Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Uma nova usuária conta: "10 coisas que aprendi usando Linux"

O Fábio FZero (fabio·fzeroΘgmail·com) enviou este texto escrito por uma usuária envolvida em questões de usabilidade e que recentemente adotou o Linux, por intermédio do Ubuntu. Trechos: “Há um mês estou usando regularmente uma instalação do Ubuntu. Muito do meu trabalho ainda requer uma estação Windows, por isso viverei na ponte aérea do dual boot. No entanto, navegar, escrever textos, ouvir música, enviar mensagens instantâneas, tudo isso já consigo fazer sem sofrimento algum! Veja algumas das coisas que aprendi sobre sistemas operacionais e programas quando passei a usar o Linux. (...) Minhas impressões sobre Linux, Ubuntu e todo o resto é como usuária iniciante e todo este discurso é voltado para não-usuários. Deve ter algum absurdo neste texto, mas oras, minha intenção é apenas mostrar o espírito de outro SO e do software livre. 8;)”

Relatos das experiências de novos usuários são sempre bem-vindos!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Xtian Xultz
"Redescobri o prazer de usar: "Redescobri o prazer de usar um computador usando o terminal! É sério! Meu primeiro sudo foi bom e assustador como um primeiro beijo!"

Nossa, deve ter sido muito bom mesmo... :D
Comentário de Luc
Nada de novo: Aaaah, mas é a Simone VB, uma nerd notória e figurinha carimbada. Assim, até eu.

E para quem só mexe com Web, Linux é mamão com açúcar mesmo. Queria ver uma moça não nerd dizer que gostou da linha de comando. Queria ver profissionais de áreas menos nerds dizendo que gostaram do Linux.

E, afinal de contas, é só um blog. Não é assim, uma notíííícia...

Estão cada vez mais chatas as "notícias" do Br-linux.

Augusto, cadê a pesquisa de domingo? Hein? Vim aqui só pra isso, pô.
Comentário de nemesis
ls:

  1. configure && make && make install

  2. emacs &

  3. perl -pe 's{http://((\w+\.?)+/)+}{}' *html

  4. /etc/sysinit/pgsql -start

  5. wish; label .l -text {Hello world!}; pack .l -side top

  6. firefox -chrome my_xul_app.xul &

  7. wget urls

  8. montes | de | pequenas | ferramentas | especializadas

  9. 2&>1 /dev/null

  10. nethack



acho que cobre bem o que aprendi...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Luc
10.2: Taí, essa é uma boa para passar o tempo. 10 coisas que eu aprendi usando o Linux:

1. Existem vários SOs no mundo. Windows é apenas mais um deles.

Mas...

2. Os fabricantes de hardware, esses porcos capitalistas, ignoram isso e só enxergam Windows. Coisa que eu aprendi: a liberdade tem preço sim, e ele pode ser bem alto.

3. O ambiente gráfico não precisa ser sempre o mesmo. Podemos até trocar várias vezes por dia.

Mas...

4. A grande maioria é horrorosa. Coisa que eu aprendi: porque Windows é tão popular.

5. Linha de comando rulez.

Mas...

6. São necessárias muitas horas de leitura para se aprender a fazer o que uma boa interface gráfica tornaria óbvio. Coisa que eu aprendi: Linux é ferramenta poderosa em muitos casos, mas também é hobby de desocupados em muitos outros.

Outra coisa que eu aprendi: linuxistas adoram passar horas e horas e horas lendo manuais. Mas odeiam perder 25 segundos preciosos respondendo algo que já conste em qualquer um dos 516 manuais que todo novato deveria ler.

7. Existem editores de texto chamados emacs e vi.

Mas...

8. Tem gente que ainda usa essas coisas! Juro por Deus! Até porque quase não tem nada melhor. Coisa que eu aprendi: nem tudo é progresso no Linux.

9. $ configure && make && make install; Coisa que eu aprendi: aprendi a compilar, oras!

Mas...

10. Francamente, poderia muito bem ter vivido e morrido mais feliz sem ter passado por essa experiência. Bem, pelo menos não tenho que ordenhar vacas e buscar água no poço de manhã.
Comentário de Patola
Estratégia boa: 4. A grande maioria é horrorosa. Coisa que eu aprendi: porque Windows é tão popular.

