Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mais detalhes do computador portátil de US$ 100 para uso na educação

O projeto de Nicholas Negroponte para produzir computadores portáteis de baixo custo para uso na educação infantil em países em desenvolvimento já foi mencionado no BR-Linux inúmeras vezes. Hoje a Business Week trouxe um pouco mais de detalhes sobre o projeto, que inclui até mesmo uma manivela para permitir o uso eventual em locais sem energia elétrica. O primeiro protótipo deve ser exibido em novembro, e as especificações são bastante modestas (embora provavelmente adequadas para sua finalidade), incluindo processador AMD de 500MHz, armazenamento em memória flash, conectividade Wi-Fi e Linux.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Ronaldo Yoyart
Modesto ?: Porque a configuração de um PC popular de 500Mhz seria modesto?
A Finalidade deste computador, deverá ser: editar texto, acessar a internet e talvez dar noção de programação para quem estiver iniciando. Isso é muito mais do que o suficiente.

Acho que tem gente muito mal apercebida de que estamos falando de uma frequencia de processador (não digo velocidade) que éra top de marcado a uns 4 anos atrás, e se formos verificar isso não é muito tempo.

Quem diz isso, esquece da finalidade do equipamento (ele não é feito para assistir filmes, jogos, etc... ele é feito para o ensino, o lazer não é objetivo deste projeto).

Meu primeiro computador foi um TK90X, e para quem não sabe o que éra isso, éra um computador com processador Z80 de 3,14Mhz com incriveis 48K de memoria RAM e 48K de Rom sendo que esta ROM vinha com a Linguagem Basic (isso mesmo, depois ele evoluiu para o VB). Ele era capaz entre outras coisas de sintetizar voz (péssimamente claro) joginhos toscos, e grava tudo isso em Fitas K7. Com isso ja era possível criar programas que utilizavam entre outras coisas, looping controlado (for next), arrays (comando DATA) alterar configurações de Hardware (Poke), varáveis, condições (IF then) etc...

Agora falar que um computador com 500Mhz, memória Flash e Linux é uma configuração modesta? É a mesma coisa comparar um fusca com uma mercedez, porém a utilidade dos dois é a mesma (levar pessoas de um lugar para outro) claro que tem suas boas diferenças, mas se levarmos somente o escopo em conta, os dois atendem bem o objetivo e podem levar uma pessoas para um hospital a longa distâncias que não seria possível apé.

É um bom desafio para os artistas em programação (assim como na época do TK) fazer programas cada vez melhores, menores e mais rápidos. Infelizmente hoje sabemos que isso é muito mais dificil por causa que o tempo na informática muda muito mais rápido do que naquela época, e a safra de artistas emprogramação estar em baixa.

Enfim, este computador portatil é sim uma excelente oportunidade de inclusão de jovens talentosos que não ficam chorando do que tem, mas põe a mão na massa naquilo que tem e se desenvolvem.

Podendo um dia ter condições de comprar seu computador com trocentos recursos para joguinhos e ter condições/qualidade de vida melhor.
Comentário de sri_canesh
:
Mais algumas infos (em pt-br)

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI687166-EI4801,00.html

Cássio R. Es_kelsen
cassio@br-mono.org
Comentário de pilgerowski
Resolução baixa: O que eu acho triste nesse modelo é o fato do monitor ter uma resolução de 640x480. Há vários programas que nessa configuração simplesmente "estouram" a tela, além de páginas na web. Uma configuração de 800x600 seria melhor.

Charles Roberto Pilger http://www.charles.pilger.com.br #134499
Se você acha a educaçao cara, tente a ignorância. - Derek Bok
Comentário de Carlos E. Morimoto
Os LCDs de 640x480 de 7" ou 7: Os LCDs de 640x480 de 7" ou 7.5" estao ficando bem baratos no mercado internacional por causa dos players de DVD portáteis. Acredito que neste neste caso o principal motivo é o custo mesmo.

