Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

América do Sul se aquece para o Código Aberto - com o Brasil à frente

Um leitor anônimo enviou este link e acrescentou: “Saiu no The Register uma matéria falando do avanço do Código Aberto na América do Sul e apontando o Brasil como a grande locomotiva desse movimento. Abaixo uma tradução livre de dois trechos da matéria: "Brasil, com 170 milhões ou mais de cidadãos e de longe a maior economia da América do Sul (a economia de São Paulo sozinha é tão grande quanto a do México), está liderando o caminho. O Presidente do Brasil, Luiz Inacio da Silva, está trabalhando para contruir uma ponte sobre o que percebe ser uma enorme distância tecnológica entre o Brasil e as economias mais avançadas, e vê o Código Aberto como um importante meio de conseguir isso." "... A inclinação do Brasil para o Código Aberto pode vir a ser modelo para outros países da América do Sul, mas a maioria deles precisa de apenas um pequeno incentivo."

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Kid-X
Maravilha: Maravilha, o negócio agora é código aberto!
Se você tem menos de 20 anos, o seu futuro de software é de código aberto! Os velhos do código fechado e patenteado não têm mais chance de parar o Software Livre.

Na minha opinião, não é só o software código aberto que será "livre". Vejam que já tem Open Hardware, Biological Innovation for Open Society, Creative Commons, entre outros futuros abertos!
______________________________________
/"\
\ / Campanha da Fita ASCII - CONTRA HTML E-Mail & vCards
X
/ \


-={([FREE PATENTS])}=-
Comentário de SS_Sputnik
PIB mexicano.: Só uma correção. Foi-se o tempo em que o Mexico tinha PIB baixo. Hoje o PIB mexicano SUPERA o brasileiro, sendo assim é megalomania dizer que SAMPA tem PIB semelhante aos dos muchachos!
Comentário de Igor Nemésio
Correção: o brasil já tem mais de 180 milhões de pessoas. http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_impressao.php?id_noticia=207
Comentário de Marco Carvalho
Mancada: Eita Augusto, desculpe, comi bola na hora de enviar a noticia, esqueci de preencher os campos :P
Mas isso não importa, o importante é a notícia :)

---
Marco Carvalho
http://arrakis.no-ip.info
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux (Sid) | Kernel 2.6.9-i686
GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
Comentário de Marco Carvalho
Correção da correção: A informação não pode ser considerada megalomania, já que não veio de um brasileiro, e sim da pessoa que escreveu a matéria no The Register, o Sr. Robin Bloor.
Se a informação é correta ou não, eu não sei, apenas traduzi o que estava escrito.

---
Marco Carvalho
http://arrakis.no-ip.info
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux (Sid) | Kernel 2.6.9-i686
GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
Comentário de Klaatu
Isto é ótimo, só precisamo: Isto é ótimo, só precisamos ficar de olho na hora de eleger os próximos governantes para que estes não detonem com tudo.

Comentário de ANP
É isso ai ..: Bye bye Bill Gates e George Assassino W. Bush !!!
Comentário de SS_Sputnik
governantes: Podemos fazer melhor. Cobrando de TODOS governantes e candidatos posições claras a respeito de software livre. Sabemos que a Microsoft é uma das maiores financiadoras de campanhas dos Estados Unidos, e será que ela não faz o mesmo por aqui?
Tem muitos candidatos que morrem de medo de serem questionados sobre SL porque deixarão de saia justa, ou com a comunidade ou com seus doadores de campanha.
Comentário de ferdam
Ô Kid-X,: Ô Kid-X,
mas que preconceito com os mais velhos. So pq eu tenho mais que 20 (bem mais alias), nao quer dizer que eu seja pro-fechado ou pro-patentes.
Pelo contrario, na Telefonica, ainda que nao tenha aval para faze-lo, pelo menos mostro que tudo que eles fazem com codigo fechado (gastando muito) poderia ser feito gastando muito (mas muito mesmo) menos com Open.
La eu sou conhecido como Linux Man (porque muitos ainda acham que Open é so o Linux).
Pelo menos depois de alguns anos, ja temos muitos seguidores...
Abraços,
Fernando
Comentário de Metatron
Wow...=): Klaatu, Barada, Niktu...;-)
É por isso que eu gosto desse site, o pessoal frequentador pensa!
Você escreveu pouco, mas disse tudo meu caro...2006 pode ser o retorno dos asseclas do "Beto Carnêro, vampiro brasilêro"
De forma mais explícita: FHC-TX, o último exterminador
Quando se fala de Brazil eu sou pessimista porque com uma massa ignara (termo do Patola), quem detêm o poder faz o que quiser, basta fazer uma pani et circenses e pronto: novelas, jogos de futebol, festa do capeta (aka carnival) e um abraço...a massa zeta- vota aonde for ordenada
Isso sem contar na classe média nazi-fascista que nós temos.
Vamos nos manter alertas e sempre que for possível, tentar acordar as vítimas da Matrix/MS/Elite brazuca, retirá-los das cápsulas parasíticas.
Comentário de Kid-X
Não, não estou falando dos: Não, não estou falando dos idosos =P
Quem tem menos de 20 anos, terá pela frente muito mais software livre, ou seja, viver a "idade" do software patenteado já era! É hora de viver a nova era, que é do software livre!
E claro que os "mais velhos" não podem ficar de fora! Software Livre é pra todos! (até meu trisavô sabe!)