Truque de discussão número 432-B: colocar uma opinião controversa meio diluída no meio de um monte de outras opiniões mais aceitas - ou mesmo fatos - fará com que sua opinião controversa passe batida e seja mais aceita.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de nemesis
ping-pong: "A grande maioria é horrorosa. Coisa que eu aprendi: porque Windows é tão popular."

pq vem com um visual teletubbies horroroso??!

"6. São necessárias muitas horas de leitura para se aprender a fazer o que uma boa interface gráfica tornaria óbvio."

por outro lado, são necessárias muito mais horas de desenvolvimento para se criar uma interface gráfica razoável para se expor a API por vezes esquizofrênica de um compilador ou de um servidor. Fora de que ainda não vai ser passível de automação via scripts.

"Linux é hobby de desocupados em muitos outros."

se Linus não fosse um desocupado, hein? ainda estariamos esperando o HURD...

"Outra coisa que eu aprendi: linuxistas adoram passar horas e horas e horas lendo manuais. Mas odeiam perder 25 segundos preciosos respondendo algo que já conste em qualquer um dos 516 manuais que todo novato deveria ler."

é claro! é justo que eles tmb sofram o que nós sofremos, oras! :D

"8. Tem gente que ainda usa essas coisas! Juro por Deus! Até porque quase não tem nada melhor. Coisa que eu aprendi: nem tudo é progresso no Linux."

é verdade, veja como babás eletrônicas como KDevelop ou Eclipse têm se popularizado e levado programadores iniciantes à ignorância já existente no mundo Win quanto à existência separada de programas compiladores, debuggers e montadores de projetos. sem dúvida, nem tudo é progresso!

"aprendi a compilar, oras!
10. Francamente, poderia muito bem ter vivido e morrido mais feliz sem ter passado por essa experiência. Bem, pelo menos não tenho que ordenhar vacas e buscar água no poço de manhã."

Linux é pra quem quer ter controle exato sobre como as coisas acontecem e quando acontecem. vc não parece ter esse perfil... então, pra que o esforço?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Patola
Depende...: Linux é pra quem quer ter controle exato sobre como as coisas acontecem e quando acontecem.

Depende da distribuição.

Lycoris, Xandros e Linspire nitidamente fogem desse tipo de distribuição. Outras ainda o fazem mas em menor grau.

Infelizmente, quem não gosta de controle exato sobre como as coisas acontecem e quando acontecem também não gosta de escolhas. Compra o que o vendedor lhe passa...
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Luc
Tá me olhando assim por quê?: Patola, tem horas que eu acho que você é meio pirado. Não estou querendo brincar nem te insultar não. Estou falando 100% sério. Às vezes, parece que você não regula MESMO.

A começar pelo tempo que você perde com aquela parada de Linux FUD... Meu, se algum dia você tiver uma doença terminal, vai lamentar com muito desgosto o tempo que gastou com aquilo e deixou de viver. Eu espero MUITO que você não tenha que enfrentar um problema desses para abrir os olhos e sair desse transe. E que tenha, o mais breve possível, uma vida muito mais saudável e feliz. Ao lado de sua adorada Dulcinéia, e que ela seja de carne e osso. Queira Deus que sim.

Enfim...

QUALQUER estatística, inclusive as reconhecidas como corretas pelos próprios gurus e seguidores de todos os movimentos de SL, afirma que Windows é umas 90 vezes mais popular que qualquer outro SO. É um fato que poucos malucos ainda se atrevem a questionar. Daí você vem dizer que eu precisei CAMUFLAR essa afirmação CABAL para ela "passar batida" e ser "mais aceita"? Pelamãedrogada, você está precisando de um tratamento urgente com o Doutor Plausível.

Ou será que você insinuou que eu quis camuflar minha opinião sobre O MOTIVO de Windows ser mais popular? Foi isso? Mas pra quê?!! Por que eu tentaria camuflar minha opinião, que já foi expressa aqui em várias outras ocasiões e aparece clara como o dia no meu texto acima? Por que eu faria isso? Que teoria de conspiração você propõe para explicar uma atitude dessas da minha parte? Só você me explicando, porque às vezes eu não entendo o que se passa na sua cabeça.