Se ele vai usar flash como meio de armazenamento, vao acabar desenvolvendo alguma distro minimalista, com um conjunto de programas já configurados para uso na educacao e nao havera muito espaço para instalar outras distros.
Comentário de anakinpendragon
Uma solução para este probl: Uma solução para este problema de "estouro de pagina" seria o uso do opera que consegue redimensionar a pagina toda, não só o texto como o firefox, recurso que eu gostaria que ele implementasse...
Seria algo que não afetaria o preço do notebook
Comentário de nemesis
agora, veja só...: um punhado de gente aqui ficou defendendo o projeto PCConectado e desdenhando do laptop popular do MIT. Bom, aí está a diferença entre um país sério e o Brasil: o primeiro diz e faz, já no Brasil, tudo acaba em pizza mesmo.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Bruno Gonçalves
Mt bom esse note: Pessoal se realmente sair esse note é muito bom e se ele tiver espaço no HD da sim pra passar videos numa boa, diversos jogos também, claro que nenhum jogo muito moderno, mas muita coisa simples.

Quem aqui ja rodou o Damn small em um pentium 100?

Roda e roda bem, com 500 Mhz então :)

500 Mhz não fica bom pra Gnome e KDE, mas é um hardware muito padronizado, então fazemos uma distribuição padronizada, se o projeto sair provavel q eu seja um dos que farão um remaster adaptado pra ele.

Um kernel otimizado, pacotes leves, um WM como IceWM ou Fluxbox...

Como estamos no Brasil isso deve demorar tanto que ja teremos o Google Wifi liberando conexão Wifi gratuita no mundo todo :)

jJá o problema da tela em 640x480 realmente é chato, mas quando preciso a gente cria uma alternativa
Comentário de unxusr
Configuração: Sobre a configuração ser suficiente, lembro do tempo do meu PC-XT, haviam dois processadores de texto nacionais fantásticos: o fácil e o unitexto. O segundo, tinha modo gráfico com recursos de formatação muito bons, e se não me engano correção ortográfica impecável (o fácil além disso tinha correção sintática). Mais do que suficiente pra que eu fizesse meus trabalhos com 640KB de RAM e um processador 12 Mhz! Com o software/SO magro, acho que esse computador tem tudo pra ser um sucesso, desde que as pessoas não queiram compará-lo com um PC normal.
Comentário de renatogonca
Outros problemas: Acho muito importante que o governo se preocupe em fornecer tecnologia para todos. Porém a qualidade de ensino nas escolas de 1º e 2º grau no estado de SP é horrível. Muitos alunos chegam a 7 ou 8 série e não sabem sequer escrever. Antes de partirem para tecnologia, deveriam aprender o português, matemática, etc.
Comentário de Caio Begotti
Hmmm calma: Cara, isso aí não será feito pra jogos em rede em horário de aula ou pesquisa, muito menos assistir vídeos no recreio. É claro que jogos educativos pra serem usados nas aulas, e vídeo-aulas seriam incrivelmente legais, mas isso é a implementação educacional da coisa, nada a ver com o hardware e software do laptop.

Eu achava a especificação dele bem ruim, mas depois de lembrar que o foco dele é bem forte e não sai do mundo educacional (veja a parte sobre roubo da reportagem), aparentemente, o hardware INICIAL é muito bom. E você está enganado, é possível rodar o KDE em 500mhz sim, e se bobear, se for algo preparado para ESTA máquina, capaz de rodar com certa folga. Mas, eu não acho que isso seja algo pra se rodar KDE; provavelmente algum software de desktop feito pra ele ou coisa parecida (mesmo um KDE da vida, mas totalmente remodelado pro laptop e pro uso que será dado a ele).

A resolução da tela realmente não é uma maravilha, nem mesmo pra crianças, IMHO, mas alguém dará um jeitinho nisso... só levar em conta que isso é o projeto inicial, pra começar a idéia, enfim...

PS: por mais tentador que seja você ter um Fluxbox nele, a menção a esse WM foi uma piada, né?

