Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

WebInsider: "Ubuntu é oportunidade imperdível"

“Achei bastante interessante. Vai um trecho do texto escrito por Ricardo Bánffi, no site Web insider: 'Eu me converti completamente ao Ubuntu há mais ou menos uns três meses. Eu já havia abandonado o Windows em muitas funções, mas meu computador de trabalho principal ainda era uma máquina Windows. Hoje meu uso do Windows se limita a testar coisas no Internet Explorer (aquele browser esquisito que não respeita padrões, mas que todos usam porque veio de graça com o Windows, que, por sua vez, todos usam porque veio com o micro) e ao desenvolvimento de um projeto para um cliente que pede especificamente por C# e Visual Studio 2005 (que, não me entendam mal, é um excelente ambiente de desenvolvimento, mas desde que você desenvolva apenas para Windows)'.” A nota foi enviada por thluxx (thluxx(arroba)gmail.com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Leonardo Marques
muito bom mesmo o texto, falo: muito bom mesmo o texto, falou apenas o que os usuários que usam o breezy já sabem. o ubuntu não é mais uma distribuição linux, depois de usar MUITAS distribuições durante alguns anos hoje finalmente eu uso e não penso em mudar pra nenhuma, antes de o ubuntu a que mais me deixava "satisfeito" erao gentoo mas o ubuntu detona o gentoo (só não tem a otimização de compilação). Acredito que se o augustu fizer enquete sobre distribuição linux hoje e ubuntu dará um banho nas demais.
Comentário de Peter Parker Is No Logged
Kubuntu: Eu usei a versão com o KDE. Achei legal, embora viesse com vários bugs (o custo foram 300 megas de atualização). Mas não sei se o lance que eles fazem com o root traria problemas de segurança. Também queria saber se a versão original (com Gnome) ocupa tanta memória ram quanto a versão com KDE.
Comentário de philippe
pessado: eu ja achei o ubuntu pessado demais para o ECS Desknote do meu irmão, bem mais pessado do windows xp que tem.
uma pena, porque o que ele precisa o linux da conta.
Comentário de bebeto_maya
__Eu achei o Ubuntu Duro dema: __Eu achei o Ubuntu Duro demais...Precisei acessar o Windows, tive que montar a partição e editar a fstab, tive que configurar os repositórios, pois ele só instala aplicativos do CD...Não tem suporte a modem...

__O Mark Shutllworth disse que o objetivo do Ubuntu é fornecer um desktop consistente apenas com os aplicativos certos...Isso é vantagem, "duro" acaba virando sólido...Mas vai ser dídicil convencer minha mão a trocar o AMSN pelo GAIM...

__A minha opimião é que para o desktop corporativo, o Ubuntu é perfeito, mas para o desktop residencial...É preciso algo "ruim" como o Kurumin, devido ao suporte aos pega-moscas que os usuários do Windows adoram...Winmodem, AMSN, W32Codecs, ícones mágicos, um devastador sudo, etc...
Comentário de minholi
É só dar uma passada no UbuntuGuide: Todas essas coisas que você falou estão disponíveis e com os procedimentos para instação descritos no UbuntuGuide em http://www.ubuntuguide.org

Depois de seguir as dicas do UbuntuGuide o desktop fica ótimo e número de pacotes disponíveis para instalação sobe para mais de 16 mil.
Comentário de Lauro
Duro demais...: Concordo com algumas colocações suas Bebeto.
Mas estão melhorando, o Breezy 5.10 que havia instalado em meu note (Acer Aspire 3002)reconheceu as partições Windows e montou-as automaticamente, assim como veio mais ferramentas de configuração (Boot, Linguagem, menus), só tive que voltar pro Hoary 5.04 por causa de um problema que deu no teclado (deve ser algum bug de versão Beta), que insistia em voltar pra ABNT2. Quanto aos W32codecs, no ubuntu-guide ensina a instalá-los de forma bastante simples, embora um pouco mais trabalhosa do que apertar botões... Quanto a instalação de programas que não estão nos repositórios, considero também uma dificuldade.
Comentário de ricarab
Verdade! :): Uma grande vantagem do Ubuntu/Kubuntu é que você conta com muitos HOWTOS e repositórios repletos de ótimos e populares softwares, e basta um simples "apt-get install" para ter o melhor do mundo desktop ;)