E esse truquezinho sonso de categorizar os argumentos dos outros e fazer tudo parecer uma mentira premeditada e previsível? Que número esse truque leva no seu manual de treinamento de guerrilha?

Maluco, cara! Tu é maluco de verdade!

Não chega perto de mim, hein?
Comentário de Luc
Desocupados: Nemesis, eu não disse que o Linus era um desocupado. Mas você já deve ter notado, e talvez até concorde comigo, que tem gente que passa muito mais tempo encerando, assoprando e dando lustre no sistema operacional do que usando o dito cujo de verdade. Em outras palavras: o sistema operacional deixa de ser o meio e passa a ser o próprio fim.

Tem gente que faz isso com automóveis raros. Limpa e encera todos os dias, mas nunca tira da garagem. O sujeito não quer ir de um lugar a outro. Ele só quer curtir o carro. Tudo bem, cada um na sua. Todo mundo tem um hobby.

Mas essa mentalidade de hobby atrapalha muito as discussões de quem quer uma ferramenta de verdade que funcione e de forma simples.
Comentário de Patola
Olha pra lá: Concentre-se nas idéias, filho. Nas idéias...

Sai contestando e ofendendo os outros mas fica todo melindroso quando te contestam. ;) tsc.

Ah: a contestação não foi Windows ser popular, e sim a causa alegada disso. Entende? Bom, você citou isso no final do seu post. Mas então por que todo o resto das considerações, pra que me chamar me maluco, querer saber das minhas mulheres? Ah, sim, você estava com vontade de desabafar. Claro.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de nemesis
opa!: "Lycoris, Xandros e Linspire"

isso aí é tão Linux quanto o Mac OS X é um BSD! :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
e daí?: Pra muitas pessoas, é realmente só a paixão que conta mesmo! e daí? Deixa esse pessoal curtir do que gosta em paz. Eu sei que tenho muito mais gosto de ficar criando scripts ou programando em linguagens completamente impopulares do que quando estou sendo efetivamente útil para um usuário ao lhe criar um formulário e relatório chatos.

é paixão, mesmo, cara! se não fosse, não ia nem ter paciência de estar aqui trocando farpas, coisa mais inútil... :)

"uma ferramenta de verdade que funcione e de forma simples"

notepad é uma ferramenta de verdade e que funciona de forma simples. por outro lado, sua simplicidade só permite ser efetiva contra problemas simples: problemas mais complexos mostram suas severas limitações. Enfim, pilotar um Boeing nunca vai ser tão simples, mas vai te levar mais longe em menos tempo do que um teco-teco...

bem, se me dá licensa, vou voltar a minha enceração... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
vc não me parece bem...: "A começar pelo tempo que você perde com aquela parada de Linux FUD... Meu, se algum dia você tiver uma doença terminal, vai lamentar com muito desgosto o tempo que gastou com aquilo e deixou de viver. Eu espero MUITO que você não tenha que enfrentar um problema desses para abrir os olhos e sair desse transe."

já é a segunda vez que vc menciona algo sobre doenças terminais. vc está bem, cara? tem certeza que esse é um bom lugar para tentar receber algum tipo de aceitação e compreensão para com o seu problema?...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Luc
Pé na cova: Segunda vez? Foi?

Não, eu estou bem. Obrigado por se preocupar. Eu também me preocupo muito com você. :-)

Mas gosto de me lembrar de que podemos morrer a qualquer momento. E de como desperdiçamos tempo com coisas que não têm nenhuma importância em nossas vidas.
Comentário de nemesis
sei...: "como desperdiçamos tempo com coisas que não têm nenhuma importância em nossas vidas."

como conversas maçantes em um fórum web?... :)))

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de hamacker
Luc, essa sua altercação co: Luc, essa sua altercação com o patola me fez lembrar duma musiquinha que nem me lembro mais de que programa era, mas dizia "...se voce quer sorrir é com patatí, se voce quer chorar é com patolá...".

Mas o patola tem razao, voce ficou "melindroso". O patola as vezes parece ser uma figura arbitrária de fora da Matrix cujo objetivo é romper com os paradigmas de idéias neurolinguisticamente controversas, com comentários as vezes absurdamente dispendiosos de entender, as vezes alguns preferem ficar na matrix ao fazer curso de egiptologo para entender o que foi escrito, não é só o patola, mas muitos por aqui, talvez eu seja um deles e nem saiba.

