode dar certo se os amigos colaborarem. Eu conto com isso. :)


Felicidades.

Comentário de Wagner
Vi um outro projeto sobre fol: Vi um outro projeto sobre folha de pagamento que ficou parado, que também era chamado de FolhaLivre

http://folha-livre.codigolivre.org.br/index.html

Eu gostaria de colaborar. Entendo de folha de pagamento. Conheço PHP e um pouco de Python mas não entendo nada de clipper.
Comentário de renmacpin
Renato: Aproveitando o embalo, nunca ouvi falar deste tal xHarbour. Fui dar uma espiada agora e percebi que ele é bem interessante. É uma pena que não achei muito artigo atualizado em português sobre ele. O clipper pode ser antigo, mas com este harbour me parece que deu uma renovada.
Comentário de nemesis
panela velha...: "O clipper pode ser antigo, mas com este harbour me parece que deu uma renovada."

claro, claro! é como quando a gente dá uma cuspida naquele sapado velho e começa a polir: ele até passa a brilhar! tirando o forro todo ferrado e a sola desgastada, até que ainda dá pro gasto, né?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Animal-X®
Eita !!!: Clipão? Tô na área !!! hehehehe....
Esse velho guerreiro nunca more. 8 anos de experiência no danado e ainda aparece coisas feitos para o bom e velho DOS, agora shell.
----------------------------------------------------------------------
[]'s
Animal-X®
ICQ: 31967968 | Jabber: sergiovl@jabber.org | gtalk: sergiovl@gmail.com
Linux User: 305281 | FreeBSD 5.X & Slackware + Dropline

Comentário de nemesis
huhu...: a verdadeira brainf*ck se chama java... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de atf
Uma sugestão:: Estou, atualmente, desenvolvendo um sistema de gestão integrada, sob a forma de protótipo, baseado num sistema, também desenvolvido por mim, em MS/DOS, programado em "C" com base de dados em "Ctree-plus". Esse sistema funcionou em um hospital e numa pequena associação, no controle de empréstimos, mensalidades sociais e de seguro em grupo.

Como a folha de pagamento é parte da gestão, podíamos juntar seu conhecimento, a possível documentação sobre o assunto, e a vontade dos colaboradores para, assim, projetarmos uma ferramenta mais completa e funcional.

O sistema de gestão global, em forma de protótipo, está sendo orientado, nesta versão, para o controle do projeto "Xavante" que, devido a falta de um servidor, está um pouco "parado".

O protótipo é programado em PHP com base de dados em PostgreSQL e interface em "browser". A escolha do PHP deveu-se a similaridade de sintaxe com "C", que será a linguagem da versão definitiva. Essa opção deve-se à minha posição de que "facilidades" devem ser dadas ao usuário e não ao programador pois, um programa deve ser o mais eficiente possível e não desperdiçar recursos com interpretações desnecessárias. (isso eu aprendi quando comecei a programar um IBM-1401 com 4KB de memória e 8 registradores)

O sistema é baseado numa contabilidade de gestão, na qual são contabilizados, oficialmente ou não, todos os atos e fatos de gestão, tirando-se daí, para as respectivas áreas operacionais, todos os dados necessários.

Se houver aceitação, uma equipe poderia desenvolver a folha de pagamento enquanto alguém ou outra turma, ficaria com a coordenação do projeto como um todo, podendo-se até incluir o desenvolvimento para outras áreas operacionais.

Diga aí, Emilio! acha que dá?

atf
LinuxUser#142898

Comentário de CWagner
O ideal seria modularizar a a: O ideal seria modularizar a aplicação e deixá-la o mais portável possível, sendo capaz de ser acessada de uma estação PC em uma secretaria ou gabinete do governador/prefeito, etc.. ou até mesmo de um celular via wap, para consulta de dados por parte dos interessados: secretários de administração, recursos humanos, funcionários, etc...

Como está adocumentação do sistema? Existem diagramas? Se houver é mais fácil, rever a análise e replanejar uma migração para várias plataformas, inclusive Java, PHP, Python, Rascal, Ruby, ou seja lá o que mais o povo goste de programar.

E ainda haveria a grande vantagem do sistema se adequar à realidade das secretarias: quem tiver mais recursos (servidores, largura de banda, estações, etc...) poderia contar com uma estrutura mais robusta e quem sabe jogar toda a aplicação, tanto a parte servidora quanto a cliente para Java, com interfaces gráficas "nativas da JVM", poderiam fazer um mixto de PHP-GTK que poderia ser facilmente acessível através de PDAs ou outros dispositivos portáteis.

