O projeto de Nicholas Negroponte para produzir computadores portáteis de baixo custo para uso na educação infantil em países em desenvolvimento já foi mencionado no BR-Linux inúmeras vezes. Hoje a
Business Week trouxe um pouco mais de detalhes sobre o projeto, que inclui até mesmo uma manivela para permitir o uso eventual em locais sem energia elétrica. O primeiro protótipo deve ser exibido em novembro, e as especificações são bastante modestas (embora provavelmente adequadas para sua finalidade), incluindo processador AMD de 500MHz, armazenamento em memória flash, conectividade Wi-Fi e Linux.
A Finalidade deste computador, deverá ser: editar texto, acessar a internet e talvez dar noção de programação para quem estiver iniciando. Isso é muito mais do que o suficiente.
Acho que tem gente muito mal apercebida de que estamos falando de uma frequencia de processador (não digo velocidade) que éra top de marcado a uns 4 anos atrás, e se formos verificar isso não é muito tempo.
Quem diz isso, esquece da finalidade do equipamento (ele não é feito para assistir filmes, jogos, etc... ele é feito para o ensino, o lazer não é objetivo deste projeto).
Meu primeiro computador foi um TK90X, e para quem não sabe o que éra isso, éra um computador com processador Z80 de 3,14Mhz com incriveis 48K de memoria RAM e 48K de Rom sendo que esta ROM vinha com a Linguagem Basic (isso mesmo, depois ele evoluiu para o VB). Ele era capaz entre outras coisas de sintetizar voz (péssimamente claro) joginhos toscos, e grava tudo isso em Fitas K7. Com isso ja era possível criar programas que utilizavam entre outras coisas, looping controlado (for next), arrays (comando DATA) alterar configurações de Hardware (Poke), varáveis, condições (IF then) etc...
Agora falar que um computador com 500Mhz, memória Flash e Linux é uma configuração modesta? É a mesma coisa comparar um fusca com uma mercedez, porém a utilidade dos dois é a mesma (levar pessoas de um lugar para outro) claro que tem suas boas diferenças, mas se levarmos somente o escopo em conta, os dois atendem bem o objetivo e podem levar uma pessoas para um hospital a longa distâncias que não seria possível apé.
É um bom desafio para os artistas em programação (assim como na época do TK) fazer programas cada vez melhores, menores e mais rápidos. Infelizmente hoje sabemos que isso é muito mais dificil por causa que o tempo na informática muda muito mais rápido do que naquela época, e a safra de artistas emprogramação estar em baixa.
Enfim, este computador portatil é sim uma excelente oportunidade de inclusão de jovens talentosos que não ficam chorando do que tem, mas põe a mão na massa naquilo que tem e se desenvolvem.
Podendo um dia ter condições de comprar seu computador com trocentos recursos para joguinhos e ter condições/qualidade de vida melhor.