Algumas figuras aqui no br-linux são muito expressivas, narcisistas, politicas, etc... se voce levar em conta todos os comentários vai ser puro exercicio de autoflagelo.



Comentário de CWagner
Os que não gostam de ter mui: Os que não gostam de ter muito esforço, os chamados "usuários-finais", têm mais é que agradecer aos escovadores de bits, pois das idéias e experiências destes últimos é que surgem muitas ferramentas que auxiliam os primeiros a não terem que aprender quase nada para usar um computador.

E ainda têm aqueles que, "percebem" a utilidade de uma ou outra ferramenta criada por um nerd ou comunidade e a transforma em verdadeira mina de ouro, sem sequer dar um "muito obrigado" de retorno aos CDFs que vararam noites em claro ingerindo pilhas de pizzas e litros e litros de cafeína pelo simples prazer de ver um bom programa funcional o suficiente para qualquer criança de 4 anos saber usá-lo sem reclamar da vida.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Metatron
Depressão....: Alguém aqui já viu o filme "Revolution OS" ? Depois de ler o que o Luc disse, imediatamente as cenas finais (pré "Come on Hackers... Share the software...) me vieram à mente: Stallman pegou um microfone e começou a bradar os princípios GNU, enquanto isso..Torvalds brincava com suas filhas...é "just for fun" mesmo, acho que se o Linux morrer ele não tá nem aí, o dele ele já ganhou, tanto no aspecto emocional quanto no financeiro...só o Stallman continua como um João Batista a pregar no deserto
Realmente, nesse ponto eu concordo com o Luc, não quero ser outro Stallman (do ponto de vista social e não do ponto de vista técnico é claro...)


Comentário de ferdam
Hei, Luc, : Hei, Luc,
eu adoro ganhar nano-segundos, micro-segundos, se for possivel.
Se para voce, apena usar o dito cujo da prazer, aconselho procurar um especialista.
Eu poderia trabalhar com windows, como alias, tambem o faco, e morrer a qualquer momento, porem de paralizia cerebral.

Para alguns, o SO é visto como um meio e para outros como um fim em si mesmo. De outra forma ele estaria estagnado.

Sobre o tema do Linux-FUD do patola, eu o apoio integralmente.

Abraços,
Fernando
Gentoo Jackass Toolkit Project 2005.0
Comentário de bebeto_maya
O Luc não enxerga o óbvio!: __O grande fiasco do Luc é que sua visão é unidirecional...Flash é muito fácil de ser usado, apesar de proprietário, mas quem quiser pode se meter nos Actions Scripts...Emacs, Vi e Python são torturadores, mas quem quiser pode usar Kdevelop, Eclipse, Ou até Kommander ou Gambas...Tudo é relativo...No linux você tem dois caminhos...Apelar a consensos de massa, como ¨É preciso compilar os pacotes no Linux¨ ou ¨Me poupe, jamais programaria no Linux, só em usar Emacs já dar dor de cabeça¨ é prova de ignorância ou hipocrisia.

__O bode que uava óculos Rayban comeu a cerca, pensando ser capim, e morreu!
Comentário de TON
Olá Luc, : Olá Luc,

Sinceramente, nos últimos dois meses tenho lido seus comentários
e percebi uma mudança para melhor. Você conseguiu afirmar um estilo
pessoal de escrita, deu umas aparadas em certos vícios de confronto
direto com agressividade e manteve a acidez e o veneno que destila
nos posts mas tudo mais sóbrio sem ataques de estrelismos aparente.

Agora, o que aconteceu? Recaída? Eheheheh! Poxa o que você disse
para o Patola (como está escrito abaixo) não foi muito elegante e
educado, Poderia enviar sua mensagem a ele de outra maneira.Sem
ofensas desta natureza.

Se você não não gosta do LinuxFud tudo bem. Você o tem direito aos
seu argumentos e apreciações.Quanto a mim, eu penso que o trabalho
que o Patola faz nas suas vagas é muito dígno. Poucos tem a coragem
(digo coragem mesmo) porque eu e muitos outros não temos .