--
caio1982
Comentário de nemesis
porque?: "ter um Fluxbox nele, a menção a esse WM foi uma piada, né?"

piada pq? acho que FluxBox é leve o suficiente. 500MHz não é muito menos que meus 850 + 128MB. e rodo KDE e Gnome razoavelmente modernos numa boa...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de NoName
Pra Inglês Ver ...:
Não estão interessados em melhorar a educação.
Querem é uma boa propraganda para a próxima
eleição. Uma classe cheia de alunos com
notebook para aparecer no horário eleitoral.

Medidas que realmente fazem efeito como
aumentar salário, oferecer cursos de
aperfeiçoamento para os professores,
reformas na metodologia de ensino, etc ...
Isso nem passa pela cabeça dos políticos.


Comentário de Caio Begotti
Releia: A resposta ao seu por que é simplesmente: releia a reportagem :-) essa máquina não está sendo criada para nós, geeks, nerds, hackers. Ele está sendo feito pra nossos irmãos mais novos, crianças (que na maioria dos casos nunca usou um PC) e que ainda estão na escolinha, ou mesmo pros filhos de quem já é mãe ou pai. Eu adoraria ver um moleque usando algo 1337 e fazendo loucuras com o hardware, mas não aconselho ficar esperando isso logo de cara...

PS: sem aquele papo sobre "se nunca usou PC, melhor ainda: não há vícios"; eu tava falando da usabilidade e propósito educacional da coisa. Fluxbox não adicionaria valor algum ao conjunto, resumindo.

--
caio1982
Comentário de nemesis
fora o fato...: ...de ser um gerenciador de janelas bem leve para esse tipo de hardware?

ou vc acha que esse equipamento é tão básico que não vai vir nem com interface gráfica? os moleques vão ter que aprender na marra, mesmo, na linha de comando?

um gerenciador de janelas não adiciona nada em termos educacionais, apenas facilita as coisas em um ambiente gráfico e multitarefa. e como o micro é simples, um leve seria uma boa...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Patola
É leve mas...: ...é PARA CRIANÇAS! Não adianta ser leve e tão minimalista que não é intuitivo. Não, Fluxbox não é adequado pra isso!
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Paulo Rogerio
Tem coisas melhores para tentar resolver: Caros amigos ao invés de ficarmos alimentando ideias sobre esse laptop, porque não vemos que isso é pura fantasia do governo!
Vocês sabem que a educação publica no Brasil é horrivel !
e as crianças da classe pobre, mal tem o que comer !!!
vejo crescendo as favelas e coisas desse tipo !!!
porque não investir em habitação, Alimentação e principalmente em educação, pois tem lugares no Brasil que os alunos escrevem em papel de pão
coisas do Brasil !!!
Lamento que se isso acontecer mesmo !!!
os empresarios e os politicos é que ficaram da vez mais ricos
infelizmente os pobres, mais pobres!!!
tecnologia sim
mas não nas custas do pobre
fala serio !!!!
Comentário de Caio Begotti
Ahá!: Nem preciso responder mais, valeu Patola :-)

--
caio1982
Comentário de Caio Begotti
Quantas exclamações!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!: Vamos lá:

1. não é fantasia DO governo. Pode até ser fantasia, mas é do Negroponte e seus "colegas".

2. educação pública é ruim em um monte de lugares, não só aqui. De fato, o projeto é pra ser adotado ou estudado por países pobres em geral; não foi feito pro nosso umbigo.

3. sobre não ter o que comer: leia o guia traduzido das falácias, pelo Patola (tá no LinuxFUD). Se for assim, ninguém faz nem tenta nada simplesmente porque tudo já é uma droga em algum nível. Sair de casa então... um ultraje! Talvez a rigor.

4. você já foi numa favela? Algumas são bem organizadas e tem até... Telecentros! Sim! E bancados pelo... governo! É!

Você está certíssimo em ficar desconfiado, e na verdade, quanto mais ficar, melhor. O problema é que não dá pra ficar reclamando de tudo sem nem saber o que eles pretendem com isso. Tapar o sol com a peneira é uma bela bosta, mas dar uma de rebelde sem causa também. A culpa é de muito mais gente do que pensa, e muito mais complicada também.

