Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Gartner recomenda cautela em migrações corporativas para o Firefox - ou não?

Me (me@me.com) enviou este link do IDG Now e acrescentou: “"Para analistas da consultoria Gartner Inc., as empresas deveriam pensar duas vezes antes de baixar o browser de código-fonte aberto, Firefox, da Mozilla Foundation, que vem tomando espaço do Internet Explorer (IE), da Microsoft. "O crescimento no uso do Firefox é direcionado por fatores que não são naturalmente sustentáveis", afirmam os analistas Ray Valdes, David Mitchell Smith e Whit Andrews, do Gartner. Segundo eles, a migração do IE para o Firefox tem ocorrido mais entre usuários residenciais do que no ambiente corporativo. Em um estudo divulgado na semana passada, o Gartner ressalta que Microsoft Corp. deve voltar a ganhar seu espaço perdido para o Firefox simplesmente atualizando o Internet Explorer"

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Sergio Righi
Quer dizer que aparentemente: Quer dizer que aparentemente existe maior interesse do IDG do que do Gartner em "manter aparências", se é que podemos chamar assim. Mas vendo o site do Sr. Matthew Broersma, que escreveu a notícia no IDG, podemos ver mais reportagens "tendenciosas", como por exemplo uma entitulada "Windows more secure than Linux, chants Microsoft", ou seja, é pura propaganda enganosa, pra variar um pouco. Pena que é o interesse de muita gente.

Comentário de silveira
Não entendi: O que a Gartner disse não faz muito sentido.
"Usem IE que já está todo bixado porque, talvez, o firefox venha a ter algum spywares em 2005". Isso não fez muito sentido pra mim.

O Firefox tem ocupado um bom espaço porque não tem spywares, tem funções que eu não encontramos nos outros navegadores, é livre, segue os padrões, é multiplataforma, suporta temas, extensões e bloqueio de popups.

O que as empresas teriam a perder usando firefox? Eu já vi casos de pequenas empresas terem de ficar paradas por 1 semana por conta de um programa malicioso que se instalou através do IE e estava infernizando as máquinas. Se estivessem usando o Firefox isso não teria acontecido.

Além disso, as atualizações do IE demoram e são agregadas a outros produtos. Por exemplo, quem tem um windows < XP não pode atualizar o IE. Se quiser que compre um micro novo e compre o XP e ai sim, atualize o seu navegador IE.

Eu acho que são muito raros os casos onde o IE pode ser melhor que o Firefox, e para ser melhor você tem que colocar várias outras ferramentas adicionais.


Silveira Neto - Fortaleza-CE.
Comentário de Joao Melo
QUESTÃO DE MODELOS: O fato é que o modelo proprietário é péssimo para a segurança. No modelo SL, quando um erro ou falha de segurança do aplicativo é reportado, a empresa do projeto, da distribuição, a comunidade ou todos se mobilizam quase que imediatamente para equacionar e distribuir a correção. Ao passo que no modelo proprietário isso leva no mínimo uma semana (conforme modelo da MS), quando não um ano inteiro e, mais grave, é necessário que se pague para ter a correção do erro ou da falha de segurança, que não foi você quem causou!!
Enfim, ter apenas um aplicativo para determinada tarefa não parece ser muito inteligente estratégicamente nem para uso em casa, muito menos para uso na empresa.
Só que isso, o cidadão de rabo preso com determinada(s) empresa(s) do setor de informática, notadamente de software, jamais vai admitir.
Comentário de Pacozila
Também não entendi: O artigo fala em migrar massivamente os browsers, ou as aplicações de intra/extranet? Li três vezes o original e ainda não captei.

Se for somente o browser, não tem sentido nenhum essa recomendação. Contudo se a migração implica em migrar toda uma plataforma de trabalho baseada em padrões MS, então a recomendação de se fazer uma migração mais lenta para padrões abertos, que rodem no máximo de navegadores possíveis, com a coexistência dos dois (ou mais) navegadores faz algum sentido.