___________________________________
/"\
\ / Campanha da Fita ASCII - CONTRA HTML E-Mail, vCards e formatos proprietários.
X
/ \


-={([FREE PATENTS])}=-
Comentário de Hugo
Caindo um pouco na real, acho: Caindo um pouco na real, acho que 95,431% dos candidatos não tem nem ideia do que seja software livre...
Inclusive o idolatrado Lula, acho que a única coisa que ele sabe sobre o assunto são umas 3 frases que um assessor dele falou para ele em algum momento.
só lembrando que politico não é técnino em informatica, por isso existe a falta de conhecimento por parte deles nesse assunto de nossa área.
Comentário de SS_Sputnik
Programa de governo.: Quando falo em politico, na verdade me refiro a todo conjunto que ele representa, ao plano de governo dele. Se lula nao sabe o que é SL tem gente no governo que é pago pra saber, o mesmo pra governos do PSDB, PFL, PMDB... Quando na campanha passada pra presidente teve o debate dos candidatos sobre TI nenhum precisou ir, foram os acessores para essa area de cada um
Comentário de Douglas Augusto
Software Livre vs Código Aberto: Não sei se a intenção do artigo original, ao usar o termo "Open Source", estava de fato se referindo ao Código Aberto ou Software Livre --já que "Free Software" é menos comum do que "Open Source", talvez pelo inerente risco de confusão entre "free" e "grátis".

Mas, dada a clareza de nossa língua para descrever a liberdade, e pelo fato do termo Software Livre ser mais profundo e abrangente do que Código Aberto, defendo que deveríamos adotá-lo sempre que possível, a fim de tentar transmitir a idéia de liberdade, e não tão somente um modelo de engenharia de software.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Marco Carvalho
O buraco é mais em baixo: Um presidente ou candidato não pode dominar todos os assuntos que o governo envolve, ele deve sim saber escolher _quem_ vai lhe assessorar nos diversos assuntos.
Por isso, quando for a hora de votar devemos não olhar se o candidato é o tampa em software livre, devemos olhar atentamente para as pessoas que o rodeiam, pois são estas pessoas que irão propor, expor e até influenciar nas decisões.
Quando votamos em um presidente, governador ou prefeito, não estamos votando somente naquela pessoa, estamos votando em em toda uma equipe (ou corja, conforme o caso) que irá compor a máquina do governo.
---
Marco Carvalho
http://arrakis.no-ip.info
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux (Sid) | Kernel 2.6.9-i686
GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
Comentário de Marco Carvalho
Re:Software Livre vs Código Aberto: O artigo original trata do uso de software onde se tem acesso ao código fonte, portando open-source ou código-aberto (o que não impede de ser também software livre). Um software pode ser livre (free software) no sentido de ser de livre distribuição e não ser open-source, ou seja, não distribuir o código fonte, caindo assim no caso do free==gratis.
A definição que acabei de citar cairia no termo "freeware", mas já existem vários "freewares" se auto-denominando "free-software", e não há como dizer que estejam errados, tendo em vista a dubialidade do termo.
É claro que também poderiam existir casos de softwares "open-source" que imponham restrições á distribuição, mas é um caso bem raro.
Do meu ponto de vista, um termo mais seguro seria "free open-source software", ou "software livre com código aberto".
---
Marco Carvalho
http://arrakis.no-ip.info
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux (Sid) | Kernel 2.6.9-i686
GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
Comentário de Metatron
Depois de ler todo o texto, p: Depois de ler todo o texto, pensei no seguinte: o que o open source está fazendo faz João Goulart parecer uma freira....só o futuro dirá se não teremos intervenção militar por aqui.
Já pensaram ?
"Mariners desembarcaram no porto de Santos, o objetivo de nossos aliados é nos livrar das garras dos comunistas do movimento open source!"
Uma possível manchete de nossos jornais (um bando de vendidos é claro)

Loucura de minha parte ? Espero que sim...;-)
Comentário de Douglas Augusto
> É claro que também poderi: > É claro que também poderiam existir casos de softwares "open-source" que imponham restrições á distribuição, mas é um caso bem raro.

Aí não seria Open Source (Código Aberto) segundo sua definição¹.

> Do meu ponto de vista, um termo mais seguro seria "free open-source software", ou "software livre com código aberto".


O Software Livre já implica, por definição, que o código-fonte seja aberto e disponível²:


    "The freedom to study how the program works, and adapt it to your needs (freedom 1). Access to the source code is a precondition for this."



A diferença básica entre o Código Aberto e Software Livre é que o primeiro é mais restrito e visa o lado mais prático, o de engenharia da construção de software; enquanto o Software Livre também envolve a noção filosófica, a noção de liberdade.

1. http://www.opensource.org/docs/definition.php
2. http://www.fsf.org/philosophy/free-sw.html

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de ferdam
Isto junta a sede e a vontade: Isto junta a sede e a vontade de beber - "agua". Mineral do 3o milenio que nos temos em abundancia e as de melhor qualidade, que teimamos em poluir e desperdicar.
Acabam de uma vez com essa onda subversiva de open/free e como recompensa, "tomam conta" do nosso Aquifero Guarani e outras milhares de fontes e rios.
Fiquemos em alerta !
Abraços,
Fernando
Comentário de Marco Carvalho
Realmente...: Mas são as definições de cada uma das entidades para os respectivos termos.
Se em um texto eu não especificar que o uso que faço de um termo é o que está definido por tal entidade, eu deixo margem para que cada um que leia interprete da forma que quiser.
No caso do open-source citado, se eu disponibilizo o fonte de meu super programa que soma 1+1 mas não permito que seja alterado ou distribuído, eu posso dizer que ele é open source e ninguem poderá contestar, mas não posso dizer que é open source conforme a definição da opensource.org
---
Marco Carvalho
http://arrakis.no-ip.info
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux (Sid) | Kernel 2.6.9-i686
GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004