Creio que uma comunidade inteligente e madura deveria se ater mais com a concepção e implementação das ferramentas do que com a linguagem de programação a ser adotada, mesmo porque a maioria das linguagens atuais têm componentes que permitem o uso da web como interface com o usuário, o que as tornam praticamente invisíveis para quem utiliza os sistemas.

Mesmo em sistemas que irão rodar em apenas uma máquina é preferível que se pense em plataforma web (cliente/servidor) pois essa abordagem permite uma migração, caso seja necessário, para um ambiente de uso mais intenso e múltiplo.

Essas são apenas algumas colocações que podem ser levadas em consideração, ou não (o que é mais provável, visto o rumo que as discussões no br-linux levam).

Se precisarem de algum help estamos aí. Já baixei os fontes, mas terei que estudar um pouco de CLipper para ver o que eu posso fazer.

Boa sorte a quem se interessar pelo projeto e resolver cooperar.

Aos que ficarem apenas criticando, sem teclar um "net use", paciência e que morram roxos de inveja quando sair a primeira versão do sistema ;)
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de nemesis
exatamente: "minha posição de que "facilidades" devem ser dadas ao usuário e não ao programador pois, um programa deve ser o mais eficiente possível e não desperdiçar recursos com interpretações desnecessárias"

concordo plenamente! aliás, o assembly gerado pelo compilador é muito ineficiente. faça na mão e deixe essa "facilidade" ridícula conhecida como C para programadores medíocres...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Emilio Lemos
Prestando Contas: Oi Pessoal

Algumas pessoas relataram que esta faltando um arquivo de include (tbstruct.ch). Perdoem o esquecimento. O codigo ja foi atualizado hoje pela manha e ja possui o arquivo que faltava. Obrigado.

Peco desculpas pelo fato do software nao possuir documentacao, nem diagramas de analise necessarios a qualquer bom desenvolvimento. Para quem trabalha sozinho tudo e muito dificil, principalmente para quem mora no interior do nordeste.

Obrigado aos amigos pelas sugestoes.

Comentário de jota
???: O fato de morar no interior do nordeste ser desculpa para não modelar um sistema é a coisa mais ridícula que eu já ouvi. Se fosse só o 'trabalhar sozinho', até que ainda ia, mas essa foi o cúmulo.

Não que eu, trabalhando sozinho, não use CVS, BugZilla, diagramas...
Comentário de renmacpin
Panela Velha II: Sim, é panela velha, como o C, C++... Mas, não é portável ? Não satisfaz as necessidades ?
Comentário de teliga
...: é melhor cuidar do sapato velho que jogar o sapato velho fora e ficar só sonhado em ter um novinho!
Comentário de alsimoes
Esse é o momento...: Então aproveite que a galera vai se matar por algum tempo para portar seu sistema e dá um gás na documentação.

André

"Ao dizermos SIM (2) para o desarmamento, estamos lutando contra a violência com inteligência, uma atitude moderna, exemplo para o mundo. Vamos lutar contra o poderio das empresas que produzem armas de fogo."
-- Marcelo Yuka
Comentário de manoel_angeiras
Muito boa a iniciativa de abr: Muito boa a iniciativa de abrir o sistema de folha de pagamento, que tem regras de negocio bem complexas.
O que me deixa muito triste sao os comentarios do tipo -vamos construir em linguagem mais moderna ou -o xharbour é um clipper mais moderninho, mas não presta, isso sem conhecer nada sobre a linguagem, se é moderna, se tem oop, sem tem integracao com web e tantos outros fatores. O que importa não é a linguagem e sim se as regras do negócio foram corretamente implementadas. Até bem pouco tempo, o sistema mais vendido para fármacias e drogarias do país era construído em assembler e c++. Conheco uma pessoa que ganha muita grana vendendo planilhas excel para empresas de factoring ( tem +500 clientes no Brasil ). Eu pessoalmente programo sim em Clipper e estou portando meus aplicativos para xharbour+mysql ( inclusive com interface gráfica para linux ) e desafio qualquer programa/problema que não possa ser resolvido/programado com xHarbour.
Tenho certeza que se apenas 10% dos programadores em Clipper tomassem a decisao de portar o codigo para xharbour/linux a penetracao do software livre ia ser muito mais rapida e abrangente.
Comentário de Everaldo Canuto
Emilio, : Emilio,

Em primeiro lugar parabéns pela iniciativa.
Acho que você poderia criar uma página ou registrar o projeto no SourceForge, ficaria mais fácil colaborar tento ferramentas como o CVS e um tracker.