Instalei o Firefox/Thunderbird em muitos micros e, exceto pelas pessoas que usam o Bradesco Net-Empresa, nenhum usuário quer mais saber do IE, principalmente os que ficaram fãs das abas.

Quanto ao IDG, eu só mantenho nos meus bookmarks porque raramente tem uma chamada interessante...
Comentário de Flavio Moreira
Até o Baboo reconhece a qual: Até o Baboo reconhece a qualidade do Firefox

http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=14699&z=141

"Conclusão: Parece que o despretensioso Phoenix se transformou num excelente Firefox. Sua vasta galeria de funções extras - extensions - sua facilidade de uso e os lindos temas disponíveis o transformam numa opção a ser considerada. Não vou dizer que o Firefox é melhor ou não do que o IE - afinal, seria uma opinião pessoal - mas o Firefox é muito bom, sem dúvida alguma!"
Comentário de FatTux
IDG Now - tendencioso ou não?: Leio às vezes o IDG Now, e no geral não parece ser tendencioso. No máximo, há uma certa timidez sobre os assuntos relacionados ao SL. Veja que o público-alvo do IDG entende muito de BMW/AUDI/JAGUAR, Mont-Blanc, golfe e viagens à riviera francesa, e pra esse público informática é 6-sigma, CMM e o CEO/CIO da moda. Mas não vejo nenhuma tendência generalizada anti-SL no IDG.
Comentário de Metatron
É preciso chutar o balde...: Essa "consultoria", a Gartner é um bando de lambe botas da MS;eu até entendo, estão defendendo o galinheiro deles, de onde eles ganham "money quí é gúdi nóis num havi". Eu já fui usuário Windows, posso falar sem pesar na consciência, é uma baita tranqueira, um lixo, não há argumentos sólidos (digo do ponto de vista da Engenharia) para defender os produtos MS, como se diz em inglês "Microsoft products are a big mess"
Os "analistas" da Gartner só estão defendendo o ganha pão deles...
Comentário de autopost
Estudo pró-Firefox: Neste caso específico, para mim pareceu que o estudo do Gartner indica que o Firefox é uma tendência irreversível, cujo ímpeto pode apenas diminuir. Tanto é que a recomendação é para que os administradores de TI preparem-se para um futuro de coexistência de 2 browsers. Pode ser uma postura conservadora, mas não chegou a ser uma atitude servil. Já quanto às conclusões publicadas pelo IDG Now talvez este mesmo comentário não se aplique.
Comentário de rodrigomessiasbarros
Firefox e o Gartner - Uma analise: O artigo publicado pelo IDG Now! é no mínimo confuso e ambíguo. Fico imaginando qual seria o seu foco. Qual é a impressão causada pelos administradores de sistemas "microsoftinianos"...

O artigo começa dizendo que "as empresas deveriam pensar duas vezes antes de baixar o browser de código-fonte aberto, Firefox, da Mozilla Foundation, que vem tomando espaço do Internet Explorer(IE), da Microsoft". E eu pergunto: Por quê??? Porque ele, num futuro, pode vir a ter spywares??? Pra que trocar o certo pelo duvidoso, né?? Vamos usar o IE que já tem milhares de spywares prontinhos pra atacar... ao invés de utilizar um browser que "PODE VIR A TER SPYWARE"... legal... Que dica!

Mas logo no segundo parágrafo há a contradição... Porquê o Gartner sairia alardeando por todos os cantos do planeta que as empresas devem pensar duas vezes antes de migrar para o Firefox... se, segundo seus próprios analistas, "a migração do IE para o Firefox tem ocorrido mais entre usuários residenciais do que no ambiente corporativo."??? Alguém pode me responder??? Pura contradição!