Se o Negroponte e cia. conseguir fazê-lo de forma razoável, e ficar relativamente barato pra governos (e empresas TAMBÉM) bancarem isso pra educação básica... por que não tentar? Por relativamente barato entenda-se: levar em consideração as possibilidades disso, e seu potencial, pensando em 100 doláres.

PS: pra quem etá preocupado: o dólar fechou em queda hoje de novo, haha

PPS: o título do meu comentário tem a mesma quantidade de exclamações do seu comentário!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! (aqui também, espero)

--
caio1982
Comentário de Manoel Pinho
Vejam as fotos: Vejam as fotos do laptop:

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI687166-EI4801,00.html

http://laptop.media.mit.edu/laptop-images.html

Até que é bonitinho.
Comentário de go3th3
Eu achei legal seus argumento: Eu achei legal seus argumentos, na minha infância já cheguei até a fazer alguns joguinhos em assembler, que via nas revistas de computação da época no velho TK90x!!!hehe, sem enteder porr.. nenhuma, ou só um pouquinho, mas já me sentia um verdadeiro hacker. :p

Se esse projeto chegasse a ir pra frente mesmo, teríamos uma nova legião de programadores no Brasil.

Comentário de CWagner
Creio que o projeto é viáve: Creio que o projeto é viável, tecnoclogicamente falando. O que será do seu futuro, depende da vontade política em torná-lo realidade.

Se vier a existir, e for usado como plataforma de campanha, pouco importa. O que importa é que uma população, não tão carente assim terá acesso a uma tecnologia que ainda não foi colocada nas ruas devido à visão capitalista dos empresários do setor de informática que têm como principal objetivo nos fazer comprar sempre o que há de mais novo e mais caro, deixando de lado vários equipamentos e componentes que poderiam ter um fim mais digno que a sucata.

P.S.: Sei que seria importante se esse projeto fosse usado para propósitos honestos e nobres, mas acompanhando os últimos acontecimentos políticos, no país e no meu estado, creio que já sabemos onde parte dos recursos irão parar: nas campanhas do ano que vem.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de ruzon
Jornal Nacional: Hoje asisti o jornal nacional e noticiaram este projeto, infelizmente não deram detalhes e nem falaram sobre o linux.
Uma pena
Comentário de soulman18br
SO: Alguém sabe qual distribuição linux vem instalada?
Comentário de David
Passou na globo hoje, eu vi n: Passou na globo hoje, eu vi no Globo Notícias que passa no final da tarde e no Jornal Nacional.
Comentário de rednaxel
Microsoft Visual Basic no TK90X ?: Meu primeiro computador foi um TK90X, e para quem não sabe o que éra isso, éra um computador com processador Z80 de 3,14Mhz com incriveis 48K de memoria RAM e 48K de Rom sendo que esta ROM vinha com a Linguagem Basic (isso mesmo, depois ele evoluiu para o VB).

Eu fui um feliz proprietário de TK90X, e preciso fazer uma pequena correção: o Z80 rodava a 3,58 MHz (e não a 3,14). Além disso, ele tinha *até* 48 Kb de RAM e apenas 16 (e não 48) Kb de ROM - isso no modelo top vendido aqui do Brasil pela Microdigital, pois havia um modelo com apenas 16 Kb de RAM. O Zilog Z80 é um processador de 8 bits com endereçamento de 16 bits, ou seja, acessa até 64 Kb lineares, por isso os 16 Kb pra ROM e 48 Kb pra RAM.

A ROM vinha com um BASIC mesmo, mas nunca ouvi falar de um Visual Basic da Microsoft rodando no TK. Tem certeza disso? ;-)

Alex
Comentário de Marcelo Ulianov
achei legal: quem quiser um é só encomendar com um moleque de uma EEPG ou uma EMPG...Ele vai vender por uns 300 paus, assim dá pra ele fazer uma compra pra uns 3 meses... Lógico que não vai comprar iogurte, queijo, essas coisas, mas dá umas 5 cestas básicas no Extra...

Comentário de Douglas Augusto
Mas seriam 100 dólares para: Mas seriam 100 dólares para o consumidor final (brasileiro) ou o valor acabará sucumbido à pilha de impostos e outros fatores inflacionários do Brasil?