Acredito que o LinuxFud, não é masturbação de ego e sim trabalho
de um leitor e usuário de SL que acredita firmemente em seus ideais.

Se você ler as notícias de Fud lá, vai constatar que elas são de
maneira geral verdadeiras ou no mínimo alguma (entre elas) podem
ser um Fud mais ameno. SOU A FAVOR E APOIO O LINUXFUD!!!

Se algum(s) usuário(s) não gostam, sem problemas, Isso é normal.

Eu se você você (não faria uma retratação) por essas ofensas mas
pelo menos escreveria umas linhas dizendo mais ou menos que bateu
forte no uso de palavras deselegantes e ofensivas e que poderia
ter respondido a ele de outra maneira como já disse acima porque
ao te responder ele foi até muito elegante e apenas te disse que
você estava milindrado. Se quiser manter seu repertório do jeito
que foi,vai ficar sofrendo desta doença de ataques de estrelismos
que aliás, quase nós todos temos mas sabemos controlar melhor

Eu, pessoalmente aqui no br-linux não tenho nada contra você não

ACABAMOS TODOS DE FUGIR AO ESCOPO DA NÓTÍCIA (NOTA),que deveria ter
comentários sobre a experiência da garota com o Linux

Leia novamente o que você escreveu. Está abaixo.

Patola, tem horas que eu acho que você é meio pirado. Não estou querendo brincar nem te insultar não. Estou falando 100% sério. Às vezes, parece que você não regula MESMO.

A começar pelo tempo que você perde com aquela parada de Linux FUD... Meu, se algum dia você tiver uma doença terminal, vai lamentar com muito desgosto o tempo que gastou com aquilo e deixou de viver. Eu espero MUITO que você não tenha que enfrentar um problema desses para abrir os olhos e sair desse transe. E que tenha, o mais breve possível, uma vida muito mais saudável e feliz. Ao lado de sua adorada Dulcinéia, e que ela seja de carne e osso. Queira Deus que sim.

Neste tempos de omissão total, cabal, irrestrita , uma voz que seja
de um Don Quixote meio maluco (bom sentido) já vale um milhão!!!

Falou Luc?
Abração.
Comentário de nemesis
hein?!: "Emacs, Vi e Python são torturadores..."

hein??! emacs e vi até posso entender, pra quem não conhece... mas, python?!

desconfio que até chimpanzés sejam capazes de entender a clareza da linguagem...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de odair
Patola, : Patola,

*Truque de discussão número 432-B*

Esse truque está cada mais sendo utilizado em listas de SL.
Os sócios do monopólio, ou melhor, do cartel que
comercializa software como se comercializa drogas,
agora estão com tempo para ficar
monitorando as listas de SL. Estão com medo
da concorrência.

O pior que não é só em lista não. Tentei participar
de algumas atividades em defesa de Sl no setor público
e aparecem uns caras apresentando propostas enviesadas, daquelas que ningém é contra, para esvasiar outras que tocam com o $$ do cartel. Por exemplo, se uma escola pública faz um contrato
com um cartel a troco de migalhas onde os professores, pagos pelo Estado, se transformam em divulgadores de um produto comercial
por anos, com uma brutal tranferência de homens-hora com valor
muito acima da migalha de *licenças gratuitas* e *ajuda*
de custo no treinamento da *ferramenta proprietária*, aparecem sujeitos dizendo que não adianta, que o mundo é assim mesmo, e apresentam como proposta *alternativa* fazer alguns dias de divulgação e esclarecimeto das *vantagens técnicas* do Sl no lugar de entrar com alguma ação na justiça e ficam trancando a pauta com outra proposta *bonitinha
mas ordinária*, cheia de boas intenções em converter o mundo
para o SL, mas sem usar a política, a justiça e a polícia. Ora, qualquer estudante de economia sabe que monopólios se mantém monopólio em algumas áreas não por superioridade técnica mas pelo aprisionamentoi do cliente por práticas que são caso para
a justiça e polícia e não um problema de superioridade técnica. Pois
bem, aparecem uns caras que usam SL, participam de foruns
de SL, escrevem falando das vantagens técnicas do Sl, mas
na hora do vamos ver tentam dificultar qualquer tentativa da
política, justiça e policia evitar o assalto ao cofre público.