De que lugar do nordeste você é?

Everaldo Canuto
everaldo@simios.org
Comentário de RodoX.castanheira
Licença: Eu não achei nenhuma menção a licença nos fontes, seria bom colocar notas de copyright e deixar a licença bem explicita, para que ninguem simplesmente se apodere do codigo, do jeito que esta acho que pode ser considerado software de dominio publico.
Comentário de Emilio Lemos
No cabecalho de cada arquivo: No cabecalho de cada arquivo fonte eu coloquei comentarios a respeito do copyright. Se a maneira como esta publicado nao condiz com a GPL, por favor me avisem, que terei o maior prazer em modificar, e assim proteger o bem maior.



Peco aos amigos que evitem comentarios maldosos sobre esta ou aquela linguagem, pois isso nao agrega nenhum valor ao projeto; alem disso eu considero que qualquer linguagem de programacao possa resolver um problema, sendo que uns terao mais facilidades de usa-la que outros. Ao mesmo tempo, peco que o foco seja direcionado ao melhoramento codigo, pois foi esse o meu objetivo. Quem quiser e puder ajudar sera bem vindo. Quem quiser converter o sistema para sua linguagem perferida pode formar uma comunidade em torno dela desenvolvendo um projeto paralelo baseado no que ja esta publicado.



Qualquer duvida, mandem e-mail pra mim.

Comentário de Patola
Não se ofenda: Linguagem é como time de futebol, cada um torce pela sua. Não precisa tentar agradar todo mundo.

Pra ficar claro que é um programa GPL, simplesmente coloque um arquivo de nome "LICENSE" (todo em letras maiúsculas) com a GPL, como você vê nos .tar.gz's que baixa da internet.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de brain
Instruções da GPL: Emílio, em primeiro lugar meus parabéns pela iniciativa de liberar o código do sistema, espero que você alcance seus objetivos e que a comunidade como um todo se beneficie disto.

Se você quiser ver as instruções "oficiais" sobre como aplicar a licença GPL a um sistema, elas estão aqui, em português.
Comentário de nemesis
exceto que...: ... com tecnologias open de hoje, o cara pode criar um sapato novinho em folha com ótimo material, completamente livre e grátis! :)

se o cara ainda insiste com o sapato velho, aí é com ele...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Wagner
oh. de php eu manjo.: oh. de php eu manjo.
Comentário de RodoX.castanheira
Ops, Desculpe a falta de aten: Ops, Desculpe a falta de atenção, sou ignorante em cliper e não olhei com atenção todos os arquivos. Parabens pela iniciativa, boa sorte com o projeto :)
Comentário de Estudante
A questao da folha de pagamen: A questao da folha de pagamento envolve
outros pontos que são o grande diferencial.

Envio de informações para órgãos do
governo, devidamente configuradas
seguindo os layouts específicos
de cada sistema: SEFIP, RAIS, CAGED, SIM,
etc.

Além disso, deverá também poder exportar arquivos
para serem enviados aos bancos, através de
remessas, que deverão ser adaptadas aos
padrões dos bancos.

Se não me engano existe um padrão adotado
por todos os bancos, definido pela Federação
dos Bancos, mas cada banco acaba possuindo
suas variações próprias, para incrementar
algum detalhe, alguma particularidade.

Isso foram apenas alguns comentários
open source.

Boa sorte.









Comentário de Estudante
xHarbour e Clipper são muito interessantes.:
Eu conheci o Clipper recentemente,
e fiquei muito adimirado.

Faz reviver qualquer 386 com 8Mb de RAM.

Para simples terminais de consulta, ou
de inclusão de dados, sistemas feitos
em Clipper resolvem muito bem o problema.

O acesso aos dados é rápido, possui
diversas funções para formulários,
com padrão CUA, como radio buttons,
check boxes, combo boxes, entre outros.

Antes de pensar em fazer em qualquer
linguagem que exija muito da máquina,
devem pensar também no fato de
que existem por ai muitos computadores
Pentium 266 com 32Mb de RAM.

Estes computadores estão sendo encostados
por não aguentarem os sistemas atuais,
cheios de enfeites, com menus animados,
com botões coloridos, etc, quando
o que deveria importar mesmo é a funcionalidade
do sistema em si.

Infelizmente isso ocorre em todo canto.

Recentemente soube que o sistema de
Cadastro Único do governo federal
exige uma máquina muito possante.

Mas fiquei muito feliz em saber
que fizeram uma versão para Linux
e outra para Windows.