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Carlos Mafort
Que pena...: Que pena...


http://laptop.media.mit.edu/laptop-images.html

Please note: these laptops are not in production. They are not—and will not—be available for purchase by individuals.
Comentário de Caio Begotti
LOL: Quem adivinhar a resposta dessa, ganha um doce!
Comentário de Bruno Gonçalves
:): Respondendo por partes, o KDE e o Gnome rodam em um pc com 500 Mhz, mas não fica bom, pode ficar razoavel tirando muitas funções... so que e a memória? Ele dificilmente irá ter mais que 64 mb de ram que ainda vai compartilhar com a parte de vídeo.

Ja o Fluxbox, se ele já deve vir pronto pras suas finalidades que é estudo, com os progrgamas instalados e uns ícones no desktop, será que vai ser muito dificil ensinar as crianças que se clicar no fundo de tela com o botão direito abre um menu?

Mas creio que o IceWM seria uma alternativa melhor.

O que não elimina o Fluxbox, afinal menos de 2 MB oculpados no HD é mais um "mundo" pras crianças conhecerem.

Agora... será que ele vai ser voltado assim a crianças?

Primeira a quarta série?

Creio que isso ai vai ser mais usado de quinta série pra frentre, inclusive muita gente do segundo grau e quem sabe faculdade.

Pra finalidade de estudo que é acessar sites com informações e escrever textos vai ser muito útil pra qualquer pessoa.

Outra coisa também é que isso ai vai fazer o retorno do Quake1, a molecada vai ligar em rede e jogar Quake 1 :)

Sem contar em diversos jogos leves e muitos emuladores de nes, quem sabe roda até um emulador de snes.

Vão acessar também muito site porno, rodar muito video de sacanagem e por ai vai, MSN então nem se fala.

Provavel que o que ele vai ser menos usado mesmo é pra estudo :)
Comentário de Bruno Gonçalves
So não da pra entender...: So não da pra entender essa frescura ded limitar a venda pra estudantes, era so liberar a venda logo, o que poderia ser feito era dar um desconto especial pra estudantes ou até mesmo doar no caso do estudante ser realmente carente.

Mas de toda forma é muito importante esse projeto continuar, isso pode ser o inicio de milhares dee programadores, admnistradores de rede e etc...

A maioria que hoje sobrevive de informática começou com equipamentos muito mais precários, sem contar que sabendo usar da pra fazer realmente muita coisa com 500 Mhz
Comentário de nemesis
intuição: O que seria uma interface intuitiva? Dizem que a única existente é o mamilo, que bebês já nascem sabendo como usar. Mas mesmo assim, há aqueles que discordam, observando que bebês chupam tudo o que puserem perto de suas bocas, como dedos ou mamadeiras...

Saber que para acessar o menu principal deve-se clicar o botão esquerdo do mouse só precisa ser aprendido uma vez. Para quem nunca viu micros, não deve ser muito diferente do que acessar o menu principal do windows.

Talvez devêssemos remover tudo no desktop da primeira vez e só por um botão "Clique aqui com o mouse", que levasse a um compacto tutorial inicial. Depois disso, finalmente abria o desktop normal...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Caio Begotti
Curioso sobre o resultado disso: Somente sobre o final do seu comentário: bem interessante a idéia do "tutorial" como desktop, talvez tivesse algum efeito bom mesmo. Vou ficar pensando onde isso poderia falhar hehe, mas realmente achei legal a idéia (apesar de acreditar ainda que o Fluxbox é um absurdo pra isso)

--
caio1982
Comentário de Caio Begotti
Calma: O Retorno: Provavelmente alguma coisa feita pela Red Hat ou baseado nos softwares dela. Talvez um "núcleo" Red Hat, com as camadas de cima feitas pelo Google. Hmmm... finalmente o GoogleOS vai sair? :-) paranóias...

Referência: http://arstechnica.com/news.ars/post/20050929-5362.html

--
caio1982
Comentário de MD5
Eu quero um desses 500MHz ..: Esta semana instalei o Redhat 9 numa máquina P233 64RAM
com Blackbox e ficou ótimo para navegar, abiword, gimp etc

Acho então que com um 500 deve ficar muito bom.