Eu acho que em www.fud.etc deveria ser criada uma páginas de citações dos *fudeiros*, cópia integral, sem comentários, dos textos
dos fudeiros que andam aparecendo em listas de SL.

Os fudeiros em geral usam de argumentos tão rasantes que o melhor
a fazer é divulgá-los em todos os lugares, com nome, com seus textos integrais, pois o que escrevem é a melhor prova da cara de pau
dos defensores dos mercadores de drogas.

Assim como existe uma lista para emissários de spam
talvez fosse bom fazer uma páginas dos textos dos *fudeiros*.
Me desculpre pelo fora de foco, mas você chamou a atenção para uma peça exemplar.



Odair


Comentário de bebeto_maya
Fui irônico me rebaixando ao: Fui irônico me rebaixando ao nível dos Chimpanzés...Tem que ser assim com quem está acostumado em Microsoft Visual Studio...
Comentário de Luc
Palavras duras: TON, seu comentário é muito importante.

Admito o tom desrespeitoso daquele meu comentário e te digo que hesitei em publicá-lo exatamente por isso.

Mas pesei os prós e contras e decidi publicar porque acho o LinuxFud 100% inútil. Um pouco ridículo, até. NINGUÉM está dando a mínima para aquilo exceto alguns linuxistas fanáticos, e não é esse o público que precisa ser conquistado. Não é assim que o Linux vai avançar. O Patola poderia fazer muitas outras coisas que ajudariam muito mais:

- programar;

- escrever ou traduzir manuais;

- ajudar em algum site de notícias ou dicas;

- criar um novo site de notícias com critérios de escolha diferentes ou pelo menos mais gente decidindo sobre eles do que o Linux-br, que fica todo nas mãos de um homem só;

- dar aulas de informática e Linux para jovens carentes;

- divulgar Linux nas escolas;

- angariar fundos para gravar CDs e distribui-los em lugares estratégicos;

- angariar fundos para publicar algum anúncio BEM bolado em jornal ou revista de grande circulação, sobretudo revistas lidas por jovens.

É claro que ele faz o LinuxFud porque quer, é problema dele, coisa e tal. Mas eu acho que ele está jogando muito tempo fora com uma tremenda bobagem. Eu também já perdi muito tempo com bobagens na vida. Às vezes a gente precisa que alguém de fora nos diga o que está acontecendo para que a gente acorde e enxergue.

Coisas concretas, como as que eu sugeri, têm ótimos efeitos. Bate boca e diz-que-disse não. Ficar gritando que a imprensa mente sobre o Linux ou qualquer outro assunto é como dizer que teste de comercial de sabão em pó é fajuto, que elenco de novela é escolhido mais pela aparência que pelo talento e que filme de cinema tem erro de tradução nas legendas. E daí? Todo mundo já sabe. E não liga mais pra isso. O LinuxFud não vai mudar nada.
Comentário de Patola
Que paixão, hein?: Sai do meu pé, jacaré.

O objetivo do LinuxFUD é principalmente de servir como um arquivo e memória. Se você não gosta ou prefere outros métodos, tudo bem, mas não precisa sair por aí gritando com uma melancia pendurada no pescoço. Tente discutir racionalmente. Aliás, lá seria o melhor lugar pra discutir isso, pois também tem fórum, discussão nas notícias, etc.

Você mistura achismos pessoais contra mim contra o que acha da efetividade do sítio que iniciei (e que é tocado por outras pessoas também). Isso é completamente errado, aprenda a separar as coisas. Minha "Dulcinéia" não tem nada a ver com o LinuxFUD.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de nemesis
quanta bobagem: honestamente, nunca pisei no LinuxFud. mas acho importante um site como ele, que detém uma compilação das FUDs mais comuns contra Linux e software livre em geral. Acho até original, embora não acho que o propósito seja ser uma espécie de bandeira politizada online. Acho que se trata mais de um catálogo de informações, no estilo da wikipedia, cujo assunto únicos são essas pragas dementes...

o LinuxFud não vai mudar nada? quem sabe? Acho que se um sujeito desinformado é levado a um link com um artigo que o permita entender a situação para poder se posicionar, já é algo de positivo...

;; ((lambda (x) x) "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004