O instalador para o Windows possui
mais de 20Mb, quando do Linux possui
apenas 9Mb.

Mas é isso. Clipper é velho, C é velho,
mas já ajudaram muita gente, muitos
pais de família pagam o alimento de seus
filhos com o que sabem de Clipper,
e muitos sistemas estão aí nas farmácias,
nos comércios, nas locadoras,
nas padarias, tudo rodando em Clipper.

Vocês nunca viram? Não compram pão?
Não tem computador no caixa da padaria?

Ou não dão aquela esticada de olho para
ver o que está rodando naquele computador?

Então não adianta ficar falando mal,
enchendo o post com nomes de linguagens
de programação.

Linguagem de programação é quase uma opção
religiosa, ou futebol, tem fé na história.

Eu gosto de Perl, muita gente diz que é
uma linguagem alienígena, etc, mas é fabulosa.

O repositório CPAN está repleto de maravilhas.

O Perl por muito tempo foi e é fundamental
em diversas distribuições Linux, com diversos
scripts que facilitam a vida dos usuários e
administradores.

Clipper ou xBase não é latin, existe o xHarbour.
Acessa mysql, funciona em rede, funciona via ssh.

Estudem mais esta linguagem, todo estudo vale a pena.

Conhecer outras linguagens de programação é
até um facilitador para o aprendizado
de novas linguagens.

Não queiram encabular aqueles que sabem
programar em Clipper.

Isso foi apenas um comentário GNU.
Comentário de Emilio Lemos
Um sistema de folha de pagame: Um sistema de folha de pagamento tem muita caracteristicas importantes que mudam o tempo todo por causa da legislacao. O sistema pode ser ampliado para algom bem mais abrangente como um grande sistema de RH. É por isso que eu peco ajuda. Se eu tivesse uma equipe, se eu tivesse dinheiro, se o projeto estivesse pronto, dificilmente meu codigo seria aberto. Nao seria justo.


Semana passada eu publiquei um artigo sobre os vampiros intelectuais, seres egoistas que existem unicamente para se beneficiar do conhecimento dos outros sem oferecer nada de bom em troca. Gente que espera que voce faca tudo, e depois aparece somente para colher o fruto do trabalho intelectual daqueles que tem o verdadeiro mérito.


Foi necessario tocar no assunto porque porque prevalece em nossa cultura este tipo de entidade. Gente que dorme enquanto os homens de bem trabalham, e sai a noite para atacando inocentes, roubando-lhes as migalhas conquistadas durante o dia.


Se eu peço ajuda, é porque eu descobri que não posso fazer tudo sozinho, não tenho estrutura nem tempo suficiente para isso. Porque eu acredito na filosofia do SL, de que alguem vai se interessar, vai usar, vai modificar e vai contribuir com alguma melhoria. E ninguem precisa se matar de trabalhar, basta que faca uma pequena parte, mas que faca alguma coisa. E eu acredito que dezenas, talvez centenas de pessoas tambem possam se interessar pela mesma idéia, tornando o produto mais valioso para todos. Que bom seria se uma distribuicao trouxesse esse programinha funcionando, isso aumentaria o poder de persuasao do Linux. Que bom seria se uma distribuicao viesse repleta de softwares de gestao empresarial. Isso ainda vai acontecer, acreditem.


Eu vejo muitas boas ideias sobre tecnologias avancadas para resolver problemas simples. Mas no final, tudo nao passa de retórica. No fim das contas, na prática, poucos realmente colocam a mão na massa. Essa inatividade, acaba prejudicando o objetivo de qualquer projeto, seja ele qual for.


Por isso muita gente prefere esconder seu código debaixo de sete chaves, prefere fazer tudo sozinho, alegando que nao vai jogar seu investimento pelo ralo, e assim todos perdem.


Eu espero que esta iniciativa de liberação de código seja adotada por outras pessoas, espero que alguns de voces abracem este projeto e outros tantos que aparecerem daqui pra frente. Espero que voces ganhem dinheiro com isso, assim como eu tambem quero ganhar.


Ee acredito numa idéia poderosa chamada Software Livre, e convido cada um de voces a fazer o mesmo. Alguem aí com coragem o suficiente para seguir ao meu lado?



Comentário de nemesis
eh...: "Conhecer outras linguagens de programação é até um facilitador para o aprendizado de novas linguagens."

exatamente. então, qual o problema de sugerir a um clippeiro aprender algo mais moderno?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Emilio Lemos
Pelo que pude perceber no seu: Pelo que pude perceber no seu comentario, voce desenvolve um sistema integrado que ja roda em diversos lugares. Mas tambem observei que voce NAO mencionou se seu projeto é livre ou proprietario, o que me leva a crer que se trata de um projeto proiprietario, pacote fechado.