Pena que falam que é só para as crianças, porque eu
quero um desses para mim. O preço, mas a comodidade
de poder transportar já fica no lucro. Computador
deve ser analisado através da suas necessidades e
não através do clock. De nada me serve um computador
de 1GB se quero trabalhar com edição de vídeo, como
de nada serve dar um cluster para alguém que nunca
utilizou computador ou for criança.

Eu quero um desses, sim!
Comentário de ronaldo yoyart
Correção: OPS: Nunca falei que teve VB para TK90x, eu queria dizer que a linguagem hoje utilizada nos PCs com windows é o VisualBasic, assim como o pascal virus Delphi e outros sabores.

Quanto as especificações do TK vc tem Razao.

Quanto a outro comentário que seria muito dificil para a garotada, descordo, pois eu ja fazia uns prg toscos com 11 anos de idade, e hoje a acesso a informação é muito mais fácil.

Melhor do que ficar brigando com o que tem, melhor seria fazer uma nova interface gráfica específica para a tela deste Computador, afinal os videogames utilizam TV que tem resolução de aprox 400x600, e poucos reclamam.

Minha opinião é:
Se esta ruim, então é motivo para fazer melhor. Quem Soube Faça e receba as glórias e a fama.

O TK também consegui reconhecer alguns comandos de voz e controlar RObos, quem tiver interesse, tem este site, que além de tudo tem até certificação para o ZXSpectrum

http://www.worldofspectrum.org

A única coisa que não tenho saudades, éra da gravação e leitura dos prgs em cassete.

até
Comentário de henrique.
ou: ou uma legião de viciados em msn... bate-papo... dúvido muito que esses computadores tragam de volta o "espirito pedagógico" que tinha os antigos TK e cia
Comentário de Patola
Espírito pedagógico: Dá saudades mesmo.

Talvez isso seja um motivo forte pelo qual muitos de nós gostamos do GNU/Linux, ele de certa forma traz de volta esse espírito pedagógico. Algumas distribuições mais do que outras, claro.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de brain
Não serão vendidos: Douglas, a página do projeto informa que eles não serão vendidos ao consumidor final. A produção é exclusivamente para atender projetos governamentais de educação.
Comentário de nemesis
eu posso garantir...: ..que o aspecto "pedagógico" do Linux -- ou seja, de não ter uma babá guiando seus passos e trocando suas fraldas quando vc faz caquinha, de ter que fazer as coisas na marra mesmo -- foi fundamental em minha formação profissional e acadêmica.

Além, é claro, de porrilhões de boas ferramentas de desenvolvimento livres que já vinham com o bicho e que proviam perspectivas diversas sobre a maneira de se encarar programação.

Aprender, fazendo. Esse é um bom lema pro Linux.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Helvio Mota
Pode crer...: "A única coisa que não tenho saudades, éra da gravação e leitura dos prgs em cassete"

Pode crer, aquele barulhinho era _muito_ irritante... sem contar as 'Mandrakices' de ajustar o cabeçote do gravador (lembra daquele do Juruna?) quando dava problema de leitura. Mas... bons tempos!
Sds.
Comentário de flaviothunder
Não não: Ele só fez uma analogia para quem é da nova geração e não conheceu estas máquinas, que o Basic que ia embarcado no TK90 evoluiu para o VisualBasic que a galera encontra nos PCs hoje em dia, foi só uma analogia.
A propósito, o TK-90 também roda a 3.58MHz ? Porque quem roda(va) a essa velocidade é o MSX padrão que também usa(va) o Z80, aliás nessa época era bem mais comum a idéia de arquiteturas diferentes usarem o mesmo processador, por isso que essa história de Macintosh com processador x86 não assustaria ninguém se acontecesse a 20 anos atrás, aliás, bons tempos aqueles...