Eu não uso o Ubuntu porque sou um pouco rígido demais, e sempre tendo a não aceitar distribuições que fogem um pouco a "regra", e o Ubuntu faz isso no quesito segurança. Não estou dizendo que ele é inseguro, mas que foge a regra que estou acostumado! E o pior é que não sei se dá para remediar o problema porque ele não pede senha de root, mas de usuário comum. Gosto de saber o que estou fazendo, e como o sistema vai me responder, por esse motivo, o Kurumin e o Ubuntu acabam ficando de lado para mim, justamente por sair um pouco da regra. Me perdoem, isso não é uma crítica aos ótimos sistemas, quero apenas dizer que me sinto mais confortável com coisas mais "dentro da regra" como Debian, Slackware, Suse...

No final das contas, acabei ficando com meu Suse, que apesar de as vezes não me corresponder por ser um pouco automático de mais, e pesado de mais, porém, me dá um ótimo desktop com as melhores aplicações multimídia para linux :)

Penso, que o caminho ideal, para qualquer sistema operacional é a simplicidade e eficiência. De acordo com Einstein: "Tudo deveria se tornar simples, porém não simplificado"

Deixo claro que minhas preferências são puramente subjetivas, e de fato, não existe qualquer "regra" aqui, somente as minhas... ;)


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Ark
Não seria mais correto: "Tud: Não seria mais correto: "Tudo deveria se tornar simples, porém não simplório"?
Comentário de ubuntuman
"sudo passwd" resolve o seu p: "sudo passwd" resolve o seu problema, depois mude o grupo do usuário que você criou na instalação, pronto, você tem o root com senha o o usuário não pode usar o sudo mais.
Comentário de nozey
Na verdade , você pode ativa: Na verdade , você pode ativar a conta do root com:

$ sudo passwd root

Daí você define a senha do root, e poderá usá-la normalmente.
Em seguida é só desativar o sudo, e você terá um sistema com as regras que você está "acostumado" :)

--
[]'s
Hugo Doria
Comentário de ricarab
Muito obrigado! :): sei disso! é exatamente o que faço logo quando entro no sistema pela primeira vez: sudo passwd root! Porém, o problema é que o Ubuntu teima em não pedir a senha do root para acessar o sistema, e sim a senha do usuário comum :(
Um exemplo: acessando o Synaptic, ele não me pede a senha do root, e sim a do meu usuário! Eu realmente não sei como resolver esse problema! Me sentiria bem mais confortável com o Ubuntu se resolvesse isso ;)


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de gleidson
Isso aí não é um problema.: Isso aí não é um problema. É que nesses casos, como o Synaptic, o atalho é do tipo: gksudo synaptic, onde o usuário digita a sua senha para usar o Synaptic atravéz do sudo, isso se ele fizer parte do grupo Admin, caso contrário, esqueça, ele não vai conseguir usar e vai ficar dando erro de que não tem privilégio pra usar ou coisa do gênero.

Isso se resolve editando o .desktop correspondente e ao invéz de gksudo, colocar apenas gksu synaptic, que daí sim, ele pede a senha do root ao invéz da do usuário.

Uso Ubuntu e realmente é muito muito bom. Adotei ele como meu "sistema oficial" desde que entrei em contato com ele, a uns 5 meses atrás.


-----------
A preguiça é inimiga do conhecimento
Jid: gleidson@jabber.org
Comentário de ricarab
muito obrigado!: realmente animador! estava em busca de uma solução prática e limpa! Sei que infelizmente vou ter alguns problemas para ficar editando as chamadas dos programas do sistema, mas agora não tem mais desculpa!

Eu sou usuário do KDE, porém, as vezes me dá vontade de testar o Ubuntu e migrar para o Gnome, seja pela simplicidade e um pouco mais de leveza, seja pela simplicidade do própio Ubuntu :)

Obrigado, felicidades a todos!

