Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Massachusetts oficializa uso de padrões abertos

“O Estado norte-americano de Massachusetts finalizou, esta semana, um plano de migração para programas de código aberto até janeiro de 2007. Com a mudança, todas as agências públicas daquele Estado deixarão de utilizar softwares de produtividade proprietários - Microsoft Office, Lotus Notes e WordPerfect - e utilizarão ferramentas que suportam o formato aberto - OpenOffice, StarOffice, KOffice e IBM Workplace. Enquanto órgãos governamentais de diversos países sinalizam intenções de migrar para sistemas de código aberto, o Estado de Massachusetts é o primeiro a dar este passo no setor público dos Estados Unidos. Segundo a versão final do 'Modelo de Referência Técnica Empresarial', projeto publicado na quarta-feira (21/09), no site de Massachusetts, o governo começará a utilizar o formato Open Document para aplicações de produtitivade (Office) como padrão. Baseado nos padrões da OASIS (Organization for the Advancement of Structured Information Standards), o OpenDocument é um formato de arquivo em linguagem XML (Extensible Markup Language), que suporta funções de texto, gráficos, planilhas e apresentações. Elizabeth Montalbano - IDG News Service, EUA” A nota foi enviada por Gilson Montanha Junior (gilsonmontanhajrΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
dá-lhe MIT!: é isso aí: nada melhor que o berço da civilização hacker e da cultura do software livre em geral dando o exemplo.

Apesar de que, acredito que a M$ eventualmente vai ceder e implementar a tal compatibilidade com o formato OpenDocument. Ou pôr algum third-party por baixo dos panos para implementar um plugin com tal propósito...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Caio Begotti
Qüé qüé qüé: Adendo pra notícia (tradução livre)...

Respondendo à decisão do estado norte-americano de Massachusetts de usar somente documentos baseados no formato OpenDocument, o gerente Alan Yates da Microsoft disse (em outras palavras): o Star Office, Open Office, KOffice e IBM Workplace são todos derivados de uma mesma base de código. Consequentemente, formam todos um só programa, e isto é ilegal. Obviamente isso não é verdade, e aqui vai uma carta escrita pelo coordenador de marketing do KOffice, Inge Walling, representando o time dos desenvolvedores e explicando melhor os fatos: http://dot.kde.org/1127515635/

Mas é claro que o IDG Now! não iria falar esses detalhes todos sobre a decisão de Massachusetts na parte de "computação corporativa" do site (que não abre aqui, btw).

Piada de fim de comentário: o PDF do cara da Microsoft foi assinado digitalmente! Incrível o que tem no fim dele, me lembra aqueles papos de "documentos assinados digitalmente" terem a assinatura bitmap no final da página que uma amiga me falou outro dia...

--
caio1982
Comentário de nemesis
prontamente rebatido...: ...pelo gerente de marketing do time do KOffice:
http://dot.kde.org/1127515635/

Esse Yates é um idiota como o Ballmer. Não que ele ignore que KOffice, OpenOffice, Abiword e GNUmeric sejam codebases completamente diversos, desenvolvidos por times diferentes e com pouco em comum: ele claramente fala mentiras seguindo as táticas de sua companhia.

Já li algumas dessas assinaturas, inclusive a de um spammer. Alguns são realmente hilários... só vexame pros imbecis...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Luc
Massachusetts != MIT: .
Comentário de Manoel Pinho
StarOffice 8 sai amanhã: E o StarOffice 8 sai amanhã, o que indica que o OO.org 2 está muito pertode ser lançado...

http://www.linuxdicas.com.br/article2177.html
Comentário de bebeto_maya
__A MIcrsoft diz que é ilega: __A MIcrsoft diz que é ilegal porque quer vender pacotes Office, qualquer panaca imbecil é capaz de atentar para isso, contudo um subterfúgio cretino é suficiente para derrubar muita coisa...basta uma brecha legal...Mas se a SUN e a IBM estão na jogada, não devem fazer as cgdas de outrora...

