Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Tutorial: Ubuntu em servidores

Falko Timme (ftΘfalkotimme·com), enviou o link para mais um tutorial da sua série sore instalação de servidores baseados em diversas distribuições, desta vez ensinando a configurar um servidor baseado no Ubuntu 5.04. Ele comenta que apesar de o Ubuntu ser usado primariamente em desktops, é possível ter um servidor baseado nele, e explica (com auxílio de várias screenshots) a ativar um servidor genérico com Apache + SSL + PHP, Postfix + SMTP-AUTH e TLS, BIND9, Courier-IMAP(s) e Courier-POP3(s), Proftpd, MySQL, Webalizer, Quota, etc.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de romano
Sem ser chato , por que nã: Sem ser chato , por que não instalar o debian ?
Se for para desenvolvimento até que concordo .Agora para uma máquina de produção não .Para que o Gnome na máquina de produção ?



Rodrigo Romano Moreira
Comentário de CWagner
Por que Fiat e não VolksWage: Por que Fiat e não VolksWagen?

Por que Guaraná Antártica e não Kuat?

Porque o autor quis demonstrar que é possível, que basta ter um conjunto base paraq poder montar um servidor, que em sua grande maioria sequer precisa de monitor, quanto mais de ambiente gráfico.

Poderia ser Kurumin, Kanotix, Slax, ou qualquer outra distro baseada em uma das "principais". Com certeza isso não invalida o trabalho do rapaz, e espero que ele se sinta encorajado a realizar mais e mais tarefas do tipo para que ajude aos novatos, administradores de sistemas/redes, curiosos, e até mesmos os críticos a terem com o que trabalhar.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de chatu
Não tem gnome: Porque usar o ubuntu no lugar do debian?

1. releases de 6 meses (não vai ficar usando pacotes de 3 anos atras).

2. não precisa usar o gnome, acho que você não leu a matéria, a instalação no modo server só instala o sistema básico sem Xorg ou Gnome.
Comentário de Cadu
"Por que Guaraná Antártica: "Por que Guaraná Antártica e não Kuat?"

Puts... Essa é óbvia né... Além do Guaraná Antártica ser muito melhor que o Kuat, é brasileiro, e o dinheiro não vai para a "The Coca-Cola Company".

Meio (meio?) off-topic, mas não resisti... hahaha
Comentário de jarbelix
Tem GNU/Linux pra todo gosto: Romano,

Embora eu não tenha tanta experiência com o Debian propriamente dito, no mesmo site tem o entitulado The Perfect Setup - Debian Sarge (3.1).

Neste mesmo site tem diversas demonstrações de como instalar as principais distros no mesmo sentido de obter um ótimo servidor.

[ ]s
Jarbas
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004