A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de dondalski
kubuntu: não sou usuário do ubuntu, mas se preferir o kde então teste o kubuntu que é o mesmo ubuntu com o kde ao invés do gnome.
Comentário de Emanuel San
Pq não os 2: A maior parte do tempo sou usuário KDE, mas gosto de ter vários ambientes gráficos instalados. Pergunta: posso ter o KDE, Gnome (e outros mais) instalados ao mesmo tempo? Não importando se eu inicialmente instalei o Ubuntu ou Kubuntu?
Comentário de Heitor Moraes
Claro.: Os pacotes do Kubuntu são os mesmos do Ubuntu.

O Projeto Kubuntu é oficial e o CD do Kubuntu é só uma remasterização para facilitar a vida dos usuários de KDE.

___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de Chao
Mas já viu como muda o sources.list?!: Tem uma coisa que eu acho que você não deve ter visto:
o programinha pra atualizar é muito simples, e mexe no
sources.list. Não precisa editar na mão.
E essa parte do fstab é normal, mas realmente podia ter
um aplicativo pra fazer isso.
Comentário de Bruno Gonçalves
Ubuntu realmente é muito bom: O ubuntu é muito bom mesmo, mas um conselho é aprender a conviver com o sudo, ele não deixa menor a segurança do PC, pois ele pergunta a senha do usuário, por padrão no ubuntu quando vc põe a senha do usuário no sudo, ele deixa liberado por 15 minutos, vc pode editar o arquivo /etc/sudoers para que não fique liberado, cada vez que for usar o sudo ele pede senha.

O que eu faço é deixar um terminal logado como root, abro programas normais no menu (Firefox, e outros) programas que precisam de root chamo nesse terminal que to como root.
Comentário de EdCrypt
A vantagem é não logar como: A vantagem é não logar como root no X.

Eduardo de Oliveira Padoan
http://edcrypt.cjb.net
Comentário de sss
UBUNTU?: Ao inves de usar Ubuntu, deveriam usar Debian.
Acredito que ja existem muitas ramificacoes do Debian, o que pode causar um esforco descentralizado da comunidade, consertando aqui e deixando ali estragado.
Comentário de chatu
Não vejo nenhuma vantagem em: Não vejo nenhuma vantagem em trocar o ubuntu pelo debian.
Comentário de CWagner
A vida seria muito chata se t: A vida seria muito chata se todos fizessem as mesmas coisas sempre do mesmo jeito.

Deixa o cara! Se ele é feliz usando o UBUNTU dele, então que assim seja.

O pessoal do UBUNTU só não concorda muito como as coisas andam no Debian, por isso o fork. Se estás satisfeito com o Debian, então fique com ele até o lançamento da próxima versão.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de hamacker
A unica coisa chata do ubuntu: A unica coisa chata do ubuntu é que eles poderiam ter usado pelo menos os mesmos sufixos utilizados nos pacotes do debian sem aquele tal de "pacote-xyz.1.0ubuntu" isso atrapalha quando se tenta um mesclar com pacotes do debian e geralmente faz capotar as dependencias.
Mas a distro é realmente muito boa e recomendo aos mais inexperientes uma visita ao wiki deles onde é colocado de configurar um mouse com rodinha até como instalar um winmodem.

Comentário de bode
Gente, eu tentei. Tentei mesm: Gente, eu tentei. Tentei mesmo! Baixei o Ubuntu e o Kubuntu pra conhecer o sistema.
Sendo sincero, não achei que chegasse nem aos pés do Mandriva. Pra quem está começando ou pra usuários mais experientes, eu recomendo Mandriva viu.
Pra começar o instalador ainda é em modo texto. Não que isso implique em alguma coisa mais cabulosa, mas pra quem está tendo o primeiro contato com o Linux, fica mais apresentável um modo gráfico. Depois a rede não foi configurada automaticamente, pois o Ubuntu não reconheceu minha placa de rede onboard, nem som, nem a placa de vídeo 3d Nvidia... Nada que fosse impossível de se resolver com algum conhecimento... mas como primeiro contato, pra Desktop de usuário final, eu não indico mesmo. O Mandriva está há nos luz na frente, não consigo vislumbrar o motivo de tanto alarde em cima do Ubuntu.
Opinião pessoal de um humilde usuário apenas, falow gente! []s!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004