No terceiro parágrafo, o Gartner diz que a Microsoft DEVER
Comentário de Deivid
O que o Gartner não publicou.....: Trabalho em uma empresa com mais de 500 funcionários, todos com computador.
Padronizamos todas as máquinas e treinamos nossos funcionários para que pudéssemos substituir de uma vez o IE pelo Firefox e o Outlook pelo Thunderbird, todas as máquinas são de última geração (Dell ou IBM) com o windows XP....
Resultado imediato:
O número de pragas, spywares e similares caiu para ZERO...isso mesmo, as portas de entrada realmente eram o IE e o Outlook.

No começo foi difícil teve a rejeição, mas hoje em dia, todos aprovam e inclusive utilizam em seus computadores pessoais...

Resumindo.

É muita cara-de-pau de uma organização como o Gartner publicar uma matéria dessa, é negar os fatos explicitamente...com certeza a mão de alguém saiu molhada dessa história....
Mas..por outro lado, isso demonstra um desespero total por parte da M$, utilizando seus velhos truques de FUD (Fear Uncertainty Doubt). Tisc! Tisc! Tisc.



Comentário de ferdam
E o pior, FatTUX é que essa: E o pior, FatTUX é que essa é a classe que decide dentro das empresas.
Ja nao bastasse a acao nojenta da MSCO causando panico nos CEO/CIOs das empresas, ainda vem estes 2 institutos jogar m... no ventilador.
So jogo sujo, mesmo.
Mas eles vao perder no final...

Abraços,
Fernando
Comentário de eumesmo
Talvez por que algumas aplica: Talvez por que algumas aplicações web só rodem no IE. Na empresa onde trabalhava era assim; cheguei a instalar o firefox em minha estação, porém não funcionou
Comentário de Patola
FUD!: Mas..por outro lado, isso demonstra um desespero total por parte da M$, utilizando seus velhos truques de FUD (Fear Uncertainty Doubt). Tisc! Tisc! Tisc.

Seria bom poder votar na porcentagem de FUD de uma notícia, não acha? =]

--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
temos que lutar pelos padrões: temos que lutar pelos padrões web, e não aceitar passivamente. É uma grande idiotice abandonar o Firefox porque uma página não respeita os padrões web. É exatemente isto que os caras da Microsoft querem, pessoas acomodadas que comem calado todos os softwars deles!
Comentário de bebeto_maya
Gartner e seus formatados homens de negócio!: __Não tem sentido e é a lógica do absurdo, o Gartner simplesmente desmistifica o Firefox usando argumento técnico de retardado mental.Parece Minority Report, o Firefox será um merda no futuro.Pô!E o I.E. é a merda do presente.Pior é dizer que é trabalhoso substituir o I.E pelo Firefox, porque pelo que vejo, é muuuuito fácil. . .Pessoas com 0.5 neurônios baixam e instalam em 1 minuto o tal Browser da raposinha. . .Bem mais eficiente que os service packs, remendo de pano velho, de 200MB da Redmond, isso sim é que é bem díficil e trabalhoso de se implementar em 200 máquinas. . .A p**a do Gartner e os ¨macacos albinos¨ acéfalicos deveriam pegar os seus MBA e ganharem dinheiro, pois ciência é pra homem sério, palhaçada é coisa pra burguês cretino, que mal sabe falar a língua nativa!
Comentário de hamacker
tambem nao é preciso ler literalmente as coisas...: ... quando se diz que nao é possivel retirar o IE, ou remover, ou substituir nao se esta se referindo literalmente a sua desinstalaçao. Eu posso simplesmente remover o IE [do meu trabalho] por deixa-lo de usar.
Comentando sobre o Gartner, ele pega opnioes de pesquisas e as comenta.
O que o gartner divulga não é um laudo técnico, mas pesquisas... mas infelizmente a imprensa dá a noticia como se fosse fato e o gartner ganha espaço com isso. É infeliz porque tem muito diretor de TI que se mantem informado com essas aberraçoes, quando eles lêem que alguma coisa é "custoso", eles desanimam e não vão em frente.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004