Sucesso a todos e encerrando antes que fique off-topic demais
Comentário de flaviothunder
gravadores: Me lembro até hoje da bicuda que eu dei no gravador capenga quando depois da 3ª tentativa (cada uma levava entre 5 e 10 minutos) meu HotBit não carregou o programa...bons tempos...
Comentário de Manoel Pinho
Good Times: A operação era o ajuste do azimute do cabeçote... E ainda me lembro do desejo de comprar um gravador cassete que tivesse a entrada "remote", que permitia que o computador controlasse o motor do gravador, ligando ou desligando.
Comentário de Ronaldo Yoyart
Nostalgicos: Quanta nostagia hein.

Eu ainda tenho ele, com alguns jogos originais da Microsoft, um deles é o phanzer (tanque de guerra) 3d, bem no estilo BZflag.

Tinha também o ZXloader que éra um filtro de leitura, para gravador cassesete.

Que raiva era ter que carregar r-type, depois quando ia jogar e passava para a segunda fazer, (press play on tape) passava a segunda e ia para a terceira fase (press play on tape), e morria, e adivinha (rewind the tape and press play) imagina esperar 4 minutos para carregar cada fase, e depois morrer nela, hahaha.

Imagine a mente de quem tem menos de 20 anos e esta lendo isso.
Devem estar achando uma chatisse isso, mal sabem que perderam muita coisa, por isso, muitas vezes não entendem o que esta por atrás dos cinescópios, Keyboards. Não sabem o que são arquivos MOD (amiga), e nunca jogaram DOTT (day of the tentacle).

Bom é isso ai. bons tempos mesmo.
Comentário de well
Manoel, isto era o luxo da te: Manoel, isto era o luxo da tecnologia! :)
Pior eu, que nem tinha gravador de fita k7. Ficava algumas horas programando o jogo que vinha nas revistas resando pra que tudo estive ok, e depois de jogar alguns minutos, perder tudo o que tinha feito porque tinha que desligar pra fazer a lição de casa.

O mais engraçado é que eu adorava. :P

Comentário de Douglas Augusto
Poxa, eu queria um. :( : Poxa, eu queria um. :(

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de alex-gurgel
Tinha coisa melhor ainda !: Também sou dessa época ! Eu comecei com um TK82-c, com incríveis 16Kb de memória !
Melhor ainda foi o tempo em que tive um CP-400 II !! Esse era uma maravilha, com seus 64Kb de ram, 2 conjuntos de 4 cores, resolução de 256x192 e 1 canal de áudio ! E com 2 joystiks analógicos ! E dava para aproveitar as entradas dos joys para criar muas coisas bem interessantes a nível de hardware ! Afianl, eram 4 conversores analógico-digitais de 6 bits cada !
E uma coisa: o basic dele é que é a origem do basic do MSX, que é a origem do Qbasic (M$) que depois iria servir de base para o VB. Afinal o basic do CP-400 era da M$.
Comentário de manser
Vocês reclamam do cassete!!!: Pior era eu que não tinha um e precisava anotar mais de uma centena de linhas em programa em basic antes de desliga-lo.E depois redigitar tudo novamente qundo ligava o micro denovo.

Eu tinha um tk85 com 16Kb de ram e 2Kb de rom.

Mas mesmo assim tenho saudades daquela época...
Comentário de Marcelo Ulianov
msx: Eu tive um msx hotbit da sharp... E sinceramente eu não sinto a menor falta!!! Se for pra ser nostálgico eu fico com meu Performa 630 CD, o primeiro micro pessoal à vir com cd-rom !!! 4 X !!! Rodava Mac OS 7.5, pouco dava pau, só alguns programas antigos ( ???) travavam de vez em qdo ! Ele rodava à 33 mhz, e tinha 48 mb de ram.Na verdade vinha com 16, mas eu vendi um rim e comprei um pente de 32 !!! Atualizei ele até o Mac OS 8.1, e ele continuava firme,rodando td do mesmo jeito.Tinha Explorer, Apple Works 5, icq 2.qq coisa... Desse eu sinto falta !
Comentário de Ananias
Botão esquerdo?: Acho que você não aprendeu tão bem o que só precisa ser aprendido uma vez.
Comentário de ano@nimo.com
: <<>>

Bem colocado. É horrivel navegar em 640x480 !!!!! Acabei de fazer um teste no Windows - neste instante.
Comentário de CWagner
Ou então ficar andando com p: Ou então ficar andando com pilhas da saudosa INPUT! debaixo do braço pra cima e pra baixo, e na ordem pr anão perder nenhuma parte dos programas que eles ensinavam.