__Enquanto isso no Brasil, licitações e editais de orgãos públicos continuam vindo em .DOC...Sites públicos continuam ¨Internet Explorer Only¨ e todo mundo continua jurando que isso aqui é a terra do SOftware LIvre e achando que Microsoft é padrão ¨de facto¨...Que ilusão!
Comentário de go3th3
Vc tem razão nesse ponto, j: Vc tem razão nesse ponto, já vi concursos públicos 2005(não lembro qual, no momento), pedindo que o pleiteante soubesse usar DOS, Windows 95, Word, Excel, bah! ,fala serio...
Comentário de bebeto_maya
Isso acontece aqui em Pernambuco: __Isso acontece aqui em Pernambuco, Jarbas, nosso querido governador, conseguiu devastar o restinho de Linux que tinhamos.Aqui o padrão é Win, Word Excel, Internet Explorer...E se você optou por outra coisa,fo*&-se...E tudo que sobrou foram algumas migalhas no Porto Digital!
Comentário de nemesis
doh!: me pergunto pq Massachusetts seria o primeiro estado americano a peitar a M$ desse jeito??... hmm... seria por causa de seu renomado centro acadêmico de excelência tecnológica e berço de hackers e do software livre?...

ou vc acha que é mera coincidência?...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Luc
doh reh mih: Acho coincidência sim. Não há NADA na notícia que indique alguma relação com o MIT. Hackers e SL existem no mundo inteiro, e em toda a América.

O SL está se propagando e sendo levado a sério em muitos lugares, incluindo governos. Porque cada vez mais gente está conhecendo e se interessando por SL. Mas em vez de pensar nisso, você preferiu achar que só aconteceu no estado Massachussets por ter a universidade como eminência parda.

Nada a ver. Se tiver a ver, é coincidência mesmo.
Comentário de nemesis
berço: hackers e SL nasceram lá. nada do que vc diga vai mudar isso...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Luc
-: Nada do que você diga vai ligar um fato ao outro.

Se houver ligação, continua sendo coincidência. Você já foi deduzindo antes de encontrar alguma ligação de uma coisa com outra. Se já tivesse encontrado, já teria esfregado essa ligação na minha cara.
Comentário de nemesis
a ligação:: Richard Stallman, hacker MIT e fundador do movimento pelo software livre.

O MIT fica em Massachusetts. ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Luc
sua ligação: Não foi possível completar a sua ligação. Verifique o número discado ou consulte a telefonista de informações.

Esta é uma gravação da Trollesp.
Comentário de nemesis
é: "Esta é uma gravação da Trollesp"

deu pra perceber...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Ananias
www.venganza.org: A temperatura mundial aumentou ao mesmo tempo que o número de piratas (aqueles dos barcos) diminuiu. Logo, a causa do aumento da temperatura mundial é obviamente a diminuição do número de piratas.

O fato de dois fatos acontecerem juntos não significa que exista relação de causa/consequência entre eles. O Patola evidenmente pode nos mandar o link para a falácia adequada.
Comentário de nemesis
ananias -> luc??!: o fato de vcs ambos estarem me contestando irrefutavelmente indica que são a exata mesma pessoa! sem mais por hoje...

pelo menos "penso, logo existo", ainda está valendo, certo? :))

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Luc
Calúnia: Eu jamais pediria ajuda do Patola e de sua fixação anti-fud.
Comentário de Ananias
Ananias = Eu: Eu sou o Eu, não sou o Luc. (embora isso possa ser forjado, peça para o Augusto os logs, e comprove)

Mas eu concordo com você que é mais fácil atacar, ainda que estupidamente, pessoas do que defender argumentos estúpidos como os seus.
Comentário de nemesis
args: hehe, vcs não têm um pingo de senso de humor.

Se importa, aliás, me dizer o que exatamente há de errado com a sugestão de que há um ligação entre o Massachusetts adotar software livre, dada a longa história de uma de suas maiores instituições -- o MIT?

Dizer que é mera coincidência, deliberadamente ignorando essa evidência fatual, é menos provável ainda...

bem, por mim chega, pode trollar à vontade com seus "argumentos estúpidos"...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004