De acordo com seu comentario nós poderiamos "juntar conhecimento, e a possível documentação sobre o assunto, e a vontade dos colaboradores para, assim, projetarmos uma ferramenta mais completa e funcional". Funcional para quem? para a comunidade SL ou somente para voce?


Entao voce espera que um grupo de pessoas trabalhe arduamente melhorando um sistema aberto, criando uma documentacao, para que ele seja usado num pacote fechado? O que voce dará em troca?


Espero ter interpretado mal o objetivo da sua postagem.




Comentário de CWagner
O mesmo problema que há em q: O mesmo problema que há em querer que um programador que conhece "algo mais moderno" em aprender Clipper.

Ou seja, na prática, nenhum. É uma questão pessoal, que a meu ver deve ser respeitada. Se você acha que pode fazer algo idêntico ou melhor com outra linguagem de programação tem toda a liberdade para fazê-lo.

Assisto a muitos embates que não levam a lugar nenhum aqui no BR-Linux e em outros sítios nacionais e internacionais: qual distro é melhor, qual e melhor interface gráfica, o melhor gerenciador de pacotes, a melhor linguagem de programação, etc, e temos que tomar cuidado para que esse espaço de discussão não tome esse caminho tortuoso e inócuo. Vamos manter o foco da discussão que éo sistema em si, e não a linguagem usada para construí-lo.

Claro que minha opinião será nada, aos olhos de quem não se interessa em tentar seguir o seu caminho sem dar umas espetadas nos gostos e preferências dos outros, mas aí está.

Quanto ao sistema creio que há mercado para a aplicação, ainda mais sendo Software Livre. Eu gostaria de reforçar ao dono do projeto em questão para que distribua o projeto em GPL, para que ele tenha certeza da adesão dos interessados ao sistema e que procure um sistema de repositório de projetos como o Sourceforge, Freshmeat, CodigoLivre.org.br, etc... possibilitando, inclusive o acesso ao código do seu sistema por parte de desenvolvedores de outros locais, que não exclusivamente o Brasil.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Patola
Tenho uma opinião um pouco diferente: E é simples: há linguagens realmente melhores que as outras a nível "puro", mas essas outras piores têm mais gente que conhece, ou bibliotecas que cumprem determinada função melhor que na primeira, ou código já pronto que mais vale ser continuado que refeito de outra maneira, etc. e tal. Em um projeto livre, em que a pessoa faz em tal linguagem normalmente porque gosta ou pelo menos está acostumado com ela, acho ainda mais insensato pedir à exata mesma pessoa que o fez que troque de linguagem. Eu fiz o linuxfud em PHP porque o drupal tem um bom framework pra plugins e assim 90% do código já estaria pronto (além disso, eu já havia programado em PHP antes). Se alguém me dissesse pra fazer em python ou ruby, sem um framework equivalente ao drupal pra usar, eu nem consideraria a opinião, eu mandaria catar coquinhos.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Patola
Acho que você não entendeu...: ...a filosofia do software livre não funciona assim e você não deve pensar em liberar o seu software para programadores ávidos pularem em cima do seu código e irem mandando patch. Normalmente quanto mais se quer isso, menos acontece. ;) Mais vale ler livros como A Catedral e o Bazar, do Eric Raymond, e suas seqüências, para entender realmente como funciona essa "ecologia". Chorar pras pessoas te ajudarem ainda pode afastar gente interessada.

Meses atrás, me lembro de um artigo acho que do newsforge ou kuro5hin falando sobre como atrair gente pro seu projeto livre (sim, é um recurso com o qual se compete com dezenas de milhares de outros projetos!). Quer mesmo gente ajudando? Procure ter esta postura, de publicidade, não a postura negativa de lamento.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Rui Costa
xHarbour em Linux: Tem alguma razão no que diz. Efectivamente há linguagens melhores ou piores para determinados fins mas realmente existem casos que podem ser solucionados sobre qualquer plataforma e com uma grande variedade de linguagens/ferramentas desde que se realize previamente uma análise adequada e posteriormente um desenvolvimento minimamente organizado.

Já agora como conseguiu desenvolver em modo gráfico, em Linux, com xHarbour ?

Sei que já existem algumas biliotecas mas não sei quais nem consigo de modo algum descobrir por onde começar.

Rui Costa
Obrigado
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004