E o povo de hoje ainda reclama de acesso à informação... KAKAKAKAKKAKAKAK eles não sabem o que é dificuldade.

CP-400, CP-500, TRS-80, PC-XT, PC-AT.... bons tempos :D

E o que se fazia com essas máquinas era tão impressionante quanto o que se faz hoje em dia.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de hamacker
Naqueles micros antigos pesso: Naqueles micros antigos pessoais (tk, apple, msx, cp-400,...) o pessoal fuçava com 192x255 de resolução e com 8/16 cores simultaneas podia-se fazer praticamente qualquer coisa e na falta dum monitor ligava-se na TV.
Com os monitores melhorados acabamos deixando com que 640x480 fosse pouco, quem diria. Atualmente, só um botaozinho de browser leva 64x64. Daqui alguns anos talvez 1024x768 seja o 640x480 de nossos dias.
Apenas um desabafo, nada contra ou a favor do 640x480.
Comentário de hamacker
Se não me engano o gravador: Se não me engano o gravador da gradiente tinha remote e contador de voltas que ajudava a posicionar o tape naqueles tapes de "10 em 1", de qualquer forma, era muito caro para os meus dias de pivete.
Ao contrario de voces, nao achava a tecnologia tosca nao, afinal muitos aparelhos modernos hoje usam o mesmo principio: o codigo ASCII ainda tá aí, a HAYES nem existe mais mas os codigos AT ainda estao presentes nos modems até hoje, as unidades DAT só não possuem azimute mas o restante tá lá, RS-232, os disquetes de 360K dupla face foram os precursores dos HDs modernos, pode comprar o micro INTEL x86 mais moderno do mundo e ainda haverá o famoso limite de 640KB de memória básica, a memoria de video das placas atuais segue o mesmo principio da época onde cada endereço representava uma posicao da tela e uma cor, a impressora matricial (alguem se lembra da emilia?) ainda é fundamental para muitos escritórios.
Não sei se os colegas vao se lembrar, mas os disquetes de 360K caiam na agua voce colocava para secar e eles ainda funcionavam, os disquetes de 1.44 as vezes já vem bichados dum micro para o outro e a receita federal ainda faz questão deles.

Tosco mesmo era os bloads,r nos jogos divididos em partes, como o colega acima descreveu tão bem, as vezes dava para conseguir vidas infinitas quando dava pau e era a unica coisa que me fazia contente na geração dos tapes.

Comentário de hamacker
Jogos da epoca eram feitos po: Jogos da epoca eram feitos por uma unica pessoa e divertinham muito.
O Pitfall da Actvision tinha 4K!
(O unico que só consegui acabar depois de adulto)
O primeiro Prince of Persia foi feito por uma unica pessoa e cabia num disquete e rodava num monitor monocromático, atualmente são 3 CDs e com uma uma equipe de desenhistas, sonoplastas, programadores, diretores,... e requer uma baita placa de video. É incrivel como antigamente os programadores faziam tanto com tão pouco.
Frustação da época era nunca consegui ver o final do Karateka (apple) pois todo o disquete que eu conseguia tinha defeito na hora de carregar o final.

Comentário de Arnaldo jorge
Computador Portátil: Engraçado, nos Estados Unidos, superpotência mundial e onde a renda per capita é maior do que a do Brasil o computador portátil custára $100. Já aqui um país reconhecidamente subdesenvolvido com uma das piores renda per capita do mundo o mesmo aparelho deverá ser vendido por $200. Qual o motivo desse aumento de 100%? Não consigo entender o mecanismo das coisas no nosso país.
Comentário de CWagner
Impostos, taxas de importaç: Impostos, taxas de importação de peças e produtos... o que mais você quer num país onde o governo aumenta a arrecadação, aumentando os impostos e não o poder de consumo da população, ou então promovendo uma melhor distribuição de renda?
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004